Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Enfermagem (DEnf)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Jaqueline Alcantara Marcelino da Silva

Enfermeira, pós-doutoranda no King's College London, Florence Nightingale Faculty of Nursing, Midwifery and Palliative Care em 2019. Doutora em Ciências pelo Programa do Pós-Graduação de Gerenciamento em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) em 2014 com a tese, Educação interprofissional em saúde na atenção primária, na área Fundamentos e Práticas de Gerenciamento em Enfermagem e Saúde. Mestre em gerenciamento de serviços de enfermagem e saúde pela EEUSP em 2009. Graduada em bacharelado e licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos em 2006. Atuou como enfermeira especialista em laboratório de ensino na área de Gerenciamento em Serviços de Enfermagem e Saúde na EEUSP de 2008 a 2015. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Enfermagem na sub-área de Gerenciamento em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Formação, Saúde e Trabalho (GeFST) na UFSCar, Membro da Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde - ReBETIS, da Rede Regional de Educação Interprofissional das Américas (REIP) e colaboradora da Global Confederation for Interprofessional Education Collaborative Practice. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8311079340428705 (17/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Enfermagem. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33518334 Ramal: 9446 Fax: (16) 33519709 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2019-Atual. Evidencias Cientificas sobre as implicacoes do PET-Saude Interprofissionalidade na formacao em saude
      Descrição: A literatura, frequentemente, chama a atenção para a necessidade de construir evidencias sobre as implicações das iniciativas de EIP para a formação de profissionais de saúde mais colaborativos, capazes de impactar na melhoria da qualidade da atenção à saúde. Na literatura nacional há muitas produções e relatos de iniciativas de EIP, entretanto é importante que haja um duplo esforço em relação à esse tema na realidade brasileira: por um lado conhecer em profundidade essas iniciativas com o intuito de identificar o alinhamento com os marcos teórico-conceituais da EIP e buscar instrumentos sistematizados no sentido de construir evidencias sobre seus resultados na mudança do perfil dos profissionais de saúde. Partindo desse pressuposto, essa proposta de carta acordo tem como objetivo produzir evidências científicas dos projetos PET-Saúde Interprofissionalidade sobre os processos de mudança da formação em saúde e a articulação com outras politicas de reorientação do ensino na saúde e na dinâmica do trabalho em saúde e para a melhoria da qualidade da atenção. A pesquisa adota o desenho de métodos mistos. Adota- se nessa proposta o modelo de Kirkpatrick de avaliação de resultados de iniciativas educacionais, buscando explorar os aspectos nos quatro níveis propostos pelo modelo, que frequentemente tem sido adotado para mensurar os resultados da EIP em todo o mundo. Defende-se esse modelo de avaliação para a elaboração de evidências científicas para obtenção de dados que demonstrem as implicações do PET-Saúde Interprofissionalidade enquanto politica indutora de mudanças da formação e do trabalho em saúde, podendo orientar outras politicas e/ou fortalecer existentes, reconhecendo a EIP como potente na luta histórica de fortalecimento e consolidação do SUS.. #10;Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. #10;#10;Integrantes: Marcelo Viana da Costa - (Coordenador); Marina Peduzzi(Vice coordenador), Andrezza Karine Araújo de Medeiros Pereira, Eudes Euler de Souza Lucena, Cristiano Gil Regis, Patrícia Rios Poletto, Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Wendell Carlos Evangelista Pontes#10;Número do Convênio: OPAS/UFRN/FUNPEC: SCON2018-00510. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Integrante / Marina Peduzzi - Integrante / Marcelo Viana da Costa - Coordenador / Cristiano Gil Regis - Integrante.
      Membro: Jaqueline Alcantara Marcelino da Silva.
    2. 2017-2018. Mapeamento das Iniciativas de Educacao Interprofissional no Brasil e Atualizacao em Desenvolvimento Docente para a adocao da interprofissionalidade na formacao em saude
      Descrição: A pesquisa de mapeamento tem como objetivo geral: fortalecer a Educação Interprofissional em Saúde enquanto marco teórico e metodológico para reorientação dos processos de formação dos profissionais de saúde no Brasil. Os objetivos específicos são: realizar o mapeamento das iniciativas de Educação Interprofissional existentes no Brasil; elaborar proposta de curso atualização para docentes e gestores das instituições de ensino brasileiras com o propósito de qualificação sobre Educação Interprofissional e desenvolver curso de atualização para docentes e gestores das instituições de ensino brasileiras para a adoção da interprofissionalidade na formação em saúde. Estudo desenvolvido em duas fases, simultaneamente. A primeira como survey descritivo-exploratório coma finalidade de conhecer as condições e práticas correntes no que se refere ao objeto de estudo - iniciativas de Educação Interprofissional em Saúde no Brasil, e desenvolver plano para melhorar estas práticas. A segunda fase refere-se à elaboração e à implementação de intervenção educativa, curso de atualização para docentes e gestores sobre Educação Interprofissional em Saúde. As duas fases serão realizadas de forma simultânea porque o auxilio financeiro solicitado a Organização Pan-Americana da Saúde e Ministério da Saúde por meio de Carta Acordo. Os dados serão analisados descritivamente, para as variáveis categóricas serão apresentadas frequências absolutas e relativas segundo sua distribuição nos município, estados e regiões do país. Analise descritiva visa produzir uma caracterização das inciativas de Educação Interprofissional segundo as variáveis: organização acadêmica, organização administrativa, organização da matriz curricular, turno de funcionamento, disponibilidade do Projeto Pedagógico para consulta pública, caráter obrigatório ou eletivo da iniciativa de EIP, disciplinas/módulos/componentes curriculares de EIP ministrados, iniciativas de EIP como atividades de extensão, iniciativas de EIP como atividades de pesquisa, metodologias de ensino das iniciativas de EIP, metodologias de avaliação das iniciativas de EIP e participação da IES em políticas indutoras de EIP.. #10;Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Integrante / Marina Peduzzi - Coordenador / Marcelo Viana da Costa - Integrante.
      Membro: Jaqueline Alcantara Marcelino da Silva.
    3. 2017-Atual. Organizacao do processo de trabalho das equipes de saude: dispositivos para integralidade nas Redes de Atencao a Saude
      Descrição: Projeto Universal CNPq Chamada 2016 aprovado com R$ 29.000,00. O trabalho em equipe consiste em uma estratégia para articulação das práticas em prol da integralidade do#10;cuidado aos usuários nas Redes de Atenção à Saúde. Estudos sobre temática da organização do processo de#10;trabalho em equipe podem contribuir para produzir evidências sobre a efetividade, eficácia das equipes e#10;propor caminhos para seu fortalecimento. Objetivo geral: Analisar a organização do processo de trabalho#10;em equipes de saúde na Atenção Básica em Saúde (ABS) e seus desdobramentos para integralidade no#10;âmbito da RAS do SUS. Objetivos específicos: A) Mapear a força de trabalho na ABS na região do#10;Departamento Regional de Saúde (DRS) III-Araraquara; B) Identificar e analisar os modelos de gestão do#10;processo de trabalho em saúde na ABS e os dispositivos relacionados à implementação da RAS; C) Analisar o#10;trabalho em equipe na ABS; D) Desenvolver estratégias para fortalecer o trabalho em equipe na ABS na#10;RAS. Método: Estudo quali-quantitativo que será desenvolvido na ABS da região de saúde coração da DRS#10;III ? Araraquara em quatro etapas: 1) Mapeamento da força de trabalho no SUS, cujos dados serão#10;levantados nas Secretarias Municipais de Saúde e on-line pelo Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de#10;Saúde; 2) Entrevistas semiestruturadas com gestores; 3) Aplicação da escala de clima de trabalho em#10;equipe; 4) Grupos focais com trabalhadores e/ou gestores. Os dados quantitativos serão analisados por#10;meio de estatística descritiva e inferencial e para os qualitativos será utilizada a técnica de análise de#10;conteúdo temática à luz dos conceitos de trabalho em equipe, modelos de gestão e integralidade da#10;atenção. Espera-se que os resultados do estudo contribuam para o fortalecimento do trabalho colaborativo#10;nas Redes de Atenção à Saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Coordenador / Márcia Niituma Ogata - Integrante / Maria Lúcia Teixeira Machado - Integrante / Geisa - Integrante / Carole Orchard - Integrante / Sueli Fátima Sampaio - Integrante / Vivian Aline Mininel - Integrante / Valéria Marli Leonello - Integrante / Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Daniele Fabiana Cucolo - Integrante / Heloise Fernandes Agreli - Integrante / Regimar Carla Machado Ranzini - Integrante / Tanyse Galon - Integrante.
      Membro: Jaqueline Alcantara Marcelino da Silva.
      Descrição: O trabalho em equipe consiste em uma estratégia para articulação das práticas em prol da integralidade do cuidado aos usuários nas Redes de Atenção à Saúde. Estudos sobre temática da organização do processo de trabalho em equipe podem contribuir para produzir evidências sobre a efetividade, eficácia das equipes e propor caminhos para seu fortalecimento. Este projeto tem como objetivo analisar a organização do processo de trabalho em equipes de saúde na Atenção Básica em Saúde (ABS) e seus desdobramentos para integralidade no âmbito da RAS do SUS. Objetivos específicos: A) Mapear a força de trabalho na ABS na região do Departamento Regional de Saúde (DRS) III-Araraquara; B) Identificar e analisar os modelos de gestão do processo de trabalho em saúde na ABS e os dispositivos relacionados à implementação da RAS; C) Analisar o trabalho em equipe na ABS; D) Desenvolver estratégias para fortalecer o trabalho em equipe na ABS na RAS. Método: Estudo quali-quantitativo que será desenvolvido na ABS da região de saúde coração da DRS III Araraquara em quatro etapas: 1) Mapeamento da força de trabalho no SUS, cujos dados serão levantados nas Secretarias Municipais de Saúde e on-line pelo Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde; 2) Entrevistas semiestruturadas com gestores; 3) Aplicação da escala de clima de trabalho em equipe; 4) Grupos focais com trabalhadores e/ou gestores. Os dados quantitativos serão analisados por meio de estatística descritiva e inferencial e para os qualitativos será utilizada a técnica de análise de conteúdo temática à luz dos conceitos de trabalho em equipe, modelos de gestão e integralidade da atenção. Espera-se que os resultados do estudo contribuam para o fortalecimento do trabalho colaborativo nas Redes de Atenção à Saúde. (Universal CNPq 01/2016, Processo n.431461/2016-3).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cássia Irene Spinelli Arantes - Integrante / Wilson J. A. Pedro - Integrante / Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Integrante / Maria Lúcia Teixeira Machado - Integrante / Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Coordenador / Carole Orchard - Integrante / Danielle Fabiana Cucolo - Integrante / Geisa Colebrusco de Souza - Integrante / Heloise Lima Agreli - Integrante / Mariana Charantola - Integrante / Marina Peduzzi - Integrante / Regimar Carla Machado - Integrante / Sueli Fátima Sampaio - Integrante / Tanyse Galon - Integrante / Valéria Marli Leonello - Integrante / Vivian Aline Mininel - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cassia Irene Spinelli Arantes.
      Descrição: Trata-se de Projeto Universal aprovado na CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq No 01/2016.#10;O trabalho em equipe consiste em uma estratégia para articulação das práticas em prol da integralidade do cuidado aos usuários nas Redes de Atenção à Saúde. Estudos sobre temática da organização do processo de trabalho em equipe podem contribuir para produzir evidências sobre a efetividade, eficácia das equipes e propor caminhos para seu fortalecimento. Objetivo geral: Analisar a organização do processo de trabalho em equipes de saúde na Atenção Básica em Saúde (ABS) e seus desdobramentos para integralidade no âmbito da RAS do SUS. Objetivos específicos: A) Mapear a força de trabalho na ABS na região do Departamento Regional de Saúde (DRS) III-Araraquara; B) Identificar e analisar os modelos de gestão do processo de trabalho em saúde na ABS e os dispositivos relacionados à implementação da RAS; C) Analisar o trabalho em equipe na ABS; D) Desenvolver estratégias para fortalecer o trabalho em equipe na ABS na RAS. Método: Estudo quali-quantitativo que será desenvolvido na ABS da região de saúde coração da DRS III – Araraquara em quatro etapas: 1) Mapeamento da força de trabalho no SUS, cujos dados serão levantados nas Secretarias Municipais de Saúde e on-line pelo Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde; 2) Entrevistas semiestruturadas com gestores; 3) Aplicação da escala de clima de trabalho em equipe; 4) Grupos focais com trabalhadores e/ou gestores. Os dados quantitativos serão analisados por meio de estatística descritiva e inferencial e para os qualitativos será utilizada a técnica de análise de conteúdo temática à luz dos conceitos de trabalho em equipe, modelos de gestão e integralidade da atenção. Espera-se que os resultados do estudo contribuam para o fortalecimento do trabalho colaborativo nas Redes de Atenção à Saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Barbieri Feliciano - Integrante / Márcia Niituma Ogata - Integrante / Maria Lucia Teixeira Machado - Integrante / Cássia Irene Spinelli Arantes - Integrante / Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Coordenador / Danielle Fabiana Cucolo - Integrante / Carole Orchard - Integrante / Geisa Colebrusco de Souza - Integrante / Heloise Lima Agreli - Integrante / Mariana Charantola - Integrante / Marina Peduzzi - Integrante / Regimar Carla Machado - Integrante / Tanyse Galon - Integrante / Sueli Fátima Sampaio - Integrante / Valéria Marli Leonello - Integrante / Vivian Aline Mininel - Integrante.
      Membro: Adriana Barbieri Feliciano.
    4. 2016-Atual. Diagnosticos do processo ensino aprendizado em tres eixos: estudantes, docente e instituicao
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Integrante / Vera Lucia Mira - Coordenador.
      Membro: Jaqueline Alcantara Marcelino da Silva.
    5. 2015-2017. Caracterizacao de competencias dos profissionais de saude da atencao basica para o trabalho em equipe e pratica colaborativa interprofissional
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva - Integrante / Marina Peduzzi - Coordenador.
      Membro: Jaqueline Alcantara Marcelino da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (30)
      1. 10º Colóquio Internacional de Psicodinâmica e Psicopatologia do Trabalho.Aspectos organizacionais e assédio no trabalho em enfermagem: revisão integrativa de literatura. 2019. (Outra).
      2. 27 Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP.Força de trabalho da Atenção Primária em uma região do interior de São Paulo. 2019. (Simpósio).
      3. Center for Advancement of Interprofessional Education (CAIPE) Symposium.Faculty development activities for Interprofessional Education: a systematic review. 2019. (Simpósio).
      4. Cochrane UK and Cochrane Ireland Symposium 2019 Inspiring innovation – ensuring quality. 2019. (Simpósio).
      5. Mostra de Atenção Primária em Saúde de Araraquara.Trabalho em equipe na região coração da Atenção Primária em Saúde da DRS III. 2019. (Outra).
      6. Ward Staffing Themed Review. 2019. (Encontro).
      7. XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Estratégias para minimizar erros de medicação em ambiente hospitalar: revisão sistemática. 2019. (Congresso).
      8. XXVI Congresso de Iniciação Científica e XI Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Clima de trabalho em equipe e qualidade na Atenção Primária à Saúde. 2019. (Congresso).
      9. I Encontro Internacional de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde.Conceitos e experiências com a prática interprofissional colaborativa na atenção à saúde. 2018. (Encontro).
      10. IV Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (CIETIS).Mesa Redondaa. 2018. (Outra).
      11. IV Congresso de Graduação da USP. A educação interprofissional em saúde na extensão universitária. 2018. (Congresso).
      12. XXV Congresso de Iniciação Científica e X Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Trabalho em equipe em um município da região do Departamento Regional de Saúde (DRS) III -Araraquara. 2018. (Congresso).
      13. 2. Reunião Técnica Regional sobre Educação Interprofissional em Saúde.Educação Interprofissional em Saúde: : melhorar a capacidade dos recursos humanos para alcançar a saúde universal. 2017. (Encontro).
      14. III Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde.Participação na qualidade de mediador de discussão grupal. 2017. (Outra).
      15. Oficina de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde.Oficina de Alinhamento Conceitual da Educação e Prática Interprofissional em Saúde. 2017. (Oficina).
      16. 2. Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde.Disponibilidade para o aprendizado interprofissional em uma vivência extracurricular. 2016. (Encontro).
      17. A gestão na perspectiva das Redes de Atenção à Saúde’, coordenado pela Profa. Dra. Vivian Aline Mininel, realizado na UFSCar em 8 de dezembro de 2016 (4 horas).. 2016. (Encontro).
      18. I Encontro de Educação Interprofissional em Saúde da UFSCar. 2016. (Encontro).
      19. IV Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde: |acidentes, adoeciamento e sofrimento no mundo do trabalho. 2016. (Congresso).
      20. Modelos de Gestão em Saúde. 2016. (Encontro).
      21. Oficina de Criação e Planejamento da Rede Brasileira de Educação Interprofissional em Saúde. Universidade Federal de São Paulo/ Campus Baixada Santista. 2016. (Oficina).
      22. VI Encontro da Rede de Pesquisas em Gerenciamento em Enfermagem. 2016. (Encontro).
      23. 11. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Influência da Educação interprofissional em saúde na construção da prática colaborativa. 2015. (Congresso).
      24. 14. Congresso Paulista de Saúde Pública. Estratégia ativa para o ensino do gerenciamento em enfermagem: relato de experiência. 2015. (Congresso).
      25. 15. Conferência Nacional de Saúde.Etapa Nacional. 2015. (Encontro).
      26. 3rd World Congress on Integrated Care 2015. Interprofessional collaboration for integrated care: education and practice in Brazil.. 2015. (Congresso).
      27. 67ª Reunião Anual da SBPC. Avaliador dos trabalhos apresentados na Sessão de Pôsteres. 2015. (Congresso).
      28. Dimensionamento de pessoal e caracterização de competências dos profissionais de saúde da atenção básica para a prática colaborativa.Participou como pesquisador colaborador no seminário do projeto de pesquisa. 2015. (Oficina).
      29. III Mostra em Saúde e Segurança do Trabalhador. 2015. (Outra).
      30. I Oficina de Gestão de Recursos Humanos em Saúde e Enfermagem.Contexto atual e perspectivas para a Gestão de Recursos Humanos em Enfermagem na Atenção Básica. 2015. (Oficina).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. Silva, JMA; MININEL, V. A. ; Meireles E. Seminário de psicometria da UFSCar. 2018. Outro
      2. Silva JAM; MININEL, V. A. ; CUCOLO, D. F.. I Encontro de Gestão em Saúde da UFSCar. 2017. Outro
      3. SILVA, J. A. M.; MININEL, V. A.. Semana de Enfermagem de São Carlos: A Enfermagem na construção de uma sociedade democrática:#nenhum direito a menosquot;. 2017. Outro
      4. SILVA, J. A. M.; MININEL, V. A.. I Conferência Internacional de Educação Interprofissional em Saúde da UFSCar e II Encontro de Educação Interprofissional em Saúde da UFSCar. 2017. Outro
      5. COSTA, M. V. ; REGIS, C. G. ; SILVA, J. A. M. ; OLIVEIRA, A. L. O. O. ; FORTE, F. D. S.. III Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde - III CIETIS. 2017. Outro
      6. COSTA, M. V. ; SILVA, J. A. M. ; REGIS, C. G. ; OLIVEIRA, A. L. O. O.. III Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde. 2017. Outro
      7. Silva, JAM; MININEL, V. A. ; CUCOLO, D. F.. I Encontro de Educação Interprofissional em Saúde da UFSCar. 2016. Outro
      8. Silva JAM. 14º Congresso Paulista de Saúde Pública. 2015. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva ⇔ Vivian Aline Mininel (4.0)
        1. GRIGGIO, ANA PAULA ; SILVA, JAQUELINE ALCÂNTARA MARCELINO DA ; ROSSIT, ROSANA APARECIDA SALVADOR ; MIEIRO, DEBORA BESSA ; MIRANDA, FERNANDA MARIA DE ; MININEL, VIVIAN ALINE. Analysis of an interprofessional education activity in the occupational health field. Revista Latino-Americana de Enfermagem. v. 28, p. e3247, issn: 1518-8345, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. GRIGGIO, A. P. ; MININEL, V. A. ; SILVA, J. A. M.. Planejamento de uma atividade de educação interprofissional para as profissões da Saúde. INTERFACE (BOTUCATU. IMPRESSO). v. 22, p. 1799-1809, issn: 1807-5762, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. ALVES, L. R. ; CHAVES, L. D. P. ; MININEL, V. A. ; SILVA, J. A. M. ; SILVA, M. F. ; CAMELO, S. H. H.. Nursing supervision for care comprehensiveness. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 70, p. 1106-1111, issn: 0034-7167, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. MININEL, V. A. ; CHAVES, L. D. P. ; SILVA, J. A. M. ; BAPTISTA, P. C. P.. Gestão de Pessoal em Enfermagem e os impactos das restrições laborais. Em: Eucléa Gomes Vale, Simone Aparecida Peruzzo, Vanda Elisa Andres Felli. (Org.). Programa de Atualização em Enfermagem - PROENF Gestão. 1ed.Porto Alegre. : Artmed Panamericana. 2019.v. 3, p. 143-169.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva ⇔ Adriana Barbieri Feliciano (2.0)
        1. OGATA, MÁRCIA NIITUMA; FELICIANO, A.B. ; SILVA, Jaqueline Alcântara ; PEDRO, Wilson José Alves. DIMENSÕES EDUCACIONAIS NA PRÁTICA DA ENFERMAGEM NA SAÚDE COLETIVA E SUBSIDIOS PARA A GESTÃO DO TRABALHO E DA ATENÇÃO. Em: Eucléa Gomes Vale; Simone Aparecida Peruzzo; Vanda Elisa Andres Felli. (Org.). Dimensões educacionais na prática da enfermagem na saúde coletiva e subsídios para a gestão do trabalho e da atenção. 1ed.Porto Alegre. : PROENF Gestão. Programa de Atualização em Enfermagem. 2018.v. 4, p. 107-144.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, Jaqueline Alcântara ; FELICIANO, A.B. ; CUCOLO, D. F. ; ZIN, G. R. ; OGATA, M. N. ; MIRA, V. L.. Educação Permanente em Saúde na Atenção Básica. Em: Associação Brasileira de Enfermagem; Vale EG, Peruzzo SA, Felli VEA. (Org.). PROENF Programa de Atualização em Enfermagem: Gestão: Ciclo 6. 6ed.Porto Alegre. : Artmed Panamericana. 2016.v. 2, p. 09-56.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva ⇔ Márcia Niituma Ogata (2.0)
        1. OGATA, MÁRCIA NIITUMA; FELICIANO, A.B. ; SILVA, Jaqueline Alcântara ; PEDRO, Wilson José Alves. DIMENSÕES EDUCACIONAIS NA PRÁTICA DA ENFERMAGEM NA SAÚDE COLETIVA E SUBSIDIOS PARA A GESTÃO DO TRABALHO E DA ATENÇÃO. Em: Eucléa Gomes Vale; Simone Aparecida Peruzzo; Vanda Elisa Andres Felli. (Org.). Dimensões educacionais na prática da enfermagem na saúde coletiva e subsídios para a gestão do trabalho e da atenção. 1ed.Porto Alegre. : PROENF Gestão. Programa de Atualização em Enfermagem. 2018.v. 4, p. 107-144.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, Jaqueline Alcântara ; FELICIANO, A.B. ; CUCOLO, D. F. ; ZIN, G. R. ; OGATA, M. N. ; MIRA, V. L.. Educação Permanente em Saúde na Atenção Básica. Em: Associação Brasileira de Enfermagem; Vale EG, Peruzzo SA, Felli VEA. (Org.). PROENF Programa de Atualização em Enfermagem: Gestão: Ciclo 6. 6ed.Porto Alegre. : Artmed Panamericana. 2016.v. 2, p. 09-56.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva ⇔ Sueli Fatima Sampaio (2.0)
        1. SIILVA, J. A. M. ; MININEL, V. A. ; CUCOLO, D. ; SAMPAIO, S. F.. Estratégias educacionais ativas e o ensino de gerenciamento em enfermagem. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso
        2. SIILVA, J. A. M. ; MININEL, V. A. ; CUCOLO, D. ; SAMPAIO, S. F.. Avaliação Formativa no ensino do Gerenciamento em Enfermagem#8203;. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso




    Data de processamento: 12/10/2020 21:18:23