Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Enfermagem (DEnf)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Adriana Barbieri Feliciano

Concluiu bacharelado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP (1990), Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP (1997) e Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP (2004). Realizou estágio de pós doutorado junto ao Departamento Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP sob supervisão da Profa Dra Cinira Magali Fortuna com conclusão em dezembro de 2018. Neste período se aprofundou no referencial teórico da Análise Institucional com destaque para a Sócioclinica Institucional. Aproximou-se do Reseau Recherche-Avec (Rede Pesquisa-Com e Pesquisa Intervenção) que inclui membros do Brasil, México, França e Canadá. Esta rede é coordenada pelo professor Gilles Monceau (Université de Cergy-Pontoise - France) e Marguerite Souliére (Université de Ottawa- Canadá). Tem atuado em Saúde Coletiva especialmente nos temas Atenção Primária em Saúde, Educação Permanente em Saúde, Humanização nas Redes de Atenção, Apoio Institucional, Gestão do trabalho em Saúde. Atualmente é professor Associado III no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9398810638733882 (08/10/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2006-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Enfermagem. Via Washington Luís, Km 235 - Caixa Postal 676 Monjolinho 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518334 Ramal: 9440 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2019-Atual. Contribuicoes da pesquisa-acao para o desenvolvimento de praticas profissionais em Educacao Permanente em Saude e Apoio Institucional: pesquisa intervencao
      Descrição: No Estado de São Paulo, os Centros de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS (CDQs) têm por desafio acompanhar e desenvolver ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) e de Humanização, voltadas para as necessidades de saúde dos territórios adscritos e reflexões de trabalhadores e gestores sobre seus processos de trabalho, numa lógica ascendente e com metodologias inovadoras. Embora existam experiências nessa direção, ainda há necessidades de experimentações que produzam conhecimento a esse respeito. Este é um estudo de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-intervenção que tem por objetivo analisar os efeitos de uma pesquisa-ação, construída de forma dialógica entre pesquisadores, articuladores de educação permanente e apoiadores de humanização, avaliando qualitativamente a mesma, como ferramenta para o desenvolvimento da Educação Permanente em Saúde e do Apoio Institucional. A pesquisa ação terá como foco situações problema vividas no cotidiano e possíveis atividades a serem experimentadas por esses profissionais junto às equipes de saúde municipais de atenção básica na região do DRS III de Araraquara e serão avaliadas coletivamente. O objeto é a prática profissional em educação permanente em saúde e apoio em humanização, dois grandes eixos de trabalho dos CDQs dos Departamentos Regionais de Saúde do Estado de São Paulo. O pressuposto da pesquisa é o de que a pesquisa ação pode ser uma ferramenta de EPS e ativar processos criativos em prol do cuidado integral em saúde. O quadro teórico metodológico será da análise institucional, linha socioclínica institucional. Os resultados esperados são: produção de um quadro analítico para nortear as ações de EPS e Humanização nos CDQs, produção de tecnologia de pesquisa ação construída com articuladores de EPS e apoiadores de humanização dos 24 municípios envolvidos considerando suas realidades locais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Mônica Vilchez da Silva - Integrante / Flávio Adriano Borges Melo - Integrante / GABRIELA ALVAREZ CAMACHO - Integrante / PRISCILA NORIÉ DE ARAUJO - Integrante / Karen da Silva Santos - Integrante / Cinira Magali Fortuna - Coordenador / Siliani Aparecida Martinelli - Integrante / OGATA, MÁRCIA NIITUMA - Integrante / Maristel Silva Kasper - Integrante / Thalita Caroline Cardoso Marcussi - Integrante / Angelina Lettiere-Viana - Integrante / José Renato Gatto Júnior - Integrante / Leandra Andréia de Sousa - Integrante / Ana Beatriz Franceschini - Integrante / Viviane da Rocha Sousa - Integrante / Poliana Patrício Aliane - Integrante / Gilles Monceau - Integrante / Sébastien Pesce - Integrante / Solange L’Abbate - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Barbieri Feliciano.
    2. 2017-2020. Organizacao do processo de trabalho das equipes de saude: dispositivos para integralidade nas Redes de Atencao a Saude
      Descrição: Trata-se de Projeto Universal aprovado na CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq No 01/2016.#10;O trabalho em equipe consiste em uma estratégia para articulação das práticas em prol da integralidade do cuidado aos usuários nas Redes de Atenção à Saúde. Estudos sobre temática da organização do processo de trabalho em equipe podem contribuir para produzir evidências sobre a efetividade, eficácia das equipes e propor caminhos para seu fortalecimento. Objetivo geral: Analisar a organização do processo de trabalho em equipes de saúde na Atenção Básica em Saúde (ABS) e seus desdobramentos para integralidade no âmbito da RAS do SUS. Objetivos específicos: A) Mapear a força de trabalho na ABS na região do Departamento Regional de Saúde (DRS) III-Araraquara; B) Identificar e analisar os modelos de gestão do processo de trabalho em saúde na ABS e os dispositivos relacionados à implementação da RAS; C) Analisar o trabalho em equipe na ABS; D) Desenvolver estratégias para fortalecer o trabalho em equipe na ABS na RAS. Método: Estudo quali-quantitativo que será desenvolvido na ABS da região de saúde coração da DRS III – Araraquara em quatro etapas: 1) Mapeamento da força de trabalho no SUS, cujos dados serão levantados nas Secretarias Municipais de Saúde e on-line pelo Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde; 2) Entrevistas semiestruturadas com gestores; 3) Aplicação da escala de clima de trabalho em equipe; 4) Grupos focais com trabalhadores e/ou gestores. Os dados quantitativos serão analisados por meio de estatística descritiva e inferencial e para os qualitativos será utilizada a técnica de análise de conteúdo temática à luz dos conceitos de trabalho em equipe, modelos de gestão e integralidade da atenção. Espera-se que os resultados do estudo contribuam para o fortalecimento do trabalho colaborativo nas Redes de Atenção à Saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Integrante / Maria Lucia Teixeira Machado - Integrante / Cássia Irene Spinelli Arantes - Integrante / Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Coordenador / Danielle Fabiana Cucolo - Integrante / Carole Orchard - Integrante / Geisa Colebrusco de Souza - Integrante / Heloise Lima Agreli - Integrante / Mariana Charantola - Integrante / Marina Peduzzi - Integrante / Regimar Carla Machado - Integrante / Tanyse Galon - Integrante / Sueli Fátima Sampaio - Integrante / Valéria Marli Leonello - Integrante / Vivian Aline Mininel - Integrante.
      Membro: Adriana Barbieri Feliciano.
    3. 2016-2018. PREMIO INOVASUS 2015 Gestao da Educacao na Saude Modalidade I
      Descrição: O que motivou a construção desse projeto?#10;A principal motivação foi e é criar coletivamente repertórios de práticas de EPS e Apoio institucional em movimentos de repensar, com o grupo de articuladores de EPS e Apoiadores de humanização de 24 municipios, as suas práticas tendo o cuidado integral do usuário como norte. O presente projeto dá continuidade ao trabalho desenvolvido através de uma pesquisa intervenção (financiada pelo PPSUS) que adotou o referencial da analise institucional e que trabalhou em uma das quatro sub-regiões com seis cidades. Nele foi possível identificar que necessitamos de criar dispositivos para movimentar os coletivos dos 18 demais municipios (dentre os 24 da DRS3), além de dar continuidade as ações desencadeadas com os seis municipios já envolvidos.#10;O que pretende transformar ou fortalecer com a implementação desse projeto?#10;Instrumentalizar (mas sem receitas prévias e estanques) os articuladores de EPS e apoiadores de humanização e os todos os envolvidos no processo, possibilitando a construção de uma caixa de ferramenta coletiva, para produzir novas tecnologias de trabalho, experimentar novas práticas nas equipes, objetivando a reorganização dos processos de trabalho, ampliação e qualificação das ações e serviços de saúde da rede locorregional. O articulador de EPS é um trabalhador que atua no território e que foi escolhido pelo gestor municipal para desencadear ações de EPS junto as equipes do município. O articulador de humanização, igualmente, é um trabalhador que realiza ou pretende realizar ações de apoio institucional junto as equipes de saúde. Esses trabalhadores contam com o CDQ da DRS-3 para apoio e discussão das ações. Pretendemos fortalecer esses atores vivenciando e criando com eles um repertório coletivo. Com isso, a idéia é produzir nas equipes municipais, vontades, descobertas, desejos, produzindo dizibilidade e visibilidade de práticas em defesa da vida do trabalhador e usuários#10;Quem se beneficia com a implementação desse projeto?#10;A gestão estadual (pois envolve o DRS 3, em especial o CDQ) e municipal (dos 24 municipios envolvidos), os trabalhadores de saúde das unidades de saúde onde atuam os apoiadores e aticuladores e usuários desses serviços, os articuladoresde EPS e os apoiadores de humanização diretamente envolvidos. Também se beneficiam professores das IES participantes, estudantes e pesquisadores articulados ao projeto.#10;Descreva as ações a serem desenvolvidas ao longo da realização do projeto#10;Serão realizadas rodas mensais de discussões com os articuladores de EPS municipais e apoiadores de humanização e nelas o processo e caminho desse grupo serão definidos coletivamente.#10;Pretende-se organizar com esses trabalhadores ações como: seminários de discussão de temas elencados por eles, oficina de arte, oficinas de escritas e narrativas das experiências, catálogo de ferramentas criadas, cirandas de experimentações, sessões de esquizodrama, seminários com estudantes de graduação e pós-graduação das IES envolvidas, rodas de encontro de trabalhadores e usuários, entre outros. Destaca-se que o que será desenvolvido deverá ser resultante do interjogo entre ofertas e demandas. O norte para as ações será a inventividade, a inovação, o disparar de bons encontros.#10;Também pretende-se realizar quot;pausasquot; para avaliação formativa mais sistematizada que seriam momentos para colocar em análise os modos de trabalho que temos adotado, buscando produzir uma certa metanálise do nosso proprio processo de produção do coletivo. Para isso, podemos contar com pessoas externas ao grupo.#10;Para realização de todas essas ações, haverão deslocamentos até uma cidade sede para o encontro (eleita coletivamente), haverão rodas de conversas com a utilização de espaços verde, de atelies de artistas, enfim, aquilo que for pactuado.#10;Mesmo em ações denominadas seminarios por exemplo, pretendemos romper com lógicas de que a. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Integrante / Mônica Vilchez da Silva - Integrante / Flávio Adriano Borges Melo - Integrante / KAREMME FERREIRA DE OLIVEIRA - Integrante / GABRIELA ALVAREZ CAMACHO - Integrante / PRISCILA NORIÉ DE ARAUJO - Integrante / Cinira Magali Fortuna - Coordenador. Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Barbieri Feliciano.
    4. 2016-2018. Apoio Institucional e Educacao Permanente em Saude em uma Regiao de Saude do interior de Sao Paulo: uma pesquisa intervencao
      Descrição: Projeto aprovado pelo edital PPSUS processo 2016/15199-5 com vigência de 01 de dezembro/16 a 30 de novembro/2018 cujo Tema: Eixo 3 - Tecnologia e inovação no SUS e Linha Temática:PRÁTICAS PROFISSIONAIS NO SUS E SUAS TRANSFORMAÇÕES#10;Sub-linha - Formação profissional e educação permanente nos serviços de saúde#10;Trata-se de estudo de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-intervenção que tem por objetivo analisar as práticas profissionais dos apoiadores municipais da Política Nacional de Humanização (PNH) e articuladores municipais de Educação Permanente em Saúde (EPS) e implementar ações junto aos 24 municípios do Departamento Regional de Saúde III de Araraquara. A pesquisa utilizará o referencial teórico metodológico da Análise Institucional francesa, linha socioclínica. A produção dos dados será realizada em quinze sessões de grupos de discussão com articuladores de EPS e apoiadores da PNH, com periodicidade mensal, intercaladas com três sessões de restituição das análises e 48 entrevistas semi-estruturadas realizadas com os mesmos. Pretende-se mapear ações, dificuldades, lacunas e ferramentas utilizadas por eles no desenvolvimento de suas funções. Os resultados esperados dizem respeito a apropriação de ferramentas de trabalho pelos apoiadores e articuladores que possam ser utilizadas para fomentar análises junto a coletivos de trabalhadores de saúde dos serviços que compõem a rede municipal na direção da aprendizagem significativa, visando a transformação das práticas de gestão nos territórios, além da possibilidade de melhoria do cuidado prestado à população.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Integrante / Mônica Vilchez da Silva - Integrante / Flávio Adriano Borges Melo - Integrante / KAREMME FERREIRA DE OLIVEIRA - Integrante / GABRIELA ALVAREZ CAMACHO - Integrante / PRISCILA NORIÉ DE ARAUJO - Integrante / Cinira Magali Fortuna - Coordenador / Rosenéia Braz de souza - Integrante / Carlos Alberto Ferreira - Integrante / Erika Cristina Diniz Mortati - Integrante / Andressa Laís de Grande - Integrante / Adriano André da Silva - Integrante / Siliani Aparecida Martinelli - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Barbieri Feliciano.
    5. 2014-2016. Cogestao, Apoio Institucional e Acolhimento na Atencao Basica: uma pesquisa-intervencao
      Descrição: Pesquisa qualitativa do tipo intervenção cujo objetivo geral foi implementar e analisar estratégias de apoio institucional com vistas a desenvolver a cogestão e o acolhimento em unidades de atenção básica que aderiram ao Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade – PMAQ dos seis municípios da Região de Saúde Coração, do Departamento Regional de Saúde de Araraquara - DRSIII, São Paulo. Os instrumentos para produção de dados foram a analise documental, grupo focal com as equipes de atenção básica, diário de campo dos pesquisadores e grupos mensais de estudo e análise sobre apoio institucional com os apoiadores municipais da Política de Humanização dos municípios da Região de Saúde Coração. O referencial teórico metodológico foi composto pela analise institucional linha socio-analítica e de conceitos que respaldam a Política Nacional de Humanização. Os resultados esperados compreendiam a apropriação de ferramentas e dispositivos para o apoio institucional pelos apoiadores de humanização e a implantação e implementação do acolhimento e da cogestão nas unidades de atenção básica envolvidas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adriana Barbieri Feliciano - Coordenador / Márcia Niituma Ogata - Integrante / Mônica Vilchez da Silva - Integrante / Flávio Adriano Borges Melo - Integrante / KAREMME FERREIRA DE OLIVEIRA - Integrante / GABRIELA ALVAREZ CAMACHO - Integrante / PRISCILA NORIÉ DE ARAUJO - Integrante / Cinira Magali Fortuna - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Barbieri Feliciano.
    6. 2013-2015. O Processo de implantacao da rede de atencao a saude materno-infantil no DRS III Araraquara: a atencao basica como ordenadora da atencao em rede
      Descrição: Trata-se de projeto de Pesquisa Processo N. 2012/51827-0 vinculado ao edital FAPESP 2012 - Programa de Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde PPSUS - SP FAPESP/SES - SP/MS/CNPq (chamada FAPESP 26/2012). O projeto de pesquisa tem como objeto a rede de atenção à saúde materno infantil em processo de implantação no Departamento Regional de Saúde III de Araraquara (DRS III), em suas quatro regiões de gestão. A problemática emergiu do processo de pactuação regional para atender às necessidades dos municípios de implementar ações que impactem no atual quadro de morbi-mortalidade materno infantil e melhorem a qualidade da atenção. Seu objetivo é acompanhar e analisar o processo de implantação da rede de atenção à saúde materno infantil no DRS III de Araraquara, tendo a atenção básica como ordenadora da atenção em rede. Empreender-se-á uma pesquisa-intervenção, processo no qual produção de conhecimento e transformação da realidade são ações concomitantes, fruto da interação entre pesquisadores, sujeitos e objeto de estudo. Será realizada análise de documentos relacionados à rede de atenção materno infantil dos municípios da região, através da técnica de análise de conteúdo temática. Os sujeitos do estudo será o grupo de profissionais responsáveis pela operacionalização da rede de atenção materno infantil nos municípios do DRS-III. Os pesquisadores inserir-se-ão neste grupo de trabalho para produção conjunta da pesquisa-intervenção no processo de implantação da rede. O método da pesquisa-intervenção é a cartografia, cujo referencial teórico e metodológico apoia-se em autores da análise institucional. Serão acompanhados os grupos de trabalho dos quatro colegiados de gestão regional, durante o período de um ano. A análise será norteada pelo referencial teórico que se apoia em conceitos da atenção básica como ordenadora da atenção, rede de atenção à saúde, movimento institucionalista. A equipe proponente do projeto constituiu-se como grupo locorregional de pesquisa a partir da realização do projeto aprovado no Edital FAPESP 2009 – PPSUS – SP – Processo FAPESP: 2009/53139-0, fortalecendo a produção de conhecimentos para o SUS.#10;Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Sistemas de Saúde, Rede de atenção à saúde, Gestão em saúde, Serviços de saúde materno-infantil, Regionalização. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Integrante / Maria Lucia Teixeira Machado - Integrante / Cássia Irene Spinelli Arantes - Integrante / Silvia Matumoto - Coordenador / Cinira Fortuna - Integrante / Silvana Martins Mishima - Integrante / Maria Teresa Luz eid da Silva - Integrante / Mônica Vilchez da Silva - Integrante / Cristiane Ribeiro - Integrante / Wilson Mestriner Junior - Integrante / Maria do Carmo G. G. Caccia Bava - Integrante / Geovani Gurgel Aciole da Silva - Integrante / Vera Dib Zambom - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Adriana Barbieri Feliciano.
    7. 2013-Atual. Gestao do Trabalho na Atencao a Saude
      Descrição: O projeto focaliza a sistematização e a geração do conhecimento sobre as inovações na produção e organização do trabalho em saúde, visando a construção e o fortalecimento das redes de atenção à saúde. Ênfase na integralidade do cuidado, na articulação e organização dos serviços e ações de saúde e no trabalho em equipe multiprofissional, de modo orientado às necessidades de saúde das pessoas e populações. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Integrante / Maria Lucia Teixeira Machado - Coordenador / Mariza Borges Brito de Souza - Integrante / Geovani Gurgel Aciole da Silva - Integrante / Sueli Sampaio - Integrante / Roberto de Queiroz Padilha - Integrante / Wagner dos S. Figueiredo - Integrante / Daniel Freire Nordi - Integrante / Karine Kyomi Beker - Integrante / Valéria Vernaschi Lima - Integrante / Aline Aquilante Guerra - Integrante / Graciano Almeida Sudré - Integrante / Laís Valencise Magri - Integrante / Ana Paula Fernandes - Integrante / Ellen Bertola - Integrante. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 1
      Membro: Adriana Barbieri Feliciano.
    8. 2011-2013. Dimensao Educativa do Trabalho do Enfermeiro na Atencao Basica em Saude: concepcoes e praticas - Edital Universal do CNPq MCT/CNPq n. 014/2010
      Descrição: Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa que tem por objetivo analisar a dimensão educativa do trabalho do enfermeiro na Atenção Básica na região de abrangência do Colegiado de Gestão Regional Coração do Departamento Regional de Saúde III (DRS III) de Araraquara - São Paulo envolvendo 6 municípios. O processo metodológico constituirá de 3 etapas atendendo a cada objetivo específico. Para o alcance do objetivo “Analisar a contribuição das publicações brasileiras sobre educação permanente em saúde” será utilizado o método da revisão integrativa da literatura e a análise dos dados será realizada de forma descritiva a partir dos dados identificados nas publicações selecionadas e organizadas no software Mendeley Desktop v0.9.6.3., sendo posteriormente analisados, segundo os seus conteúdos, pela estatística descritiva. Para atender ao objetivo “Analisar os processos desencadeados a partir da participação dos enfermeiros da Atenção Básica em ações envolvendo educação permanente em saúde” será realizado um estudo descritivo exploratório, com o propósito de identificar e explorar aspectos sobre o tema e os dados serão registrados no instrumento de coleta de dados para posteriormente serão organizados em planilhas eletrônicas em arquivo do software Microsoft Office Excel. Para alcançar os objetivos: “analisar as representações sociais de educação e educação permanente dos enfermeiros da Atenção Básica, analisar a inserção do profissional enfermeiro nos processos de Educação que ocorrem na Atenção Básica” e “identificar fortalezas, fragilidades e perspectivas no desenvolvimento da dimensão educativa do trabalho do enfermeiro na Atenção Básica” e” serão utilizados os pressupostos da pesquisa qualitativa analítica com a realização de entrevistas semi-estruturadas e os conteúdos serão sistematizados no software ALCESTE 4.5 para posterior análise categorial temática. O referencial teórico metodológico compõe-se da Educação Permanente em Saúde, processo de trabalho em saúde. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Coordenador / Maria Lucia Teixeira Machado - Integrante / Cássia Irene Spinelli Arantes - Integrante / Simone Terezinha Protti - Integrante / Silvia Helena Zem Mascarenhas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Adriana Barbieri Feliciano.
    9. 2010-2012. Tuberculose e Hanseniase: ampliando o conhecimento para a implementacao da rede de cuidado. Como parte das atividades do Projeto PET Vigilancia em Saude
      Descrição: Trata-se de um estudo que está sendo desenvolvido no âmbito do Projeto PET Vigilância em Saúde que visa traçar o perfil da atenção à tuberculose e Hanseníase no município de São Carlos - SP, identificando as ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento realizadas, com vistas ao fortalecimento de políticas públicas de contenção destas doenças. Tem como objetivos específicos: realizar um diagnóstico das condições de vida e de saúde dos indivíduos com tuberculose ou hanseníase e comunicantes, para a elaboração de projetos de intervenção, visando eficácia, eficiência e efetividade na atenção básica e em todo o sistema de saúde do município de São Carlos; Realizar um diagnóstico da infra-estrutura das Unidades de Saúde em todos os níveis, para o cuidado a estas pessoas e família; Identificar as redes sociais e os equipamentos governamentais e não governamentais relacionados direta ou indiretamente à produção e cuidados à saúde; Contribuir para o fortalecimento da Rede Escola de Cuidados à Saúde de São Carlos e do Sistema Único de Saúde, e com a formação de estudantes de graduação a ela vinculada. Trata-se de um estudo descritivo/exploratório, tendo como objeto de atenção os pacientes com diagnóstico de tuberculose ou Hanseníase no município de São Carlos, bem como os profissionais de saúde da rede básica das unidades de saúde da regional Aracy e São José.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (16) . Integrantes: Adriana Barbieri Feliciano - Coordenador / Denise Aparecida Braga - Integrante / Rosely Moralez de Figueiredo - Integrante / Yaisa França Formenton - Integrante / Edeltraut Nothiling Zóia - Integrante / Regina Célia Dias - Integrante. Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa. Número de produções C, T A: 7
      Membro: Adriana Barbieri Feliciano.
    10. 2010-2012. Educacao Permanente em Saude e Fortalecimento da Atencao Basica nos municipios do Departamento Regional de Saude III (DRS III) - Araraquara: analise e perspectivas
      Descrição: Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa que tem por objetivo analisar os processos desencadeados na atenção básica pelo Projeto de Educação Permanente em Saúde intitulado quot;Fortalecimento da Atenção Básica: reorganizando as práticas de atenção e gestãoquot; em desenvolvimento na região de abrangência do Departamento Regional de Saúde III (DRS III) de Araraquara - São Paulo. Esse projeto está em andamento, envolve vinte e quatro municípios e cento e quarenta e quatro trabalhadores de diferentes formações. O material empírico se constituirá de dados primários e secundários mediante a utilização de diferentes técnicas de coleta de dados, oriundos: de entrevistas semi-estruturadas com os gestores, grupos focais por Regiões de Saúde com os trabalhadores de Unidade Básica e Saúde da Família, participantes do projeto e grupos focais com coordenadores, e de fonte documental relativa aos relatórios de atividades, relatos de experiência de participantes e coordenadores, das memórias do Grupo de Trabalho. Será realizada análise temática com utilização do software Alceste para ordenamento dos dados. O referencial teórico metodológico compõe-se da Educação Permanente em Saúde e processo de trabalho em saúde. Os resultados auxiliarão a Comissão de Integração Ensino e Serviço, gestores municipais e trabalhadores, a primeira em sua tarefa de avaliar as ações de Educação Permanente em Saúde; os gestores na implementação e sustentação das ações relativas a Educação na Saúde pactuadas no Termo de Compromisso de Gestão Municipal e na condução da Atenção Básica de seu município; e, os trabalhadores da rede básica na apropriação e resignificação do seu processo de trabalho e desenvolvimento de prática crítico-reflexiva. #10;Palavras-chave: educação, formação de recursos humanos, política de saúde, atenção primária em saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Integrante / Maria Lucia Teixeira Machado - Integrante / Cássia Irene Spinelli Arantes - Integrante / Silvia Matumoto - Integrante / Cinira Fortuna - Integrante / Silvana Martins Mishima - Coordenador / Simone Terezinha Protti - Integrante / Maria Teresa Luz eid da Silva - Integrante / Mônica Vilchez da Silva - Integrante / Cristiane Ribeiro - Integrante / Ângela Schiavon - Integrante / João Roberto Bettoni Nogueira - Integrante / Wilson Mestriner Junior - Integrante / Isabel Gorla - Integrante / Maria do Carmo G. G. Caccia Bava - Integrante / Giovani Gurgel Acioli - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Adriana Barbieri Feliciano.
    11. 2006-2013. Estrategia de Saude da Familia - a experiencia de implatancao num municipio paulista
      Descrição: Estratégia de Saúde da Família (ESF) visa valorizar os princípios da territorialização, de vinculação com a população, de garantia de integralidade na atenção, de trabalho em equipe com enfoque multidisciplinar, de ênfase na promoção da saúde com fortalecimento das ações intersetoriais e de estímulo à participação da comunidade. Com isso impõe-se uma nova dinâmica para a estruturação dos serviços de saúde assumindo o compromisso de uma atenção à saúde universal, integral, equânime, contínua e resolutiva, de acordo com as suas necessidades, identificando os fatores de risco aos quais a população está exposta e intervindo de forma adequada. Propõe-se a humanizar as práticas de saúde, buscando a satisfação do usuário e da família através da criação de vínculos de compromisso e de responsabilidade compartilhados entre os serviços de saúde e a população, estimulando-a ao reconhecimento da saúde como direito à cidadania e portanto, expressão de qualidade de vida. Sendo um projeto estruturante, ela deve provocar uma transformação interna do sistema, com vistas à reorganização das ações e serviços de saúde. Esta mudança consiste na integração das ações de saúde pública e da atenção individual, além das práticas assistenciais e educacionais. Trata-se de um projeto de pesquisa que investiga o processo de implantação da estratégia de saúde da família, a partir dos diferentes atores que a compõe (gestores, trabalhadores e usuários) em diferentes cenários das equipes ao longo de sua trajetória. Este projeto vincula-se a dois Programas de Pós Graduação (PPGENF e PPGGC) da UFSCar, inserindo docentes da área de saúde coletiva e docentes de diferentes instituições (UFSCar e IEP/HSL) e alunos desses programas e de iniciação científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) . Integrantes: Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Coordenador / Maria Lucia Teixeira Machado - Integrante / Roberto de Queiroz Padilha - Integrante / Caroline Fernades Diniz Neiva - Integrante / Flávio Adriano Borges Melo - Integrante / Juliana Delalibera Thobias Mendes - Integrante / Juliana Mendes Menegussi - Integrante. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
      Membro: Adriana Barbieri Feliciano.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. PREMIO ao trabalho intitulado:O GRUPO OPERATIVO COMO FERRAMENTA NAS AÇÕES DE APOIO INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, Associação Paulista de Saúde Pública - APSP Núcleo Ribeirão Preto.. 2017.
      Membro: Adriana Barbieri Feliciano.
    2. INOVASUS 2015 – Gestão da Educação na Saúde Modalidade I - Segundo Lugar, Organização Pan ­Americana da Saúde (OPAS).. 2016.
      Membro: Adriana Barbieri Feliciano.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (134)
    1. Atividade de Extensão: Os princípios da Análise Institucional no Ensino de Graduação e Píos- Graduação: Desafios e potencialidades no. 2019. (Encontro).
    2. I Congresso Internacional de Análisis Institucional. Un acto político. A PRÁTICA DA PESQUISA-INTERVENÇÃO: ANÁLISE DA IMPLICAÇÃO DOS PESQUISADORES A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DA ANÁLISE INSTITUCIONAL. 2019. (Congresso).
    3. IV Congresso de Ensino de Graduação (ConEGrad) – UFSCar. INTERSEÇÃO ENTRE PROCESSO EDUCACIONAL E O TRABALHO EM SAÚDE: VIVÊNCIAS EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO MESTRADO PROFISSIONAL. 2019. (Congresso).
    4. Roda de Conversa - O cuidado na Saúde e na Educação: interfaces. 2019. (Outra).
    5. VIII Oficina Bipartite de Educação Permanente - Consolidação do Plano Estadual de Educação Permanente.Facilitadora da 3 Oficina Bipartite de Construção do Plano Estadual de EPS - Sub grupo parceria ensino-serviço. 2019. (Oficina).
    6. 12 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O uso da análise institucional de práticas profissionais como ferramenta da reflexividade da prática do apoiador: uma contribuição da socioclínica institucional. 2018. (Congresso).
    7. 26 - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo.Avaliador do 26 SIICUSP/USP. 2018. (Simpósio).
    8. 3.ª OFICINA BIPARTITE DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (EPS) – ETAPA ARARAQUARA.CONSTRUÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE (PEEPS). 2018. (Oficina).
    9. Análise Institucional e a Sócioclínica: alguns conceitos e aplicações. 2018. (Encontro).
    10. Caminhos para transformar a prática docente. 2018. (Encontro).
    11. Curso de Atualização “Formação de apoiadores da Política Nacional de Humanização e articuladores da Política de Educação Permanente em Saúde”.Facilitadora de Atividades em Pequeno Grupo. 2018. (Outra).
    12. Disciplina de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Análise Institucional e Saúde Coletiva.A prática da pesquisa-intervenção: análise da implicação dos pesquisadores a partir do referencial teórico da Análise Institucional. 2018. (Outra).
    13. IV Semana de Humanização do Hospital Estadual Américo Brasiliense.Oficina de Trabalho sobre Matriciamento em Saúde. 2018. (Oficina).
    14. Oficina de Trabalho: O controle Social no SUS.O controle social no SUS. 2018. (Oficina).
    15. Oficina de Trabalho Escrita Endereçada e Trabalho de Formação. 2018. (Oficina).
    16. Semana Científica Reseau Recherche Avec.Les pratiques professionnelles dans les domaines de la Santé et du Social: quelles implications par rapport à la politique de lÉtat?. 2018. (Simpósio).
    17. Seminário Internacional: O cuidado de enfermagem a familia na.Analisadores da prática dos apoiadores das políticas de humanização e educação permanente em saúde: contribuições para aproximar o fazer em enfermagem e as necessidades de saúde nos territórios. 2018. (Seminário).
    18. Trabalho de conclusão de curso do Curso de Graduação Bacharelado e Licenciatura da EERP/USP.Validação do instrumento Assessment of Quality of Life and Related Events (AQUAREL) para o pré-operatório de implante de marcapasso de autoria de Geovana Jannini Jose sob orientação de Carina Aparecida Marosti Dessotte. 2018. (Outra).
    19. Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Graduação - Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da EERP/USP.Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso - Expectativas e motivações que levam às mulheres pasteurizarem leite exclusivamente para seus próprios filhos de autoria de Bruna Rojo Bezerra e orientação de Juliana Stefanello. 2018. (Outra).
    20. Análise Institucional: conceitos e usos. 2017. (Outra).
    21. I CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE DA UFSCAR e II Encontro de EIP em Saúde da UFSCar.Mesa redonda: A EIP no contexto brasileiro. 2017. (Encontro).
    22. I Congresso de Saúde Pública do Núcleo Regional de Ribeirão Preto. O grupo operativo como ferramenta nas ações de apoio institucional e educação permanente em saúde. 2017. (Congresso).
    23. I Congresso Internacional de Atenção Domiciliar de Ribeirão Preto - Fortalecendo a rede de saúde. Membro da comissão local de avaliação dos trabalhos científicos. 2017. (Congresso).
    24. I Congresso Internacional de Atenção Domiciliar de Ribeirão Preto - Fortalecendo a rede de saúde. 2017. (Congresso).
    25. I Congresso Internacional de Atenção Domiciliar de Ribeirão Preto - Fortalecendo a rede de saúde. Apoiador da Oficina de Trabalho Acolhimento na Atenção Domiciliar: principais desafios e potencialidades para produção do cuidado em rede. 2017. (Congresso).
    26. III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. O apoio desenvolvido por apoiadores de humanização de uma região de saúde do Estado de São Paulo. 2017. (Congresso).
    27. Palestra internacional: Acolhimento na Atenção Domiciliar: principais desafios e potencialidades para produção do cuidado em rede. 2017. (Outra).
    28. I Encontro de Educação Interprofissional em Saúde da UFSCar. 2016. (Encontro).
    29. Pesquisa sócioclínica e análise de práticas. 2016. (Seminário).
    30. 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Risco e vulnerabilidade entre idosos: análise de uma ferramenta como tecnologia para o cuidado. 2015. (Congresso).
    31. 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Grupo Condutor Regional da Rede Cegonha: que coletivo é esse?. 2015. (Congresso).
    32. 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Perfil de vida e saúde de idosos longevos acompanhados por uma equipe de saúde da família. 2015. (Congresso).
    33. 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. ACOLHIMENTO EM SAÚDE: COM A PALAVRA OS TRABALHADORES DE UNIDADES DA ATENÇÃO BÁSICA. 2015. (Congresso).
    34. 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. COGESTÃO EM SAÚDE: A PERCEPÇÃO DE TRABALHADORES DE UNIDADES DA ATENÇÃO BÁSICA QUE ADERIRAM AO PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE (PMAQ). 2015. (Congresso).
    35. 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Grupo Condutor Regional: estratégia de gestão para implementação da rede materno infantil em uma região de saúde. 2015. (Congresso).
    36. 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A Educação Permanente em Saúde para institucionalização da rede de atenção materno infantil. 2015. (Congresso).
    37. 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A aprendizagem significativa no grupo condutor regional da rede cegonha. 2015. (Congresso).
    38. 14 Congresso Paulista de Saúde Pública. Apoio Institucional em Saúde: entre o instituinte e o instituído. 2015. (Congresso).
    39. 14 Congresso Paulista de Saúde Pública. O aprendizado de ferramentas de gestão e cuidado no cenário do trabalho: contribuição da atividade curricular de um mestrado profissional. 2015. (Congresso).
    40. 14 Congresso Paulista de Saúde Pública. A saúde bucal entra na roda da rede cegonha. 2015. (Congresso).
    41. 14 Congresso Paulista de Saúde Pública. Com a voz os usuários de benzodiazepínicos do território de uma equipe de saúde da família: integração ensino-serviço na perspectiva da interdisciplinaridade. 2015. (Congresso).
    42. 14 Congresso Paulista de Saúde Pública - Saúde e Poder: reconectando cidadãos e trabalhadores ao SUS. Discussão Temática Saúde da Criança e do Adolescente 1. 2015. (Congresso).
    43. 14 Congresso Paulista de Saúde Pública - Saúde e Poder: reconectando cidadãos e trabalhadores ao SUS. Discussão Temática Trabalho, Formação e Educação 5. 2015. (Congresso).
    44. 14 Congresso Paulista de Saúde Pública - Saúde e Poder: reconectando cidadãos e trabalhadores ao SUS. Discussão Temática - Cuidado em Saúde 2. 2015. (Congresso).
    45. 67 Reunião Anual da SBPC.Núcleo de Apoio em Saúde da Família: o processo de implantação em um município paulista. 2015. (Outra).
    46. A enfermagem e o sistema educacional e de saúde na Finlândia. 2015. (Outra).
    47. A pesquisa e a análise institucional. 2015. (Outra).
    48. Marco Zero PPSUS-SP - Projetos Aprovados no PPSUS 2013. 2015. (Encontro).
    49. Ciclo de Debates da Unidade de Saúde Escola - USE.Os desafios da implantação de redes de atenção em saúde. 2014. (Encontro).
    50. Marco Zero PPSUS-SP. 2014. (Seminário).
    51. Oficina de Trabalho sobre a Técnica de Pesquisa - Grupo focal. 2014. (Oficina).
    52. 13 Congresso Paulista de Saúde Pública. Enfermeiros e educação permanente em saúde: uma proposta de análise por correspondência múltipla. 2013. (Congresso).
    53. 13 Congresso Paulista de Saúde Pública. A educação permanente em saúde na atenção primária: análise descritiva da situação numa região do interior do estado de São Paulo. 2013. (Congresso).
    54. 13 Congresso Paulista de Saúde Pública. Linhas de cuidado e apoio matricial nas redes de atenção a saúde: vivências e aprendizados durante a disciplina do mestrado profissionalizante em gestão da clínica da Universidade Federal de São Carlos. 2013. (Congresso).
    55. 13 Congresso Paulista de Saúde Pública. 2013. (Congresso).
    56. IV Seminário Inovações em Atividades Curriculares. 2013. (Seminário).
    57. IV Seminário Inovações em Atividades Curriculares.Vivências e aprendizados no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica da Universidade Federal de São Carlos: a construção de uma linha de cuidado e sua interface com a interdisciplinaridade. 2013. (Seminário).
    58. 10 Congresso Brasileiro de Saúde coletiva. O cuidado coletivo e seus desafios: um olhar sobre as ações de combate a dengue. 2012. (Congresso).
    59. 10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Procedimentos de profissionais das unidades de saúde da família frente à coleta do exame cérvico-vaginal em um município do interior paulista. 2012. (Congresso).
    60. 10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Percepção de equipes de atenção primária acerca do cuidado em tuberculose e hanseníase. 2012. (Congresso).
    61. Encerramento do II Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS. 2012. (Encontro).
    62. II Encontro Nacional de Residências em Saúde. 2012. (Encontro).
    63. II Simpósio Rede-Escola de Cuidados à Saúde em ação: integração universidade e serviços de saúde. 2012. (Simpósio).
    64. Oficina de Trabalho com Instituições de Ensino e Pesquisa - Centros Colaboradores da Secretaria de Vigilância em Saúde. 2012. (Oficina).
    65. 12 Congresso Paulista de Saúde Pública. Parasitose intestinal: a criança como um evento sentinela para as fragilidades de saúde na família. 2011. (Congresso).
    66. Capacitação de Facilitador de Aprendizagem. 2011. (Encontro).
    67. I Encontro de Enfermagem Brasil/Portugal. 2011. (Encontro).
    68. II Encontro de Estudos em Saúde Coletiva da UFSCar. 2011. (Encontro).
    69. I Simpósio Rede Escola de Cuidados à Saúde em ação: projetos em parceria UFSCar/SMS São Carlos.Diagnóstico do território ARES Cidade Aracy por meio de estimativa rápida. 2011. (Simpósio).
    70. V Seminário do Ensino de Graduação da UFSCar - Novos alunos: que universidade ?. 2011. (Seminário).
    71. quot;Innovative Actions to Articulate Research And Praticequot; VIII Conference Global Network of WHO Collaborating Centres For Nursing Midwifery.. 2010. (Congresso).
    72. quot;Nursing And The Environmentquot; VIII Conference Global Network of WHO Collaborating Centres for Nursing Midwifery.. 2010. (Congresso).
    73. quot;Universidade Abertaquot;. 2010. (Outra).
    74. Conferência quot; Desafios da ação: quatro verbos essenciaisquot; e mesa redonda quot; Ensino: abordagens do processoquot; do IV Seminário de inovações Pedagógicas no ensino de graduação da UFSCar.. 2010. (Seminário).
    75. II Seminário PET- Saúde Saúde da Família UFSCar/ SMS São Carlos.quot;PET- Saúde Vigilância em Saúde UFSCar/ SMS São Carlosquot;. 2010. (Seminário).
    76. IV Jornada de imunização. 2010. (Outra).
    77. Jornada de Estudos em Gerontologia quot;Tema: Envelhecimento Ativo e Saudávelquot;. 2010. (Outra).
    78. Oficina quot;Inovação na Educação em um mundo de mudançasquot; do IV Seminário de inovações Pedagógicas no ensino de graduação da UFSCar.. 2010. (Oficina).
    79. Oficina de Formação de Tutores e Coordenadores Pedagógicos do Curso de Qualificação de Gestores do SUS.. 2010. (Oficina).
    80. Os professores e suas práticas em discurssão: os casos de ensinocomo ferramenta de reflexão do desenvolvimento profissionalquot; IV seminário de inovações pedagógicas no ensino de graduação da UFSCar.. 2010. (Oficina).
    81. VIII Conference Global Network Of WHO Collaborating for Nursing Midwifery. The meaning of welcoming for nursing professionals in the context of primary health care.. 2010. (Congresso).
    82. VIII Conference Global Network Of WHO Collaborating for Nursing Midwifery.Understanding violence against women and the performance of primary health care teams. 2010. (Outra).
    83. quot;Curso de Formação em Coordenação em Grupo Operativoquot;. 2009. (Outra).
    84. 11 Congresso Paulista de Saúde Pública. Modelo hierarquizado: uma proposta aplicada a investigação de fatores de risco/proteção para incapacidade fuincional de idosos. 2009. (Congresso).
    85. 11 Congresso Paulista de Saúde Pública. O acolhimento em saúde: uma prática entre rede-escola. 2009. (Congresso).
    86. 8 Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar - VII Encontro de Extensão.O acolhimento em saúde: uma prática entre rede-escola. 2009. (Outra).
    87. 9 Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar - VIII Encontro de Extensão.O acolhimento no processo de trabalho em enfermagem na estratégia saúde da família. 2009. (Encontro).
    88. Auto-avaliando e refletindo as disciplinas à luz do projeto pedagógico. 2009. (Oficina).
    89. Conferência Municipal de Saúde de São Carlos.Moderação do Grupo: Formação na Saúde. 2009. (Outra).
    90. Curso de Aperfeiçoamento e Capacitação em quot; Saúde Baseada em Evidênciasquot;. 2009. (Outra).
    91. Grupo de Trabalho: A formação dos profissionais de saúde - Enfermagem no III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: inovando nos processos de ensino e aprendizagem. 2009. (Oficina).
    92. III Encontro Paulista de Residentes.Formação pelo/para o trabalho. 2009. (Encontro).
    93. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: inovando nos processos de ensino e aprendizagem. 2009. (Seminário).
    94. I Seminário Nacional do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - PRÓ-SAÚDE II. 2009. (Seminário).
    95. I Simpósio Internacional de Geriatria. 2009. (Simpósio).
    96. IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O acolhimento em saúde: uma prática entre rede-escola. 2009. (Congresso).
    97. IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Modelo hierarquizado: uma proposta aplicada a investigação de fatores de risco/proteção para incapacidades funcional de idosos. 2009. (Congresso).
    98. Jornada de Imunização 2009. 2009. (Outra).
    99. Oficina de trabalho: discussão de currículo e metodologias ativas. 2009. (Oficina).
    100. Possibilidades e Limites do Problem-Based Learning (PBL) no III Seminário de Inovações Pedagógicas no ensino de Graduação da UFSCar: inovando nos processos de ensino-aprendizagem. 2009. (Oficina).
    101. Pré-Conferência Municipal de Saúde de São Carlos: Do SUS que temos ao SUS que queremos.A Estratégia Saúde da Família em São Carlos - perspectivas. 2009. (Outra).
    102. Simpósio Currículos Inovadores na Formação de Profissionais de Saúde. 2009. (Simpósio).
    103. 8 Congresso Regional de Informação em ciências da Saúde (CRICS8). Construindo conhecimentos e práticas sobre saúde e qualidade de vida para o desenvolvimento territorial: relato de experiência interdisciplinar. 2008. (Congresso).
    104. Curso de Atualização em Formação Pedagógica em EAD. 2008. (Outra).
    105. I Encontro Temático de Humanização: quot;Por um conceito de rede para pensar a produção de saúdequot;. 2008. (Encontro).
    106. II Jornada SUS - Modelo de atenção à saúde em São Carlos: avanços e desafios nos 20 anos do SUS. 2008. (Encontro).
    107. II Oficina de Aproximação de Conselheiros do Conselho Municipal de Saúde. 2008. (Oficina).
    108. II Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar - Aprendizagem no Ensino Superior: Um desafio para a Universidade Contemporânea. 2008. (Seminário).
    109. I Jornada SUS. 2008. (Outra).
    110. Oficina de aproximação de conselheiros do Conselho Municipal de Saúde. 2008. (Oficina).
    111. Oficina Regional de Educação Permanente em Saúde.Formação e Educação Permanente em Saúde. 2008. (Oficina).
    112. Seminário Avaliação e Uso de Evidências nas Práticas de Saúde. 2008. (Seminário).
    113. Simpósio Internacional Globalização e Determinantes da Saúde: Implicações para o Desenvolvimento de Recursos Humanos e os Sistemas de Saúde. 2008. (Simpósio).
    114. Congresso Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde - ConTIC - Saúde. Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde: uma estratégia para a humanização do cuidado. 2007. (Congresso).
    115. I Fórum Municipal de Humanização. 2007. (Outra).
    116. II Encontro Internacional do Grupo Tordesilhas de Enfermagem.Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde: uma parceria rede-escola. 2007. (Encontro).
    117. II Encontro Internacional do Grupo Tordesilhas de Enfermagem - Ampliando as fronteiras do conhecimento da enfermagem.A situação do idoso de baixa renda na região Cidade Aracy - São Carlos, SP: um estudo epidemiológico. 2007. (Encontro).
    118. III Conferência Municipal de Saúde de São Carlos. 2007. (Outra).
    119. III Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde - Conhecimentos e práticas para a saúde e justiça social. 2007. (Encontro).
    120. I Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCar: Currículo, Prática Docente, e Avaliação. 2007. (Seminário).
    121. Mini-curso quot;Educação participativa, dialógica, para fortalecer a autonomia dos indivíduos e comunidade: reflexões e experiências sobre atividades de grupo em unidades básicas de saúdequot;. 2007. (Outra).
    122. Os desafios da atenção básica no SUS. 2007. (Seminário).
    123. Pré-Conferência Estadual de Abrangência Regional do DRS III - Araraquara: Saúde e qualidade de vida: políticas de Estado e desenvolvimento. 2007. (Outra).
    124. Pré-Conferência Estadual de Abrangência Regional do DRS III - Araraquara: Saúde e Qualidade de Vida: Políticas de Estado e Desenvolvimento. 2007. (Outra).
    125. VII Jornada Científica da UFSCar/ VI Encontro de Extensão.Implantação do acolhimento para usuários da rede de atenção básica em saúde de São Carlos. 2007. (Outra).
    126. X Congresso Paulista de Saúde pública. Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde: uma estratégia para a humanização do cuidado. 2007. (Congresso).
    127. X Congresso Paulista de Saúde Pública. Acolhimento como estratégia para a reorganização das práticas em saúde na cidade de São Carlos/SP. 2007. (Congresso).
    128. X Congresso Paulista de Saúde Pública. Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde: uma estratégia para a humanização do cuidado. 2007. (Congresso).
    129. X Congresso Paulista de Saúde Pública. 2007. (Congresso).
    130. X Congresso Paulista de Saúde Pública. Acolhimento como estratégia para reorganização das práticas em saúde na cidade de São Carlos/SP. 2007. (Congresso).
    131. .Ciclo de Oficinas para Avaliação da Atenção a Saúde da Criança no Município de São Carlos. 2006. (Oficina).
    132. .Curso Envelhecimento e Demência - programa de educação permanente para trabalhadores das equipes de Saúde da Família. 2006. (Outra).
    133. Ciclo de Oficinas em Biossegurança . Futuro Limpo - Resíduos Sólidos. 2006. (Oficina).
    134. Oficina Presencial da Formação Permanente em Saúde EAD/ENSP/FIOCRUZ. 2006. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. SOEIRO, E. ; OLIVEIRA, J. M. ; Gomes, Romeu ; FELICIANO, Adriana Barbieri ; Massaro, A ; MALVEZZI, E. ; SILVA, R. F. ; GARCIA, V.. I Encontro Nacional do Projeto quot;Desenvolvimento de Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS: implantando a mudança e Mostra dos Projetos de Intervenção. 2019. Outro
    2. FELICIANO, ADRIANA BARBIERI; Ogata MN ; Machado MLT. Oficina de Trabalho: O controle social no SUS. 2018. Outro
    3. FORTUNA, C. M. ; FELICIANO, Adriana Barbieri ; Ogata MN ; Silva, M.V. ; KASPER, M. ; MENDES, F. C. L. ; MARCUSSI, T. C. C.. Curso de Atualização “Formação de apoiadores da Política Nacional de Humanização e articuladores da Política de Educação Permanente em Saúde. 2018. Outro
    4. FELICIANO, Adriana Barbieri. Oficina de Trabalho: refletindo sobre nossos caminhos e desafios. 2015. (Outro).. . 0.
    5. AKERMAN, M. ; LOUVISON, M. C. P. ; ACIOLI, G. G. ; PEDRO, W. A. ; Ogata MN ; Machado MLT ; Silva, M.T.L.E. ; GOZZI, A. P. N. F. ; FELICIANO, Adriana Barbieri. 14 Congresso Paulista de Saúde Pública. 2015. Congresso
    6. FELICIANO, Adriana Barbieri; FIORONI, L. N.. Os desafios da Gestão Federal no SUS. 2014. Outro
    7. Acioli, G.G. ; FIORONI, L. N. ; FELICIANO, Adriana Barbieri. I ENCONTRO REGIONAL DE SAÚDE PÚBLICA DE SÃO CARLOS - Pré Congresso Paulista de Saúde Pública. 2013. Outro
    8. Mascarenhas, S.H.Z. ; SILVA, R. F. ; FIGUEIREDO, W. S. ; SAMPAIO, S. ; Ferreira, D. G. ; FELICIANO, Adriana Barbieri. II Simpósio Rede Escola de Cuidados à Saúde em ação: integração universidade e serviços de saúde. 2012. Outro
    9. Mascarenhas, S.H.Z. ; FELICIANO, Adriana Barbieri ; SAMPAIO, S.. I Simposio Rede Escola de cuidados à saúde em ação: projetos em parceria UFSCar/SMS São Carlos. 2011. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (8)
    • Adriana Barbieri Feliciano ⇔ Márcia Niituma Ogata (32.0)
      1. BORGES, FLÁVIO ADRIANO ; FORTUNA, CINIRA MAGALI ; FELICIANO, ADRIANA BARBIERI ; OGATA, MÁRCIA NIITUMA ; KASPER, MARISTEL ; SILVA, MÔNICA VILCHEZ DA. Analysis of professional implication as a tool of permanent education in health. Revista Latino-Americana de Enfermagem. v. 27, p. 2019;27:e3189, issn: 1518-8345, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. FORTUNA, C. M. ; OLIVEIRA, K. F. ; FELICIANO, Adriana Barbieri ; SILVA, M. V. ; MELO, F. A. B. ; ARAUJO, P. N. ; CAMACHO, G. A. ; OGATA, M. N.. Embracement as an analyzer of the relationships between professionals, managers and users.. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP. v. 51, p. e03258, issn: 1980-220X, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BORGES, FLÁVIO ADRIANO ; OGATA, MÁRCIA NIITUMA ; FELICIANO, ADRIANA BARBIERI ; FORTUNA, CINIRA MAGALI. Gerenciamento em saúde: o olhar de trabalhadores da saúde da família rural/ Management in health: the workers look of a rural family health. Ciência, Cuidado e Saúde (Online). v. 15, p. 466-473, issn: 1677-3861, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. OGATA, MÁRCIA NIITUMA; FELICIANO, A.B. ; SILVA, Jaqueline Alcântara ; PEDRO, Wilson José Alves. DIMENSÕES EDUCACIONAIS NA PRÁTICA DA ENFERMAGEM NA SAÚDE COLETIVA E SUBSIDIOS PARA A GESTÃO DO TRABALHO E DA ATENÇÃO. Em: Eucléa Gomes Vale; Simone Aparecida Peruzzo; Vanda Elisa Andres Felli. (Org.). Dimensões educacionais na prática da enfermagem na saúde coletiva e subsídios para a gestão do trabalho e da atenção. 1ed.Porto Alegre. : PROENF Gestão. Programa de Atualização em Enfermagem. 2018.v. 4, p. 107-144.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. SILVA, Jaqueline Alcântara ; FELICIANO, A.B. ; CUCOLO, D. F. ; ZIN, G. R. ; OGATA, M. N. ; MIRA, V. L.. Educação Permanente em Saúde na Atenção Básica. Em: Associação Brasileira de Enfermagem; Vale EG, Peruzzo SA, Felli VEA. (Org.). PROENF Programa de Atualização em Enfermagem: Gestão: Ciclo 6. 6ed.Porto Alegre. : Artmed Panamericana. 2016.v. 2, p. 09-56.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
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      14. MATUMOTO, S. ; MISHIMA, S. M. ; FORTUNA, M.C. ; MESTRINER JUNIOR, W. ; MESQUITA, L.P. ; CACCIA-BAVA, M. C. ; FELICIANO, A. B. ; ARANTES, C.I.S. ; OGATA, M. N. ; MACHADO, M. L. T. ; SILVA, G.G.A.da ; SILVA, M.T.L.E.da ; SILVA, M. V. ; RIBEIRO, C. ; R.L.R.PINTO, M. C. ; ZAMBON, V.D.. A pesquisa e o desenvolvimento profissional para produção de cuidados maternos e infantis: o caso de uma pesquisa sobre a Rede Cegonha na região de Araraquara, São Paulo - Brasil. 2014. Apresentação de Trabalho/Congresso
      15. MATUMOTO, S. ; MISHIMA, S. M. ; FORTUNA, M.C. ; MESTRINER JUNIOR, W. ; MESQUITA, L.P. ; CACCIA-BAVA, M. C. ; FELICIANO, A. B. ; ARANTES, C.I.S. ; OGATA, M. N. ; MACHADO, M. L. T. ; SILVA, G.G.A.da ; SILVA, M.T.L.E.da ; SILVA, M. V. ; RIBEIRO, C. ; R.L.R.PINTO, M. C. ; ZAMBON, V.D.. Grupo Condutor Regional: estratégia de implantação da rede materno infantil em uma região do estado de São Paulo - Brasil. 2014. Apresentação de Trabalho/Congresso
      16. FORMENTON, Y. F. ; OGATA, M. N. ; FELICIANO, A. B. ; ARANTES, C.I.S. ; MACHADO, M. L. T. ; MASCARENHAS, S.Z.. Educação permanente em saúde: concepções e práticas de enfermeiros da atenção primária a saúde. 2012. Apresentação de Trabalho/Outra
      17. OGATA, M. N. ; MISHIMA, S. M. ; ARANTES, C.I.S. ; MACHADO, M. L. T. ; FELICIANO, A. B. ; PROTTI, S.T. ; MATUMOTO, S. ; FORTUNA, M.C. ; MESTRINER JUNIOR, W. ; SCHIAVON, A. ; RIBEIRO, C. ; SILVA, G.G.A.da ; BAVA, M.C.G.G.C.. Concepções dos coordenadores regionais sobre o processo de desenvolvimento do projeto fortalecimento da atenção básica. 2011. Apresentação de Trabalho/Congresso
      18. OGATA, Márcia Niituma ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; ARANTES, C. I. S. ; FELICIANO, A. B. ; PEDRAZZANI, Elisete Silva ; PEDRO, W. J. A.. Grupo de Pesquisa e Extensão: Políticas e Práticas em Saúde. 2007. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Adriana Barbieri Feliciano ⇔ Cássia Irene Spinelli Arantes (12.0)
      1. ZAMBON, Vera Dib ; PINTO, M. C. R. L. R. ; RIBEIRO, C. ; MESQUITA, L. P. ; Matumoto, S ; SILVA, M. T. L. E. ; MESTRINER JUNIOR, W. ; FORTUNA,C.M. ; CACCIA-BAVA, M. C. G. G. ; ARANTES, C. I. S. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; DERISSO, L. N. D. ; FELICIANO, A.B. ; OGATA, Márcia Niituma ; SILVA, M. V.. Grupo condutor regional da rede cegonha: que coletivo é esse?. Em: 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiania. Anais do 11º congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, p. 4997, 2015.
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      2. ZAMBON, Vera Dib ; SILVA, M. T. L. E. ; FORTUNA,C.M. ; CACCIA-BAVA, M. C. G. G. ; PINTO, M. C. R. L. R. ; RIBEIRO, C. ; MESQUITA, L. P. ; Matumoto, S ; MESTRINER JUNIOR, W. ; SILVA, M. V. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; FELICIANO, A.B. ; OGATA, M. N. ; ARANTES, C. I. S. ; DERISSO, L. N. D. ; MISHIMA, S.M. ; SILVA, G. G. A.. Grupo condutor regional: estratégia de gestão para implementação da rede materno infantil em uma região de saúde. Em: 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, p. 5101, 2015.
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      3. OGATA, M. N.; FELICIANO, A.B. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; ARANTES, Cassia Irene Spinelli ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; PROTTI, Simone Terezinha. Enfermeiros e educação permanente em saúde: Uma proposta de análise por correspondência multipla. Em: 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2013, São Paulo/SP. 13º Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo/SP: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública, v. 12, p. 85-85, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. OGATA, M. N.; FELICIANO, A.B. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; ARANTES, Cassia Irene Spinelli ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; PROTTI, Simone Terezinha. A educação permanente em saúde na atenção primária: Análise descritiva da situação numa região do interior do estado de São Paulo. Em: 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2013, São Paulo/SP. 13º Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo/SP: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública, v. 12, p. 58-58, 2013.
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      5. Matumoto, S ; FORTUNA,C.M. ; OGATA, Márcia Niituma ; MISHIMA, S.M. ; SCHIAVON, A. ; RIBEIRO, C. ; SILVA, M. V. ; SILVA, M. T. L. E. ; ARANTES, C. I. S. ; CACCIA-BAVA, M. C. G. G. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; FELICIANO, A.B. ; Gorla, I. ; PROTTI, S. T. ; MESTRINER JUNIOR, W. ; SILVA, G. G. A.. Aprender fazendo: formando grupos de educação permanente em saúde. Em: 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2012.
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      6. OGATA, Márcia Niituma ; MASCARENHAS, S.H.Z. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; FELICIANO, A.B. ; ARANTES, C. I. S. ; PINTO, M. C. R. L. R. ; FRANÇA, Yaisa. A enfe ermagem e a prática da educação permanente em saúde na atenção básica. Em: 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2012.
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      7. Gorla, I. ; SILVA, M. T. L. E. ; SILVA, M. V. ; OGATA, Márcia Niituma ; FELICIANO, A.B. ; RIBEIRO, C. ; ARANTES, C. I. S. ; SCHIAVON, A. ; MESTRINER JUNIOR, W. ; MISHIMA, S.M. ; FORTUNA,C.M. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; PROTTI, S. T. ; CACCIA-BAVA, M. C. G. G. ; SILVA, G. G. A.. Grupo locorregional de pesquisa e reflexão sobre o sistema único de saúde: o surgimento em uma conjuntura produtiva. Em: 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2012.
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      8. SILVA, M. V. ; RIBEIRO, C. ; SCHIAVON, A.R.O. ; Gorla, I. ; SILVA, M. T. L. E. ; OGATA, Márcia Niituma ; MISHIMA, S.M. ; Matumoto, S ; ARANTES, C. I. S. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; FORTUNA,C.M. ; PROTTI, S. T. ; CACCIA-BAVA, M. C. G. G. ; MESTRINER JUNIOR, W. ; FELICIANO, A.B. ; SILVA, G. G. A.. A Educação permanente em saúde: constituindo coletivos e transformando práticas. Em: 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2012.
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      9. FORMENTON, Y. F. ; OGATA, Márcia Niituma ; FELICIANO, A.B. ; ARANTES, C. I. S. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; MASCARENHAS, S.H.Z.. Educação permanente em saúde: concepções e práticas dos enfermeiros na Atenção Primária 'a Saúde. Em: III Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem: avanços no cuidado, gestão e políticas, 2012, São Paulo. Anais do III Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem: avanços no cuidado, gestão e políticas. São Paulo: EEUSP, v. 1, p. 23-23, 2012.
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      10. FORMENTON, Y. F. ; OGATA, Márcia Niituma ; MASCARENHAS, S.H.Z. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; FELICIANO, A.B. ; ARANTES, C. I. S. ; PINTO, M. C. R. L. R.. Caracterização dos processos de educação permanente em saúde na visão de enfermeiros da estratégia saúde da família de municípios do interior paulista. Em: 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Porto Alegre. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Saúde Coletiva, v. 1, p. 45-45, 2012.
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      11. MISHIMA, S.M. ; FORTUNA,C.M. ; ARANTES, C. I. S. ; Matumoto, S ; OGATA, Márcia Niituma ; FELICIANO, A.B. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; SILVA, G. G. A. ; RIBEIRO, C. ; Gorla, I. ; CACCIA-BAVA, M. C. G. G. ; SILVA, M. T. L. E. ; SILVA, M. V. ; PROTTI, S. T. ; MESTRINER JUNIOR, W.. A tarefa dos coordenadores de educação permanente em saúde em uma macrorregião de saúde do estado de São Paulo.. In:. Em: 2º Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem, 2011, São Paulo. 2º Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva na Perspectiva da Enfermagem. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2011, São Paulo. Anais do II Simpósio Internacional de Políticas e Práticas em Saúde Coletiva, 2011.
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      12. OGATA, Márcia Niituma ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; ARANTES, C. I. S. ; FELICIANO, A. B. ; PEDRAZZANI, Elisete Silva ; PEDRO, W. J. A.. Grupo de Pesquisa e Extensão: Políticas e Práticas em Saúde. 2007. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Adriana Barbieri Feliciano ⇔ Flávio Adriano Borges Melo (5.0)
      1. BORGES, FLÁVIO ADRIANO ; FORTUNA, CINIRA MAGALI ; FELICIANO, ADRIANA BARBIERI ; OGATA, MÁRCIA NIITUMA ; KASPER, MARISTEL ; SILVA, MÔNICA VILCHEZ DA. Analysis of professional implication as a tool of permanent education in health. Revista Latino-Americana de Enfermagem. v. 27, p. 2019;27:e3189, issn: 1518-8345, 2019.
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      2. FORTUNA, C. M. ; KASPER, M. ; MELO, F. A. B. ; Silva, M.V. ; FELICIANO, Adriana Barbieri ; MARCUSSI, T. C. C. ; Ogata MN ; OLIVEIRA, K. F.. Pesquisas para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) e a análise institucional. 2019. Apresentação de Trabalho/Congresso
      3. FORTUNA, C. M. ; Silva, M.V. ; KASPER, M. ; MARCUSSI, T. C. C. ; FELICIANO, Adriana Barbieri ; BORGES, FLÁVIO ADRIANO ; OGATA, M. N.. Pesquisa intervenção no Sistema Único de Saúde: Coletivos em Produção. 2019. Apresentação de Trabalho/Outra
      4. BORGES, FLÁVIO ADRIANO ; Ogata MN ; KASPER, M. ; Silva, M.V. ; FELICIANO, Adriana Barbieri ; MARTINELLI, S. A. ; FORTUNA, C. M.. A intervenção fotográfica como ferramenta disparadora de análise de implicação profissional: um relato de experiência. 2019. Apresentação de Trabalho/Congresso
      5. FORTUNA, C. M. ; MONCEAU, G. R. J. ; FELICIANO, Adriana Barbieri ; KASPER, M. ; Silva, M.V. ; MARCUSSI, T. C. C. ; BORGES, FLÁVIO ADRIANO ; OGATA, M. N.. Análise institucional das práticas profissionais de apoiadores de humanização e articuladores de educação permanente em saúde. 2019. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Adriana Barbieri Feliciano ⇔ Sueli Fatima Sampaio (3.0)
      1. LIMA, Valéria Vernaschi ; SAMPAIO, S. F. ; FIORONI, L. N. ; FELICIANO, A. B.. Mestrado Profissional em Gestão da Clínica: Uma Proposta Interdisciplinar. Inovações Curriculares. Experiência no Ensino Superior com foco na Interdisciplinaridade. 1ed.Campinas. Em: Elisabete M. Aguiar Pereira. (Org.). Inovações curriculares: experiências no ensino superior com foco na interdisciplinaridade. 1ed.Campinas/SP. : FE/UNICAMP. 2014.p. 603-634.
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      2. FELICIANO, A. B. ; DUARTE, A. C. G. O. ; BRITO, CMD ; BALDI, D. L. ; SALOMAO, F. G. D. ; FIORONI, L. N. ; OGATA, Márcia Nituma ; ROSALINI, M. H. P. ; SAMPAIO, S. F.. A RESIDENCIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE DA UFSCAR: DESAFIO DO DESCONHECIDO PARA A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR PARA O SUS. Em: Gilberto Tadeu Reis da Silva. (Org.). Residência Multiprofissional em Saúde: cenários e vivências da formação. 1ed.São Paulo. : Martinari. 2013.v. 01, p. 83-108.
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      3. SILVA, J. A. M. ; PEDRO, W. A. ; FELICIANO, ADRIANA BARBIERI ; Ogata MN ; Machado MLT ; SAMPAIO, S. F.. Trabalho em Equipe na Atenção Primária em Saúde - DRS III Araraquara. 2019. Apresentação de Trabalho/Outra

    • Adriana Barbieri Feliciano ⇔ Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva (2.0)
      1. OGATA, MÁRCIA NIITUMA; FELICIANO, A.B. ; SILVA, Jaqueline Alcântara ; PEDRO, Wilson José Alves. DIMENSÕES EDUCACIONAIS NA PRÁTICA DA ENFERMAGEM NA SAÚDE COLETIVA E SUBSIDIOS PARA A GESTÃO DO TRABALHO E DA ATENÇÃO. Em: Eucléa Gomes Vale; Simone Aparecida Peruzzo; Vanda Elisa Andres Felli. (Org.). Dimensões educacionais na prática da enfermagem na saúde coletiva e subsídios para a gestão do trabalho e da atenção. 1ed.Porto Alegre. : PROENF Gestão. Programa de Atualização em Enfermagem. 2018.v. 4, p. 107-144.
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      2. SILVA, Jaqueline Alcântara ; FELICIANO, A.B. ; CUCOLO, D. F. ; ZIN, G. R. ; OGATA, M. N. ; MIRA, V. L.. Educação Permanente em Saúde na Atenção Básica. Em: Associação Brasileira de Enfermagem; Vale EG, Peruzzo SA, Felli VEA. (Org.). PROENF Programa de Atualização em Enfermagem: Gestão: Ciclo 6. 6ed.Porto Alegre. : Artmed Panamericana. 2016.v. 2, p. 09-56.
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    • Adriana Barbieri Feliciano ⇔ Sílvia Helena Zem-Mascarenhas (2.0)
      1. OGATA, M. N.; FELICIANO, A.B. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; ARANTES, Cassia Irene Spinelli ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; PROTTI, Simone Terezinha. Enfermeiros e educação permanente em saúde: Uma proposta de análise por correspondência multipla. Em: 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2013, São Paulo/SP. 13º Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo/SP: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública, v. 12, p. 85-85, 2013.
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      2. OGATA, M. N.; FELICIANO, A.B. ; MACHADO, Maria Lúcia Teixeira ; ARANTES, Cassia Irene Spinelli ; ZEM-MASCARENHAS, S. H. ; PROTTI, Simone Terezinha. A educação permanente em saúde na atenção primária: Análise descritiva da situação numa região do interior do estado de São Paulo. Em: 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, 2013, São Paulo/SP. 13º Congresso Paulista de Saúde Pública. São Paulo/SP: Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública, v. 12, p. 58-58, 2013.
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    • Adriana Barbieri Feliciano ⇔ Rosely Moralez de Figueiredo (1.0)
      1. FELICIANO, Adriana Barbieri; Figueiredo, R. M. ; Dias, R. C. ; BRAGA, D. A. ; Zóia, E. N. ; Ferreira, D. G.. Descentralizando o cuidado em Hanseníase: atuação do programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET VigiLância em Saúde. Em: 12th Brazilian Leprosy congress; ILA Regional Congress - Américas, 2011, Maceio. Hansenologia Internationalis: Hanseníase e outras doenças infecciosas. São Paulo: ILSL - Instituto Lauro de Souza Lima, v. 36, p. 136-136, 2011.
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Data de processamento: 12/10/2020 21:18:23