Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Enfermagem (DEnf)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Silvia Helena Zem-Mascarenhas

Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos atuando no Departamento de Enfermagem e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos (1987), graduação em Educação Física pela Fundação Educacional de São Carlos (1987), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1992), doutorado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-Doutorado junto ao Programa Pesquisador Colaborador na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP (2020). Atua na área de Enfermagem com ênfase em Educação e Gerenciamento em Enfermagem,Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Informática em Saúde e Enfermagem e Simulação Digital. Membro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente e do Núcleo São Carlos de Enfermagem e Segurança do Paciente-REBRAENSP. Membro da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde-SBIS e Membro da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente-SOBRASP. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0185144417072417 (15/04/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2002-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR. Via Washington Luís, km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518334 Ramal: 9443 Fax: (16) 33518334 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (18)
    1. 2019-Atual. Identificacao de interrupcoes do profissional de enfermagem em UTIs: estudo de caso e analises comparativas.
      Descrição: As interrupções são frequentes no ambiente de trabalho na área da saúde e tem ciência da ocorrência de suas consequências negativas e positivas. As consequências de tal envolvem o aumento das taxas de erro, aumento do níveis de stress do trabalhador e maior tempo para completar tarefas, fatores cruciais para segurança do paciente. O objetivo desta pesquisa é avaliar o conteúdo das interrupções presenciadas por enfermeiros e técnicos de enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva, tendo como foco o estudo de interrupções relacionadas ao processo de administração de medicamentos e equipamentos eletromédicos, especificamente as bombas de infusão. Trata-se de estudo multicêntrico, na modalidade de estudo de caso, enquanto abordagem fundamental para o desenvolvimento da pesquisa ao proporcionar que o pesquisador esteja exposto na prática com os problemas reais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (4) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Marta Cristiane Alves Pereira - Integrante / janaina mascarenhas hornos da costa - Coordenador / Birsen Donmez - Integrante.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    2. 2018-Atual. Informatica no gerenciamento, assistencia e ensino de enfermagem: tecnologia, inovacao e impacto na pratica profissional - fase 5
      Descrição: Trata-se de um projeto integrado de pesquisa (Processo CNPq 304481/2017-3). A temática central de investigação no contexto desta proposta objetiva inovar o ensino, impactar a assistência e favorecer o intercâmbio de pesquisadores. A utilização de recursos computacionais na enfermagem é uma realidade que se tem intensificado nos últimos anos. As novas possibilidades tecnológicas vêm sendo incorporadas nas práticas de ensino, assistência e gerência de modo a favorecer uma atuação sistemática, organizada e um ensino de vanguarda, mais dinâmico e transformador. O objetivo geral é proporcionar a utilização de tecnologias da informação e comunicação na prática de enfermagem por meio do desenvolvimento e avaliação de softwares, aplicativos para dispositivo móvel e ambientes digitais interativos que gerem impactos e inovação na prática profissional do enfermeiro e no processo de ensino-aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Yolanda Dora Martinez Évora - Coordenador / Silvia Helena Zem Mascarenhas - Integrante / Luciana Emi Kakushi - Integrante / Ursula Marcondes Westin - Integrante / Chris Mayara dos Santos Tibes - Integrante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Yolanda Dora Martinez Évora - Coordenador / Chris Mayara Tibes-Cherman - Integrante.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    3. 2018-Atual. SIMULACAO DIGITAL NA ADMINISTRACAO SEGURA DE MEDICAMENTOS
      Descrição: Esse projeto trata de um tema de relevância para a área de enfermagem e da saúde uma vez que está em consonância com o tema do Terceiro Desafio Global de Segurança do Paciente da Organização Mundial de Saúde (OMS): ?Medicação sem danos?. Essa proposta pauta-se também no Documento de Referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente, Capítulo 6 - Os eixos do Programa Nacional de Segurança do Paciente, Eixo 3: Inclusão do tema segurança do paciente no ensino. A Portaria MS/GM nº 529, de 1° de abril de 2013que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) pelo Ministério da Saúde, ressalta a necessidade e importância da inclusão da segurança do paciente no âmbito da educação dos profissionais da saúde, bem como no ensino técnico, de graduação e pós-graduação na área. A incorporação de novas tecnologias pelos serviços de saúde com foco em programas de educação permanente dos profissionais é abordada como parte dos planos locais de segurança do paciente das instituições de saúde. Esta pesquisa tem como objetivo geral: Desenvolver e avaliar uma simulação digital sobre administração segura de medicamentos. Como objetivos específicos: 1. Identificar o estado da arte sobre a temática medicação sem dano e o uso de simulação digital na educação em enfermagem; 2. Realizar a transposição da tecnologia do software A Criança e o Medicamento para uma simulação digital via web; 3. Avaliar o produto quanto ao conteúdo e aparência; 4. Disponibilizar o produto final em uma plataforma web colaborativa. Trata-se de uma pesquisa aplicada de desenvolvimento tecnológico, de transposição de uma tecnologia já desenvolvida em projeto anterior realizado por mim, para uma simulação digital disponibilizada via web.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador / Yolanda Dora Martinez Évora - Integrante.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    4. 2018-Atual. Laboratorio de inovacao e empreendedorismo em saude e enfermagem
      Descrição: A interconectividade global, a disseminação da informação e das tecnologias da comunicação têm grande potencial para acelerar o avanço do conhecimento, favorecer a inovação e o alcance de metas universais, transformadoras, abrangentes, de longo alcance e voltadas para as pessoas. O desenvolvimento sustentável envolve ações colaborativas, transversais e multidisciplinares, capazes de incentivar ideias e iniciativas que impulsionem as organizações na solução de problemas prioritários na dimensão ambiental, econômica e social. O investimento em áreas de importância crucial para a humanidade, tal como o acesso à educação, trabalho, habitação e cuidados de saúde de qualidade, requer a criação de espaços que promovam o desenvolvimento de competências empreendedoras com ênfase na excelência científica e tecnológica. O projeto de pesquisa será desenvolvido em três etapas. Na Primeira Etapa será criado um Laboratório Virtual de Empreendedorismo e Inovação em Saúde Global para disseminação e fortalecimento da cultura empreendedora utilizando as tecnologias da informação e comunicação para capacitar, inspirar, mobilizar, conectar e articular atores e recursos fundamentais na universidade e no ecossistema local, nacional e internacional, em consonância com as metas mundiais para o desenvolvimento sustentável. A Segunda Etapa tem o objetivo de criar um game (protótipo), baseado nas etapas do processo empreendedor para incentivar os participantes a propor soluções inovadoras, que contribuam para superação de desafios e alcance das metas de desenvolvimento sustentável até 2030, propostas pela Organização das Nações Unidas, com enfoque que contemple as especificidades da área da saúde e enfermagem. O game será disponibilizado no Laboratório Virtual de Empreendedorismo e Inovação em Saúde Global. Na terceira etapa será realizada a avaliação e validação do ambiente virtual enquanto ferramenta tecnológica de apoio à formação em empreendedorismo na graduação, pós-graduação e em atividades de extensão à comunidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Yolanda Dora Martinez Évora - Integrante / Marta Cristiane Alves Pereira - Coordenador.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    5. 2018-Atual. Avancos na assistencia em saude da crianca e do adolescente: desenvolvimento e uso da simulacao realistica para a educacao profissional (Advances in child and adolescent health care: development and use of realistic simulation for professional education)
      Descrição: Introdução: A melhoria da assistência à saúde da criança e do adolescente é fundamental no contexto de saúde no Brasil e no mundo, dada a área crítica de cuidado no panorama de morbimortalidade no país. É necessário o conhecimento dos profissionais de saúde com vistas à assistência adequada e qualificada, embasada em evidências científicas, no cuidado humanizado, integral e atenta ao crescimento e desenvolvimento saudável da criança e do adolescente. No contexto educacional dos profissionais de saúde, os avanços tecnológicos têm contribuído na flexibilidade no ensino-aprendizagem, simulação da prática clínica e disponibilidade de materiais de ensino reconhecidos cientificamente. Entretanto, ainda é incipiente o número de recursos tecnológicos simulados validados e disponíveis na literatura e nos serviços de saúde para atender as demandas da assistência em saúde da criança e do adolescente, nos três níveis de atenção. A presente proposta envolve o processo de ensino-aprendizagem dos profissionais e futuros profissionais da área da saúde da criança e do adolescente. Portanto, a presente proposta envolve o desenvolvimento, validação e/ou aplicação de cenários de simulação realística (clínica e digital), com vistas à apreensão de conhecimentos, habilidades e atitudes para contribuir na educação permanente dos profissionais da área da saúde da criança e do adolescente e estudantes, e consequentemente contribuir no avanço da prática assistencial. Objetivo geral: desenvolver e utilizar tecnologias inovadoras de simulação realística para a educação de profissionais e avanços na assistência em saúde da criança e do adolescente no SUS. Os objetivos específicos foram organizados de acordo coma estratégia de simulação realística adotada no estudo, ainda que, conforme recomendado pela literatura, a maioria dos objetivos específicos priorizam o uso combinado de diferentes estratégias de simulação realística, sendo, estes, organizados segundo sua principal estratégia. Método: Trata-se de estudo quali e quantitativo, que para cada um dos objetivos específicos, adotou-se diferentes métodos, desenhos experimentais, quase-experimentos e estudos metodológicos, em que serão desenvolvidas, validadas e utilizadas simulações realísticas junto aos profissionais de saúde da criança e do adolescente do SUS e estudantes da área no período variável de dois a doze meses de coleta de dados. Participam da proposta pesquisadores da Escola e Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e parceiros nacionais e do exterior que estudam o tema simulação realística em sua prática de ensino, pesquisa e extensão. Serão seguidas as recomendações da Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados esperados: A proposta trará contribuições para o avanço da qualidade da assistência em saúde da criança e do adolescente, da interdisciplinaridade, da segurança na assistência e no fortalecimento das políticas públicas nacionais. A principal meta é contribuir por meio da inovação tecnológica, no avanço da assistência à saúde da criança e do adolescente do SUS, formação de estudantes e educação permanente de profissionais de saúde da área, de maneira que a tecnologia auxilie na aprendizagem do cuidado qualificado e seguro. Temos, ainda, como resultados da proposta, cursos de atualização, difusão e workshops e devolutiva para a sociedade de 5 games simulados educacionais em aplicativos móveis; dois vídeos simulados; 5 cenários simulados em laboratório; dois OSCE. Espera-se impactar positivamente a prática e promoção da saúde da criança e do adolescente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Luciana mara Monti Fonseca - Coordenador.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    6. 2017-2018. Avaliacao da implementacao do aplicativo de gestao em hospital universitario.
      Descrição: A aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nos campos da saúde vem sendo cada vez mais exploradas. O prontuário eletrônico do paciente (PEP) surge neste contexto para promover a transferência nos dados, e atualização por exemplo, além de facilitar o acesso rápido ao histórico do paciente, futura consulta de dados entre outros. Trata-se, com relação aos objetivos, de uma pesquisa descritiva-exploratória, com a finalidade de identificar e explorar a qualidade e implementação dos recursos disponíveis no Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). Os dados obtidos serão analisados quantitativamente por estatística descritiva (frequência simples), avaliados e analisados à luz da teoria sobre a temática do estudo. Espera-se com esse estudo que a avaliação da implementação do AGHU contribua para consolidação de sistemas informatizados sólidos e completos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador / ALINE NATALIA DOMINGUES - Integrante / Adriana Sanches Garcia de Araújo - Integrante.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    7. 2017-Atual. Tecnologia computacional no ensino e no gerenciamento do cuidado de ulcera por pressao
      Descrição: Com o intuito de auxiliar os profissionais de saúde na padronização de cuidados e diagnósticos relacionados às Ulceras por Pressão, o objetivo principal deste projeto é desenvolver uma plataforma digital para apoio na educação profissional e no gerenciamento do cuidado das Ulceras por Pressão. Como objetivos específicos têm-se: 1. Criar um banco de dados de referência sobre úlcera por pressão. O banco dados de referência deve ser composto por informações do tipo: escalas de avaliação do risco e suas definições, imagens de UP, grau das UP presente nas imagens, segmentação e identificação dos tecidos presente nas imagens e cuidados recomendados para a prevenção das UP. As informações presentes nesse banco de dados servirão também para alimentar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o Aplicativo para dispositivo móvel (APP) propostos neste projeto. 2. Desenvolver um algoritmo de processamento de imagens para classificação automática de úlcera por pressão. Desenvolver um modelo computacional preditivo, utilizando o banco de referência sobre UP e técnicas de Inteligência Artificial (IA), capaz de processar novas imagens e as características presentes nessa lesão para classificá-las automaticamente. 3. Desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem sobre úlcera por pressão. O AVA, proposto neste projeto, visa a disseminação de conteúdo especializado e treinamento profissional quanto aos cuidados preventivos e classificação correta das UP, bem como, preparar o profissional para utilizar a solução de suporte a assistência proposta neste projeto. 4. Desenvolver um Aplicativo para dispositivo móvel para gerenciar o cuidado às úlceras por pressão. O APP, proposto neste projeto, visa auxiliar o profissional no gerenciamento efetivo do cuidado às UP. O APP irá auxiliar o profissional na mensuração do risco para desenvolvimento da UP, recomendação de cuidados especializados, padronização dos cuidados e diagnósticos prescritos, bem como, auxiliar na correta classificação das UP existentes. 5. Implantar e avaliar a qualidade e o uso das tecnologias propostas neste projeto. A plataforma digital será composta por três ferramentas: banco de dados de referência, AVA e APP. A implantação e avaliação dessas ferramentas tem por objetivo o alcance não somente da qualidade técnica do produto, mas também chegar a um produto que atenda as necessidades e seja de fácil utilização por seu usuário final.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Yolanda Dora Martinez Évora - Coordenador / Everton A. Cherman - Integrante / Vinícius M. A. de Souza - Integrante / Ricardo Marcondes Marcacini - Integrante / André Gustavo Maletzke - Integrante / Chris Mayara Tibes-Cherman - Integrante.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    8. 2014-2016. Desenvolvimento de estrategia educativa em precaucoes para a transmissao de microrganismos na atencao primaria em saude e hospitalar
      Descrição: Este estudo objetiva desenvolver uma ferramenta educacional abordando o tema adesão às precauções que possa ser amplamente utilizada em diferentes tipos de serviços de saúde. Projeto de desenho múltiplo, incluindo um estudo qualitativo com o objetivo de identificar os fatores que afetam a adesão na atenção primária e hospitalar; pesquisa aplicada de desenvolvimento tecnológico visando o desenvolvimento da estratégia educativa nos contexto da atenção primária e hospitalar e um estudo metodologico para a validação da estrategia educativa elaborada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Rosely Moralez de Figueiredo - Coordenador / Maria Clara Padoveze - Integrante / Stephen Timmons - Integrante / Silvia Alice Ferreria - Integrante / Adriana Maria da Silva Felix - Integrante / Julia Yaeko Kawagoe - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
      Descrição: Este estudo objetiva desenvolver uma ferramenta educacional abordando o tema adesão às precauções que possa ser amplamente utilizada em diferentes tipos de serviços de saúde. Projeto de desenho múltiplo, incluindo um estudo qualitativo com o objetivo de identificar os fatores que afetam a adesão na atenção primária e hospitalar; pesquisa aplicada de desenvolvimento tecnológico visando o desenvolvimento da estratégia educativa nos contexto da atenção primária e hospitalar e um estudo metodologico para a validação da estrategia educativa elaborada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rosely Moralez de Figueiredo - Coordenador / Maria Clara Padoveze - Integrante / Silvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Stephen Timmons - Integrante / Adriana Maria da Silva Felix - Integrante / Julia Yaeko Kawagoe - Integrante / Silvia Alice Ferreria - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 1
      Membro: Rosely Moralez de Figueiredo.
    9. 2012-2016. Pro-PET Saude UFSCar/SMS Sao Carlos
      Descrição: A UFSCar desenvolve um projeto de mudanças na formação de profissionais de saúde em busca da excelência acadêmica e compromisso social à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação da Área da Saúde e dos princípios do Sistema Único de Saúde/SUS. A política de saúde de São Carlos/SP mostra forte orientação às diretrizes da Estratégica de Saúde da Família/ESF, com investimentos também nos outros níveis de atenção, como no Hospital Escola Municipal/HEM e, comprometimento com a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados. Uma parceria entre a área da saúde da UFSCar e a Secretaria Municipal de Saúde/SMS de São Carlos resultou na constituição de uma Rede-Escola de Cuidados à Saúde, voltada à formação em serviço e à consolidação do SUS. O movimento de parceria Universidade e Rede-Escola potencializado pela aprovação do Pró-Saúde/2008-2010 e dos projetos PET-Saúde/2009-201) representam mais uma estratégia de consolidação do SUS e fortalecimento do processo de mudança na formação do profissional de saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (48) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador / Anamaria Alves Napoleão - Integrante / Roseli Ferreira da Silva - Integrante / Maria Fernanda Barboza Cid - Integrante / Glauco N.S. Ramos - Integrante / Simone Terezinha Protti - Integrante / SONIA ZERBETTO - Integrante / DARLEI LAZARO BALDI - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde/SGETS - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    10. 2012-2013. PROEXT 2013
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador / Roseli Ferreira da Silva - Integrante / Tatiana de Oliveira Sato - Integrante / REGINA HELENA VITALE TORKOMIAN JOAQUIM - Integrante / Ana Cláudia Garcia de Oliveira Duarte - Integrante / Simone Terezinha Protti - Integrante / Eliane Grazziano - Integrante / SUELI FATIMA SAMPAIO - Integrante / ISABELA APARECIDA DE OLIVEIRA LUSSI - Integrante / SONIA ZERBETTO - Integrante.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    11. 2010-2016. GESTAO E TECNOLOGIAS EM SAUDE E ENFERMAGEM
      Descrição: Este projeto tem como tema central o estudo dos diversos segmentos da enfermagem e da saúde no que tange à gestão e às tecnologias. Considerando os desafios apresentados frente ao mundo em constantes e rápidas transformações, as áreas da saúde e, particularmente, da enfermagem precisam estar preocupadas com as estratégias de formação profissional para atender as competências exigidas para acompanhar o desenvolvimento cientifico, tecnológico e informacional. Objetivo: Esse projeto tem como objetivo estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento e incorporação de tecnologia nas áreas da educação em saúde, cuidado em saúde e enfermagem e gestão de serviços de saúde e de enfermagem.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador. Número de orientações: 6
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    12. 2010-2013. DIMENSAO EDUCATIVA DO TRABALHO DO ENFERMEIRO NA ATENCAO BASICA EM SAUDE: CONCEPCOES E PRATICAS
      Descrição: Descrição: Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa que tem por objetivo analisar a dimensão educativa do trabalho do enfermeiro na Atenção Básica na região de abrangência do Colegiado de Gestão Regional Coração do Departamento Regional de Saúde III (DRS III) de Araraquara - São Paulo envolvendo 6 municípios. O processo metodológico constituirá de 3 etapas atendendo a cada objetivo específico. Para o alcance do objetivo ?Analisar a contribuição das publicações brasileiras sobre educação permanente em saúde? será utilizado o método da revisão integrativa da literatura e a análise dos dados será realizada de forma descritiva a partir dos dados identificados nas publicações selecionadas e organizadas no software Mendeley Desktop v0.9.6.3., sendo posteriormente analisados, segundo os seus conteúdos, pela estatística descritiva. Para atender ao objetivo ?Analisar os processos desencadeados a partir da participação dos enfermeiros da Atenção Básica em ações envolvendo educação permanente em saúde? será realizado um estudo descritivo exploratório, com o propósito de identificar e explorar aspectos sobre o tema e os dados serão registrados no instrumento de coleta de dados para posteriormente serão organizados em planilhas eletrônicas em arquivo do software Microsoft Office Excel. Para alcançar os objetivos: ?analisar as representações sociais de educação e educação permanente dos enfermeiros da Atenção Básica, analisar a inserção do profissional enfermeiro nos processos de Educação que ocorrem na Atenção Básica? e ?identificar fortalezas, fragilidades e perspectivas no desenvolvimento da dimensão educativa do trabalho do enfermeiro na Atenção Básica? e? serão utilizados os pressupostos da pesquisa qualitativa analítica com a realização de entrevistas semi-estruturadas e os conteúdos serão sistematizados no software ALCESTE 4.5 para posterior análise categorial temática.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Coordenador / Maria Lúcia Teixeira Machado - Integrante / Yaisa França - Integrante / Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Maria Diamantina Francisco Fernandes - Integrante / Karen Sayuri Mekaro - Integrante / Mary Cristina Ribeiro Lacôrte Ramos Pinto - Integrante / Cássia Irene Spinelli Arantes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
      Descrição: Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa que tem por objetivo analisar a dimensão educativa do trabalho do enfermeiro na Atenção Básica na região de abrangência do Colegiado de Gestão Regional Coração do Departamento Regional de Saúde III (DRS III) de Araraquara - São Paulo envolvendo 6 municípios. O processo metodológico constituirá de 3 etapas atendendo a cada objetivo específico. Para o alcance do objetivo- Analisar a contribuição das publicações brasileiras sobre educação permanente em saúde, será utilizado o método da revisão integrativa da literatura e a análise dos dados será realizada de forma descritiva a partir dos dados identificados nas publicações selecionadas e organizadas no software Mendeley Desktop v0.9.6.3., sendo posteriormente analisados, segundo os seus conteúdos, pela estatística descritiva. Para atender ao objetivo- Analisar os processos desencadeados a partir da participação dos enfermeiros da Atenção Básica em ações envolvendo educação permanente em saúde, será realizado um estudo descritivo exploratório, com o propósito de identificar e explorar aspectos sobre o tema e os dados serão registrados no instrumento de coleta de dados para posteriormente serão organizados em planilhas eletrônicas em arquivo do software Microsoft Office Excel. Para alcançar os objetivos: -analisar as representações sociais de educação e educação permanente dos enfermeiros da Atenção Básica, analisar a inserção do profissional enfermeiro nos processos de Educação que ocorrem na Atenção Básica e identificar fortalezas, fragilidades e perspectivas no desenvolvimento da dimensão educativa do trabalho do enfermeiro na Atenção Básica e serão utilizados os pressupostos da pesquisa qualitativa analítica com a realização de entrevistas semi-estruturadas e os conteúdos serão sistematizados no software ALCESTE 4.5 para posterior análise categorial temática. O referencial teórico metodológico compõe-se da Educação Permanente em Saúde e processo de trabalho em saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Maria Lúcia Teixeira Machado - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Coordenador / Cássia Irene Spinelli Arantes - Integrante / Yaísa França - Integrante / Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Silvia Zem Mascarenhas - Integrante / Simone Terezinha Protti - Integrante / Cristiane Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Lucia Teixeira Machado.
      Descrição: Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa que tem por objetivo analisar a dimensão educativa do trabalho do enfermeiro na Atenção Básica na região de abrangência do Colegiado de Gestão Regional Coração do Departamento Regional de Saúde III (DRS III) de Araraquara - São Paulo envolvendo 6 municípios. O processo metodológico constituirá de 3 etapas atendendo a cada objetivo específico. Para o alcance do objetivo ?Analisar a contribuição das publicações brasileiras sobre educação permanente em saúde? será utilizado o método da revisão integrativa da literatura e a análise dos dados será realizada de forma descritiva a partir dos dados identificados nas publicações selecionadas e organizadas no software Mendeley Desktop v0.9.6.3., sendo posteriormente analisados, segundo os seus conteúdos, pela estatística descritiva. Para atender ao objetivo ?Analisar os processos desencadeados a partir da participação dos enfermeiros da Atenção Básica em ações envolvendo educação permanente em saúde? será realizado um estudo descritivo exploratório, com o propósito de identificar e explorar aspectos sobre o tema e os dados serão registrados no instrumento de coleta de dados para posteriormente serão organizados em planilhas eletrônicas em arquivo do software Microsoft Office Excel. Para alcançar os objetivos: ?analisar as representações sociais de educação e educação permanente dos enfermeiros da Atenção Básica, analisar a inserção do profissional enfermeiro nos processos de Educação que ocorrem na Atenção Básica? e ?identificar fortalezas, fragilidades e perspectivas no desenvolvimento da dimensão educativa do trabalho do enfermeiro na Atenção Básica? e? serão utilizados os pressupostos da pesquisa qualitativa analítica com a realização de entrevistas semi-estruturadas e os conteúdos serão sistematizados no software ALCESTE 4.5 para posterior análise categorial temática. O referencial teórico metodológico compõe-se da Educação Permanente em Saúde, processo de trabalho em saúde e. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Márcia Niituma Ogata - Coordenador / Maria Lúcia Teixeira Machado - Integrante / Yaisa França - Integrante / Cassia Irene Spinelli Arantes - Integrante / Silvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Simone Teresinha Protti - Integrante / Mary Cristina Ribeiro Lacôrte Ramos Pinto - Integrante / Karen Sayuri Mekaro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 3
      Membro: Marcia Niituma Ogata.
      Descrição: Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa que tem por objetivo analisar a dimensão educativa do trabalho do enfermeiro na Atenção Básica na região de abrangência do Colegiado de Gestão Regional Coração do Departamento Regional de Saúde III (DRS III) de Araraquara - São Paulo envolvendo 6 municípios. O processo metodológico constituirá de 3 etapas atendendo a cada objetivo específico. Para o alcance do objetivo “Analisar a contribuição das publicações brasileiras sobre educação permanente em saúde” será utilizado o método da revisão integrativa da literatura e a análise dos dados será realizada de forma descritiva a partir dos dados identificados nas publicações selecionadas e organizadas no software Mendeley Desktop v0.9.6.3., sendo posteriormente analisados, segundo os seus conteúdos, pela estatística descritiva. Para atender ao objetivo “Analisar os processos desencadeados a partir da participação dos enfermeiros da Atenção Básica em ações envolvendo educação permanente em saúde” será realizado um estudo descritivo exploratório, com o propósito de identificar e explorar aspectos sobre o tema e os dados serão registrados no instrumento de coleta de dados para posteriormente serão organizados em planilhas eletrônicas em arquivo do software Microsoft Office Excel. Para alcançar os objetivos: “analisar as representações sociais de educação e educação permanente dos enfermeiros da Atenção Básica, analisar a inserção do profissional enfermeiro nos processos de Educação que ocorrem na Atenção Básica” e “identificar fortalezas, fragilidades e perspectivas no desenvolvimento da dimensão educativa do trabalho do enfermeiro na Atenção Básica” e” serão utilizados os pressupostos da pesquisa qualitativa analítica com a realização de entrevistas semi-estruturadas e os conteúdos serão sistematizados no software ALCESTE 4.5 para posterior análise categorial temática. O referencial teórico metodológico compõe-se da Educação Permanente em Saúde, processo de trabalho em saúde. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Cássia Irene Spinelli Arantes - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Coordenador / Maria Lúcia Teixeira Machado - Integrante / Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Simone Teresinha Protti - Integrante / Silvia Helena Zem Mascarenhas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Cassia Irene Spinelli Arantes.
    13. 2010-2012. Estrategias de intervencao a partir de determinantes das condicoes de vida e estado de saude de familias adscritas as USFs do municipio de Sao Carlos/SP.
      Descrição: Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde ? anos letivos 2010-2011. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (72) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    14. 2010-2012. IDENTIFICACAO DE NECESSIDADES E PROPOSICAO DE ACOES INTER E MULTIDISCIPLINARES EM FISIOTERAPIA EM UNIDADES DE SAUDE DA FAMILIA DO SUS
      Descrição: Descrição: A área de atuação principal da Fisioterapia, desde seu surgimento, foi voltada para a reabilitação dos distúrbios do movimento humano, em um contexto individual e principalmente curativo. Com as mudanças no conceito de Saúde, nas políticas públicas baseadas no Sistema Único de Saúde e a implementação da Estratégia de Saúde da Família, gradualmente vêm ocorrendo uma inserção deste profissional na Atenção Básica. No entanto, o papel e atribuições do fisioterapeuta neste nível de atenção ainda compõem um processo heterogêneo e em construção, mais relacionado à formação do profissional que atua no serviço do que no perfil epidemiológico dessa população. Desta forma, os objetivos deste estudo são identificar as necessidades em fisioterapia a partir de um diagnóstico epidemiológico das condições de saúde de famílias circunscritas às Unidades de Saúde da Família do município de São Carlos SP e propor ações integradas, inter e multidisciplinares, de forma articulada à equipe de saúde da família, para os problemas ou condições de saúde mais frequentes nesta população. Para tanto, o estudo será realizado em duas fases. Para a identificação das necessidades será realizado um levantamento epidemiológico amplo com definição do tamanho amostral adequado, a fim de identificar os problemas de saúde mais comuns desta população. Na fase seguinte, serão propostas ações integradas às equipes de saúde da família, voltadas aos problemas nos quais a fisioterapia poderia contribuir de forma conjunta com a equipe de referência a fim de aumentar a resolutividade da atenção básica e promover a integralidade das ações em saúde. O desenvolvimento do presente projeto também contribuirá para consolidar a cooperação acadêmico-cientifica entre a UFSCar e a Secretaria de Saúde do Município de São Carlos/SP... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Integrante / Tatiana de Oliveira Sato - Integrante / Tânia de Fátima Salvini - Coordenador / Patricia Driusso - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    15. 2009-2010. DIAGNOSTICO DAS CONDICOES DE VIDA E DE SAUDE DE FAMILIAS ADSCRITAS AS UNIDADES DE SAUDE DA FAMILIA DO MUNICIPIO DE SAO CARLOS ? SP
      Descrição: Projeto desenvolvido como requisito para o Programa PET-SAúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador / Márcia Regina Cangiani Fabbro - Integrante / Thelma Simões Matsukura - Integrante / Petterson de Jesus Floriano - Integrante / Tatiana de Oliveira Sato - Integrante / Yaisa França - Integrante / Tânia de Fátima Salvini - Integrante.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    16. 2004-2009. Processo de Implementacao e Avaliacao do Portal Apenenf: Cursos de Enfermagem no Brasil (Coordenadora)
      Descrição: Considerando os recursos da informática atualmente disponíveis para o ensino em diversas áreas do conhecimento, esperamos que o Portal Apenenf possa auxiliar o processo ensino aprendizagem ressaltando pelo menos duas vantagens advindas do uso do computador para esse fim: maior motivação por parte dos usuários, uma vez que se pode utilizar recursos de multimídia como imagem e som e, a possibilidade de estender a aprendizagem fora da sala de aula, dentro do local de trabalho ou em casa. Entretanto, precisamos sempre ter em mente que o computador deve funcionar como uma ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem e não como um substituto do educador. A opção por utilizar uma ferramenta via Internet para o ensino de enfermagem, educação continuada, treinamento e atualização de profissionais da área da saúde ocorreu por vislumbrarmos que tal ferramenta pode ser utilizada como veículo de divulgação científica, ensino, pesquisa e extensão. Um dos pontos importantes da implementação do Portal Apenenf refere-se às possibilidades de proporcionar a divulgação do conhecimento, visando a melhoria na qualidade da prática assistencial, gerencial e educativa do profissional de enfermagem. Além disso, sua implementação tem como principais objetivos: - a promoção de pesquisas e desenvolvimento de estudos sobre a inserção da informática na prática profissional do enfermeiro; - disponibilizar e analisar os requisitos de informação; - desenhar, implementar e avaliar ferramentas informatizadas específicas, voltadas para práticas de organização, gerenciamento e assistência de enfermagem; - desenvolver e avaliar recursos educacionais na área de enfermagem utilizando recursos de hipermídia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
    17. 2004-2007. O papel do enfermeiro na gestao dos sistemas da qualidade: estudo junto a hospitais do Estado de Sao Paulo.(Coordenadora)
      Descrição: A qualidade nos serviços hospitalares sempre foi objeto de atenção, entretanto, a gestão pela qualidade total é uma proposta que amplia as possibilidades de melhoria contínua, otimiza recursos e aumenta a satisfação dos clientes dentro de padrões estabelecidos pela própria organização ou baseado em requerimentos de sistemas de certificação referenciais. Aspectos relacionados à infecção hospitalar, estrutura administrativa, custos, educação em serviço, entre outros, tornam o setor alvo de grandes preocupações e passível de investimentos que possibilitem mudanças neste cenário. O serviço de enfermagem dentro do macro sistema hospitalar interage em todas as áreas de forma independente, interada e com a co-responsabilidade da qualidade no atendimento ao paciente. Esta categoria concentra grande contingente de profissionais nas instituições de saúde e tem o enfermeiro como responsável pela atuação da equipe de enfermagem visando assegurar a qualidade do cuidado prestado. Constitui característica importante deste projeto, a interdisciplinaridade, uma vez que o mesmo agrega profissionais da área de gestão de qualidade e da enfermagem, possibilitando a geração de conhecimento nesta interface, o que pode ser considerado inovador e de grande utilidade aos profissionais que atuam nestas áreas. Portanto, esse projeto tem por objetivo geral caracterizar os processos de participação do enfermeiro na implementação dos requisitos e práticas dos sistemas de gestão da qualidade em hospitais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, utilizando-se o método de estudo de caso, sendo a abordagem qualitativa predominante. Para a coleta de dados serão realizadas entrevistas com os responsáveis pelo sistema de qualidade e pela área de enfermagem de seis hospitais selecionados no interior do estado de São Paulo, sendo dois públicos, dois privados e dois filantrópicos que possuam a experiência do processo de certificação há pelo menos dois anos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador / Mariza Borges de Brito Souza - Integrante / Rosely Moralez de Figueiredo - Integrante / Anamaria Alves Napoleão - Integrante / Maria Cristina Morelli dos Santos - Integrante / Dário Henrique Alliprandini - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.
      Descrição: A qualidade nos serviços hospitalares sempre foi objeto de atenção, entretanto, a gestão pela qualidade total é uma proposta que amplia as possibilidades de melhoria contínua, otimiza recursos e aumenta a satisfação dos clientes dentro de padrões estabelecidos pela própria organização ou baseado em requerimentos de sistemas de certificação referenciais. Aspectos relacionados à infecção hospitalar, estrutura administrativa, custos, educação em serviço, entre outros, tornam o setor alvo de grandes preocupações e passível de investimentos que possibilitem mudanças neste cenário. O serviço de enfermagem dentro do macro sistema hospitalar interage em todas as áreas de forma independente, interada e com a co-responsabilidade da qualidade no atendimento ao paciente. Esta categoria concentra grande contingente de profissionais nas instituições de saúde e tem o enfermeiro como responsável pela atuação da equipe de enfermagem visando assegurar a qualidade do cuidado prestado. Constitui característica importante deste projeto, a interdisciplinaridade, uma vez que o mesmo agrega profissionais da área de gestão de qualidade e da enfermagem, possibilitando a geração de conhecimento nesta interface, o que pode ser considerado inovador e de grande utilidade aos profissionais que atuam nestas áreas. Portanto, esse projeto tem por objetivo geral caracterizar os processos de participação do enfermeiro na implementação dos requisitos e práticas dos sistemas de gestão da qualidade em hospitais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, utilizando-se o método de estudo de caso, sendo a abordagem qualitativa predominante. Para a coleta de dados serão realizadas entrevistas com os responsáveis pelo sistema de qualidade e pela área de enfermagem de seis hospitais selecionados no interior do estado de São Paulo, sendo dois públicos, dois privados e dois filantrópicos que possuam a experiência do processo de certificação há pelo menos dois anos. Com a realização desse estudo poderão ser caract. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Mariza Borges Brito de Souza - Integrante / Anamaria Alves Napoleão - Integrante / Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador / Rosely Moralez de Figueiredo - Integrante / Maria Cristina Morelli dos Santos - Integrante / Dário Henrique Alliprandini - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Mariza Borges Brito de Souza.
    18. 2003-2006. Tecnologias em saude: cuidado, gestao e acoes educativas.
      Descrição: Trata-se de um projeto que envolve o desenvolvimento de tecnologias para o cuidado, educação em saúde e ensino de enfermagem, bem como para a gestão de serviços de saúde e de enfermagem. Compreende também estudos relacionados à área de informática em saúde, educação a distância, formação e capacitação de trabalhadores da saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas - Coordenador. Número de produções C, T A: 29 / Número de orientações: 24
      Membro: Silvia Helena Zem-Mascarenhas.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Menção honrosa: melhores trabalhos no Simpósio APTFeridas 2017 ao trabalho "Software protótipo para mensurar classificação e área de lesões por pressão", APTF-Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas.. 2017.
      Membro: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas.
    2. Melhor Áudio do jogo Cuidando Bem, amostra de jogos do XII Seminário de Jogos Eletrônicos- Educação- Comunicação, Rede Brasileira de Jogos e Educação (RBJE).. 2017.
      Membro: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas.
    3. Obteve 3.º lugar no Concurso Integrado Apps.edu ao jogo "Cuidando Bem: um serious game sobre segurança do paciente para o ensino de enfermagem"- V Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Uberlândia - MG, Sociedade Brasileira de Computação (SBC).. 2016.
      Membro: Sílvia Helena Zem-Mascarenhas.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (135)
    1. Ciclo de Eventos Abril pela Segurança do Paciente.Abertura do Ciclo de Eventos Abril pela Segurança do Paciente. 2019. (Encontro).
    2. Ciclo de Eventos Abril pela Segurança do Paciente. 2019. (Encontro).
    3. IV Simpósio de Segurança do Paciente.Panorama Mundial da Medicação Segura: Avanços e Desafios (Magna). 2019. (Simpósio).
    4. I Encontro sobre formação e atuação do profissional de enfermagem.Organização da Divisão de Enfermagem do HU-UFSCar. 2017. (Encontro).
    5. I Congresso Internacional da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente. CUIDANDO BEM: DESENVOLVIMENTO DE UM SERIOUS GAME SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE. 2016. (Congresso).
    6. I Congresso Internacional da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente. CAPACITAÇÃO DE ENFERMEIROS PARA A UTILIZAÇÃO DE UM NOVO MÉTODO DE MONITORAÇÃO DA PRESSÃO INTRACRANIANA. 2016. (Congresso).
    7. I Congresso Internacional da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente. SEGURANÇA DO PACIENTE: ANÁLISE DOS GRUPOS DE PESQUISA. 2016. (Congresso).
    8. 67.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da da Ciência.Avaliador área da saúde. 2015. (Outra).
    9. Congresso Criança 2015. O DESAFIO DO ENFERMEIRO LÍDER NO CONTEXTO ATUAL. 2015. (Congresso).
    10. Congresso Criança 2015. GESTÃO DE RISCO E SEGURANÇA DO PACIENTE PEDIÁTRICO. 2015. (Congresso).
    11. Criando um Sistema de Gestão Lean. 2015. (Outra).
    12. IV Fórum sobre o modelo de gestão Lean Healthcare com o tema "Segurança do Paciente". 2015. (Outra).
    13. Lean Summit Saúde. 2015. (Outra).
    14. Tecnologias e segurança do paciente.Palestra: Tecnologias e segurança do paciente. 2015. (Outra).
    15. 2nd IPLeiria International Health Congress: Challenges Innovation in Health. 2014. (Simpósio).
    16. IV Simpósio de Enfermagem e I Encontro de Excelência em Gestão da Saúde.Novos Modelos de Gestão - Desafios para os Serviços de Saúde. 2014. (Encontro).
    17. Seminário Internacional Segurança do Paciente e Trabalho de Enfermagem: 10 anos de contribuição do Nursing Activities Score.Compreensão dos Profissionais de Enfermagem sobre Segurança do Paciente. 2014. (Seminário).
    18. I Congresso sobre Parto, Nascimento e Amamentação e IV Simpósio sobre Humanização do Parto e Nascimento de São Carlos. Abertura do Evento. 2013. (Congresso).
    19. II Semana de Enfermagem Integrada - Formação em enfermagem: novos desafios. 2013. (Outra).
    20. III Simpósio Internacional de Informática em Enfermagem.Prioridades em TI para a Promoção e o Cuidado na Saúde Global. 2012. (Simpósio).
    21. III Simpósio Internacional de Informática em Enfermagem.Informática em Enfermagem. 2012. (Simpósio).
    22. InovaEduca3.0. 2012. (Congresso).
    23. VI Seminário do Ensino de Graduação da UFSCar. 2012. (Seminário).
    24. I Encontro da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.Saúde da Família e Comunidade. 2011. (Encontro).
    25. III Seminário Inovações em Atividades Curriculares Experiências no Ensino Superio.Aprendizagem Reflexiva: Relato de uma Experiência em Gerenciamento em Enfermagem. 2011. (Seminário).
    26. III Seminário PET - Saúde.Saúde da Família UFSCar\SMS São Carlos. 2011. (Seminário).
    27. II Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem.Educação Permanente em Saúde: Qual Percepção da Equipe de Enfermagem e o seu Significado na Prática Profissional. 2011. (Simpósio).
    28. II Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem.Educação Permanente em Saúde: Contribuição das Publicações Brasileiras. 2011. (Simpósio).
    29. I Semana de Enfermagem Integrada de São Carlos - "Cuidado de Enfermagem: Ética e Inovação".Aliança Global para a Segurança do Paciente: Desafios e Conquistas - Paciente para a Segurança do Paciente. 2011. (Outra).
    30. I Seminário PET- Saúde.Vigilância em Saúde UFSCAR\ SMS São Carlos. 2011. (Seminário).
    31. I Simpósio do Processo de Trabalho Gerencial em Enfermagem na Atenção Básica e na Atenção Hospitalar.Processo de Trabalho Gerencial em Enfermagem: Desafios e Perspectivas. 2011. (Simpósio).
    32. I Simpósio Rede Escola de Cuidados à Saúde em Ação: projetos em parceria UFSCar\SMS São Carlos.Rede Escola de Cuidados à Saúde em Ação. 2011. (Simpósio).
    33. I Simpósio Rede Escolar de Cuidados à Saúde em Ação.Projetos em Parceria UFSCar\ SMS São Carlos. 2011. (Simpósio).
    34. VIII Congresso de Extensão-Conex. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: PET-Saúde UFSCar/SMS São Carlos. 2011. (Congresso).
    35. XIX Congresso de Iniciação da UFSCar. Educação Permanente em Saúde: Análise Integrativa da Literatura. 2011. (Congresso).
    36. Encontro de Trabalhadores e Gestores do SUS.Atuação e Perspectiva dos Estudantes a Respeito de sua Inserção na Estratégia Saúde da Família. 2010. (Encontro).
    37. I Encontro Nacional de Avaliadores de Cursos de Graduação em Fisioterapia.Atuação e Perspectiva dos Estudantes a Respeito de sua Inserção na Estratégia Saúde da Família. 2010. (Encontro).
    38. II Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva. Atuação e Perspectiva dos Estudantes a Respeito de sua Inserção na Estratégia Saúde da Família. 2010. (Congresso).
    39. II Encontro de Docentes das Àreas de Conhecimento da Fisioterapia.Atuação e Perspectiva dos Estudantes a Respeito de sua Inserção na Estratégia Saúde da Família. 2010. (Encontro).
    40. Influenza: Parcerias Institucionais. 2010. (Encontro).
    41. I Seminário PET-Saúde UFSCar/SMS São Carlos. 2010. (Seminário).
    42. I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSCar. 2010. (Simpósio).
    43. IV Encontro de Discentes de Fisioterapia na ABENFISIO.Atuação e Perspectiva dos Estudantes a Respeito de sua Inserção na Estratégia Saúde da Família. 2010. (Encontro).
    44. XIV Encontro de Coordenadores de Cursos de Fisioterapia.Atuação e Perspectiva dos Estudantes a Respeito de sua Inserção na Estratégia Saúde da Família. 2010. (Encontro).
    45. X Semana de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar e III Semana do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia: "Segurança do Paciente". 2010. (Outra).
    46. XX Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia.Atuação e Perspectiva dos Estudantes a Respeito de sua Inserção na Estratégia Saúde da Família. 2010. (Outra).
    47. XX Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia.Atuação e Perspectiva dos Estudantes a Respeito de sua inserção na Estratégia Saúde da Família. 2010. (Outra).
    48. "Revisão integrativa da literatura". 2009. (Oficina).
    49. 3° Reunião da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente - REBRAENSP. 2009. (Outra).
    50. Auto-avaliando e refletindo as disciplinas à luz do projeto pedagógico. 2009. (Oficina).
    51. Oficina de trabalho: discussão de currículo e metodologias ativas.Oficina de trabalho: discussão de currículo e metodologias ativas. 2009. (Oficina).
    52. X SIBRAD - Simpósio Brasileiro de Assistência Domiciliar do Hospital Israelita Albert Einstein."A percepção do cuidado no domicílio pela pessoa dependente e seu cuidador". 2009. (Simpósio).
    53. X SIBRAD - Simpósio Brasileiro de Assistência Domiciliar do Hospital Israelita Albert Einstein."Dificuldades vivenciadas por cuidadores familiares de pacientes com acidente vascular encefálico para o cuidado no domicílio.". 2009. (Simpósio).
    54. "Currículos Inovadores na Formação de Profissionais de Saúde". 2008. (Simpósio).
    55. IX SIBRAD - Simpósio Brasileiro de Assistência Domiciliar do Hospital Israelita Albert Einstein."Um Olhar ao Cuidador Familiar". 2008. (Simpósio).
    56. VI Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão. 2008. (Seminário).
    57. VI Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão (SEMPE). 2008. (Seminário).
    58. XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. Utilização de conhecimento de senso comum na preparação de profissionais da saúde para interagir com a população. 2008. (Congresso).
    59. XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. 2008. (Congresso).
    60. XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. Elaboração de conteúdo instrucional sobre acidentes na infância utilizando ferramenta informatizada. 2008. (Congresso).
    61. XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. "Elaboração de conteúdo instrucional sobre acidentes na infância utilizando ferramenta informatizada". 2008. (Congresso).
    62. XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. "Utilização de conhecimento de senso comum na preparação de profissionais da saúde para interagir com a população". 2008. (Congresso).
    63. XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. 2008. (Congresso).
    64. "I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Currículo, Prática Docente e Avaliação". 2007. (Seminário).
    65. "Novas tecnologias no tratamento de feridas crônicas". 2007. (Outra).
    66. "Seminário Perspectivas da Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde". 2007. (Seminário).
    67. 6° Congresso Interdisciplinar de Assistência Domiciliar - 6° CIAD. Um olhar ao cuidador familiar. 2007. (Congresso).
    68. 7a Jornada Científica da UFSCar.II Encontro Internacional do grupo Tordesilhas de Enfermagem. 2007. (Outra).
    69. Contic-Saude Congresso de Tecnologia e Humanização na OCmunicação em Saude. Conhecimento dos enfermeiros sobre custos e uma proposta para educação em saúde utilizando recursos informatizados.. 2007. (Congresso).
    70. ConTIC-Saúde Congresso Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde. "Conhecimento dos enfermeiros sobre custos e uma proposta para educação em saúde utilizando recursos informatizados". 2007. (Congresso).
    71. II ENCONTRO INTERNACIONAL DO GRUPO TORDESILHAS DE ENFERMAGEM.PÓLO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DA U E: elaboração de um banco de dados informatizado.. 2007. (Encontro).
    72. II Encontro Internacional do Grupo Tordesilhas de Enfermagem: "Ampliando as fronteiras do conhecimento da enfermagem"."Gestão da Qualidade em Hospitais do Estado de São Paulo". 2007. (Encontro).
    73. II Encontro Internacional do Grupo Tordesilhas de Enfermagem: "Ampliando as fronteiras do conhecimento da enfermagem".Um olhar ao cuidado familiar. 2007. (Encontro).
    74. III Workshop de Grupos de Pesquisa.Organização Hospitalar e o Cuidado. 2007. (Outra).
    75. Os desafios da atenção básica do SUS. 2007. (Seminário).
    76. Perspectivas da Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde. 2007. (Seminário).
    77. Seminário Os desafios da atenção básica do SUS. 2007. (Seminário).
    78. VI Encontro de Extensão: Conhecimento e Diversidade Cultural."II Encontro Internacional do Grupo Tordesilhas de Enfermagem". 2007. (Outra).
    79. VI Encontro de Extensão (EEx).PÓLO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DA USE: ELABORAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS INFORMATIZADO. 2007. (Encontro).
    80. X Congresso Paulista de Saude Publica. Pólo de Formação e Capacitação da USE: levantamento das ações de. 2007. (Congresso).
    81. X Congresso Paulista de Saúde Pública. 2007. (Congresso).
    82. XV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. EDUCAÇÃO CONTINUADA: ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA. 2007. (Congresso).
    83. 4° Fórum dos Comitês de Ética em Pesquisa. 2006. (Outra).
    84. 4 Fórum dos Comitês de Ética em Pesquisa do Estado de São Paulo. 2006. (Outra).
    85. ExpoManagement 2006. 2006. (Congresso).
    86. ExpoManagement 2006. 2006. (Outra).
    87. Mostra de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde.PÓLO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DA USE. 2006. (Seminário).
    88. V Encontro Nacional de Gerenciamento em Enfermagem "Estratégias para liderança e o encanto das relações humanas".Conhecendo as percepções de enfermeiras a cerca da liderança. 2006. (Encontro).
    89. Workshop sobre Métodos de Avaliação de Usabilidade. 2006. (Outra).
    90. XIV Congresso de Iniciação Científica. "Percepções sobre liderança: proposta para educação continuada em Enfermagem". 2006. (Congresso).
    91. XIV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Percepções sobre Liderança: proposta para educação continuada em enfermagem. 2006. (Congresso).
    92. 1° Workshop "Tecnologias da Informação para o Apoio ao Ensino de Enfermagem"."Tecnologias da Informação para o Apoio ao Ensino de Enfermagem". 2005. (Outra).
    93. 13° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP."Cuidado multidisciplinar ao paciente com lesão medular e seus familiares: elaboração de protocolo de intervenções". 2005. (Simpósio).
    94. 13 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP-SIICUSP.Cuidado multidisciplinar ao paciente com lesão medular e seus familiares: elaboração de protocolo de intervenções.. 2005. (Simpósio).
    95. 1 Workshop TIDIA. 2005. (Outra).
    96. ENO 5859 - Tecnologias da Informação na Saúde."Influências e perspectivas do uso de tecnologias no ensino de enfermagem". 2005. (Outra).
    97. ExpoManagement. 2005. (Congresso).
    98. I Curso de Capacitação dos Membros do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de São Carlos. 2005. (Outra).
    99. II Workshop TIDIA. 2005. (Encontro).
    100. II Workshop TIDIA. 2005. (Outra).
    101. XII Congresso de iniciação Científica da UFSCar. Cuidado multidisciplinar ao paciente com lesão medular e seus familiares: elaboração de protocolo de intervenções. 2005. (Congresso).
    102. XIII Congresso de Iniciação Científica - 6° Jornada Científica da UFSCar. "Cuidado multidisciplinar ao paciente com lesão medular e seus familiares: elaboração de protocolo de intervenções". 2005. (Congresso).
    103. XI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. 2005. (Simpósio).
    104. XI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. 2005. (Simpósio).
    105. XI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web - minicurso "Metodologia de Aplicação de Cores no Projeto Web. 2005. (Simpósio).
    106. 1° Workshop, realizado pelo GT3."TIDIA - Aprendizado Eletrônico - Ae". 2004. (Outra).
    107. 12° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP."Caracterização da produão do conhecimento sobre sistematização da assistência de enfermagem no Brasil". 2004. (Simpósio).
    108. 12° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP."Precauções Básicas: adoção e caracterização dos fatores colaboradores para não adesão". 2004. (Simpósio).
    109. 2° Workshop realizado pelo GT3."TIDIA - Aprendizado Eletrônico - Ae". 2004. (Outra).
    110. 21° Semana de Enfermagem de São Carlos."Administração de medicamentos em pediatria: inovação tecnológica no ensino". 2004. (Outra).
    111. I Workshop de Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada. 2004. (Congresso).
    112. IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. Tutorial "T02 - Informática e Enfermagem". 2004. (Congresso).
    113. IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. "Apenenf: Ambiente Web de Apoio ao Ensino de Enfermagem". 2004. (Congresso).
    114. IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde: A informática em saúde a serviço do Brasil. 2004. (Congresso).
    115. Oficina de "Reformulação Curricular" do Curso de Enfermagem da UFSCar."Relatório das ementas e objetivos das disciplinas do Departamento de Enfermagem" e "Licenciatura: disciplinas e carga horária, Flexibilização: como fazer". 2004. (Oficina).
    116. Oficina de "Reformulação Curricular" do Curso de Enfermagem da UFSCar. 2004. (Oficina).
    117. Oficina de Reformulação Curricular do Curso de Enfermagem. 2004. (Oficina).
    118. Os medicamentos e a segurança dos pacientes: estratégias dos serviços de saúde. 2004. (Seminário).
    119. Projeto Tecnologia da Informação para o Desenvolvimento da Internet Avançada.I Workshop de Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada. 2004. (Outra).
    120. Seminário - Os medicamentos e a segurança dos pacientes: estratégias dos serviços de saúde."Os medicamentos e a segurança dos pacientes: estratégias dos serviços de saúde". 2004. (Seminário).
    121. TIDIA - Aprendizado Eletrônico. 2004. (Oficina).
    122. XII CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. "Caracterização da produão do conhecimento sobre sistematização da assistência de enfermagem no Brasil". 2004. (Congresso).
    123. XII CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. "Precauções Básicas: adoção e caracterização dos fatores colaboradores para não adesão". 2004. (Congresso).
    124. XII CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. "Caracterização da Produção do Conhecimento sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem no Brasil". 2004. (Congresso).
    125. 8th International Congress in Nursing Informatics. 8th International Congress in Nursing Informatics. 2003. (Congresso).
    126. Encontro para Capacitação de Professores de Administação.Encontro para Capacitação de Professores de Administação. 2003. (Encontro).
    127. Inovação e Difusão do Conhecimento em Enfermagem - Simpósio Internacional.Inovação e Difusão do Conhecimento em Enfermagem - Simpósio Internacional. 2003. (Simpósio).
    128. IX Encontro Nacional de Editores Científicos.IX Encontro Nacional de Editores Científicos. 2003. (Encontro).
    129. Simpósio Internacional Inovação e Difusão do Conhecimento em Enfermagem."Mãe acompanhante: necessidades sentidas e intervenções realizadas". 2003. (Simpósio).
    130. Simpósio Internacional Inovação e Difusão do Conhecimento em Enfermagem."Desenvolvimento de um Web Site educacional sobre sistematização da assistência de enfermagem para pacientes que sofrem traumatismo cranioencefálico". 2003. (Simpósio).
    131. Um olhar sobre a prática da enfermagem: possibilidades e desafios.Um olhar sobre a prática da enfermagem: possibilidades e desafios. 2003. (Seminário).
    132. Workshop: Ciência e tecnologia.Workshop: Ciência e tecnologia. 2003. (Outra).
    133. Workshop: Ciência e tecnologia.I Workshop: Construção do conhecimento em saúde na UFSCar. 2003. (Outra).
    134. ExpoManagement 2002. ExpoManagement 2002. 2002. (Congresso).
    135. REUNIÃO DA SOBRAGEN X ESCOLAS DE ENFERMAGEM.REUNIÃO DA SOBRAGEN X ESCOLAS DE ENFERMAGEM. 2002. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (14)
    1. ZEM-MASCARENHAS, S. H.; SATO, T.O. ; PROTTI, ST ; Joaquim, RHVT ; DUARTE, A. C. G. O. ; FELICIANO, A. B. ; OGATA, M. N.. I Simpósio Rede Cuidados a Saúde em ação: projetos em parceria UFSCar/SMS São Carlos/III Seminário PET-Saúde USFCar/SMS São Carlos. 2011. Outro
    2. SILVA, SF ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. I Simpósio do processo de trabalho gerencial em enfermagem na atenção básica e na atenção hospitalar. 2011. Outro
    3. ZEM-MASCARENHAS, S. H.; GRAZZIANO, E. Protocolo de acolhimento da rede municipal de saúde. 2011. Outro
    4. ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Protocolo de Acolhimento da Rede Municipal de Saúde - Avaliação de Risco e Classificação por Cores. 2011. (Outro).. . 0.
    5. ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Processo de Enfermagem e as Taxonomias NANDA, NIC, NOC, CIPE e CIPESC. 2011. (Outro).. . 0.
    6. ZEM-MASCARENHAS, S. H.. I Seminário PET-Saúde USFCar/SMS São Carlos. 2010. (Outro).. . 0.
    7. ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; DRIUSSO, P. ; SATO, T. O. ; JOAQUIM, R.H.V.T ; CLARO, M. T. ; Duarte, Ana Claudia Garcia ; FLORIANO, P. J. ; PROTTI, S. T. ; FABBRO, M. R. C.. II Seminário PET-Saúde USFCar/SMS São Carlos. 2010. Outro
    8. FIGUEIREDO, Rosely Moralez de ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. II Encontro Internacional do Grupo Tordesilhas de Enfermagem. 2007. Congresso
    9. ZEM-MASCARENHAS, S. H.. II Encontro Internacional do Grupo Tordesilhas de Enfermagem: "Ampliando as fronteiras do conhecimento da enfermagem". 2007. (Outro).. . 0.
    10. NAPOLEÃO, Anamaria Alves ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; Petrilli Filho, JF. 67 Semana Brasileira de Enfermagem e 23 Semana de Enfermagem de São Carlos. 2006. Outro
    11. ZEM-MASCARENHAS, S. H.. "ABEn - uma trajetória de 80 anos e os desafios conteporâneos". 2006. (Outro).. . 0.
    12. ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Oficina de "Reformulação Curricular". 2004. (Outro).. . 0.
    13. ROCHA, S. ; DUPAS, Giselle ; OGATA, Marcia Nitumi ; FERREIRA, N. M. L. A. ; PAVARINI, S. I.. 1º Workshop: Construção do conhecimento em saúde da UFSCar. 2003. Congresso
    14. ZEM-MASCARENHAS, S. H.. I Simpósio da Comunidade Acadêmica da FAMEMA. 1993. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (12)
    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Rosely Moralez de Figueiredo (11.0)
      1. SAKO, MICHELLI PACHECO ; FELIX, ADRIANA MARIA DA SILVA ; KAWAGOE, JULIA YAEKO ; PADOVEZE, MARIA CLARA ; FERREIRA, SILVIA ALICE ; ZEM-MASCARENHAS, SILVIA HELENA ; TIMMONS, STEPHEN ; PASSOS, ISIS PIENTA BATISTA DIAS ; FIGUEIREDO, Rosely Moralez de. Knowledge about precautions in Primary Health Care: tool validation. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 71, p. 1589-1595, issn: 1984-0446, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MAROLDI, MICHELY APARECIDA CARDOSO ; FELIX, ADRIANA MARIA DA SILVA ; DIAS, ANA ANGÉLICA LIMA ; KAWAGOE, JULIA YAEKO ; PADOVEZE, MARIA CLARA ; FERREIRA, SÍLVIA ALICE ; ZEM-MASCARENHAS, SÍLVIA HELENA ; TIMMONS, STEPHEN ; FIGUEIREDO, ROSELY MORALEZ. Adherence to precautions for preventing the transmission of microorganisms in primary health care: a qualitative study. BMC NURSING (ONLINE). v. 16, p. 49-eletronico, issn: 1472-6955, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CIRELLI, Melissa Alves ; FIGUEIREDO, Rosely Moralez de ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Adherence to standard precaution in the peripheral vascular access.. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso). v. 15, p. 512-514, issn: 0104-1169, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. FIGUEIREDO, Rosely Moralez de ; Zem-Mascarenhas, Silvia Helena ; NAPOLEÃO, Anamaria Alves ; Napoleão, Anamaria Alves ; Camargo, André Bueno de. Caracterização da produção do conhecimento sobre sistematização da assistência de enfermagem no Brasil.. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v. 40, p. 299-303, issn: 0080-6234, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. ZEM-MASCARENHAS, Silvia Helena ; FIGUEIREDO, R. M. ; CARVALHO, A. F. P. ; COUTINHO, Júnia Anacleto. Utilização de conhecimento de senso comum na preparação de profissionais da saúde para interagir com a população. Em: XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. FIGUEIREDO, Rosely Moralez de ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; CIRELLI, Melissa Alves. Precauções básicas: adoção e caracterização dos fatores colaboradores para a não adesão. Em: XII CIC - Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2004, São Carlos. XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar - Resumos. São Carlos, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. ZEM-MASCARENHAS, S. H.; CAMARGO, André Bueno de ; FIGUEIREDO, Rosely Moralez de. Caracterização da produção do conhecimento sobre sistematização da assistência de Enfermagem no Brasil. Em: XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2004, São Carlos. XII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar - Resumos, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. CIRELLI, Melissa Alves ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; FIGUEIREDO, Rosely Moralez de. Precauções básicas: adoção e caracterização dos fatores colaboradores para a não adesão. Em: 12 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2004, Ribeirão Preto. Anais do 12 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. CAMARGO, André Bueno de ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; FIGUEIREDO, Rosely Moralez de. Caracterização da produção de conhecimento sobre sistematização da assistência de enfermagem no Brasil. Em: 12o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2004, Ribeirão Preto. Anais do 12o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. ZEM-MASCARENHAS, S. H.; FIGUEIREDO, Rosely Moralez de ; SOUZA, M. B. B.. Metodologia de assistência de enfermagem. Em: I workshop construção do conhecimento em saúde na ufscar, 2003, São Carlos. I workshop construção do conhecimento em saúde na ufscar. São Carlos, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. FIGUEIREDO, R. M.; ZEM-MASCARENHAS, Silvia Helena ; MONCAIO, A. C. S.. Cateter endovenoso e risco de infecção. 2006. Curso de curta duração ministrado/Extensão
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Mariza Borges Brito de Souza (7.0)
      1. SOUZA, Mariza Borges Brito de; MASCARENHAS, S. H. Z. ; ROCHA, Elyrose Souza Brito. Refletindo sobre a comunicação no cuidado de enfermagem. Nursing (São Paulo). v. 102, p. 1111-1116, issn: 1415-8264, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ZEM-MASCARENHAS, S. H.; ROCHA, E. S. B. ; SOUZA, M. B. B.. Percepção dos alunos de graduação sobre a disciplina de administração aplicada à enfermagem. REME. Revista Mineira de Enfermagem. v. 09, n. 2, p. 140-146, issn: 1415-2762, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SOUZA, Mariza Borges Brito de; ZEM-MASCARENHAS, Sílvia Helena. Capacitação para o cuidado: Percepções de alunos do curso de enfermagem. Em: IV Fórum Mineiro de Enfermagem: diversificando o cuidar, 2004, Uberlândia. IV Fórum Mineiro de Enfermagem: diversificando o cuidar - anais. Uberlândia, 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SOUZA, Mariza Borges Brito de; ZEM-MASCARENHAS, Sílvia Helena ; ROCHA, Elyrose Souza Brito. Capacitação para o cuidado: percepções de alunos do curso de enfermagem. IV Fórum Mineiro de Enfermagem: Diversificando o cuidar-Anais, Uberlândia - MG. 2004.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. SOUZA, Mariza Borges Brito de; ZEM-MASCARENHAS, Sílvia Helena ; AGUIAR, Sara Vendramini de. Mãe Acompanhante : necessidades sentidas e intervenções realizadas. Em: Inovação e difusão do conhecimento em enfermagem, 2003, Ribeirão Preto. Inovação e difusão do conhecimento em enfermagem, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SOUZA, Mariza Borges Brito de; ZEM-MASCARENHAS, Sílvia Helena ; INFANTE, Bruna Fregonesi. Cuidado integral ao cliente portador de trauma raquimedular e seus familiares. 2003.
        [ busca Google | busca Bing ]
      7. SOUZA, Mariza Borges Brito de; ZEM-MASCARENHAS, Sílvia Helena. Mãe acompanhante: ações educativas durante a hospitalização da criança. 2003.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Márcia Niituma Ogata (4.0)
      1. FURINO, F. O. ; DOMINGUES, A. N. ; FURINO, V. O. ; OGATA, M. N. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Empreendedorismo no ensino de enfermagem: uma revisão integrativa. Em: 14º CONGRESSO PAULISTA DE SAÚDE PÚBLICA:Saúde e Poder: reconectando cidadãos e trabalhadores ao SUS, 2015, São Carlos. Anais do 14º CONGRESSO PAULISTA DE SAÚDE PÚBLICA:Saúde e Poder: reconectando cidadãos e trabalhadores ao SUS. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública, v. 24, p. 165-165, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. OGATA, M. N.; FELICIANO, A.B. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; ARANTES, Cassia Irene Spinelli ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; PROTTI, Simone Terezinha. Enfermeiros e educação permanente em saúde: Uma proposta de análise por correspondência multipla. Em: 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2013, São Paulo/SP. 13º Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo/SP: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública, v. 12, p. 85-85, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. OGATA, M. N.; FELICIANO, A.B. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; ARANTES, Cassia Irene Spinelli ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; PROTTI, Simone Terezinha. A educação permanente em saúde na atenção primária: Análise descritiva da situação numa região do interior do estado de São Paulo. Em: 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2013, São Paulo/SP. 13º Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo/SP: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública, v. 12, p. 58-58, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Fernandes, MDF ; Mekaro, KS. ; PINTO, M. C. R. L. R. ; OGATA, M. N. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Educação permanente em saúde: qual a percepção da equipe de enfermagem e o seu significado na prática profissional. 2011. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Eliane da Silva Grazziano (3.0)
      1. DOMINGUES, A. N. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; GRAZZIANO, E ; LAURENTI, T. C.. A enfermagem e a segurança do paciente. Revista Espaço Saúde, São Carlos, SP, p. 30-32, 08 maio 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. ZEM-MASCARENHAS, S. H.; GRAZZIANO, E. Paciente Ativo. Revista Kappa Magazine, São Carlos, SP, p. 46-48, 20 mar. 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. ZEM-MASCARENHAS, S. H. Fadiga do Trabalhador: impacto na segurança do paciente, na produtividade e na saúde do cuidador e paciente. 2013. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Giselle Dupas (3.0)
      1. Beretta, Maria Isabel Ruiz; MASCARENHAS, Silvia Helena Zem ; DUPAS, Giselle. Expectativas dos alunos do curso de enfermagem acerca da disciplina de Enfermagem Neonatológica.. Revista Eletrônica de Enfermagem. v. 10, p. 711-720, issn: 1518-1944, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CIANFLONE, L. P. A. ; DUPAS, Giselle ; MASCARENHAS, S. H. Z. ; OLIVEIRA, A. C. F.. Compreendendo o significado de realizar medicação em crianças internadas em unidade de terapia intensiva infantil. Em: I Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, 2003, Ribeirão Preto. I Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal / IV Congresso Paulista de Enfermagem Pediátrica / III Encontro de Enfermagem Neonatológica, p. 148-148, 2003.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MASCARENHAS, S.H.Z. Gestão de Risco e Segurança do Paciente Pediátrico. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Adriana Barbieri Feliciano (2.0)
      1. OGATA, M. N.; FELICIANO, A.B. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; ARANTES, Cassia Irene Spinelli ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; PROTTI, Simone Terezinha. Enfermeiros e educação permanente em saúde: Uma proposta de análise por correspondência multipla. Em: 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2013, São Paulo/SP. 13º Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo/SP: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública, v. 12, p. 85-85, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. OGATA, M. N.; FELICIANO, A.B. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; ARANTES, Cassia Irene Spinelli ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; PROTTI, Simone Terezinha. A educação permanente em saúde na atenção primária: Análise descritiva da situação numa região do interior do estado de São Paulo. Em: 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2013, São Paulo/SP. 13º Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo/SP: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública, v. 12, p. 58-58, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Cássia Irene Spinelli Arantes (2.0)
      1. OGATA, M. N.; FELICIANO, A.B. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; ARANTES, Cassia Irene Spinelli ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; PROTTI, Simone Terezinha. Enfermeiros e educação permanente em saúde: Uma proposta de análise por correspondência multipla. Em: 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2013, São Paulo/SP. 13º Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo/SP: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública, v. 12, p. 85-85, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. OGATA, M. N.; FELICIANO, A.B. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; ARANTES, Cassia Irene Spinelli ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; PROTTI, Simone Terezinha. A educação permanente em saúde na atenção primária: Análise descritiva da situação numa região do interior do estado de São Paulo. Em: 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2013, São Paulo/SP. 13º Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo/SP: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública, v. 12, p. 58-58, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Marcia Regina Cangiani Fabbro (2.0)
      1. ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; FABBRO, M. R. C. ; FLORIANO, P. J. ; JOAQUIM, R.H.V.T ; SATO, T. O. ; MATSUKURA, T. S. ; França, Y. Relato da experiência de São Carlos no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Revista Brasileira de Educação Médica (Impresso). v. 36, p. 142-148, issn: 0100-5502, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. KISHI, R. G. B. ; JOAQUIM, R.H.V.T ; FLORIANO, P. J. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; SATO, T. O. ; FABBRO, M. R. C.. Condições de vida de famílias com crianças menores de 6 anos adscritas a unidades de saúde da família. 2014. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Maria Isabel Ruiz Beretta (2.0)
      1. Beretta, Maria Isabel Ruiz; MASCARENHAS, Silvia Helena Zem ; DUPAS, Giselle. Expectativas dos alunos do curso de enfermagem acerca da disciplina de Enfermagem Neonatológica.. Revista Eletrônica de Enfermagem. v. 10, p. 711-720, issn: 1518-1944, 2008.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Beretta, Maria Isabel Ruiz. Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem: um relato de experiência. Participando da construção de um projeto pedagógico da enfermagem: um relato de experiência.. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v. 39, n. 4, p. 437-442, issn: 0080-6234, 2005.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Anamaria Alves Napoleão (1.0)
      1. FIGUEIREDO, Rosely Moralez de ; Zem-Mascarenhas, Silvia Helena ; NAPOLEÃO, Anamaria Alves ; Napoleão, Anamaria Alves ; Camargo, André Bueno de. Caracterização da produção do conhecimento sobre sistematização da assistência de enfermagem no Brasil.. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v. 40, p. 299-303, issn: 0080-6234, 2006.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Sueli Fatima Sampaio (1.0)
      1. GABASSA, V. C. ; SAMPAIO, S. F. ; ZEM-MASCARENHAS, S. H.. Ferramenta computacional - gerenciamento de informações de uma disciplina de graduação em enfermagem. Em: Congresso Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde - ConTIC Saúde, 2013, Ribeirão Preto - SP. Anais do Congresso Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde - ConTIC Saúde, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Sílvia Helena Zem-Mascarenhas ⇔ Vivian Aline Mininel (1.0)
      1. MIEIRO, D. B. ; OLIVEIRA, E. B. C. ; FONSECA, R. E. P. ; RANZANI, R. C. M. ; ZEM-MASCARENHAS, SILVIA HELENA ; MININEL, V. A.. Strategies to minimize medication errors in emergency units: an integrative review. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 72, p. 307-314, issn: 1984-0446, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 21:18:24