Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Terapia Ocupacional (DTO)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Maria Luisa Guillaumon Emmel

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Foi uma das criadoras do curso de Terapia Ocupacional e do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, de onde é Professora Titular Sênior. Foi a primeira docente terapeuta ocupacional do Brasil a desenvolver espaços de pesquisa para terapeutas ocupacionais. Criou o Laboratório de Atividade e Desenvolvimento da UFSCar, em 1990, nucleando pesquisas de docentes, alunos de graduação e de pós graduação. Foi a idealizadora, junto com os alunos, da 1ª Semana de Estudos de Terapia Ocupacional da UFSCar. Foi a primeira editora dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. Foi membro do grupo que elaborou os projetos do Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional (Mestrado e Doutorado), aprovados pela CAPES. Assumiu cargos administrativos, entre eles os de Coordenadora de curso de graduação, Chefe de Departamento, Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência nas áreas de Terapia Ocupacional e de Educação Especial, atuando principalmente com os seguintes temas: ocupação humana, uso do tempo, desenvolvimento humano, formação e capacitação em terapia ocupacional e acessibilidade. Foi docente do Programa de Pós Graduação em Educação Especial da UFSCar e do Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0695868190594622 (02/04/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 1979-2015
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Terapia Ocupacional. Rodovia Washington Luis km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33519336 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2013-2019. OCUPACAO HUMANA E USO DO TEMPO EM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS AO LONGO DO CICLO DE VIDA: IMPLICACOES PARA A QUALIDADE DE VIDA.
      Descrição: Para a terapia ocupacional, o tempo se constitui em uma referência estruturante das proporções do compromisso/envolvimento das pessoas em uma série de atividades cotidianas (EMMEL, 2012). O uso que as pessoas fazem de seu tempo com atividades que lhes sejam significativas interfere, portanto, na sua satisfação e qualidade de vida. Este trabalho pretende investigar fatores associados ao uso do tempo e realização de atividades significativas no cotidiano de pessoas ao longo do ciclo de vida. Buscará identificar as atividades preponderantemente executadas, o tempo despendido com cada uma delas, as pessoas que compartilham o momento, o grau de significância das atividades desenvolvidas e o nível de satisfação na execução de cada uma. Os dados obtidos serão correlacionados com a qualidade de vida dos sujeitos. , Considerando que as ocupações e seus valores variam conforme a classe social, os laços culturais, o gênero, a idade, este estudo pretende trabalhar com amostras homogêneas, estabelecidas por cotas. A investigação buscará conhecer tais características ao longo do ciclo de vida, através de três estudos com diferentes grupos de pessoas: 1. Crianças entre 7 e 10 anos; 2. adultos jovens entre 19 e 24 anos e 3. idosos ativos entre 60 e 70 anos. Como instrumentos, serão utilizados: um Diário de Atividades, Whoqol (para adultos e idosos) e AUQUEI (Para crianças). O estudo deverá apontar as principais atividades do cotidiano de crianças, adolescentes, adultos e idosos, informar sobre as atividades mais significativas e que lhe dão maior satisfação, sua rede de relações, bem como sua relação com a qualidade de vida e com os papéis ocupacionais da amostra. Diferenças entre gênero e fases do ciclo de vida poderão também aparecer e serão indicadas. Espera-se que os resultados lancem novas luzes para o conhecimento da ocupação humana de uma amostra de pessoas brasileiras: suas necessidades, suas preferências, seus significados e as relações entre atividade/ocupação humana e qualidade de vida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Maria Luísa Guillaumon Emmel - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 5
      Membro: Maria Luisa Guillaumon Emmel.
    2. 2012-2015. CNPq Universal 14/2012- A volicao em criancas com paralisia cerebral: percepcao dos cuidadores.
      Descrição: A paralisia cerebral (PC), decorrente de uma lesão não-progressiva no cérebro imaturo, apresenta comprometimentos neuromotores e deficiências associadas que, aliados a fatores contextuais como demanda das tarefas, características do ambiente e atitudes de familiares, podem levar ao comprometimento do desempenho ocupacional e da independência das crianças. Focalizando o desempenho ocupacional infantil, hipotetiza-se que sua limitação ou ampliação possa ser influenciada pela vontade da criança em se envolver e realizar atividades do cotidiano, uma vez que a volição é entendida como um pré-requisito do fazer humano ? de acordo com o Modelo da Ocupação Humana ? e designa os mecanismos pelos quais escolhemos o que fazer; a força interna da pessoa para tomar iniciativa para a ocupação. Nas crianças o processo volicional é mediado por seus cuidadores/familiares, que representam o contexto primário de desenvolvimento e poderão influenciar, de diferentes formas, a volição da criança com deficiência, como as com PC, em se envolver nas atividades, contudo na literatura da área não foram encontrados registros que abordem a partir da percepção dos cuidadores, a volição das crianças com PC para engajamento nas ocupações infantis, assim como, a importância e participação dos cuidadores neste processo. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo identificar como cuidadores percebem e lidam com a volição da criança com PC para realizarem atividades do cotidiano infantil nas áreas do cuidado pessoal, do brincar e escolar. Participarão do estudo cuidadores principais de crianças com PC, na faixa etária de 6-7 e 8-9 anos, vinculados a uma unidade saúde-escola, localizada em uma cidade de médio porte do interior de São Paulo. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os cuidadores para investigar especificamente como estes cuidadores consideram a relação volição da criança versus participação nas atividades, o papel e importância deles na volição da criança para se envolver em atividades e quais estratégias utilizadas por eles para estimular a criança em atividades rotineiras. Para isto, será utilizado um roteiro elaborado pelas pesquisadoras que englobará questões gerais sobre aspectos da volição e atitudes do cuidador em atividades gerais do cotidiano infantil, e outras questões específicas, sobre a volição da criança nas atividades do autocuidado, atividades do brincar e nas atividades escolares. Os dados serão analisados com base na técnica de Análise de conteúdo e os resultados apresentados focalizando as ideias centrais identificadas nas respostas das entrevistas e discutidos com base na literatura. Este estudo pretende acrescentar ao conhecimento produzido na área da terapia ocupacional, acerca da análise de fatores de risco e proteção ao desenvolvimento humano; direcionar estratégias de educação e saúde que considerem mais amplamente o contexto familiar, que gerem um ambiente favorável à promoção do desempenho ocupacional nas crianças com deficiência e forneçam atenção à criança com PC, considerando seu processo volicional para realizar atividades do cotidiano infantil, a partir da compreensão da volição como um importante requisito para o fazer humano.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Luísa Guillaumon Emmel - Coordenador / Alyne Kalyane Camara de Oliveira - Integrante.
      Membro: Maria Luisa Guillaumon Emmel.
    3. 2012-2014. EDITAL UNIVERSAL 14/2011- DESENVOLVIMENTO E ANALISE DE UM PROGRAMA DE ORIENTACAO A PROFESSORES DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
      Descrição: As dificuldades de aprendizagem têm, ao longo do tempo, despertado crescente interesse por parte de profissionais empenhados em estudar as necessidades das crianças cujos comportamentos são incompatíveis com uma aprendizagem típica, que podem levar ao abandono escolar. Esta pesquisa objetiva detectar as dificuldades de aprendizagem que influenciam no processo pedagógico de crianças matriculadas no ensino fundamental de escolas da rede pública e elaborar um programa de intervenção e orientação às professoras para minimizar as dificuldades de aprendizagem destes alunos analisando os fatores que influenciaram no desempenho das tarefas sugeridas. A metodologia é composta pela aplicação dos instrumentos: Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) e Teste de Desempenho Escolar (TDE). A EDM compreende uma bateria de testes que avaliam o desenvolvimento motor segundo as aquisições adequadas para cada faixa etária, sendo avaliados os itens: motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal. O TDE avalia as habilidades de leitura, escrita e aritmética esperados para cada faixa etária. A amostra será composta por alunos de 7 a 10 anos que apresentarem escores abaixo da média nos testes e indicativos de dificuldade de aprendizagem apontados pelas professoras. A partir dos resultados da EDM e TDE será elaborado um plano de intervenção e orientações às professoras, composto por propostas de atividades relacionadas com as dificuldades de aprendizagem apontadas na avaliação. A concretização do plano de intervenção e orientações terá duração de 6 meses, sendo os alunos reavaliados após este período. Após processo de intervenção e orientação, o desempenho escolar das crianças será reavaliado, analisando a ocorrência de mudanças positivas confiáveis e clinicamente relevantes, mensurando-se assim a eficácia do programa. Os resultados deverão oferecer elementos que ajudem a subsidiar a prática de professores com alunos com dificuldades de aprendizagem. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Luísa Guillaumon Emmel - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Luisa Guillaumon Emmel.
    4. 2011-2012. AVALIACAO DO MOBILIARIO DOMICILIAR DO IDOSO NA POSICAO SENTADA
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Luísa Guillaumon Emmel - Coordenador / Luiza Oliva Paganelli - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Maria Luisa Guillaumon Emmel.
    5. 2010-2013. Acessibilidade e tecnologia assistiva nos cursos de Terapia Ocupacional: formacao para a inovacao.
      Descrição: Este é um sub-projeto do Projeto CICLO DE VIDA, COTIDIANO E PAPÉIS OCUPACIONAIS.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Luísa Guillaumon Emmel - Coordenador.
      Membro: Maria Luisa Guillaumon Emmel.
    6. 2010-2012. CICLO DE VIDA, COTIDIANO E PAPEIS OCUPACIONAIS
      Descrição: Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar as atividades que compõem o cotidiano de crianças e idosos, o uso do tempo, os papéis ocupacionais desempenhados por diferentes faixas desta população e as alterações advindas de desordens adquiridas durante o ciclo de vida. Os focos principais estão nas crianças e nos idosos, com análises do desempenho ocupacional nas situações anunciadas. É composto de 5 estudos: 1. Desempenho de papéis ocupacionais, capacidade funcional e qualidade de vida: avaliação e a relação desses aspectos em idosos institucionalizados; 2. Avaliação da acessibilidade do idoso em sua residencia: impacto na funcionalidade e na qualidade de vida; 3. Adaptações da vida diária para pessoas com disfunções físicas: contribuições da tecnologia assistiva; 4. Estudo comparativo do cotidiano de crianças com paralisia cerebral e de crianças sem deficiência; 5. O Brincar no Cotidiano de Crianças entre 5 e 6 Anos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Luísa Guillaumon Emmel - Coordenador.
      Membro: Maria Luisa Guillaumon Emmel.
    7. 2010-2010. O terapeuta ocupacional como profissional provedor de tecnologia assistiva: suas potencialidades e perspectivas
      Descrição: O termo Tecnologia Assistiva, segundo Cook e Hussey (2002), diz respeito a um campo amplo de serviços, estratégias, equipamentos e práticas que visam facilitar e ampliar melhorias para os problemas apresentados por indivíduos com deficiências. Um equipamento de tecnologia assistiva é usado para aumentar, manter ou aperfeiçoar capacidades funcionais desse indivíduo. Os autores referem que essa terminologia sofreu modificações conceituais seguindo o modelo conceitual da CIF. Assim, o modelo de tecnologia assistiva descrita por Cook e Hussey, apresentado por Anson (2005), referiu que a tecnologia assitiva tem o papel de vincular a pessoa à atividade e enfatiza a importância da pessoa, da atividade e do contexto nesse processo. Pelosi (2005) em seu estudo sobre a atuação do terapeuta ocupacional na área de tecnologia assistiva discutiu a necessidade de formação dos terapeutas ocupacionais no Brasil e a evolução na formação dos profissionais. A autora mostrou que em relação ao ensino de tecnologia assitiva nas escolas de terapia ocupacional nos Estados Unidos, apenas 10% das 79 instituições estudadas havia tido menos de 20 horas de educação em tecnologia assistiva, enquanto no Brasil, a introdução à tecnologia assistiva nos cursos de graduação está apenas começando. o objetivo desse estudo é caracterizar a prática profissional dos terapeutas ocupacionais em relação à área de tecnologia assistiva. Pretende-se também traçar um panorama sobre sua formação e suas práticas em relação à área de tecnologia assistiva. Considera-se que o estudo irá contribuir para o conhecimento da área, destacando a escassez na literatura nacional sobre o assunto e que o tema é relevante à realidade brasileira. Ressalta-se que a pesquisa poderá contribuir para a detecção de quesitos necessários à formação profissional do terapeuta ocupacional responsável em grande parte pela prescrição e implementação de um recurso de tecnologia assistiva na realidade brasileira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Luísa Guillaumon Emmel - Coordenador / Telma S Matsukura - Integrante / A C J Alves - Integrante.
      Membro: Maria Luisa Guillaumon Emmel.
    8. 2009-2011. EDITAL 58/2009 CNPq AVALIACAO DA ACESSIBILIDADE DO IDOSO EM SUA RESIDENCIA
      Descrição: O sub-projeto Avaliação da Acessibilidade do Idoso em sua Residência analisou as condições espaciais domiciliares em residências de idosos, a fim de verificar as condições favoráveis ou não para a sua acessibilidade no lar, sugerir e implementar adaptações para facilitar sua funcionalidade e mobilidade dentro de casa. Participaram 20 idosos, entre 65 a 78 anos. Foram realizadas duas visitas domiciliares a cada participante. Na primeira realizou-se uma avaliação do domicílio e uma entrevista com o residente sobre as principais dificuldades encontradas na casa, oferecendo alternativas de adaptação. Na segunda, verificou-se quais mudanças sugeridas foram implementadas. Foi elaborado um roteiro de avaliação ambiental. Foram considerados os aspectos que se referem à área de circulação, presença de obstáculos e presença de facilitadores na residência, com base nos parâmetros da Norma 9050 da ABNT. Paralelamente, aplicou-se um roteiro de entrevista, composto por quatro perguntas abertas a fim de investigar a satisfação em relação às adaptações. Os resultados apontaram que 60% das casas apresentaram degraus em alguma passagem e apenas 20% apresentou ampla área de circulação. O que mais se observou foi a presença de tapetes em todas as casas, 62,5% dos idosos relatou dificuldades no ambiente físico da casa, e 50% destes mencionou o banheiro e o banho como principais dificuldades. Os participantes que realizaram modificações na residência avaliaram como muitp positivas as visitas e as õrientações recebidas. Destaca-se a importância de avaliações envolvendo outros aspectos, como a funcionalidade, o risco de quedas e a qualidade de vida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Maria Luísa Guillaumon Emmel - Coordenador / Luciana B. Agnelli - Integrante / Tânia de Fátima Salvini - Integrante / Marcia Pontes Mendonça - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Maria Luisa Guillaumon Emmel.
    9. 2003-2006. Trabalho e qualidade de vida dos terapeutas ocupacionais: estudo de uma amostra brasileira
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria Luísa Guillaumon Emmel - Coordenador.
      Membro: Maria Luisa Guillaumon Emmel.
    10. 2003-2005. Caracterizacao dos cursos de terapia ocupacional do Brasil: perspectivas frente a capacitacao docente.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Luísa Guillaumon Emmel - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6
      Membro: Maria Luisa Guillaumon Emmel.
    11. 1996-2000. O processo de capacitacao docente dos terapeutas ocupacionais: implicacoes na definicao do perfil profissional e nos rumos da profissao
      Descrição: A pesquisa buscou analisar o processo de formação em nivel de especialização, mestrado e doutorado dos docentes de Terapia Ocupacional do Brasil e a influencia deste processo nos rumos e no desenvolvimento da profissao. Para tanto foram aplicados questionarios a todos os professores e foram visitados todos os curso de Terapia Ocupacional do Brasil, existentes na época. (Processo CNPq n º 5208567/95-5). Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . Integrantes: Guillaumon Emmel - Coordenador / Selma Lancman - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal de São Carlos - Cooperação. Número de produções C, T A: 9.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Luísa Guillaumon Emmel - Coordenador / S Lancman - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
      Membro: Maria Luisa Guillaumon Emmel.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Professora Homenageada na comemoração dos 30 anos do curso de Terapia Ocupacional da UFSCar, Universidade Federal de São Carlos-0 Coordenação do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional.. 2008.
      Membro: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
    2. Patronesse dos formandos de terapia ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos.. 2003.
      Membro: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
    3. Homenagem TO 25 anos, Universidade Federal de São Carlos- Curso de Terapia Ocupacional.. 2003.
      Membro: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
    4. Trabalho premiado-, Congresso Latinoamericano de extensão- UNIFESP.. 2002.
      Membro: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
    5. Professora Homenageada pelos formandos do curso de Terapia Ocupacional da UFSCar, Universidade Federal de São Carlos.. 2002.
      Membro: Maria Luísa Guillaumon Emmel.
    6. Paraninfa da 1a. Turma de Formandos em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos.. 1981.
      Membro: Maria Luísa Guillaumon Emmel.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (64)
    1. 14o. Congresso de Stress da ISMA-BR. Compreendendo como jovens universitários utilizam seu tempo: atividades significativas, satisfação e qualidade de vida.. 2014. (Congresso).
    2. III Simposio de Terapia ocupacional do Triângulo Mineiro.Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. 2014. (Simpósio).
    3. 35th International Conference of the International Association for Time Use Research. Daily life and time use in children with cerebral palsy and children with typical development. 2013. (Congresso).
    4. I Forum sobre Ocupação Humana da UFSCar.Ocupação e Uso do Tempo. 2013. (Outra).
    5. XIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. GRUPO DE ESTUDOS SOBRE USO DO TEMPO E TERAPIA OCUPACIONAL. 2013. (Congresso).
    6. XIIII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. cartilha com orientações ilustradas para acessibilidade ambiental no domicílio de pessoas idosas. 2013. (Congresso).
    7. I SIMPOSIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2012. (Simpósio).
    8. REUNIÃO DO FORUM DE COORDENADORES DE POS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FISICA,/FONOAUDIOLOGIA/FISIOTERAPIA/TERAPIA OCUPACIONAL.PPGTO DA UFSCAR. 2012. (Encontro).
    9. 7o. Congresso paulista de Geriatria e Gerontologia. Qualidade de vida de idosos segundo o gênero. 2011. (Congresso).
    10. 7o. Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia. O desempenho de papéis ocupacionais em idosos da comunidade. 2011. (Congresso).
    11. Congreso Argentino de Terapia Ocupacional. 2011. (Congresso).
    12. VI Encuentro latinoamericano de carreras y docentes de Terapia Ocupacional.Programa de pós graduação em terapia ocupacional da Universidade Federal de São Carlos: pioneirismo e desafios na expansão da produção de conhecimento na area.. 2011. (Encontro).
    13. 4a. Conferencia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação- CNCTI. 2010. (Outra).
    14. ENCONTRO DA AREA DE TERAPIA OCUPACIONAL PRÉ-FORUM DE PÓS GRADUAÇÃO EM ED. FISICA, FISIOT., E TERAPIA OCUPACIONAL. 2010. (Encontro).
    15. WFOT XV Congress. Occupational Therapy Education under the perspective of equl rights: Universal Design, Accessibility and Assistive Technology.. 2010. (Congresso).
    16. 9. Congresso de Stress da ISMA. UM PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA PARA OS SERVIDORES DA UFSCAR.. 2009. (Congresso).
    17. DEMOCRACIA, MEMÓRIA E DIREITOS HUMANOS NO BRASIL. 2009. (Outra).
    18. DIREITO À MEMÓRIA E À VERDADE. 2009. (Outra).
    19. Encontro de Pró Reitores de Extensão das Universidades Públicas do Estado de São Paulo.Qualidade de Vida na UFSCar : Um Programa Institucional para os Servidores.. 2009. (Encontro).
    20. I Seminário nacional de pesquisa em Terapia Ocupacional.Disseminação do conhecimento em Terapia Ocupacional e Periódicos da área de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.. 2009. (Seminário).
    21. I SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM TERAPIA OCUPACIONAL. 2009. (Seminário).
    22. OFICINA DE TRABALHO COM A t.o phD HELENE POLATAJKO. 2009. (Oficina).
    23. AÇÕES AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E SUAS CONSEQUENCIAS.O processo de implantação das Ações Afirmativas na UFSCar. 2008. (Seminário).
    24. Curriculos Inovadores na Formação de Profissionais de Saúde. 2008. (Simpósio).
    25. III ENCONTRO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS.MESA DE ABERTURA- DIREITOS HUMANOS ENQUANTO TEMA TRANSVERSAL NAS UNIVERSIDADES. 2008. (Seminário).
    26. I JORNADA SUS-diferentes olhares na construção das parcerias Universidade-serviço-comunidade.Mesa de abertura. 2008. (Outra).
    27. VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE VIDA. 2008. (Congresso).
    28. XI ENCONTRO NACIONAL DE DOCENTES DE TERAPIA OCUPACIONAL. A extensão de serviços à comunidade como estratégia de ensino de graduação e de desenvolvimento de pesquisa e de pós graduação.. 2008. (Congresso).
    29. XV SEMANA DE ESTUDOS DE TERAPIA OCUPACIONAL. Trajetória do curso de Terapia Ocupacional da UFSCar. 2008. (Congresso).
    30. XXIV ENCONTRO NACIONAL DO FORUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E COMPROMISSO SOCIAL. 2008. (Congresso).
    31. XXXI ENCONTRO REGIONAL SUDESTE CULTURA DO FORUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS.As atividades de Extensão da UFSCar. 2008. (Simpósio).
    32. CONGRESSO de Extensão da Universidade Federal de São João del Rey. avaliador dos trabalhos apresentados. 2007. (Congresso).
    33. Congresso Internacional de Reitores Latino-americanos e Caribenhos: O Compromisso Social das Universidades da América Latina e do Caribe. O compromisso social das universidades. 2007. (Congresso).
    34. III MUESTRA DE CIENCIA Y TECNOLOGIA EN POLITICAS PUBLICAS MUNICIPALES.Politica de pesquisa e extensão nas universidades publicas federais. 2007. (Outra).
    35. i SEMINÁRIO DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS. 2007. (Seminário).
    36. I Workshop de Extensão Universitária do Instituto de Biociencias do Campus de Botucatu.Extensão Universitária: possibilidades e limites. 2007. (Outra).
    37. IX FÓRUM INTERNACIONAL DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO. 2007. (Congresso).
    38. Reatech VI Feira Internacional de tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade.sem apresentação de trabalho. 2007. (Outra).
    39. VII CONGRESSO DE STRESS DA ISMA. ---. 2007. (Congresso).
    40. X CONGRESSO BRASILEIRO DE TERAPIA OCUPACIONAL. PESQUISA EM TERAPEUTA OCUPACIONAL NO BRASIL. 2007. (Congresso).
    41. XXIII Encontro nacional do FORUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Indissociabilidade Ensino-pesquisa-extensão. 2007. (Congresso).
    42. XXX ENCONTRO DOFORUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO SUDESTE. avaliadora dos trabalhos submetidos. 2007. (Congresso).
    43. Conexões de saberes.Lançamento do Programa Conexões de Saberes: dialogos entre a universidade e as comunidades populares. 2006. (Outra).
    44. Forum de pro reitores de extensao da regiao sudeste.Forum de pro reitores de extensao da regiao sudeste. 2006. (Outra).
    45. III Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Coordenadora de Sessões temáticas Cultura. 2006. (Congresso).
    46. La educación en Derechos Humanos en las Universidades del Mercosur.Trabajo en el grupo: El trabajo conjunto entre las universidades solidarias y las agencias humanitarias: el aceso a los beneficios de la extensión universitaria. 2006. (Encontro).
    47. Participação nas discussões sobre parques nas universidades.XVI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de empresas. 2006. (Seminário).
    48. Reunião das IES Públicas da região sudeste NAPRO/SESu/MEC/Ass. Reg. Rondonistas.Participação na elaboração de documento. 2006. (Encontro).
    49. Workshop de Desenvolvimento economico Local.Workshop de Desenvolvimento economico Local. 2006. (Outra).
    50. XIV Semana de estudos de Terapia Ocupacional da UFSCar. Extensão universitária e Terapia Ocupacional. 2006. (Congresso).
    51. XVI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XIV Workshop ANPROTEC. 2006. (Seminário).
    52. XXII Forum de Pró- Reitores de Extensao das universidades publicas brasileiras.XXII Forum de Pro Reitores de Extensao das universidades publicas brasileiras. 2006. (Outra).
    53. BRASILTEC- Salão Internacional de Inovação Tecnológica.BRASILTEC. 2005. (Outra).
    54. Congresso de Extensão Universitária da UNESP. Financiamento da Extensão. 2005. (Congresso).
    55. SET Norte.SET Norte- Seminário de tecnologia em televisão e telecomunicações. 2005. (Seminário).
    56. VIII CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. AVALIADOR DA SESSÃO DE POSTERS. 2005. (Congresso).
    57. XXVIII ENCONTRO DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política de Extensão da Universidade Federal de São Carlos. 2005. (Congresso).
    58. 2o. Seminário de Acessibilidade- Gestão Cidadã: Cidade acessível.2o. Seminário de Acessibilidade- Gestão Cidadã: Cidade acessível. 2004. (Seminário).
    59. X Encontro Nacional de docentes de Terapia Ocupacional.Caracterização dos Cursos de Terapia Ocupacional no Brasil: perspectivas frente a capacitação de seus docentes.. 2004. (Encontro).
    60. Corpo em Pauta.PILATES- Método de condicionamento físico e mental. 2003. (Oficina).
    61. I Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental.Jogos, brinquedos e educação. 2003. (Simpósio).
    62. VI ENCONTRO DE INFORMAÇÃO PROFISSIONAL.TERAPIA OCUPACIONAL: ASPECTOS DA PROFISSÃO. 2001. (Encontro).
    63. III Seminário de Metodologia de projetos de extensão.III Seminário de Metodologia de projetos de extensão. 1999. (Seminário).
    64. II Jornada de Terapia Ocupacional de Sorocaba e Região.FORMAÇÃO PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO. 1997. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (18)
    1. EMMEL, M. L. G.; GIL, M.S.A. ; OGATA, M. ; FERREIRA, R. ; RUGGIERO, E.S. ; ALMEIDA, V. C. ; HAHN, M. S. ; BARRETO, S.M.G. ; SIRIANI, M. ; SALVINI, T.F. ; CLARO, M.T. ; Schiavon, A.R.O. ; MATHIAS, M. C.. I JORNADA SUS: diferentes olhares na construção das parcerias universidade-serviço-comunidade. 2008. Congresso
    2. EMMEL, M. L. G.. Interação Universidade e Comunidade da educação. 2008. (Outro).. . 0.
    3. EMMEL, M. L. G.; CORDEIRO, A.A.. SEMINÁRIO NACIONAL POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA. 2008. Outro
    4. EMMEL, M. L. G.. DIREITOS HUMANOS. 2008. (Outro).. . 0.
    5. Barbano, D. ; EMMEL, M. L. G. ; Oliva, G. ; Monteiro, M. ; Belini, F.. I MOSTRA de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde de São Carlos- CITESC. 2007. Exposição
    6. Barbano, D. ; Belini, F. ; EMMEL, M. L. G. ; Oliva, G. ; Tannus, A. ; Monteiro, M.. Seminário CITESC- Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde. 2007. Outro
    7. EMMEL, M. L. G.; SILVA, R. S.. Acessibilidade nos espaços universitários. 2007. Outro
    8. EMMEL, M. L. G.; GARBELOTTI FILHO, R ; ADURENS, ANGELICA. Concurso para escolha do logotipo do PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA NA UFSCAR. 2007. Concurso
    9. EMMEL, M. L. G.; ADURENS, ANGELICA ; GARBELOTTI FILHO, R. Lançamento do Programa QUALIDADE DE VIDA NA UFSCAR. 2007. Outro
    10. EMMEL, M. L. G.; Rocha Filho, R.C. ; Torkomian, A.L.. UFSCar na INOVATEC. 2007. Exposição
    11. EMMEL, M. L. G.. III MUESTRA DE CIENCIA Y TECNOLOGIA EN POLITICAS PUBLICAS MUNICIPALES. 2007. (Exposição).. . 0.
    12. EMMEL, M. L. G.; MANSUR, T ; RANGEL, C.. I ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE CULTURA DO FORPROEX. 2006. Congresso
    13. EMMEL, M. L. G.; PEZZO, M. ; SOUZA, L. S. E. ; Mauad, I. S.. III SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 2006. Outro
    14. Torkomian, A.L. ; EMMEL, M. L. G. ; Rocha Filho, R.C.. NANOTEC. 2006. Exposição
    15. EMMEL, M. L. G.; Rocha Filho, R.C. ; Torkomian, A.L.. INOVATEC 2006. 2006. Exposição
    16. EMMEL, M. L. G.; ZORZO, S. D. ; FAISTING, A.. BRASILTEC UFSCar. 2005. Exposição
    17. EMMEL, M. L. G.; YAMAMOTO, Y.. MERCOCIDADES- II MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS. 2005. Exposição
    18. EMMEL, M. L. G.; FAISTING, A. ; SOUZA, L. S. E. ; MANCUSO, M. I. ; ZORZO, S. D. ; PEZZO, M.. II Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia. 2005. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (11)
    • Maria Luísa Guillaumon Emmel ⇔ Claudia Maria Simões Martinez (36.0)
      1. EMMEL, M. L. G.; MALFITANO, A. P. ; MATSUKURA, Thelma Simões ; MARTINEZ, C. M. S. ; LOPES, R. E.. Programa de pós-graduação stricto sensu em terapia ocupacional: fortalecimento e expansão da produção de conhecimento na área. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. v. 18, p. 105-111, issn: 1413-3482, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. EMMEL, Maria Luísa G ; MATSUKURA, T. S. ; MARTINEZ, Cláudia Maria S ; CASTRO, C.B.. Qualidade de vida e promoção em saúde junto a trabalhadores: uma proposição de diagnóstico e intervenção em terapia ocupacional. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. v. 10, n. 01, p. 30-41, issn: 0104-4931, 2002.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. MATSUKURA, T. S.; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, Marina S ; MARTINEZ, Cláudia Maria S ; SURIAN, C. E.. A importância da provisão de suporte aos cuidadores de crianças portadoras de transtornos no desenvolvimento.. Temas sobre Desenvolvimento. v. 8, n. 48, p. 10-20, issn: 0103-7749, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MALFITANO, Ana Paula Serrata ; MATSUKURA, Thelma Simões ; MARTINEZ, Cláudia M S ; EMMEL, M. L. G. ; LOPES, R. E.. Pós-Graduação em Terapia Ocupacional: Primeiro Programa de Mestrado Acadêmico na América do Sul. Em: SANTOS, V.; GALLASSI, A. D.. (Org.). QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA TERAPIA OCUPACIONAL NA AMÉRICA DO SUL (CUESTIONES CONTEMPORÁNEAS DE LA TERAPIA OCUPACIONAL EN AMERICA DEL SUR). 1ed.Curitiba - PR. : Editora CRV. 2014.v. 1, p. 113-122.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. PEREIRA, V. C. ; OLIVEIRA, A.A.E. ; MARTINEZ, Cláudia Maria S ; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, M. S. ; MATSUKURA, T. S.. Brinquedos: do processo de construir ao ato de brincar. Em: Santa Marli Pires dos Santos. (Org.). A ludicidade como ciência. São Paulo/ Rio de Janeiro. : Editora Vozes Ltda. 2001.p. 196-201.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. OLIVEIRA, A.A.E. ; MALFITANO, A. P. ; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, Marina S ; MARTINEZ, Cláudia Maria S ; MATSUKURA, T. S.. A brinquedoteca como um espaço de promoção de desenvolvimento. Em: Santa Marli Pires dos Santos. (Org.). A ludicidade como ciência. Rio de Janeiro/ São Paulo. : Ed. Vozes Ltda.. 2001.p. 191-195.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. MATSUKURA, T. S.; SURIAN, C. E. ; MARTINEZ, Cláudia Maria S ; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, Marina S. INVESTINDO NA SAÚDE DOS CUIDADORES: GRUPO DE MÃES DE CRIANÇAS PORTADORAS DE TRANSTORNOS NO DESENVOLVIMENTO. Em: Matsukura, Thelma Simões; Emmel, M.L.G; Martinez, C.M.S.; Palhares, M. S.. (Org.). Metodologia e Experiências em projetos de extensão. Niterói. : EdUFF- Editora da Universidade Federal Fluminense. 2000.v. 01, p. 69-76.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. EMMEL, M. L. G.; PALHARES, M. S. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; MATSUKURA, T. S. ; MARTINEZ, C. M. S. ; PFEIFER, Luzia Iara. Terapia Ocupacional: atividade, desenvolvimento e qualidade. Em: Workshop de Grupo de Pesquisa, v. 3, p. 2574-2574, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. EMMEL, M. L. G.; MATSUKURA, Thelma Simões ; PALHARES, M. S. ; MARTINEZ, Cláudia M S. Groupe de mères d' enfants avec des troubles de developpement et groupe d'appui: une proposition d' intervention en ergothérapie. Em: ERGO 2000., v. 1, p. 31-31, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. MATSUKURA, Thelma Simões ; PALHARES, M. S. ; EMMEL, M. L. G. ; MARTINEZ, Cláudia M S. Uma contribuição da terapia ocupacional: Laboratório de Atividade e Desenvolvimento. Em: II Encontro de Extensão da UFSCar, v. 1, p. 29-29, 1999.
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      11. PEREIRA, V. C. ; MARTINEZ, Cláudia M S ; OLIVEIRA, A. A. ; S, T. ; EMMEL, M. L. G. ; PALHARES, M. S.. Brinquedos: do processo de construir ao ato de brincar. Em: II Encontro de Extensão da UFSCar, p. 30, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. EMMEL, M. L. G. ; PALHARES, M. S. ; MATSUKURA, T. S. ; MARTINEZ, C. M. S. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; DELLA BARBA, P. C.. TERAPIA OCUPACIONAL: PROCESSOS DO DESENVOLVIMENTO, ATIVIDADE HUMANA E TECNOLOGIAS EM SAUDE. Em: 9a. Jornada Cientifica e Tecnológica da UFSCar, 2011, São Carlos. V Workshop de Grupos de pesquisa da UFSCar. São Carlos: V Workshop de Grupos de pesquisa da UFSCar, v. 9, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. MATSUKURA, T. S.; MARTINEZ, Cláudia Maria S ; PALHARES, Marina S ; EMMEL, Maria Luísa G. A contribuição do terapeuta ocupacional na melhoria da qualidade de vida de crianças através do investimento nos cuidadores. Em: VI Congresso Iberoamericano de Extensão UNiversitária, 2001, São Paulo. Anais do VI Congresso Iberoameriano de Extensão Universitária. São Paulo, v. vol 1, p. 118-118, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. PALHARES, M. S.; EMMEL, M. L. G. ; MARTINEZ, C. M. S. ; OLIVEIRA, A. A. A. E.. Brinquedo: oportunidade de desenvolvimento. Em: VII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupoacional, 2001, Porto Alegre. Anais do VII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Porto Alegre, p. 69-69, 2001.
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      15. MATSUKURA, T. S.; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, M. S. ; MARTINEZ, Cláudia Maria S. Uma experiência do terapeuta ocupacional na empresa - Análise e adequação do produto ao usuário. Em: VI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, 1999, Águas de Lindóia. Anais do VI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Águas de Lindóia: ABTO - Associação Brasileira de Terapia Ocupacional, 1999.
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      16. EMMEL, M. L. G.; MARTINEZ, C. M. S.. A proposal for an occupational analysis of playing materials. Em: XIV IPA World Conference, 1999, Lisboa/Portugal. Abstracts XIV IPA World Conference. Lisboa: Faculty of Human Kinetics, v. 1, p. 168, 1999.
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      17. MATSUKURA, T. S.; OLIVEIRA, A.A.E. ; MALFITANO, A. P. ; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, Marina S ; MARTINEZ, Cláudia Maria S. Brinquedoteca, criança e brinquedo: tríade para o desenvolvimento infantil. Em: VI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, 1999, Águas de Lindóia. Anais do IV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Águas de Lindóia: ABTO-Associação Brasileira de Terapia Ocupacional, 1999.
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      18. MATSUKURA, T. S.; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, M. S. ; MARTINEZ, Cláudia Maria S. Grupo de mães. Em: II CONGRESSO DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO SUDESTE, 1999, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso de Extensão das Universidades Públicas da Região Sudeste. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 1, p. 96, 1999.
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      19. PALHARES, M. S. ; MATSUKURA, T. S. ; EMMEL, Maria Luísa G ; MARTINEZ, Cláudia Maria S. Investindo na melhoria da qualidade de vida de crianças pequenas - propostas de intervenção em espaços educativos. Em: II CONGRESSO DE EXTENSÃO DA UFSCar, 1999, São Carlos. Anais do II Congresso de Extensão da Ufscar. São Carlos: Pró Reitoria de Extensão da UFSCar - PROEX/UFSCar, v. 1, p. 40, 1999.
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      20. MATSUKURA, T. S. ; EMMEL, M. L. G. ; PALHARES, M. S. ; MARTINEZ, C. M. S.. A contribuição dos saberes do terapeuta ocupacional na melhoria da qualidade de vida de crianças através do investimento em multiplicadores. Em: VI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, 1999, Lindóia. Anais do VI Congresso Brasileiro de Terapia OcupacionalABTO. Lindóia: ABTO, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. MATSUKURA, T. S.; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, M. S. ; MARTINEZ, Cláudia Maria S. La production des matériaux luddiques, une propose pour le developpment de l'enfant. Em: 12th International Congress of the World Federation Therapists, 1998, Québec. Book of abstracts. Québec: WFOT-Word Federation of Occupational Therapist, v. C, p. p.117, 1998.
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      22. DOMINGUES, A. C. G. ; MATSUKURA, T. S. ; MARTINEZ, Cláudia Maria S ; PALHARES, M. S. ; EMMEL, Maria Luísa G. Caixas de Estórias para Crianças de 4 a 6 anos. Em: V Congresso Brasileiro e IV Simpósio Latinoamericano de Terapia Ocupacional, 1997, Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro e IV Simpósio Latinoamericano de Terapia Ocupacional. belo Horizonte/MG: Universidade Federal de Minas Gerais, v. 1, p. 23, 1997.
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      23. PALHARES, M. S. ; EMMEL, M. L. G. ; MARTINEZ, C. M. S. ; MATSUKURA, T. S. ; RUZZI, A.. Confecção de materiais lúdicos: ambientação. Em: I Encontro de Extensão da UFSCar: o papel e atuação da UFSCar na sociedade, 1997, São Carlos. Anais do I Encontro de Extensão da UFSCar. São Carlos: Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar - PROEX/UFSCar, v. 1, p. 152, 1997.
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      24. DOMINGUES, A. C. G. ; MARTINEZ, Cláudia Maria S ; MATSUKURA, T. S. ; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, Marina S. Confecção de materiais lúdicos: Caixas de estórias. Em: I ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, 1997, São Carlos. Anais do I Encontro de Extensão da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: Pró Reitoria de Extensão da UFSCar, v. 1, p. 153, 1997.
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      25. EMMEL, M. L. G.; MATSUKURA, T. S. ; PALHARES, M. S. ; MARTINEZ, C. M. S. ; PEREIRA, V. C.. Confecção de materiais lúdicos: Estimulação de 0 a 2 anos. Em: I Encontro de Extensão da UFSCar: o papel e a atuação da UFSCar na sociedade, 1997, São Carlos. Anais do I Encontro de Extensão da UFSCar. São Carlos: PROEX/UFSCar, v. 1, p. 154, 1997.
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      26. PEREIRA, V. C. ; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, M. S. ; MATSUKURA, T. S. ; MARTINEZ, Cláudia Maria S. A construção de brinquedos e o desenvolvimento de habilidades em crianças de 0 a 2 anos. Em: V Congresso Brasileiro e IV Simpósio Latinoamericano de Terapia Ocupacional, 1997, Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro e IV Simpósio Latinoamericano de Terapia Ocupacional. Belo Horizonte/MG: Universidade Federal de Minas Gerais, v. 1, p. 14, 1997.
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      27. EMMEL, M. L. G. ; MARTINEZ, C. M. S.. A proposal for an occupational analysis at playing materials. Em: II Congreso Latinoamericano y I Congreso Panameño de Terapeutas Ocupacionales, 1995, Panamá. Anais do II Congreso Latinoamericano I Congreso Panameño de Terapeutas Ocupacionales. Panamá: Universidade do Panamá, v. 1, p. 24, 1995.
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      28. EMMEL, M. L. G.; MARTINEZ, C. M. S.. Jogo e Educação: Uma proposta de análise de materiais lúdicos. Em: XI Congresso Brasileiro de Educação Infantil, 1995, Belém. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação Infantil. Belém/PA: ABEI, v. 1, 1995.
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      29. EMMEL, M. L. G.; S, T. ; OLIVEIRA, A. A. E. ; MALFITANO, A. P. S. ; MARTINEZ, C. M. S. ; PALHARES, M. S.. A brinquedoteca como espaço de promoção de desenvolvimento.. Santa Maria- RS. 2000. Demais tipos de produção técnica
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      30. EMMEL, M. L. G.; S, T. ; OLIVEIRA, A. A. E. ; MARTINEZ, C. M. S. ; PEREIRA, E. C. ; PALHARES, M. S.. Brinquedos: do processo de construir ao ato de brincar.. . Sta. Maria. RS. 2000. Demais tipos de produção técnica
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      31. EMMEL, M. L. G.; MATSUKURA, T. S. ; PALHARES, M. S. ; MARTINEZ, C. M. S.. O processo de adaptação de crianças na escola: início das atividades escolares.. 1999. (Programa de rádio ou. 1999.
        [ busca Google | busca Bing ]
      32. EMMEL, M. L. G.; MATSUKURA, T. S. ; PALHARES, M. S. ; MARTINEZ, C. M. S. ; MOCHIDA, V. ; RESENDE, A.. Projeto Cores II. 1997. Relatório de pesquisa
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      33. EMMEL, M. L. G. ; MARTINEZ, C. M. S. ; MADASCHI, V.. Interação universidade-indústria: análise de produtos a partir da visão do usuário. 1995. Relatório de pesquisa
        [ busca Google | busca Bing ]
      34. EMMEL, M. L. G.; MARTINEZ, C. M. S. ; FOLZ, C. ; MADASCHI, V.. Projeto Face Painting. 1995. Produção de filmes e vídeos
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      35. EMMEL, M. L. G.; MARTINEZ, C. M. S.. Análise Ocupacional de Materiais Lúdicos propostos pela Lápis Johann Faber. 1994. Relatório de pesquisa
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      36. MARTINEZ, C. M. S.; EMMEL, M. L. G.. Análise de protótipos de brinquedos da Lápis JOhann Faber. 1993. Relatório de pesquisa
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    • Maria Luísa Guillaumon Emmel ⇔ Marina Silveira Palhares (30.0)
      1. MATSUKURA, T. S.; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, Marina S ; MARTINEZ, Cláudia Maria S ; SURIAN, C. E.. A importância da provisão de suporte aos cuidadores de crianças portadoras de transtornos no desenvolvimento.. Temas sobre Desenvolvimento. v. 8, n. 48, p. 10-20, issn: 0103-7749, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PEREIRA, V. C. ; OLIVEIRA, A.A.E. ; MARTINEZ, Cláudia Maria S ; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, M. S. ; MATSUKURA, T. S.. Brinquedos: do processo de construir ao ato de brincar. Em: Santa Marli Pires dos Santos. (Org.). A ludicidade como ciência. São Paulo/ Rio de Janeiro. : Editora Vozes Ltda. 2001.p. 196-201.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. OLIVEIRA, A.A.E. ; MALFITANO, A. P. ; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, Marina S ; MARTINEZ, Cláudia Maria S ; MATSUKURA, T. S.. A brinquedoteca como um espaço de promoção de desenvolvimento. Em: Santa Marli Pires dos Santos. (Org.). A ludicidade como ciência. Rio de Janeiro/ São Paulo. : Ed. Vozes Ltda.. 2001.p. 191-195.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MATSUKURA, T. S.; SURIAN, C. E. ; MARTINEZ, Cláudia Maria S ; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, Marina S. INVESTINDO NA SAÚDE DOS CUIDADORES: GRUPO DE MÃES DE CRIANÇAS PORTADORAS DE TRANSTORNOS NO DESENVOLVIMENTO. Em: Matsukura, Thelma Simões; Emmel, M.L.G; Martinez, C.M.S.; Palhares, M. S.. (Org.). Metodologia e Experiências em projetos de extensão. Niterói. : EdUFF- Editora da Universidade Federal Fluminense. 2000.v. 01, p. 69-76.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. EMMEL, M. L. G.; PALHARES, M. S. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; MATSUKURA, T. S. ; MARTINEZ, C. M. S. ; PFEIFER, Luzia Iara. Terapia Ocupacional: atividade, desenvolvimento e qualidade. Em: Workshop de Grupo de Pesquisa, v. 3, p. 2574-2574, 2007.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. EMMEL, M. L. G.; MATSUKURA, Thelma Simões ; PALHARES, M. S. ; MARTINEZ, Cláudia M S. Groupe de mères d' enfants avec des troubles de developpement et groupe d'appui: une proposition d' intervention en ergothérapie. Em: ERGO 2000., v. 1, p. 31-31, 2000.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. MATSUKURA, T. S.; MARTINEZ, Cláudia Maria S ; PALHARES, Marina S ; EMMEL, Maria Luísa G. A contribuição do terapeuta ocupacional na melhoria da qualidade de vida de crianças através do investimento nos cuidadores. Em: VI Congresso Iberoamericano de Extensão UNiversitária, 2001, São Paulo. Anais do VI Congresso Iberoameriano de Extensão Universitária. São Paulo, v. vol 1, p. 118-118, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. PALHARES, M. S.; EMMEL, M. L. G. ; MARTINEZ, C. M. S. ; OLIVEIRA, A. A. A. E.. Brinquedo: oportunidade de desenvolvimento. Em: VII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupoacional, 2001, Porto Alegre. Anais do VII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Porto Alegre, p. 69-69, 2001.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. MATSUKURA, T. S.; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, M. S. ; MARTINEZ, Cláudia Maria S. Uma experiência do terapeuta ocupacional na empresa - Análise e adequação do produto ao usuário. Em: VI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, 1999, Águas de Lindóia. Anais do VI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Águas de Lindóia: ABTO - Associação Brasileira de Terapia Ocupacional, 1999.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. MATSUKURA, T. S.; OLIVEIRA, A.A.E. ; MALFITANO, A. P. ; EMMEL, Maria Luísa G ; PALHARES, Marina S ; MARTINEZ, Cláudia Maria S. Brinquedoteca, criança e brinquedo: tríade para o desenvolvimento infantil. Em: VI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, 1999, Águas de Lindóia. Anais do IV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Águas de Lindóia: ABTO-Associação Brasileira de Terapia Ocupacional, 1999.
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      11. EMMEL, M. L. G.; CRUZ, D. M. C. ; FIGUEIREDO, M. O.. Analysis of occupational therapy graduation programs in Brazil. Em: 9th COTEC Congress of Occupational Therapy. . Occupation diversity for the future., 2012, Stockholm. 9th COTEC Congress of Occupational Therapy. . Occupation diversity for the future.. Stockholm, v. 1, 2012.
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      12. CRUZ, D. M. C.; EMMEL, M. L. G. ; VASCONCELOS, F.E.O. Occupation, independence, assistive technology and poverty: Reality in a countryside city of South America- Brazil. Em: 9th COTEC Congress of Occupational Therapy, 2012, Stockholm. 9th COTEC Congress of Occupational Therapy. Stokholm, v. 1, p. 3, 2012.
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    • Maria Luísa Guillaumon Emmel ⇔ Mirela de Oliveira Figueiredo (5.0)
      1. EMMEL, MARIA LUISA GUILLAUMON; DA CRUZ, DANIEL MARINHO CEZAR ; FIGUEIREDO, MIRELA DE OLIVEIRA. An historical overview of the development of occupational therapy educational institutions in Brazil. South African Journal of Occupational Therapy. v. 45, p. 63-67, issn: 0038-2337, 2015.
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      2. FIGUEIREDO, M.O.; EMMEL, MARIA LUÍSA GUILLAUMON ; VILLA, M. B.. Terapia ocupacional e alunos com dificuldades de aprendizagem: análise de uma intervenção nos aspectos psicomotores. Temas sobre Desenvolvimento. v. 20, p. 125-131, issn: 0103-7749, 2015.
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      3. FIGUEIREDO, MIRELA DE OLIVEIRA ; MAZER, SHEILA MARIA ; PENARIOL, CAMILA POLITI ; EMMEL, MARIA LUÍSA GUILLAUMON. ESTRATÉGIA DE ENSINO INFORMATIZADA PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM LEITURA: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho). v. 11, p. 170-187, issn: 1806-6356, 2014.
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      4. FIGUEIREDO, M. O. ; MAZER, SHEILA MARIA ; EMMEL, M. L. G. ; FERNANDEZ, E. A.. Análisis de la producción científica en Brasil sobre dificultades de aprendizaje: una revisión bibliométrica.. AULA ABIERTA. v. 42, p. 31-38, issn: 0210-2773, 2014.
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      5. FIGUEIREDO, M. O. ; MATSUKURA, T. S. ; EMMEL, MARIA LUISA GUILLAUMON. Concepções de professores sobre as dificuldades de aprendizagem de escolares. POLÍTICAS EDUCATIVAS - REVISTA DO PROGRAMA DE POLÍTICAS EDUCATIVAS DO NÚCLEO EDUCAÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES DO GRUPO MONTEV. v. 8, p. 68-84, issn: 1982-3207, 2014.
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    • Maria Luísa Guillaumon Emmel ⇔ Ana Paula Serrata Malfitano (3.0)
      1. EMMEL, M. L. G.; MALFITANO, A. P. ; MATSUKURA, Thelma Simões ; MARTINEZ, C. M. S. ; LOPES, R. E.. Programa de pós-graduação stricto sensu em terapia ocupacional: fortalecimento e expansão da produção de conhecimento na área. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. v. 18, p. 105-111, issn: 1413-3482, 2013.
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      2. MALFITANO, Ana Paula Serrata ; MATSUKURA, Thelma Simões ; MARTINEZ, Cláudia M S ; EMMEL, M. L. G. ; LOPES, R. E.. Pós-Graduação em Terapia Ocupacional: Primeiro Programa de Mestrado Acadêmico na América do Sul. Em: SANTOS, V.; GALLASSI, A. D.. (Org.). QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA TERAPIA OCUPACIONAL NA AMÉRICA DO SUL (CUESTIONES CONTEMPORÁNEAS DE LA TERAPIA OCUPACIONAL EN AMERICA DEL SUR). 1ed.Curitiba - PR. : Editora CRV. 2014.v. 1, p. 113-122.
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      3. MATSUKURA, Thelma Simões ; MALFITANO, Ana Paula Serrata ; MARTINEZ, Cláudia M S ; EMMEL, M. L. G. ; LOPES, R. E.. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Terapia Ocupacional no Brasil: Avanços e Desafios no Fortalecimento e na Expansão da Produção de Conhecimento na Área. Em: XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional, v. 18, p. 432-439, 2010.
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    • Maria Luísa Guillaumon Emmel ⇔ Roseli Esquerdo Lopes (3.0)
      1. EMMEL, M. L. G.; MALFITANO, A. P. ; MATSUKURA, Thelma Simões ; MARTINEZ, C. M. S. ; LOPES, R. E.. Programa de pós-graduação stricto sensu em terapia ocupacional: fortalecimento e expansão da produção de conhecimento na área. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. v. 18, p. 105-111, issn: 1413-3482, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MALFITANO, Ana Paula Serrata ; MATSUKURA, Thelma Simões ; MARTINEZ, Cláudia M S ; EMMEL, M. L. G. ; LOPES, R. E.. Pós-Graduação em Terapia Ocupacional: Primeiro Programa de Mestrado Acadêmico na América do Sul. Em: SANTOS, V.; GALLASSI, A. D.. (Org.). QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA TERAPIA OCUPACIONAL NA AMÉRICA DO SUL (CUESTIONES CONTEMPORÁNEAS DE LA TERAPIA OCUPACIONAL EN AMERICA DEL SUR). 1ed.Curitiba - PR. : Editora CRV. 2014.v. 1, p. 113-122.
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      3. MATSUKURA, Thelma Simões ; MALFITANO, Ana Paula Serrata ; MARTINEZ, Cláudia M S ; EMMEL, M. L. G. ; LOPES, R. E.. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Terapia Ocupacional no Brasil: Avanços e Desafios no Fortalecimento e na Expansão da Produção de Conhecimento na Área. Em: XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional, v. 18, p. 432-439, 2010.
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    • Maria Luísa Guillaumon Emmel ⇔ Cristina Yoshie Toyoda (2.0)
      1. TOYODA, Cristina Yoshie; PINTO, J. M. ; EMMEL, M. L. G.. Building up occupational therapy assistance to consolidate the future occupational therapist. Em: 12th International Congress of the World Federation of Occupational Therapists, 1998, Montréal. Book of Abstracts. Québeque: WFOT, v. único, p. B157, 1998.
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      2. TOYODA, Cristina Yoshie; PINTO, J. M. ; EMMEL, M. L. G.. A implantação de um serviço de terapia ocupacional:resultados na formação dos alunos de graduação. Em: V Congresso Brasileiro e IV Simpósio Latinoamericano de Terapia Ocupacional, 1997, Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro e IV Simpósio Latinoamericano de Terapia Ocupacional. Belo Horizonte/MG: Universidade Federal de Minas Gerais, v. 1, p. 126, 1997.
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    • Maria Luísa Guillaumon Emmel ⇔ Michelle Selma Hahn (2.0)
      1. HAHN, M. S.; PINTO, J. M. ; EMMEL, M. L. G.. An overview of occupational therapists education in Brazil. WFOT Congress Daily, Londres, Inglaterra, , v. 1, p. 2-2, 21 abr. 1994.
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      2. EMMEL, M. L. G. A terapia ocupacional no cenário brasileiro e mundial: perspectivas para o profissional do próximo século. 1999. Apresentação de Trabalho/Simpósio

    • Maria Luísa Guillaumon Emmel ⇔ Luciana Bolzan Agnelli Martinez (1.0)
      1. EMMEL, MARIA LUISA GUILLAUMON; PAGANELLI, L. O. ; AGNELLI, L.B.. Avaliação do mobiliário utilizado pelo idoso na posição sentada. O Mundo da Saúde (CUSC. Impresso). v. 38, p. 419-429, issn: 0104-7809, 2014.
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    • Maria Luísa Guillaumon Emmel ⇔ Patrícia Carla de Souza Della Barba (1.0)
      1. NUNES, F. B. S. ; FIGUEIREDO, MIRELA DE OLIVEIRA ; BARBA, P. D. ; EMMEL, M. L. G.. Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. v. 21, p. 275-287, issn: 0104-4931, 2013.
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Data de processamento: 12/10/2020 22:12:34