Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Psicologia (DPsi)

Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Total de orientações concluídas


Número total de itens: 3104
Página: 1  2  3  4  

1996

4.   Andréa Maturano Longarezzi. Uma experiência de formação contínua: avaliando processos e produtos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996.
Orientador: Nivaldo Nale.
5.   Aparecida Valquíria Pereira da Silva. O ensino de Estática no curso de graduação em Arquitetura: estudos de planejamento e avaliação . Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Nivaldo Nale.
6.   Cláudia Aparecida Stefane. Ensino de basquetebol para crianças portadoras de Síndrome de Down. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Olga Mitsue Kubo.
7.   Célia Maria Maleiro Rodrigues. Reflexões sobre a atuação do psicólogo nas escolas de ensino especial: um enfoque na assessoria aos professores. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Nancy Vinagre Fonseca de Almeida.
8.   Ivete Ana S Booth. Ensino de engenharia: comportamentos profissionais de engenheiros-professores em relação aos processos de ensinar e de aprender em nível superior. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientadores: Olga Mitsue Kubo, Silvio Paulo Botomé.
9.   JOSINEIDE ALVES SANTOS. Avaliacao de Interesse Por Leitura Em Alunos de 2a e 4a Serie do Primeiro Grau. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
10.   José Luiz Mazzaro. Educação para a saúde; avaliação de um programa de ensino de assistência primária à saúde do escolar.. do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996.
Orientador: Nivaldo Nale.
11.   Júlio André Della Corte. Percepções de profissionais de educação especial quanto a utilização da informática como recurso pedagógico. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
12.   Keisyani da Silva Santos. HISTÓRIA DA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR EM SÃO CARLOS COM BASE NA MÍDIA IMPRESSA: 1996-2000. (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1996.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
13.   Kleuton Izidio Brandao e Silva. Interações entre reforçamento positivo e punição ou extinção no estabelecimento de um operante discriminado. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1996.
Supervisor: Deisy das Graças de Souza.
14.   Lilian Cássia Bórnia Jacob-Corteletti. Síndrome da Rubéola Congênita: investigação das Características Audiológicas da Deficiência Auditiva em 10 Crianças de 4 a 24 Meses e Do Conhecimento das Mães com Relação à Rubéola Materna e à Prevenção. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
15.   MARIA ANGELICA DO CARMO ZANOTTO. A Leitura de Livros Infantis e O Recontar Historias - Estudo de Criancas Pre-Escolares. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
16.   Maria Antonia Fernandes Dantas. Atuando sobre condições que geram o fracasso escolar a partir das horas de trabalho pedagógico: um estudo de caso.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Nivaldo Nale.
17.   Maria de Lourdes Tambaquim. Ensino de leitura e escrita com portadores de paralisia cerebral. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
18.   MARIA GORETTI DA FONSECA. Situacoes Ludicas Para O Ensino Em Grupo de Individuos Com Deficiencia Mental: Discriminacoes Condicionais e Equivalencia de Estimulos. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
19.   MARIA WALDENEZ DE OLIVEIRA. Efeitos de Um Programa Educativo Sobre Higiene Buco-Dental de Pre-Escolares. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
20.   Nilva Lúcia Rech Stédile. Prevenção em saúde: comportamentos profissionais a desenvolver na formação do enfermeiro. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Supervisor: Silvio Paulo Botomé.
21.   Paulo Mineo Fuji. Relação terapeuta-paciente no contexto de utilização de técnicas de acupuntura. (Graduação em Graduação Em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 1996.
Orientador: Olga Mitsue Kubo.
22.   Roselene Modolo Regueiro. Introdução Gradativa No Estágio de Fisioterapia Em Cardiologia: Orientando O Aluno A Trabalhar A Recuperação do Paciente Cardíaco. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996.
Orientador: Maria Benedita Lima Pardo.
23.   Rosemary Junqueira Pereira Oliveira. Postura de crianças em sala de aula: um estudo diagnóstico. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1996.
Orientador: Nivaldo Nale.
24.   Silvia Regina de Souza. Estudo da aquisição de leitura escrita com significado, através do procedimento de discriminação condicional. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1996.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
25.   Simone Cristina Fanhani Marins. As possibilidades profissionais dos portadores de deficiência mental, de acordo com o enfoque do pai-empregador. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1996.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.

1995

1.   Adriana Bernardes Pereira. Aprendizagem de leitura e escrita em aprendizes com história de fracasso escolar. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1995.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
2.   Aline H. R. Martins. Levantamento dos Serviços de Saúde Mental na Cidade de São Carlos. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Ministério da Educação e Cultura. 1995.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
3.   Ana F. T. Basso. Levantamento dos Serviços de Saúde Mental da Cidade de São Carlos. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Ministério da Educação e Cultura. 1995.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
4.   ANA LUCIA ROSSITO AIELLO. Efeitos de Um Procedimento de Resposta Construida Sobre A Rede de Relacoes de Equivalencia Envolvida Na Leitura e Escrita Em Criancas Com Historia de Fracasso Escolar. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, . 1995.
Supervisor: Julio Cesar Coelho de Rose.
5.   Carmen S Gonçalves dos Santos. Interação professor-aluno e aprendizagem de leitura e escrita numa primeira série do primeiro grau. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1995.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
6.   Cybelli Lavoie. Formação de equivalência de estímulos através de reforçadores comuns utilizando tarefas de discriminação condicional. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1995.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
7.   Eliane Aparecida Campanha Araújo. Caracterização da Atuação Profissional de Psicólogos Com Pessoas Portadoras de Deficiência Mental. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1995.
Orientador: Maria Benedita Lima Pardo.
8.   Erica S Bachiega. Levantamento dos Serviços de Saúde Mental na Cidade de São Carlos. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Ministério da Educação e Cultura. 1995.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
9.   Fabiana S. Kanusiro. Levantamento dos Serviços de Saúde Mental da Cidade de São Carlos. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Ministério da Educação e Cultura. 1995.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
10.   Fernando L Passos. Levantamento dos Serviços de Saúde Mental na Cidade de São Carlos. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Ministério da Educação e Cultura. 1995.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
11.   Fátiam Inês Wolf de Oliveira. Integração do Portador de Deficiência Visual: Proposta de Orientação A Professoras de Ensino Especial. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1995.
Orientador: Maria Benedita Lima Pardo.
12.   Ivontonio Gomes Viana. Configurações de interação professor-aluno. (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1995.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
13.   Janice Alencar. Configurações de interação professor-aluno. (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal da Paraíba, . 1995.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
14.   José Clemente Pozenato. Universidade e região: a regionalização como estratégia de acesso ao conhecimento. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1995.
Orientador: Silvio Paulo Botomé.
15.   Leandro Osni Zaniolo. Motricidade humana e tecnologia educacional: aplicação de procedimentos de dança em crianças portadoras de Síndrome de Down. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1995.
Orientador: Olga Mitsue Kubo.
16.   Leania Maria Ramos Ferreira. Configuração de interação professor-aluno (Bolsa AP). (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1995.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
17.   Luciane Lira da Cruz. Configurações de interação professor-aluno (Bolsa AP). (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1995.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
18.   Maria E. S. Lopes. Levantamento dos Serviços de Saúde Mental da Cidade de São Carlos. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Ministério da Educação e Cultura. 1995.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
19.   Maria Isabel do Nascimento André. Como professores de Educação Especial concebem suas ações em sala de aula: um estudo comparativo entre novatos e experientes. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1995.
Orientador: Nancy Vinagre Fonseca de Almeida.
20.   Olga Maria P Rolim Rodrigues. Desempenho de entrada e aprendizagem de leitura: em busca de relação. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1995.
Supervisor: Deisy das Graças de Souza.
21.   PAULO SERGIO TEIXEIRA DO PRADO. O Conceito de Numero: Uma Analise Com Base No Paradigma de Rede de Relacoes. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . 1995.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
22.   Pedro B Faleiros. Levantamento dos Serviços de Saúde Mental na Cidade de São Carlos. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, . 1995.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
23.   Raquel de Faria Brino. Levantamento dos Serviços de Saúde Mental na Cidade de São Carlos. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Ministério da Educação e Cultura. 1995.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
24.   Roberta Bezerra de Menezes Reiff. Estudo da aquisição de leitura e escrita com significado, através de procedimento de discriminação condicional. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1995.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
25.   Rodrigo C. Salgado. Levantamento dos Serviços de Saúde Mental da Cidade de São Carlos. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Ministério da Educação e Cultura. 1995.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
26.   Rosana de Paula Júlio. Dificuldades encontradas no desenvolvimento do estágio curricular obrigatório do Curso de Auxiliar de Enfermagem: a percepção dos alunos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde Pública) - Universidade Federal de São Carlos, . 1995.
Orientador: Nivaldo Nale.
27.   Simone Grillet Pereira Fernandes. O estudo das ondas: avaliação de um programa de ensino.. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1995.
Orientador: Nivaldo Nale.
28.   Solange Gonçalves Rolim. Configurações de interação professor-aluno (Bolsa AP). (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1995.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
29.   Thaís P. de Oliveira. Levantamento dos Serviços de Saúde Mental na Cidade de São Carlos. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Ministério da Educação e Cultura. 1995.
Orientador: Azair Liane Matos do Canto de Souza.
30.   Vaneide Delmiro Neves. Configurações de interação professor-aluno. (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1995.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
31.   Vera Helena Valente Leirião. Educação a distância: metodologia alternativa de ensino a pais de crianças com fissura.. do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1995.
Orientador: Nivaldo Nale.

1994

1.   Abrahão dos Santos. Escrever o cabeçalho na primeira série (Bolsa AP). (Graduando em Curso de Psicologia) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil.
2.   Ana Lúcia Cortegoso. Intervenção como instrumento para conhecer e conhecimento como condição para intervir: administração de relações no atendimento a crianças e jovens. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . 1994.
Supervisor: Silvio Paulo Botomé.
3.   Berenice Maria Rocha Santoro. Contando Histórias, Programando O Ensino: Contribuições Para A Pré-Escola Com Alunos Surdos. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Maria Benedita Lima Pardo.
4.   Camila F. Ávila. Interação social e aprendizagem: levantamento de habilidades e representações do professor. (Graduando em Formação de Psicólogo) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
5.   Claudia Biazolli. Estudando as possíveis relações entre linguagem, cognição e a prática do contar e recontar histórias. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Nancy Vinagre Fonseca de Almeida.
6.   Denise Alves Guerra. Evasão da Universidade : um estudo no Curso de Psicologia. (Graduando em Formação de Psicólogo) - Universidade Federal de Uberlândia, . 1994.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
7.   Denise Alves Guerra. Tempo de magistério e auto-imagewm do professor. (Graduando em Formação de Psicólogo) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
8.   EDILAINE APARECIDA PRESOTTO. Oportunidades de Comunicacao Na Rotina Diaria de Criancas Autistas. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . 1994.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
9.   Elis Regina da Costa. Evasão da Universidade: um estudo no Curso de Psicologia. (Graduando em Formação de Psicólogo) - Universidade Federal de Uberlândia, . 1994.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
10.   Elis Regina da Costa. Tempo de magistério e auto-imagem do professsor. (Graduando em Formação de Psicólogo) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
11.   Fabiana Batistucci. Habilidades sociais e rendimento acadêmico de alunos de primeiro grau. (Graduando em Formação de Psicólogo) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
12.   Francisnéia Rodrigues da Silva. Problematização da Prática: Sistematização de um programa de interevenção junto ao professor. (Graduando em Formação de Psicólogo) - Universidade Federal de Uberlândia, . 1994.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
13.   IANE GLAUCE RIBEIRO. Aprendizagem Conceitual Em Criancas Com Dificuldades de Aprendizagem: Efeitos da Distancia Nodal Sobre A Formacao de Classes de Estimulos. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . 1994.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
14.   Iliane Esnarriaga Sampaio. Percepção de mães de deficientes mentais em relação à sexualidade de seus filhos deficientes. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1994.
Orientador: Silvio Paulo Botomé.
15.   Ilza Zenker Leme Joly. Aplicação de procedimentos de musicalização infantil sobre o desenvolvimento da percepção rítmica e auditiva em crianças deficientes. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1994.
Orientador: Olga Mitsue Kubo.
16.   Jorge Oishi. Contribuição da estatística para a compreensão do desenvolvimento infantil: análise de dados comportamentais provenientes de estudos do desenvolvimento de bebês.. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo, . 1994.
Supervisor: Sylvia Rosalina Grasseschi Panico.
17.   Juliane Aparecida de Paula. Habilidades sociais e rendimento acadêmico de alunos do primeiro grau. (Graduando em Formação de Psicólogo) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
18.   Keila Maria Cortes. Tempo de magistério e representações do professor sobre os alunos e sobre os fatores da qualidade e do insucesso na educação pública. (Graduando em Formação de Psicólogo) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
19.   Liliam D'Aquino Tavano. Análise da Integração Escolar de Uma Criança Portadora de Lesão Lábio-Palatal. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1994.
Orientador: Maria Benedita Lima Pardo.
20.   Lislaine Aparecida Fracolli. Descrição e análise do atendimento de enfermagem à criança: contribuíções para a Assistência Primária á Saúde.. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1994.
Orientador: Sylvia Rosalina Grasseschi Panico.
21.   Luciana Del Nero. Problematização da Prática: Sistematização de um programa de intervenção. (Graduando em Formação de Psicólogo) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
22.   Paulo Antonio Bonando. Ensino de Ciências nas séries iniciais do 1º grau - descrição e análise de um programa de ensino e assessoria ao professor. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1994.
Orientador: Nivaldo Nale.
23.   Profa Dra. Maria da Glória Gonçalves Gimenes. Fatores psicossociais preditivos de freqüência de uso de preservativos como resposta à epidemia de AIDS. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Maria da Glória Gonçalves Gimenes.
24.   Renata Miro dos Santos. Problematização da prática: Sistematização de um programa de intervenção junto ao professor. (Graduando em Formação de Psicólogo) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
25.   Solange Calcagno. Efeitos de instrução e reforçamento diferencial de uma dimensão sobre outra dimensão da resposta. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará, . 1994.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
26.   Valéria G Ferreira. Tempo de magistério e representações do professor sobre os alunos e sobre os fatores da qualidade e insucesso na educação pública. (Graduando em Formação de Psicólogo) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.
27.   Walter Faria Neto. Interação social e aprendizagem : levantamento de habilidades e representações do professor. (Graduando em Formação de Psicólogo) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1994.
Orientador: Zilda Aparecida Pereira Del Prette.

1993

1.   Alcione G. Brasolotto. Investigacao Diagnostica de Trocas Entre Fonemas Surdos e Sonoros e Entre Os Grafemas Correspondentes.. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1993.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
2.   Célia Regina Vitaliano. Comparação entre a atuação e as concepções de uma professora em relação a seus alunos com bom e mau desempenho escolar. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1993.
Orientador: Maria Benedita Lima Pardo.
3.   HELOISA HELENA KREPSKI. O Estagio de Formacao de Professores: Uma Tentativa de Aperfeicoamento. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . 1993.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
4.   JOAO JULIANI. Diferencas Na Formacao de Classes de Estimulos de Tres Membros Em Funcao da Direcao do Treino E/Ou da Modalidade do Estimulo Nodal. Dissertação - Universidade Federal de São Carlos, . 1993.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
5.   Luciana Maria Lunardi Campos. Futuros professores e a reflexão sobre erros da criança no desenvolvimento da linguagem escrita: um caminho em busca de mudanças.. do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1993.
Orientador: Nivaldo Nale.
6.   Marlene Valdicéa Lorenzini. Problemas disgráficos: estudo para elaboração de uma escala baseada em Ajuriaguerra. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1993.
Orientador: Maria da Piedade Resende da Costa.
7.   Natalia Maria M Faria. Alfabetização de crianças portadoras de Sindrome de Down: analisando uma proposta de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1993.
Orientador: Maria da Piedade Resende da Costa.
8.   Sonia Lopes Victor. Análise da atuação de uma alfabetizadora iniciante em um contexto de mudança pedagógica, face a diferentes programas de assessoria. do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 1993.
Orientador: Nivaldo Nale.
9.   Vera Lúcia Israel. Caracterização da atuação profissional de um grupo de fisioterapeutas da cidade de Curitiba. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1993.
Orientador: Maria Benedita Lima Pardo.

1992

1.   AIDA VICTORIA GARCIA MONTRONE. Avaliacao de Um Programa Educativo de Incentivo Ao Aleitamento Maternoe Estimulacao Precoce, Para Maes de Nivel Socio-Economico Baixo. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1992.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
2.   Maria Aparecida Mello. Educação Pré-escolar: em busca de parâmetros para a melhoria de sua qualidade. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São Carlos, Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa. 1992.
Orientador: Tânia Maria Santana de Rose.
3.   REGINA KEIKO KATO MIURA. Desenvolvimento de Leitura Atraves de Um Procedimento de Oportunidade de Resposta Seguida Por Modelo. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1992.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
4.   SILVIA HELENA ZEM. Caracterizacao da Situacao Academica de Criancas Portadoras de Doenca Cronica. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1992.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.

1991

1.   CRISTIANA FERRARI. Aquisicao de Relacoes de Emparelhamento e Nomeacao Apos Treino de Discriminacao Condicional Sem Erros: Aprendizagem Por Exclusao. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1991.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
2.   Marcelo Carneiro da Silva. Investigação de condições necessárias a melhoria da qualidade do ensino de Psicologia da Aprendizagem em Cursos de Licenciatura. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1991.
Orientador: Tânia Maria Santana de Rose.
3.   Rogério de Toledo. Investigação de condições necessárias a melhoria da qualidade do ensino de Psicologia da Aprendizagem em Cursos de Licenciatura. (Graduando em Graduação Em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 1991.
Orientador: Tânia Maria Santana de Rose.

1988

1.   Cristiane Alves Bezerra. Redução de comportamentos inadequados em portadores de deficiência mental. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1988.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.
2.   Francislene Martins Granero. Redução de comportamentos inadequados em portadores de deficiência mental, no treinamento profissional. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 1988.
Orientador: Antonio Celso de Noronha Goyos.

1987

1.   Hugo Pires Junior. Diagnóstico da deficiência mental no ensino da Educaçao Especial. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1987.
Orientador: Silvio Paulo Botomé.
2.   Joana Maria Praconi. Diagnóstico e intervenção sobre deficiências do sistema onde vive o deficiente mental como alternativa de atuação profissional. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1987.
Orientador: Silvio Paulo Botomé.
3.   Maria Waldenez de Oliveira. Avaliação do ensino superior através de depoimentos de egressos: a relação entre formação acadêmica e exercício profissional. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1987.
Orientador: Silvio Paulo Botomé.

1986

1.   José Rubens Rebelatto. A objeto de trabalho em fisioterapia e perspectivas de atuação e de ensino nesse campo profissional. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1986.
Orientador: Silvio Paulo Botomé.
2.   Ligia Ebner Melchiori. Derivação de comportamentos institucionais e profissionais em relação a pessoas com deficiência mental, a partir da caracterização da incidência desse problema na população de um município. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos, . 1986.
Orientador: Silvio Paulo Botomé.

1983

1.   Vera L de Menezes Silva. A percepção do trabalho do psicólogo clínico em depoimentos de estudantes de psicologia. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, . 1983.
Supervisor: Silvio Paulo Botomé.


Data de processamento: 12/10/2020 20:09:36