Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Anete Abramowicz

Professora Titular Livre do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos na área de Didática e Currículo: sub-área Infância. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Em 2010 concluiu um estágio de pós-doutoramento de 13 meses no CERLIS (Centre de Recherche Sur Les Liens Sociaux) na Universidade Paris Descartes em Paris na área da Sociologia da Infância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação para a infância, atuando principalmente nos seguintes temas: criança e infância, sociologia da infância, diferenças, relações raciais, etárias e de gênero. Em 2010 recebeu a bolsa produtividade. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar de 2003 a 2005, foi coordenadora do FORPRED da ANPED e vice-coordenadora do GT de 0 a 6 anos da ANPED. Foi editora responsável da Revista Eletrônica de Educação (REVEDUC) até 2017. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2502752385941894 (08/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise: 2012-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino. Rodovia Washington Luis, km. 235 Monjolinho 13564040 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518373 Ramal: 8667 Fax: (16) 33518372 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2017-Atual. Ser crianca no Brasil: os indicadores e os estudos sobre a infancia: 1935 a 1970.
      Descrição: Projeto de Produtividade em Pesquisa. Nível 1 C. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Anete Abramowicz.
    2. 2015-2015. IV Seminario Internacional: Educacao Infantil e Pos-Estruturalismo. FAPESP
      Descrição: Visitante do Exterior. Stuart Aitken e Liselott Olsen.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Gabriela Guarnieri de C. Tebet - Integrante / Andrea B. Moruzzi - Integrante / Tatiane Consentino Rodrigues - Integrante / Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Maria Leticia Barros Nascimento - Integrante / Maria Walburga dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4
      Membro: Anete Abramowicz.
      Descrição: Vinda de pesquisadores estrangeiros ? Stuart Aitken e Liselott Olsen, para o debate dentro da temática. Apoio da Fapesp.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / ABRAMOWICZ, Anete. - Coordenador / TEBET, Gabriela G. de Campos - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Maria walburga dos santos - Integrante / AQUINO, Ligia Leão de - Integrante / Maria Leticia Barros Nascimento - Integrante.
      Membro: Andrea Braga Moruzzi.
    3. 2013-2017. O campo da infancia e a diferenca. Produtividade CNPq
      Descrição: O presente projeto de natureza teórica, analítica e documental, tem por objeto de estudo e de investigação dar continuidade aos estudos que temos realizado sobre a constituição e a genealogia do sentido atual do conceito de diferença e diversidade e seu uso na educação, nas políticas públicas e nos estudos sociais e na sociologia da infância. Ou seja, pretende-se dar continuidade e configurar a ascensão social da diversidade e da diferença nos estudos sobre a infância, e ao mesmo tempo, pretende-se entender e aprofundar a possibilidade da constituição de uma sociologia da infância no Brasil, a partir de um esquadrinhamento sobre as concepções de sujeito, cultura, diferença presentes neste campo. Este projeto retoma e dá continuidade aos estudos realizados durante o período de bolsa de produtividade em pesquisa, do pós-doutoramento realizado no laboratório CERLIS na Universidade Paris 5, e das pesquisas que vêm sendo realizadas pelo grupo de pesquisa: Estudos sobre a criança e a infância: práticas e políticas da diferença, no campo dos estudos sociais e da sociologia da infância, e pretende finalizar um processo de pesquisa que cartografou a produção relativa à criança e a infância, a partir da produção teórica em artigos e livros de pesquisadores da área, bem como a partir de entrevistas realizadas . Pretende-se também, compreender os sentidos teóricos e da política pública na direção da diferença a partir do conceito analítico de diáspora proposto por Avatar Brah como possibilidade teórica para diferenciar diversidade e diferença, e por fim, agregando-se uma nova direção a este projeto pretende-se construir instrumentos analíticos e metodológicos no sentido de compreender de que maneira a criança de 0 a 5 anos compreende a diferença. Estes objetivos confluem no sentido de propor e entender como o campo dos estudos sociais e da sociologia da infância e da educação da criança pequena no Brasil se compõe. Cartografar as temáticas e metodologias que vêm sendo prod. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Anete Abramowicz.
    4. 2013-2015. Estudos da Infancia no Brasil: encontros e memorias FAPESP
      Descrição: Livro financiado pela FAPESP. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Debora de Barros Silveira - Integrante / Fabiana de Oliveira - Integrante / Gabriela Guarnieri de C. Tebet - Integrante / Andrea B. Moruzzi - Integrante / Tatiane Consentino Rodrigues - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Carolina Rodrigues de Souza - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Anete Abramowicz.
    5. 2013-2013. Vinda de Pesquisador Visitante / Visitante do Exterior . III Seminario InternacionaI : Infancia e Relacoes etnico-raciais. FAPESP
      Descrição: Programas Regulares / Auxílios a Pesquisa / Vinda de Pesquisador Visitante / Visitante do Exterior - Fluxo Contínuo. O grupo de pesquisa denominado Estudos da criança, da infância e da educação infantil: políticas e práticas da diferença pretende realizar o III Seminário Internacional sobre a temática da infância e as relações étnico-raciais. Estes seminários internacionais (o I Seminário foi sobre a temática Educação Infantil e Diferença com o Prof. Michel Vandenbroeck da University Ghent o II Seminário foi sobre Sociologia da Infância com o Prof. Manuel Jacinto Sarmento da Universidade do Minho) têm por objetivo aprofundar os debates e às pesquisas no interior do amplo campo da sociologia e educação da infância com o objetivo de subsidiar as práticas, as teorias e as pesquisas realizadas neste campo teórico. A realização de seminários permite que questões práticas e teóricas sejam aprofundadas na medida em que as pesquisas são discutidas a partir de envio antecipado ao professor das questões centrais que serão debatidas. O tema das relações raciais e infância possuem lacunas teóricas importantes as quais pretendemos discutir e procurar equacionar com a ajuda do Prof. Dr. Pap Ndiaye considerado como um dos mais importantes pesquisadores da Europa, cujo livro a Condição Negra é central para aqueles que realizam o debate sobre raça e infância. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (45) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Debora de Barros Silveira - Integrante / Gabriela Guarnieri de C. Tebet - Integrante / Ione da Silva Jovino - Integrante / Andrea B. Moruzzi - Integrante / Tatiane Consentino Rodrigues - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Lucélio Simião - Integrante / Maria Walburga dos Santos - Integrante / Lajara Janaína - Integrante / Andreína Louveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Remuneração.
      Membro: Anete Abramowicz.
    6. 2013-Atual. Politicas Publicas Municipais de Educacao infantil: diagnostico e pesquisa. OBEDUC/CAPES/INEP
      Descrição: Este projeto pretende propor indicadores para a realização de um diagnóstico da rede municipal de Educação Infantil dos municípios brasileiros que subsidie e avalie a política pública para esta etapa do ensino básico, a partir de um projeto piloto que será desenvolvido no Município de São Carlos em São Paulo. Para a realização dos indicadores e da construção do diagnóstico serão necessárias três etapas concomitantes. A primeira etapa consiste no estabelecimento de indicadores para a realização de um sistema de captação de dados da rede de Educação Infantil do município. A segunda etapa trata-se da análise dos resultados obtidos e a terceira etapa caracteriza-se pela analise dos dados obtidos comparados aos indicadores contidos no Censo Escolar do portal do INEP, com o objetivo central de subsidiar e avaliar as políticas públicas educacionais para a educação infantil. Os indicadores que se pretende construir têm por objetivo traçar um perfil racial, de classe e de gênero do profissional que atua com as crianças pequenas e, ao mesmo tempo, da clientela atendida. Temos por hipótese, a partir dos dados já obtidos no município de São Carlos referentes aos anos de 2000 e 2007 em consonância com o referencial teórico adotado, que a partir da exigência do diploma de nível superior exigido para o cuidado e a educação da criança pequena na primeira etapa da educação básica e nas creches, que este fato levou a exclusão de seus quadros a profissional negra que lá trabalhava produzindo, deste modo, como uma das consequências, uma política de branqueamento como parte da política educacional brasileira existente desde 1917. Esta pesquisa pretende analisar, especialmente, o impacto do recorte racial presente na política educacional, especialmente nas políticas para a infância. Utilizando a obra de Jerry Dávila (2003), Diploma of Whiteness ? race and social policy in Brazil, 1917-1945, busca-se mostrar a política de branqueamento presente nos princípios e na história da educa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Andrea B. Moruzzi - Integrante / Fabiana Luci de Oliveira - Integrante / Tatiane Cosentino Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Anete Abramowicz.
      Descrição: Este projeto pretende propor indicadores para a realização de um diagnóstico da rede municipal de Educação Infantil dos municípios brasileiros que subsidie e avalie a política pública para esta etapa do ensino básico, a partir de um projeto piloto que será desenvolvido no Município de São Carlos em São Paulo. Para a realização dos indicadores e da construção do diagnóstico serão necessárias três etapas concomitantes. A primeira etapa consiste no estabelecimento de indicadores para a realização de um sistema de captação de dados da rede de Educação Infantil do município. A segunda etapa trata-se da análise dos resultados obtidos e a terceira etapa caracteriza-se pela analise dos dados obtidos comparados aos indicadores contidos no Censo Escolar do portal do INEP, com o objetivo central de subsidiar e avaliar as políticas públicas educacionais para a educação infantil. Os indicadores que se pretende construir têm por objetivo traçar um perfil racial, de classe e de gênero do profissional que atua com as crianças pequenas e, ao mesmo tempo, da clientela atendida. Temos por hipótese, a partir dos dados já obtidos no município de São Carlos referentes aos anos de 2000 e 2007 em consonância com o referencial teórico adotado, que a partir da exigência do diploma de nível superior exigido para o cuidado e a educação da criança pequena na primeira etapa da educação básica e nas creches, que este fato levou a exclusão de seus quadros a profissional negra que lá trabalhava produzindo, deste modo, como uma das consequências, uma política de branqueamento como parte da política educacional brasileira existente desde 1917. Esta pesquisa pretende analisar, especialmente, o impacto do recorte racial presente na política educacional, especialmente nas políticas para a infância. Utilizando a obra de Jerry Dávila (2003), Diploma of Whiteness race and social policy in Brazil, 1917-1945, busca-se mostrar a política de branqueamento presente nos princípios e na história da educa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / ABRAMOWICZ, Anete. - Coordenador / RODRIGUES, Tatiane Consentino - Integrante / luci de oliveira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Andrea Braga Moruzzi.
    7. 2012-2013. A diferenca, a diversidade, a educacao infantil e a renovacao pedagogica. FAPESP. Proc. 2012/01746-3
      Descrição: Auxílio a Pesquisa/ Vinda de Pesquisador Visitante Exterior. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Anete Abramowicz - Coordenador / Débora de Barros Silveira - Integrante / Fabiana de Oliveira - Integrante / Tatiane Consentino Rodrigues - Integrante / Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino - Integrante / Lucélio Simião - Integrante / Maria Leticia Barros Nascimento - Integrante / Maria Walburga dos Santos - Integrante.
      Membro: Anete Abramowicz.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Artigo selecionado por meio de Edital 02/2015 desenvolvido em parceria e cooperação técnico-científica entre a SECADI/MEC ANPED e a UFGO., SECADI/MEC/ANPED/UFGO.. 2016.
      Membro: Anete Abramowicz.
    2. 1o Lugar no Concurso 001/2014 Dossiê REVEDUC, FUNAPE/SECADI/UFG/MEC/ANPED.. 2015.
      Membro: Anete Abramowicz.
    3. Professora Titular Livre, Universidade Federal de São Carlos.. 2012.
      Membro: Anete Abramowicz.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (28)
    1. 27th Conference EECERA. Inequalities in Brazilian kindergarten - A diagnosis of the social and racial distances among young children, their teachers and school system. 2017. (Congresso).
    2. III Congresso Brasileiro de Alfabetização. Alafabetização e infâncias em diálogos. 2017. (Congresso).
    3. III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil.Direito das Crianças e educação infantil pública de qualidade.. 2017. (Seminário).
    4. 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED. CRECHE: POLÍTICA MENOR PARA OS PEQUENOS. 2016. (Congresso).
    5. 1º Congresso de Creches Universitárias da América Latina e Caribe (UDUAL).. Abordagens e Pedagogias da Educação Infantil. 2016. (Congresso).
    6. 5o GRUPECI.GRUPO DE PESQUISA ?ESTUDOS SOBRE A CRIANÇA, A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS E PRÁTICAS DA DIFERENÇA?. 2016. (Seminário).
    7. I Congresso de Educação PET Pedagogia. Inclusão dos Excluídos ou Exclusão dos Incluídos? reflexões sobre a Educação Escolar. 2016. (Congresso).
    8. IX Jornada Pedagógica de Piracicaba.Educação Infantil: Perspectivas Atuais. 2016. (Encontro).
    9. VII COEPDI e III Simpósio Internacional de Educação Inafntil. Infâncias, Crianças, Diversidade e Diferenças.. 2016. (Congresso).
    10. X Seminário Linguagem, Políticas de Subjetivação e Educação VI Seminário do.Infância, Linguagem e "cultura" de escrita na escola. 2016. (Seminário).
    11. IV Seminário Internacional: Educação Infantil e Pós-Estruturalismo.Debate de pesquisas: pós-estruturalismo. 2015. (Seminário).
    12. La biennale internationale: Coopérer?. L?institutionnalisation de la thématique des relations ethno-raciales dans la formation des professeurs des écoles au Brésil: aspects de la construction de pratiques pédagogiques. 2015. (Congresso).
    13. 24th EECERA. Public policies on child education in Brazil: race; gender and class. 2014. (Congresso).
    14. 4o GRUPECI. POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DIAGNÓSTICO E PESQUISA. 2014. (Congresso).
    15. VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Histórias de mulheres: memória e resistência. 2014. (Congresso).
    16. 15o Seminário Internacional de Educação.Crianças e Infâncias: um outro mundo possível.. 2013. (Seminário).
    17. 36a Reunião Anual da ANPED. Constituindo o bebê como um conceito teórico no interior da sociologia da infância. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd, 2013, Goiânia. Anais 2013, 2013. v. 1.. 2013. (Congresso).
    18. Construyendo pedagogías descolonizadoras.Crianças e Infâncias na Sociedade Contemporânea.. 2013. (Seminário).
    19. IV Seminário de Educação Brasileira.Educação infantil, Regime de Colaboração e Sistema Nacional de Educação. 2013. (Seminário).
    20. IV Seminário do Observatório da Educação.Políticas Públicas Municipais de Educação Infantil: Diagnóstico e Pesquisa. 2013. (Seminário).
    21. Jornada Internacional Infància i espai públic. 2013. (Seminário).
    22. 18o Congresso de Leitura do Brasil. O MUNDO GRITA. ESCUTA?. Educação Infantil e Respeito a diversidade. 2012. (Congresso).
    23. 18o Congresso de Leitura do Brasil. O MUNDO GRITA. ESCUTA?. Exclusão e Infância. 2012. (Congresso).
    24. 8o Congresso do Sindicato da Educação Infantil (SEDIN). Sociologia da Infância no Brasil. 2012. (Congresso).
    25. III SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS: POLÍTICAS E DESAFIOS NA PRODUÇÃO DA PESQUIS. O DEBATE SOBRE CRIANÇA E INFÂNCIA NA CONSTITUIÇÃO DE UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA BRASILEIRA. 2012. (Congresso).
    26. International Sociological Association. The genealogy of childhood in Brazil: the contours of vhildhood. 2012. (Congresso).
    27. I Seminário Internacional sobre Infâncias e Pós-Colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras.Descolonizando as pesquisas com crianças. 2012. (Seminário).
    28. VII Seminário do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade..Educação das Relações Étnico-Raciais.. 2012. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. ABRAMOWICZ, ANETE; JOVINO, I. S. ; RODRIGUES, T. C. ; CRUZ, A. C. J. da ; MORUZZI, A. B. ; TEBET, G. G. DE C.. 5º Seminário: Diferenças e Resistências. 2017. Congresso
    2. FRANCIS, V. ; ABRAMOWICZ, A.. Coopération des acteurs éducatifs et prévention des discriminations ethno-raciales. 2015. Congresso
    3. ABRAMOWICZ, A.; AQUINO, L. M. M. L. L ; TEBET, G. G. DE C. ; NASCIMENTO, M. L. B. ; RODRIGUES, T. C. ; CRUZ, A. C. J. da ; MORUZZI, A. B.. IV Seminário Internacional ? Educação Infantil e Pós estruturalismo. 2015. Outro
    4. ABRAMOWICZ, A.; HENRIQUES, A. C. ; OLIVEIRA, F. L.. I Seminário do OBEDUC. Diagnóstico e Pesquisa. 2015. Outro
    5. ABRAMOWICZ, A.; SANTOS, M. W. ; Mello, S. A.. VII COPEDI e III Simpósio Internacional de Educação Infantil. 2015. Congresso
    6. Abramowicz, Anete; CRUZ, A. C. J. da ; RODRIGUES, T. C. ; TEBET, G. G. DE C. ; MORUZZI, A. B. ; SILVEIRA, Debora de Barros ; JOVINO, I. DA S. ; SIMIÃO, L. ; ABRAMOWICZ, A.. III Seminário Internacional: infâncias e relações étnico-raciais. 2014. Congresso
    7. ABRAMOWICZ, A.; KRAMER, S. ; FRANCIS, V. ; JOVINO, I. DA S.. Simpósio: Histórias de mulheres: memória e resistência. 2014. Outro
    8. MORUZZI, Andrea Braga; ABRAMOWICZ, Anete. ; SILVEIRA, D. B. ; SIMIAO, L. F. ; RODRIGUES, Tatiane Consentino ; TEBET, Gabriela G. de Campos ; SANTOS, M. W.. II Seminário Internacional : Sociologia da Infância. 2013. Outro
    9. VANDENBROECK, M. ; ABRAMOWICZ, A. ; CRUZ, A. C. J. da ; MORUZZI, A. B. ; SILVEIRA, D. B. ; TEBET, G. G. DE C. ; Simião, Lucélio Ferreira. I Seminário Internacional Educação Infantil e Diferença. 2012. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Anete Abramowicz ⇔ Ana Cristina Juvenal da Cruz (5.0)
      1. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, Flávio Caetano da ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre Subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ABRAMOWICZ, Anete. ; CRUZ, Ana Cristina J. da ; MORUZZI, Andrea Braga. ALGUNS APONTAMENTOS: A QUEM INTERESSA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?. Debates em Educação. v. 8, p. 46-65, issn: 2175-6600, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; Rodrigues, Tatiane Cosentino. A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 321-345, issn: 1982-7199, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CRUZ, A. C. ; ABRAMOWICZ, Anete ; Rodrigues, Tatiane C.. Os parques infantis, as pesquisas do projeto Unesco e as relações raciais entre crianças na cidade de São Paulo. Em: Vera Lucia Jacob Chaves, Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Documentação, memória e História da Educação no Brasil: educação especial, questões étnico-raciais e de gênero.. 1ed.Santa Catarina. : Copiart. 2016.v. 2, p. 209-228.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. ABRAMOWICZ, A.; CRUZ, A. C. J. da. Cartografias Em Educação Infantil: o espaço da diáspora. Em: FARIA, Ana Lúcia Goulart et al.. (Org.). ARIA, Ana Lúcia Goulart de (Org.) ; BARRETO, Alex (Org.) ; SANTIAGO, Flavio (Org.) ; Macedo, Elina (Org.) ; SANTOS, Solange E. (Org.) . Infâncias e pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras.. 2ed.Campinas. : Edições Leituras Críticas. 2015.v. 1, p. 10-23.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Anete Abramowicz ⇔ Andrea Braga Moruzzi (5.0)
      1. ABRAMOWICZ, Anete. ; CRUZ, Ana Cristina J. da ; MORUZZI, Andrea Braga. ALGUNS APONTAMENTOS: A QUEM INTERESSA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?. Debates em Educação. v. 8, p. 46-65, issn: 2175-6600, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ABRAMOWICZ, A. ; MORUZZI, Andrea Braga. Infância na contemporaneidade: questões para os estudos sociológicos da infância. Crítica Educativa. v. 2, p. 25, issn: 2447-4223, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MORUZZI, A. B. ; ABRAMOWICZ, A.. . INFÂNCIA, RAÇA E CURRÍCULO: alguns apontamentos sobre os documentos brasileiros para educação infantil. Revista Contemporânea de Educação. v. 10, p. 199-214, issn: 1809-5747, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. ABRAMOWICZ, Anete. ; MORUZZI, Andrea Braga. As ciências humanas e a(s) criança(s) em infâncias. Em: MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda; PALMA, Rute Cristina Domingos; CARVALHO, Sandra Pavoeiro Tavares. (Org.). Processos e práticas na formação de professores da Educação Infantil. 1ed.Cuiabá. : Editora Universidade Federal de Mato Grosso (EDUFMT). 2013.v. 1, p. 99-112.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. ABRAMOWICZ, Anete. ; RODRIGUES, Tatiane Consentino ; MORUZZI, Andrea Braga. Algumas considerações sobre o PNE e a infância. Em: Almeida, LC; Pino, IR; Pinto, JMR, Gouveia, AB.. (Org.). IV Seminário de Educação Brasileira: PNE em foco - Políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de. 1ed.Campinas. : CEDES. 2013.v. v., p. 902-915.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Anete Abramowicz ⇔ Fabiana Luci de Oliveira (5.0)
      1. HENRIQUES, A. ; ABRAMOWICZ, A. ; Oliveira, Fabiana Luci de. Creche: política menor para os pequenos. Em: 12a Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós- graduação em Educação, v. 1, p. 1-4168, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ABRAMOWICZ, A. ; HENRIQUES, A. ; Oliveira, Fabiana Luci de. Políticas públicas municipais de educação infantil: diagnóstico e pesquisa. Em: IV Seminário De Grupos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias GRUPECI, v. 1, p. 1-15, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ABRAMOWICZ, A. ; Oliveira, Fabiana L. de ; RODRIGUES, T. C.. Políticas Públicas Municipais de Educação Infantil: Diagnóstico e Pesquisa. Em: IV Seminário do Observatório da Educação, 2013, Brasília. Observatório da Educação, 2013, v. 1, p. 2-5, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Oliveira, Fabiana Luci de; ABRAMOWICZ, A. ; HENRIQUES, A.. Inequalities in Brazilian kindergarten - A diagnosis of the social and racial distances among young children, their teachers and school system. Em: 27th EECERA ANNUAL CONFERENCE, 2017, Bolonha, Itália. SOCIAL JUSTICE, SOLIDARITY AND CHILDREN?S RIGHTS (Abstract Book). Bolonha: EECERA, v. 1, p. 218-218, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. ABRAMOWICZ, Anete ; Oliveira, Fabiana Luci ; RODRIGUES, T. C.. Public policies on child education in Brazil: race, gender and class. Em: 24th EECERA European Early Childhood, 2014, Creta. ?US, THEM ME: Universal, Targeted or Individuated Early Childhood Programmes?. Grécia: EECERA, v. 1, p. 77-78, 2014.
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    • Anete Abramowicz ⇔ Tatiane Cosentino Rodrigues (5.0)
      1. CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; Rodrigues, Tatiane Cosentino. A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos). v. 9, p. 321-345, issn: 1982-7199, 2015.
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      2. RODRIGUES, Tatiane Cosentino; ABRAMOWICZ, Anete. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em Educação.. Educação e Pesquisa (USP. Impresso). v. 39, p. 15-30, issn: 1517-9702, 2013.
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      3. CRUZ, A. C. ; ABRAMOWICZ, Anete ; Rodrigues, Tatiane C.. Os parques infantis, as pesquisas do projeto Unesco e as relações raciais entre crianças na cidade de São Paulo. Em: Vera Lucia Jacob Chaves, Elizeu Clementino de Souza. (Org.). Documentação, memória e História da Educação no Brasil: educação especial, questões étnico-raciais e de gênero.. 1ed.Santa Catarina. : Copiart. 2016.v. 2, p. 209-228.
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      4. ABRAMOWICZ, Anete. ; RODRIGUES, Tatiane Consentino ; MORUZZI, Andrea Braga. Algumas considerações sobre o PNE e a infância. Em: Almeida, LC; Pino, IR; Pinto, JMR, Gouveia, AB.. (Org.). IV Seminário de Educação Brasileira: PNE em foco - Políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de. 1ed.Campinas. : CEDES. 2013.v. v., p. 902-915.
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      5. ABRAMOWICZ, Anete ; Oliveira, Fabiana Luci ; RODRIGUES, T. C.. Public policies on child education in Brazil: race, gender and class. Em: 24th EECERA European Early Childhood, 2014, Creta. ?US, THEM ME: Universal, Targeted or Individuated Early Childhood Programmes?. Grécia: EECERA, v. 1, p. 77-78, 2014.
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    • Anete Abramowicz ⇔ Antonio Alvaro Soares Zuin (1.0)
      1. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, Flávio Caetano da ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre Subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
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    • Anete Abramowicz ⇔ Flávio Caetano da Silva (1.0)
      1. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, Flávio Caetano da ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre Subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
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    • Anete Abramowicz ⇔ Nilson Fernandes Dinis (1.0)
      1. COSTA, ALAN DE ALMEIDA PALES ; CRUZ, ANA CRISTINA JUVENAL DA ; ABRAMOWICZ, ANETE ; ZUIN, ANTÔNIO ÁLVARO SOARES ; SILVA, Flávio Caetano da ; GOMES, LUIZ ROBERTO ; LUIZ, MARIA CECILIA ; DINIS, NILSON FERNANDES ; RISCAL, SANDRA APARECIDA ; RODRIGUES, TATIANE CONSENTINO. Entre Subjetividades e culturas: uma nova linha de pesquisa para a educação. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 11, p. 429-438, issn: 1982-7199, 2017.
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Data de processamento: 24/11/2017 12:06:48