Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Tatiane Cosentino Rodrigues

Doutora em educação (2011) pela Universidade Federal de São Carlos, possui graduação (2003) em Pedagogia e Mestrado em Ciências Sociais (2005) pela mesma instituição. É líder do grupo de Pesquisa CNPq "Educação e relações étnico-raciais". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, relações raciais, diversidade, diferença, movimento negro, currículo e formação de professores. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8361431964064731 (15/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Washington Luis, km 235 - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518409 URL da Homepage: http://www.ufscar.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2016-Atual. Conhecimento, pesquisa e inovacoes curriculares na formacao de professores para diversidade etnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuicoes das matrizes etnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes
      Descrição: O projeto objetiva a partir de uma análise comparativa em contextos diferenciados de relações étnico-raciais, estadunidense, colombiano e francês, pretende-se analisar se e de que maneira as universidades parceiras na pesquisa têm realizado o diálogo de conhecimentos e práticas na formação de professores (biologia e pedagogia), entre universidades e grupos que compõem a diversidade étnico-racial presente nas instituições, com foco nas matrizes de conhecimento étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Pretende-se identificar de que maneira as universidades têm realizado mudanças e quais são elas, em sua estrutura formal, administrativa e normativa com o ingresso de grupos étnico-raciais até então ausentes no ensino superior. Para além das mudanças administrativas o projeto objetiva analisar se e de que forma os currículos dos cursos de formação de professores de pedagogia e biologia estão se modificando para influir referências teóricas de matrizes diversas de conhecimentos étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Além desta análise a pesquisa pretende numa perspectiva propositiva que os estudantes brasileiros indiquem, apresentem propostas a partir dos estudos de relações étnico-raciais na França, EUA e Colômbia para o contexto brasileiro, para mudanças curriculares nos cursos de formação de professores das duas áreas indicadas e para uma política de ação afirmativa interna nas universidades brasileiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Tatiane Cosentino Rodrigues - Coordenador / Anete - Integrante / Ana Cristina Cruz - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Douglas Verrangia - Integrante / Fernanda Vieira da Silva Santos - Integrante / Camila Simões Rosa - Integrante / Iberê Araújo da Conceição - Integrante / Camila do Nascimento Moreira Lima - Integrante / Denise Gonçalves da Cruz - Integrante.
      Membro: Tatiane Cosentino Rodrigues.
      Descrição: O projeto vinculado ao Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento objetiva a partir de uma análise comparativa em contextos diferenciados de relações étnico-raciais, estadunidense, colombiano e francês, pretende-se analisar se e de que maneira as universidades parceiras na pesquisa têm realizado o diálogo de conhecimentos e práticas na formação de professores (biologia e pedagogia), entre universidades e grupos que compõem a diversidade étnico-racial presente nas instituições, com foco nas matrizes de conhecimento étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Pretende-se identificar de que maneira as universidades têm realizado mudanças e quais são elas, em sua estrutura formal, administrativa e normativa com o ingresso de grupos étnico-raciais até então ausentes no ensino superior. Para além das mudanças administrativas o projeto objetiva analisar se e de que forma os currículos dos cursos de formação de professores de pedagogia e biologia estão se modificando para influir referências teóricas de matrizes diversas de conhecimentos étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Além desta análise a pesquisa pretende numa perspectiva propositiva que os estudantes brasileiros indiquem, apresentem propostas a partir dos estudos de relações étnico-raciais na França (Université Paris Diderot e 'Université d'Orléans), EUA (Georgia State University) e Colômbia (Universidad Distrital "Francisco José De Caldas") para o contexto brasileiro, para mudanças curriculares nos cursos de formação de professores das duas áreas indicadas e para uma política de ação afirmativa interna nas universidades brasileiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / ABRAMOWICZ, A. - Integrante / RODRIGUES, T. C. - Coordenador / Douglas Verrangia - Integrante / Joyce Elaine King - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Véronique Francis - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
    2. 2013-2015. Associacao Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN): a participacao das pesquisadoras negras na producao do conhecimento cientifico
      Descrição: Construir e analisar o perfil das pesquisadoras que integram a ABPN como filiadas considerando os aspectos de raça/cor, faixa etária, formação, área de atuação, áreas de pesquisa, produção bibliográfica e participação em movimentos sociais. - Construir a trajetória de pesquisadoras negras para compreender sua inserção acadêmica. - Examinar a intersecção raça-gênero nos interesses gerais da ABPN, nas temáticas dos congressos realizados e nos objetos de pesquisa dos/as filiados/as. - Fortalecer as ações de pesquisa no campo das relações de gênero e raça na Universidade do Sul de Santa Catarina com o intuito de a médio prazo constituir um grupo de pesquisa com esse foco. - Socializar os resultados da pesquisa em eventos nacionais como: Seminário Internacional Fazendo Gênero; Congresso Nacional de Pesquisadores/as Negros/as; Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e ANPED Sul. - Divulgar e dialogar com os interlocutores dentro e fora do universo acadêmico, a partir dos conhecimentos produzidos na pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante / Joana Celia dos Passos - Coordenador / Tânia Maria Cruz - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Tatiane Cosentino Rodrigues.
    3. 2013-Atual. Acao Afirmativa: ensino, pesquisa e extensao na perspectiva da educacao das relacoes etnico-raciais
      Descrição: O projeto de pesquisa proposto tem como objetivo realizar uma análise do processo de implementação dos programas de ação afirmativa nas instituições parceiras neste projeto com foco no levantamento e análise das propostas pedagógicas que acompanham o processo de implementação das políticas de ação afirmativa nestas universidades. A análise conjunta e comparativa nas instituições está sendo desenvolvida com o intuito de discutir e investigar se as instituições de ensino superior têm adotado políticas de reestruturação curricular a partir das políticas de ação afirmativa, se estas políticas de acesso têm sido acompanhadas por mudanças curriculares, de pesquisa e extensão. A partir da análise dos procedimentos, dos diferentes projetos políticos educacionais propostos pelas universidades envolvidas, espera-se analisar os diferentes desenhos e seus impactos, possibilitar a troca de experiências e indicar a partir destas análises diretrizes e propostas para que as políticas de ação afirmativa não se limitem a questões relativas ao acesso de estudantes anteriormente excluídos ou com desiguais oportunidades e possibilidades de ingressar nesse nível de ensino, para que essas políticas passem a integrar a cultura universitária, e que possam estar presentes nos diferentes componentes do dia a dia da universidade como indicam todos os documentos normativos da proposta de educação das relações étnico-raciais. O projeto está sendo desenvolvido a partir de um levantamento e análise documental dos desenhos das propostas das instituições envolvidas, análise dos relatórios de acompanhamento das políticas de ação afirmativa nas instituições, entrevistas com os gestores e alunos da graduação das instituições envolvidas: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Pará.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Tatiane Cosentino Rodrigues - Coordenador / Ana Cristina Cruz - Integrante / Valter Silverio - Integrante / Karina Almeida Souza - Integrante / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Joana Celia dos Passos - Integrante / Ivan Costa Lima - Integrante / Rodrigo Ednilson de Jesus - Integrante / Dayse Cabral de Moura - Integrante / Ivanilda Amado Cardoso - Integrante / Flavia Francchini - Integrante / Monique Priscila de Abreu Reis - Integrante / Marcelo Rocha dos Santos - Integrante / Edlaine Fernanda Aragon de Souza - Integrante / Fernanda Vieira da Silva Santos - Integrante / Ana Carolina Domingues - Integrante / Cassiana Franco Gardini - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Tatiane Cosentino Rodrigues.
      Descrição: O projeto de pesquisa proposto tem como objetivo realizar uma análise do processo de implementação dos programas de ação afirmativa nas instituições parceiras neste projeto com foco no levantamento e análise das propostas pedagógicas que acompanham o processo de implementação das políticas de ação afirmativa nestas universidades. A análise conjunta e comparativa nas instituições será desenvolvida com o intuito de discutir e investigar se as instituições de ensino superior têm adotado políticas de reestruturação curricular a partir das políticas de ação afirmativa, se estas políticas de acesso têm sido acompanhadas por mudanças curriculares, de pesquisa e extensão. A partir da análise dos procedimentos, dos diferentes projetos políticos educacionais propostos pelas universidades envolvidas, espera-se analisar os diferentes desenhos e seus impactos, possibilitar a troca de experiências e indicar a partir destas análises diretrizes e propostas para que as políticas de ação afirmativa não se limitem a questões relativas ao acesso de estudantes anteriormente excluídos ou com desiguais oportunidades e possibilidades de ingressar nesse nível de ensino, para que essas políticas passem a integrar a cultura universitária, e que possam estar presentes nos diferentes componentes do dia a dia da universidade como indicam todos os documentos normativos da proposta de educação das relações étnico-raciais. O projeto será desenvolvido a partir de um levantamento e análise documental dos desenhos das propostas das instituições envolvidas, análise dos relatórios de acompanhamento das políticas de ação afirmativa nas instituições, entrevistas com os gestores e alunos da graduação das instituições envolvidas: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Pará.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues - Coordenador / Valter Roberto Silverio - Integrante / Ivan Costa Lima - Integrante / Maria Walburga dos Santos - Integrante / Priscila Martins Medeiros - Integrante / Dayse Cabral - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Fabiana Luci de Oliveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (19)
      1. 3 Seminário Discente PPGS USP.Ações Afirmativas na pós-graduação: inclusão e permanência. 2017. (Seminário).
      2. I Congresso de Educação PET Pedagogia. Acesso e permanência de crianças negras à educação infantil no Brasil: uma análise das pesquisas quantitativas em educação. 2016. (Congresso).
      3. IV Encontro de Matemática nos anos iniciais III Colóquio de práticas letradas.Ciências Humanas no ciclo da alfabetização: o indígena, o negro, as questões de gênero. 2016. (Encontro).
      4. 1 Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais. 2015. (Congresso).
      5. 37 Reuniao Nacional da ANPED. A política curricular para a educação das relações étnico-raciais e as ações afirmativas no ensino superior. 2015. (Congresso).
      6. 67 Reunião Anual da SBPC. A representação do negro nos livros didáticos de história a partir da lei n. 10.639/2003: uma inclusão estática. 2015. (Congresso).
      7. Caminhos trilhados e novos desafios para o acesso de negros e indígenas na pós-graduação. 2015. (Seminário).
      8. IX Amostra de Pesquisas em Educação.A representação do negro nos livros didáticos de história a partir da lei n. 10.639/2003: uma inclusão estática. 2015. (Outra).
      9. UJornada de Pesquisa em Arte PPG IA/UNESP.Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Ensino de Arte: Processos Criativos em Artes Visuais e Teatro. 2015. (Outra).
      10. VII Congresso Paulista de Educação Infantil. Diferença ou diversidade: as questões étnico-raciais e a infância. 2015. (Congresso).
      11. XII Conlab- Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais. Ações afirmativas: Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais. 2015. (Congresso).
      12. 19 Congresso de Leitura do Brasil. Representações de criança e infância nas obras de Gilberto Freyre. 2014. (Congresso).
      13. EECERA 2014 Conference. Public policies on child education in Brazil: race, gender and class. 2014. (Congresso).
      14. III Seminário Internacional: infância e relações étnico-raciais. 2014. (Seminário).
      15. IV GRUPECI- Seminário de Grupos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias: Ética e Diversidade na Pesquisa.A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. 2014. (Seminário).
      16. VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores (as) negros (as). O debate contemporâneo do antirracismo: questões teóricas e políticas. 2014. (Congresso).
      17. WERA Symposium: Affirmative action policies: perspectives and challenges in the US and Brazil.Affirmative Action: teaching, research and extension in the perspective of education in ethnic and racial relationships. 2014. (Simpósio).
      18. II Seminário Internacional : Sociologia da Infância.A representação da criança e da infância na iconografia brasileira de 1890 a 1940. 2013. (Seminário).
      19. Palestra Educação das relações étnico-raciais: desafios e possibilidades.Educação das relações étnico-raciais: desafios e possibilidades. 2013. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. Rodrigues, Tatiane C.. VII COPEDI e III Simpósio Internacional de Educação Infantil. 2015. (Congresso).. . 0.
      2. RODRIGUES, T. C.. III Seminário Internacional: infância e relações étnico-raciais. 2014. (Outro).. . 0.
      3. RODRIGUES, T. C.. II Seminário Internacional: Sociologia da Infância. 2013. (Outro).. . 0.
      4. RODRIGUES, T. C.. IV Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco. 2012. (Outro).. . 0.
      5. RODRIGUES, T. C.. I Seminário Internacional Educação Infantil e Diferença. 2012. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Tatiane Cosentino Rodrigues ⇔ Ana Cristina Juvenal da Cruz (5.0)
        1. CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C.. Educação em Comunidades Remanescentes de Quilombos: implicações políticas e curriculares. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO. v. 12, p. 161-174, issn: 1809-5747, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. PASSOS, J. C. ; RODRIGUES, T. C. ; CRUZ, A. C. J.. O impacto das ações afirmativas no currículo acadêmico do ensino superior brasileiro. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN. v. 8, p. 08-33, issn: 2177-2770, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, Anete ; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. The Research on Children and Early Childhood in the UNESCO Project (Translation). Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 347-372, issn: 1982-7199, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; Rodrigues, Tatiane Cosentino. A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 321-345, issn: 1982-7199, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. CRUZ, A. C. ; ABRAMOWICZ, Anete ; Rodrigues, Tatiane C.. Os parques infantis, as pesquisas do projeto Unesco e as relações raciais entre crianças na cidade de São Paulo. Em: Vera Lucia Jacob Chaves, Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Documentação, memória e História da Educação no Brasil: educação especial, questões étnico-raciais e de gênero.. 1ed.Santa Catarina. : Copiart. 2016.v. 2, p. 209-228.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Tatiane Cosentino Rodrigues ⇔ Anete Abramowicz (5.0)
        1. CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; Rodrigues, Tatiane Cosentino. A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 321-345, issn: 1982-7199, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. RODRIGUES, Tatiane Cosentino; ABRAMOWICZ, Anete. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em Educação.. Educação e Pesquisa (USP. Impresso). v. 39, p. 15-30, issn: 1517-9702, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. CRUZ, A. C. ; ABRAMOWICZ, Anete ; Rodrigues, Tatiane C.. Os parques infantis, as pesquisas do projeto Unesco e as relações raciais entre crianças na cidade de São Paulo. Em: Vera Lucia Jacob Chaves, Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Documentação, memória e História da Educação no Brasil: educação especial, questões étnico-raciais e de gênero.. 1ed.Santa Catarina. : Copiart. 2016.v. 2, p. 209-228.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. ABRAMOWICZ, Anete. ; RODRIGUES, Tatiane Consentino ; MORUZZI, Andrea Braga. Algumas considerações sobre o PNE e a infância. Em: Almeida, LC; Pino, IR; Pinto, JMR, Gouveia, AB.. (Org.). IV Seminário de Educação Brasileira: PNE em foco - Políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de. 1ed.Campinas. : CEDES. 2013.v. v., p. 902-915.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. ABRAMOWICZ, Anete ; Oliveira, Fabiana Luci ; RODRIGUES, T. C.. Public policies on child education in Brazil: race, gender and class. Em: 24th EECERA European Early Childhood, 2014, Creta. ?US, THEM ME: Universal, Targeted or Individuated Early Childhood Programmes?. Grécia: EECERA, v. 1, p. 77-78, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Tatiane Cosentino Rodrigues ⇔ Fabiana Luci de Oliveira (3.0)
        1. Rodrigues, Tatiane C.; Oliveira, Fabiana Luci ; SANTOS, F. V. S.. Desafios da implementação da lei 10.639/03: um estudo de caso de municípios do Estado de São Paulo. Revista de Educação PUC Campinas. v. 21, p. 281-294, issn: 2318-0870, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. RODRIGUES, Tatiane Cosentino; Oliveira, Fabiana Luci. Ações Afirmativas: Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais. Em: XII Conlab Congresso Luso-AfroBrasileiro, p. 8505-8516, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. ABRAMOWICZ, Anete ; Oliveira, Fabiana Luci ; RODRIGUES, T. C.. Public policies on child education in Brazil: race, gender and class. Em: 24th EECERA European Early Childhood, 2014, Creta. ?US, THEM ME: Universal, Targeted or Individuated Early Childhood Programmes?. Grécia: EECERA, v. 1, p. 77-78, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Tatiane Cosentino Rodrigues ⇔ Andrea Braga Moruzzi (1.0)
        1. ABRAMOWICZ, Anete. ; RODRIGUES, Tatiane Consentino ; MORUZZI, Andrea Braga. Algumas considerações sobre o PNE e a infância. Em: Almeida, LC; Pino, IR; Pinto, JMR, Gouveia, AB.. (Org.). IV Seminário de Educação Brasileira: PNE em foco - Políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de. 1ed.Campinas. : CEDES. 2013.v. v., p. 902-915.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Tatiane Cosentino Rodrigues ⇔ Valter Roberto Silvério (1.0)
        1. Silvério, V. R. ; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Movimento negro:, educação e diáspora: em busca de uma pedagogia da emancipação. Em: Ana Lúcia Goulart de Faria; Alex Barreiro: Elina Elias de Macedo; Flávio Santiago; Solange Estanislau dos Santos. (Org.). Infâncias e pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras. 1ed.Campinas. : Edições Leitura Crítica. 2015.v. 1, p. 179-211.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:57