Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017
Ana Cristina Juvenal da Cruz
Possui Pós-Doutorado em Educação CNPq (2016), Doutora (2014) e Mestre (2010) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Assis (2006). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Realizou em 2012 estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) , em Paris, junto ao Centre d'Études Nord-Américaines. Desenvolve trabalhos na área de educação com ênfase em relações étnico-raciais, estudo e ensino das histórias africanas e afro-brasileiras, estudos pós-coloniais e da diáspora negra. Foi Professora Adjunta da UERJ, no Departamento de Formação de Professores da FEBF em 2015. (Texto informado pelo autor)
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C.. Educação em Comunidades Remanescentes de Quilombos: implicações políticas e curriculares. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO. v. 12, p. 161-174, issn: 1809-5747, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, FLÁVIO CAETANO DA ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, A. C. J. Representações discursivas e imagéticas sobre as relações raciais no Brasil na revista o correio da UNESCO. SANKOFA (SÃO PAULO). v. 10, p. 9-32, issn: 1983-6023, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Ana Cristina Juvenal Cruz. O lugar da história e cultura africana e afro-brasileira nos debates contemporâneos do currículo brasileiro. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. v. 3, p. 134-150, issn: 2447-0783, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PASSOS, J. C. ; RODRIGUES, T. C. ; CRUZ, A. C. J.. O Impacto das Ações Afirmativas no Currículo Acadêmico do Ensino Superior Brasileiro. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN. v. 8, p. 08-33, issn: 2177-2770, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, A. C. J. O debate contemporâneo do antirracismo: implicações teóricas e políticas para a educação. REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS. v. 21, p. 335-349, issn: 2318-0870, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ABRAMOWICZ, A. ; CRUZ, A. C. J. ; MORUZZI, A. B.. Alguns apontamentos: a quem interessa a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil?. Debates em Educação. v. 8, p. 46-65, issn: 2175-6600, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A. ; RODRIGUES, T. C.. The Research on Children and Early Childhood in the UNESCO Project (Translation). Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 347-372, issn: 1982-7199, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A. ; RODRIGUES, T. C.. A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 321-346, issn: 1982-7199, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (1)
CRUZ, A. C. J.; REIS, P. M. A. (Org.) ; SOUZA, E. F. A. (Org.). Metodologias de trabalho em educação das relações étnico-raciais. 1 ed. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2016. v. 1, p. 88. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Capítulos de livros publicados (4)
CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A. ; RODRIGUES, T. C.. Os Parques Infantis, as pesquisas do Projeto UNESCO e as relações raciais entre crianças na cidade de São Paulo. Em: Vera Lucia Jacob Chaves; Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Documentação, Memória e História da Educação no Brasil: educação especial, relações étnico-raciais e de gênero. 1ed.Tubarão. : Copiart. 2016.v. 1, p. 209-227. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
TEBET, G. G. ; CRUZ, A. C. J.. Tizuko Morchida Kishimoto. Em: Anete Abramowicz. (Org.). Estudos da Infância no Brasil: encontros e memórias. 1ed.São Carlos. : EdUFSCar. 2015.v. 1, p. 97-114. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ABRAMOWICZ, A. ; CRUZ, A. C. J.. Cartografias Em Educação Infantil: o espaço da diáspora. Em: FARIA, Ana Lúcia Goulart et. al.; BARRETO, Alex ; SANTIAGO, Flavio ; Macedo, Elina ; SANTOS, Solange E.. (Org.). Infâncias e pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras. 2ed.Campinas. : Edições Leituras Críticas. 2015.v. 1, p. 10-23. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (3)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (4)
CRUZ, A. C. J. Pensamentos e experiências de mulheres negras. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra
CRUZ, A. C. J.; CORREA, L. J. L.. Relações Étnico-Raciais colonizadas: racialização e a questão da identidade. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra
ABRAMOWICZ, A. ; CRUZ, A. C. J. ; RODRIGUES, T. C.. L'institutionalisation de la thématique des relations ethnico-raciales dans la formation des professeurs pour les jeunes enfants: la construction de pratiques pédagogiques. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
CRUZ, A. C. J. Os Parques Infantis, as Pesquisas do Projeto UNESCO e as Relações Raciais entre Crianças na Cidade de São Paulo. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação
Demais tipos de produção bibliográfica (1)
CRUZ, A. C. J. Os livros para crianças, manuais de civilidade contemporâneos entre formal e informal? Um exemplo: a criança negra na literatura infanto-juvenil no Brasil. São Carlos: Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC. 2016. Tradução/Artigo [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (3)
CRUZ, A. C. J. XXVI Curso de Difusão Cultural Aspectos da Cultura e da História do Negro no Brasil - Módulo II. 2016. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
CRUZ, A. C. J. Educação e Relações Étnico-Raciais: racialização e identidade negra. 2016. Curso de curta duração ministrado/Outra [ busca Google | busca Bing ]
CRUZ, A. C. J. Relações Étnico-Raciais no Brasil: a pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. 2016. Relatório de pesquisa [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (1)
Denise Gonçalves da Cruz. Relações Étnico-Raciais e fomação de professores em ciências: um estudo de caso Brasil e Colômbia. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (3)
Jessica Andreoli de Oliveira. A pesquisa sobre o fracasso escolar na perspectiva das relações étnico-raciais. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Ana Carolina Scarpeta. O debate sobre racismo e representações: o caso da contenda em torno da obra de Monteiro Lobato. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Camila Bernadete da Silva Felex. Pensando sobre si mesmas: inserção e permanência de mulheres negras no ensino superior. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, . 2017. Orientador: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (3)
2016-Atual. Conhecimento, pesquisa e inovacoes curriculares na formacao de professores para diversidade etnico-racial no ensino superior: questionamentos e contribuicoes das matrizes etnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes Descrição: O projeto vinculado ao Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento objetiva a partir de uma análise comparativa em contextos diferenciados de relações étnico-raciais, estadunidense, colombiano e francês, pretende-se analisar se e de que maneira as universidades parceiras na pesquisa têm realizado o diálogo de conhecimentos e práticas na formação de professores (biologia e pedagogia), entre universidades e grupos que compõem a diversidade étnico-racial presente nas instituições, com foco nas matrizes de conhecimento étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Pretende-se identificar de que maneira as universidades têm realizado mudanças e quais são elas, em sua estrutura formal, administrativa e normativa com o ingresso de grupos étnico-raciais até então ausentes no ensino superior. Para além das mudanças administrativas o projeto objetiva analisar se e de que forma os currículos dos cursos de formação de professores de pedagogia e biologia estão se modificando para influir referências teóricas de matrizes diversas de conhecimentos étnico-raciais e culturais, de saberes africanos e afrodescendentes. Além desta análise a pesquisa pretende numa perspectiva propositiva que os estudantes brasileiros indiquem, apresentem propostas a partir dos estudos de relações étnico-raciais na França (Université Paris Diderot e 'Université d'Orléans), EUA (Georgia State University) e Colômbia (Universidad Distrital "Francisco José De Caldas") para o contexto brasileiro, para mudanças curriculares nos cursos de formação de professores das duas áreas indicadas e para uma política de ação afirmativa interna nas universidades brasileiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / ABRAMOWICZ, A. - Integrante / RODRIGUES, T. C. - Coordenador / Douglas Verrangia - Integrante / Joyce Elaine King - Integrante / Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva - Integrante / Véronique Francis - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro. Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
2016-Atual. Identidades, Pertencimentos e as Ciencias Naturais, Exatas e Tecnologicas Descrição: Projeto financiado pela Fundação Carlos Chagas, em decorrência do concurso "Negras e negros nas Ciências". Objetiva identificar meandros, contextos e fatores que influenciam à decisão de jovens, universitários e pré-vestibulandos, sobre a opção de cursar ou não uma carreira da área de Ciências Naturais ou Tecnológicas, assim como contribuir para uma compreensão mais profunda dos dados quantitativos que indicam disparidades raciais na formação de profissionais das áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas, apontando, por meio da análise da trajetória dos participantes, questões sociais, econômicas, culturais e outras que possam perpassar escolhas, decisões e indecisões.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Coordenador / Douglas Verrangia Correa Da Silva - Integrante / Alice Helena Campos Pierson - Integrante / Carolina Rodrigues de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas - Auxílio financeiro. Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
2015-2016. Relacoes Etnico-Raciais no Brasil: a pesquisa sobre crianca e infancia no Projeto UNESCO Descrição: Projeto de pós-doutoramento cujo objetivo é repertoriar as pesquisas sobre criança e infância realizadas no programa de pesquisa da UNESCO aplicado no Brasil conhecido por ?Projeto UNESCO sobre relações raciais?, realizado em parceria com a Revista Anhembi de São Paulo entre 1950 e 1953. A análise partirá, primeiramente, dos resultados de duas pesquisas realizadas no referido projeto, a primeira é de Virgínia Leone Bicudo (1955) ?Atitudes dos alunos dos grupos escolares em relação com a côr dos seus colegas? e, a segunda, de Aniela Meyer Ginsberg (1955) ?Pesquisas sôbre as atitudes de um grupo de escolares de São Paulo em relação com as crianças de côr?. Evidencia-se que ambas as pesquisas anteciparam categorias e conceitos sobre os modos de socialização das crianças que se tornariam centrais nos estudos contemporâneos: a agência da criança e, de modo específico, a especificidade desta agência em termos de relações raciais. Buscar-se-á analisá-las com uma metodologia genealógica a fim de estabelecer uma cartografia da pesquisa sociológica sobre infância no interior dos estudos que compuseram o Projeto UNESCO.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Cristina Juvenal da Cruz - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (3)
Patronesse da Turma do curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal de São Carlos.. 2017. Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
1o Lugar no Concurso 001/2014 Dossiê REVEDUC, FUNAPE/SECADI/UFG/MEC/ANPED, FUNAPE/SECADI/UFG/MEC/ANPED.. 2015. Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Edital Interno ANPED n. 02/ 2015 Documentação, Memória e História da Educação no Brasil, SECADI/MEC/ANPED.. 2015. Membro: Ana Cristina Juvenal da Cruz.
Participação em eventos
Total de participação em eventos (4)
Mulheres Negras, Diáspora e Estudos Africanos: saberes contra-hegemônicos dos saberes nas relações étnico-racsisi.Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino da História da África e das Diásporas Negras. 2016. (Encontro).
37º Reuinão Nacional da Anped Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Relações Raciais entre Crianças na Cidade de São Paulo: as Pesquisas do Projeto UNESCO. 2015. (Congresso).
Seminário Documentação, Memória e História da Educação no Brasil.Os Parques Infantis, as Pesquisas do Projeto UNESCO e as Relações Raciais entre Crianças na Cidade de São Paulo. 2015. (Seminário).
XII Conlab. A pesquisa sobre infância e relações étnico-raciais no Brasil: o caso do projeto UNESCO. 2015. (Congresso).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (2)
CRUZ, A. C. J.. 'VII Semana da Cosnciencia Negra de Assis - Racismo à Brasileira : Políticas Afirmativas Já!'. 2006. (Outro).. . 0.
CRUZ, A. C. J.. V Semana da Consciência Negra Para ser Negro no Brasil tem que ser mais que artista. Abdias do Nascimento 90 anos. 2004. (Outro).. . 0.
COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, Flávio Caetano da ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre Subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ABRAMOWICZ, Anete. ; CRUZ, Ana Cristina J. da ; MORUZZI, Andrea Braga. ALGUNS APONTAMENTOS: A QUEM INTERESSA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?. Debates em Educação. v. 8, p. 46-65, issn: 2175-6600, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; Rodrigues, Tatiane Cosentino. A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 321-345, issn: 1982-7199, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, A. C. ; ABRAMOWICZ, Anete ; Rodrigues, Tatiane C.. Os parques infantis, as pesquisas do projeto Unesco e as relações raciais entre crianças na cidade de São Paulo. Em: Vera Lucia Jacob Chaves, Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Documentação, memória e História da Educação no Brasil: educação especial, questões étnico-raciais e de gênero.. 1ed.Santa Catarina. : Copiart. 2016.v. 2, p. 209-228. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ABRAMOWICZ, A.; CRUZ, A. C. J. da. Cartografias Em Educação Infantil: o espaço da diáspora. Em: FARIA, Ana Lúcia Goulart et al.. (Org.). ARIA, Ana Lúcia Goulart de (Org.) ; BARRETO, Alex (Org.) ; SANTIAGO, Flavio (Org.) ; Macedo, Elina (Org.) ; SANTOS, Solange E. (Org.) . Infâncias e pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras.. 2ed.Campinas. : Edições Leituras Críticas. 2015.v. 1, p. 10-23. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, A. C. J.; RODRIGUES, T. C.. Educação em Comunidades Remanescentes de Quilombos: implicações políticas e curriculares. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO. v. 12, p. 161-174, issn: 1809-5747, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
PASSOS, J. C. ; RODRIGUES, T. C. ; CRUZ, A. C. J.. O impacto das ações afirmativas no currículo acadêmico do ensino superior brasileiro. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN. v. 8, p. 08-33, issn: 2177-2770, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, Anete ; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. The Research on Children and Early Childhood in the UNESCO Project (Translation). Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 347-372, issn: 1982-7199, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; Rodrigues, Tatiane Cosentino. A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 321-345, issn: 1982-7199, 2015. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
CRUZ, A. C. ; ABRAMOWICZ, Anete ; Rodrigues, Tatiane C.. Os parques infantis, as pesquisas do projeto Unesco e as relações raciais entre crianças na cidade de São Paulo. Em: Vera Lucia Jacob Chaves, Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Documentação, memória e História da Educação no Brasil: educação especial, questões étnico-raciais e de gênero.. 1ed.Santa Catarina. : Copiart. 2016.v. 2, p. 209-228. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
ABRAMOWICZ, Anete. ; CRUZ, Ana Cristina J. da ; MORUZZI, Andrea Braga. ALGUNS APONTAMENTOS: A QUEM INTERESSA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?. Debates em Educação. v. 8, p. 46-65, issn: 2175-6600, 2016. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, Flávio Caetano da ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre Subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, Flávio Caetano da ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre Subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, Flávio Caetano da ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre Subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]