Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Andrea Braga Moruzzi

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Tem experiência na área de Educação, no ensino superior presencial e a distância e na educação infantil. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil: políticas e práticas; formação de professores para educação infantil; sociologia da infância; infância e representações de gênero/sexualidade. Na intenção de agregar pesquisadores e pesquisas com estas frentes abriu o grupo de pesquisa Educação Infantil e Pequena infância em Contexto - EDIPIC. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2016-2017. Linguagens Tecnologicas em Educacao
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa possibilitar o uso de linguagens tecnológicas em ambientes educacionais para crianças, jovens e docentes da educação básica de modo a suscitar, a partir de diferentes linguagens e experimentações, discussões relativas aos seguintes temas: - Tecnologia digital - Aparato tecnológico: Kit de Robótica - Linguagem de programação - Letramento digital - Linguagem oral e escrita - Linguagem matemática: resolução de problemas; raciocínio matemático - Cultura científica - Linguagens expressivas: música, dança, arte plástica, dramatização As investigações que se derivarem desta pesquisa terão como eixos norteadores: o trabalho em grupo, realizado por meio da cooperação e do trabalho colaborativo; a realização de intervenções e/ou atividades cujo princípio seja a ludicidade, com ênfase na construção de conhecimentos a partir do uso de ferramentas tecnológicas; a construção de atividades e/ou intervenções que tenham como princípio a interdisciplinaridade e/ou a transversalidade. Em parceria com a empresa PETE, que produz Kit de robótica educacional (composto por peças, sensores, motores e controladores), trabalharemos a experimentação das linguagens tecnológicas, com ênfase na robótica; permitiremos que as crianças lidem, brinquem, experimentem esta linguagem, envolvendo conceitos de lógica e programação de forma lúdica. As crianças poderão ajudar a montar o robô e programar o que ele irá fazer. A programação será na plataforma denominada LEGAL. Mesmo antes de serem alfabetizadas, na língua materna, as crianças já poderão fazer leitura dos ícones e termos e programarem de forma descontraída. Nestes termos a linguagem de programação apoiará o desenvolvimento da linguagem, como expressão da língua materna brasileira, escrita e falada. A intenção é assumir o potencial de tornar a criança produtora, e não, apenas, consumidora de tecnologia digital, pois a construção e manipulação de robôs podem servir de plataforma para fazer conexões entre as diferentes áreas do conhecimento. OBJETIVOS: - fomentar a leitura, escrita e oralidade com a construção de projetos e a programação de robôs, objetivando o desenvolvimento da linguagem da tecnologia digital, do conteúdo curricular, da interdisciplinaridade e transversalidade. - promover as várias linguagens, a concentração, investigação, criação, participação coletiva e dialogada com atividades contextualizadas e lúdicas. - Possibilitar a experimentação das linguagens tecnológicas, com ênfase na robótica, por parte das(os) professoras(es) da educação infantil; - Possibilitar experiências em que as crianças recriem relações quantitativas, medidas, formas, orientações espaço temporais e resolvam problemas a partir da lógica matemática; - Investigar a maneira pela qual os professores lidam, experimentam e utilizam a robótica como linguagem na construção de propostas /ou atividades pedagógicas para crianças na educação infantil; - Investigar quais são as dificuldades das(os) professoras(es) no uso desta linguagem e quais são suas necessidades formativas para ampliar o uso desta linguagem na educação infantil; - Analisar quais são as potencialidades pedagógicas para as(os) professoras(es) do uso da robótica na educação infantil; - Possibilitar a experimentação das linguagens tecnológicas, com ênfase na robótica, por parte das crianças da educação infantil; - Investigar a maneira pela qual as crianças lidam, brincam, experimentam esta linguagem - Analisar quais são as potencialidades pedagógicas para as crianças do uso da robótica na educação infantil. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Coordenador / PRISCILA DOMINGUES DE AZEVEDO RAMALHO - Integrante / Giovana Alonso - Integrante.
      Membro: Andrea Braga Moruzzi.
    2. 2015-2015. Educacao Infantil e Pos-estruturalismo
      Descrição: Vinda de pesquisadores estrangeiros ? Stuart Aitken e Liselott Olsen, para o debate dentro da temática. Apoio da Fapesp.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / ABRAMOWICZ, Anete. - Coordenador / TEBET, Gabriela G. de Campos - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Maria walburga dos santos - Integrante / AQUINO, Ligia Leão de - Integrante / Maria Leticia Barros Nascimento - Integrante.
      Membro: Andrea Braga Moruzzi.
    3. 2015-Atual. Infancia e formacao profissional na Educacao Infantil
      Descrição: Esta pesquisa procura mapear e discutir sobre as transformações na carreira e na formação dos profissionais, especialmente de professores que atuam com crianças pequenas nas instituições de educação infantil, e analisar de que maneira estas transformações impactam na experiência da infância das crianças atendidas nestas instituições. A pesquisa tem se desenvolvido em pelo menos duas frentes. A primeira procura analisar as transformações na carreira docente do profissional de educação infantil tendo como foco os Cursos de Especialização Lato Senso em Educação Infantil oferecido em diferentes Universidades Federais em Parceria com o MEC e o FNDE. O lócus inicial para o levantamento dos dados é o curso oferecido pela Universidade Federal de São Carlos. A pesquisa em fase de discussão procura compreender: - quais são as principais demandas destas professoras cursistas, ou seja, quais são suas necessidades formativas, porque buscam o curso de especialização? - Quais são os principais temas estudados pelas professoras cursistas no Trabalho de Conclusão de Curso que se propõe a ser uma Análise Crítica da Prática Pedagógica? - Quais são os impactos do curso em suas práticas? Uma segunda frente de trabalho, já mais encaminhada, procura selecionar Unidades e Instituições de Educação infantil, prioritariamente públicas, que tenham um corpo docente efetivo e/ou que tenham profissionais que atuam na Unidade há pelo menos 5 anos. Este recorte temporal mínimo foi proposto em decorrência das mudanças possíveis de serem observadas a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (2010). Como lócus inicial desta pesquisa tomou-se como referência a Unidade de Atendimento a Criança ? UAC- UFSCar. A Unidade já completou 23 anos de existência e por ela já passaram diferentes profissionais. Separou-se o grupo de profissionais em três gerações: geração de 1990, geração de 2000 e geração de 2010. A pesquisa envolveu entrevistas em grupo com estas três gerações de profissionais, feitas a partir de um roteiro aberto que pudesse pautar as mudanças na carreira e os impactos para a vivência da infância na UAC. No presente momento (setembro de 2015) a pesquisa está em andamento, os dados estão sendo sistematizados e a equipe envolvida está produzindo textos que possam ilustrar a temática. Vale ressaltar que a pesquisa vem sendo realizada com apoio da Proex (No. do processo: 23112.003360/2014-13) a partir da aprovação desta proposta no Edital Especial de Reconstrução da Memória da UFSCar com previsão de termino em janeiro/fevereiro de 2016. A pesquisa ora apresentada também tem se aberto para os estudos relacionais à formação continuada dos professoras da educação infantil, uma vez que as modalidades formativas que atendem os professores em exercício procuram dialogar com as demandas provenientes da prática pedagógica na educação infantil de modo a transformar as(os) profissionais, suas práticas e consequentemente, a experiência da infância vivida pelas crianças das instituições em que estas profissionais atuam.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Coordenador / Ketiene Moreira da Silva - Integrante / Bianca Neves Borges da Silva - Integrante / Mara Silvia Nucci Morassutti - Integrante / Priscila Domingues Ramalho de Azevedo - Integrante / Maria Claudia Bulio Fragelli - Integrante / Michelle Ditomaso - Integrante / Gabriela Pizzolante - Integrante / Maria Jose da Silva Rocha - Integrante.
      Membro: Andrea Braga Moruzzi.
    4. 2014-2014. III Seminario InternacionaI : Infancia e Relacoes etnico-raciais
      Descrição: O grupo de pesquisa denominado Estudos da criança, da infância e da educação infantil: políticas e práticas da diferença realizou o III Seminário Internacional sobre a temática da infância e as relações étnico-raciais. Estes seminários internacionais (o I Seminário foi sobre a temática Educação Infantil e Diferença com o Prof. Michel Vandenbroeck da University Ghent o II Seminário foi sobre Sociologia da Infância com o Prof. Manuel Jacinto Sarmento da Universidade do Minho) têm por objetivo aprofundar os debates e às pesquisas no interior do amplo campo da sociologia e educação da infância com o objetivo de subsidiar as práticas, as teorias e as pesquisas realizadas neste campo teórico. A realização de seminários permite que questões práticas e teóricas sejam aprofundadas na medida em que as pesquisas são discutidas a partir de envio antecipado ao professor das questões centrais que serão debatidas. O tema das relações raciais e infância possuem lacunas teóricas importantes as quais pretendemos discutir e procurar equacionar com a ajuda do Prof. Dr. Pap Ndiaye considerado como um dos mais importantes pesquisadores da Europa, cujo livro a Condição Negra é central para aqueles que realizam o debate sobre raça e infância.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (45) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / ABRAMOWICZ, Anete. - Coordenador / TEBET, Gabriela G. de Campos - Integrante / RODRIGUES, Tatiane Consentino - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Ione Jovino - Integrante / Julia Yoko Tachikawa - Integrante / Débora de Barros Silveira - Integrante / Lucélio Ferreira Simião - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Andrea Braga Moruzzi.
    5. 2013-2013. II Seminario Internacional Infancia e sociologia da Infancia
      Descrição: O Grupo de pesquisa Estudos sobre a Criança, a infância e a educação infantil realizou em 2013 o II Seminário Internacional sobre infância e sociologia da infância e contou com a presença do professor visitante Manuel jacinto Sarmento, membro do Centro de estudos e pesquisas em educação da Universidade do Minho.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / ABRAMOWICZ, Anete. - Coordenador / TEBET, Gabriela G. de Campos - Integrante / RODRIGUES, Tatiane Consentino - Integrante / Ana Cristina Juvenal da Cruz - Integrante / Ione Jovino - Integrante / Débora de Barros Silveira - Integrante / Lucélio Ferreira Simião - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Andrea Braga Moruzzi.
    6. 2013-Atual. Politicas Publicas Municipais de Educacao infantil: diagnostico e pesquisa. OBEDUC/CAPES/INEP
      Descrição: Este projeto pretende propor indicadores para a realização de um diagnóstico da rede municipal de Educação Infantil dos municípios brasileiros que subsidie e avalie a política pública para esta etapa do ensino básico, a partir de um projeto piloto que será desenvolvido no Município de São Carlos em São Paulo. Para a realização dos indicadores e da construção do diagnóstico serão necessárias três etapas concomitantes. A primeira etapa consiste no estabelecimento de indicadores para a realização de um sistema de captação de dados da rede de Educação Infantil do município. A segunda etapa trata-se da análise dos resultados obtidos e a terceira etapa caracteriza-se pela analise dos dados obtidos comparados aos indicadores contidos no Censo Escolar do portal do INEP, com o objetivo central de subsidiar e avaliar as políticas públicas educacionais para a educação infantil. Os indicadores que se pretende construir têm por objetivo traçar um perfil racial, de classe e de gênero do profissional que atua com as crianças pequenas e, ao mesmo tempo, da clientela atendida. Temos por hipótese, a partir dos dados já obtidos no município de São Carlos referentes aos anos de 2000 e 2007 em consonância com o referencial teórico adotado, que a partir da exigência do diploma de nível superior exigido para o cuidado e a educação da criança pequena na primeira etapa da educação básica e nas creches, que este fato levou a exclusão de seus quadros a profissional negra que lá trabalhava produzindo, deste modo, como uma das consequências, uma política de branqueamento como parte da política educacional brasileira existente desde 1917. Esta pesquisa pretende analisar, especialmente, o impacto do recorte racial presente na política educacional, especialmente nas políticas para a infância. Utilizando a obra de Jerry Dávila (2003), Diploma of Whiteness race and social policy in Brazil, 1917-1945, busca-se mostrar a política de branqueamento presente nos princípios e na história da educa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andrea Braga Moruzzi - Integrante / ABRAMOWICZ, Anete. - Coordenador / RODRIGUES, Tatiane Consentino - Integrante / luci de oliveira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Andrea Braga Moruzzi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (14)
      1. IV Encontro de Teorias e Práticas Pedagógicas em Educação Infantil.Infância , gênero e as políticas atuais. 2016. (Encontro).
      2. 67ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC.As diferentes dimensionalidades do brincar e suas possibilidades na educação infantil. 2015. (Encontro).
      3. III Encontros de Teorias e Práticas Pedagógicas? do Curso de Especialização em Educação Infantil da UFSCar. 2015. (Encontro).
      4. IV Seminário Internacional ? Educação Infantil e Pós estruturalismo.Representações da criança negra na década de 1970 e 1980: um estudo sobre a ?Revista Pedagógica Brasileira ? técnicas de ensino? e a ?Nova Escola?. 2015. (Seminário).
      5. Participação na 67ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC, julho de 2015.Educação Infantil nas Universidades Federais: trajetórias, lutas e adequações frente ás políticas públicas. 2015. (Encontro).
      6. Participação na 67ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ? SBPC, julho de 2015.A cultura infantil em Florestan Fernandes. 2015. (Encontro).
      7. Participação na Aula Inaugural do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil promovida pelo DTPP. 2015. (Outra).
      8. II Encontro de teorias e práticas pedagógicas ? questões formativas na Educação Infantil? do curso de Especialização em Educação Infantil. 2014. (Encontro).
      9. III Seminario Internacional - Infãncia e Relações Etnico raciais.A criança pobre e negra: políticas e tratamentos do início do século XX.. 2014. (Seminário).
      10. IV Seminário de Grupos de Pesquisas sobre crianças e infâncias: ética e diversidade na pesquisa.Reformas políticas e impactos nas Unidades de Educação Infantil das IFES - reflexões a partir da unidade de atendimento a criança - UAC - UFSCar.. 2014. (Seminário).
      11. Participação da Aula Inaugural do Curso de Especialização Docência em Educação Infantil, turma 2014-2016 realizada pelo Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar, janeiro de 2015.. 2014. (Encontro).
      12. Encontro Iberoamericano de Educação.Perigosa e em perigo: a criança, a infância e as práticas educativas do século XIX. 2013. (Encontro).
      13. II Seminário Internacional : Sociologia da Infância.A representação da criança e da infância na iconografia brasileira de 1890 a 1940. 2013. (Seminário).
      14. II Seminário Internacional : Sociologia da Infância.A sociologia da Infância: uma genealogia em construção. 2013. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. ABRAMOWICZ, Anete. ; MORUZZI, Andrea Braga ; CRUZ, Ana Cristina J. da ; MUNARI, S.. IV Seminário Internacional ? Educação Infantil e Pós estruturalismo. 2015. Outro
      2. ABRAMOWICZ, Anete. ; MUNARI, S. ; MORUZZI, Andrea Braga. IV Seminário Internacional ? Educação Infantil e Pós estruturalismo. 2015. Outro
      3. SILVA, A. R. N. ; MORUZZI, Andrea Braga ; BORIOLLO, B. ; FARIAS, M. A. ; MELLO, S. ; ABRAMOWICZ, Anete. ; TOMAZETTI, C. ; SANTOS, M. W. ; TEBET, Gabriela G. de Campos ; RODRIGUES, Tatiane Consentino. Congresso Paulista de Educação Infantil ? COPEDI - Comissão Organizadora Local. 2015. Congresso
      4. MORUZZI, Andrea Braga; SANTOS, M. W. ; LOMBARDI, L. ; COSTA, L. ; OLIVEIRA, M. D.. III Encontros de Teorias e Práticas Pedagógicas? do Curso de Especialização em Educação Infantil da UFSCar. 2015. Outro
      5. MORUZZI, Andrea Braga; AL, E. G. E.. III Seminario Internacional Infancia e relações etnico raciais. 2014. Outro
      6. MORUZZI, Andrea Braga; SILVA, B. N. B. ; PIZZOLANTE, G. ; SILVA, K. M. ; MORASSUTTI, M. S. N. ; FRAGELLI, M. C. B. ; ROCHA, M. J. S. ; OLIVEIRA, Rosa Maria M. A.. II Semana de Formação, Pesquisas e Práticas em Educação Infantil da UAC. 2014. Outro
      7. MORUZZI, Andrea Braga; ABRAMOWICZ, Anete. ; SILVEIRA, D. B. ; SIMIAO, L. F. ; RODRIGUES, Tatiane Consentino ; TEBET, Gabriela G. de Campos ; SANTOS, M. W.. II Seminário Internacional : Sociologia da Infância. 2013. Outro
      8. MORUZZI, Andrea Braga. I Semana de Formação, Pesquisas e Práticas em Educação Infantil. 2013. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Andrea Braga Moruzzi ⇔ Anete Abramowicz (5.0)
        1. ABRAMOWICZ, Anete. ; CRUZ, Ana Cristina J. da ; MORUZZI, Andrea Braga. ALGUNS APONTAMENTOS: A QUEM INTERESSA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?. Debates em Educação. v. 8, p. 46-65, issn: 2175-6600, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. ABRAMOWICZ, A. ; MORUZZI, Andrea Braga. Infância na contemporaneidade: questões para os estudos sociológicos da infância. Crítica Educativa. v. 2, p. 25, issn: 2447-4223, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. MORUZZI, A. B. ; ABRAMOWICZ, A.. . INFÂNCIA, RAÇA E CURRÍCULO: alguns apontamentos sobre os documentos brasileiros para educação infantil. Revista Contemporânea de Educação. v. 10, p. 199-214, issn: 1809-5747, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. ABRAMOWICZ, Anete. ; MORUZZI, Andrea Braga. As ciências humanas e a(s) criança(s) em infâncias. Em: MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda; PALMA, Rute Cristina Domingos; CARVALHO, Sandra Pavoeiro Tavares. (Org.). Processos e práticas na formação de professores da Educação Infantil. 1ed.Cuiabá. : Editora Universidade Federal de Mato Grosso (EDUFMT). 2013.v. 1, p. 99-112.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. ABRAMOWICZ, Anete. ; RODRIGUES, Tatiane Consentino ; MORUZZI, Andrea Braga. Algumas considerações sobre o PNE e a infância. Em: Almeida, LC; Pino, IR; Pinto, JMR, Gouveia, AB.. (Org.). IV Seminário de Educação Brasileira: PNE em foco - Políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de. 1ed.Campinas. : CEDES. 2013.v. v., p. 902-915.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Andrea Braga Moruzzi ⇔ Ana Cristina Juvenal da Cruz (1.0)
        1. ABRAMOWICZ, Anete. ; CRUZ, Ana Cristina J. da ; MORUZZI, Andrea Braga. ALGUNS APONTAMENTOS: A QUEM INTERESSA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL?. Debates em Educação. v. 8, p. 46-65, issn: 2175-6600, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Andrea Braga Moruzzi ⇔ Cleonice Maria Tomazzetti (1.0)
        1. TOMAZZETTI, CLEONICE MARIA; MORUZZI, A. B.. A educação infantil e as suas profissionais. Em: Gabriela Guarnieri de Campos Tebet; Maria Claudia Bullio Fragelli; Priscila Helena Dovigo Oliveira. (Org.). Memórias da educação Infantil: Histórias das primeiras creches municipais de São Carlos.. 01ed.SÃO CARLOS. : Fundação Pró-Memória de São Carlos. 2015.v. 01, p. 149-160.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Andrea Braga Moruzzi ⇔ Tatiane Cosentino Rodrigues (1.0)
        1. ABRAMOWICZ, Anete. ; RODRIGUES, Tatiane Consentino ; MORUZZI, Andrea Braga. Algumas considerações sobre o PNE e a infância. Em: Almeida, LC; Pino, IR; Pinto, JMR, Gouveia, AB.. (Org.). IV Seminário de Educação Brasileira: PNE em foco - Políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de. 1ed.Campinas. : CEDES. 2013.v. v., p. 902-915.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:47