Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Departamento de Terapia Ocupacional (DTO)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Campus São Carlos

Plataforma Lattes / outubro de 2020

Patricia Carla de Souza Della Barba

Terapeuta Ocupacional (Universidade Federal de São Carlos), Especialista em Psicopedagogia e no Método Neuroevolutivo Bobath. Mestre e Doutora em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Docente Associado do departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. Orientadora de mestrado e doutorado. Docente do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO-UFSCar, Mestrado Acadêmico). Pós-Doutorado em Estudos da Criança no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Intervenção em Problemas de Desenvolvimento Infantil. Atua principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento típico e atípico; Intervenção Precoce, Ocupações infantis; Atuação da Terapia Ocupacional na Atenção Integral à criança: vigilância do desenvolvimento e detecção de riscos nos contextos de saúde e educação; formação de profissionais de saúde; disfunções físicas e neurológicas. Líder dos Grupos de Pesquisa do CNPq: TERAPIA OCUPACIONAL E ATENÇÃO INTEGRAL À INFÂNCIA; FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6448489426438006 (08/09/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2008-2020
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR. rodovia Washington Luis, 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33519792 URL da Homepage: http://www.ufscar.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-Atual. Observatorio Internacional de Atencion Temprana
      Descrição: O presente estudo objetiva a avaliação da execução, no Brasil, de um projeto piloto de um serviço de intervenção precoce pautado em uma abordagem centrada na família que possibilitará a entrada do Brasil na Rede Ibero-americana de Intervenção Precoce Centrada na Família, denominado Observatorio Internacional de Atención Temprana, por ser um grupo internacional de investigação sobre a temática. Este projeto foi idealizado em Outubro de 2018 no II Encontro Internacional de Atualização em Intervenção Precoce e Desenvolvimento Infantil na cidade de Mérida - Espanha. É coordenado pela Profa. Dra. Margarita Cañadas Perez da Universidade de Valência na Espanha e recebe o apoio de pesquisadores como Robin McWilliam. O projeto nasceu a partir do grande interesse de países Latino Americanos no Modelo de Intervenção Precoce Centrado na Família. Países como Argentina, Chile, México, Costa Rica, Equador, Colômbia e Paraguai, já desenvolvem projetos pilotos de intervenção precoce dentro deste novo paradigma, e apresentaram resultados parciais do processo de transição de serviços tradicionais de intervenção precoce para serviços de intervenção precoce centrado na família. Constitui-se de um espaço para compartilhar estudos e práticas, bem como o fortalecimento de parcerias em pesquisas. Sob minha coordenação, os trabalhos estão sendo iniciados no Brasil. O estudo receberá apoio do DEC - Division of Early Childhood, Estados Unidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Patrícia Carla de Souza Della Barba - Coordenador / Ana Célia Nunes - Integrante / Bruna Ricci Marini - Integrante.
      Membro: Patricia Carla de Souza Della Barba.
    2. 2018-Atual. Necessidades de apoio e qualidade de vida de familias brasileiras de criancas e adolescentes com deficiencias
      Descrição: O estudo é baseado na Teoria da Qualidade de Vida Família e no Modelo de Construção de Capacidades Centrado na Família. O objetivo principal consiste em identificar as necessidades gerais e prioritárias de apoio e avaliar a qualidade de vida de famílias brasileiras que possui crianças/adolescentes com deficiências. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, comparativo e correlacional, com abordagem quantitativa. O estudo é dividido em duas partes: 1- Adaptação transcultural e validação do FNA Ninõs para uso no Brasil; e, 2- Identificação das necessidades de apoio e da qualidade de vida das famílias brasileiras de crianças/adolescentes com deficiências.Serão elegíveis a participar deste estudo, famílias de crianças/adolescentes com idades entre 0 a 17 anos, 11 meses e 29 dias com deficiências. Estão previstas parcerias com Instituições e Centros de Reabilitação que prestam serviços à crianças e adolescentes com deficiências. Estão previstas ainda, parcerias com Universidades que possui o curso de Terapia Ocupacional, localizadas nas cinco regiões brasileiras (região Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro Oeste), para a realização da pesquisa, por meio de estudos de Iniciação Científica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (7) . Integrantes: Patrícia Carla de Souza Della Barba - Coordenador / Nunes, Ana Célia - Integrante / Andréa PS Jurdi - Integrante / Érika de Aquino Marques Luiz - Integrante / Luzia Iara Pfeifer - Integrante / Flávia Calheiros da Silva - Integrante / Carla Cilene Baptista da Silva - Integrante / Taís Bracher Annoroso Soares - Integrante / Nicole Ruas Guarany - Integrante. Número de orientações: 2
      Membro: Patricia Carla de Souza Della Barba.
    3. 2016-2018. Monitoramento do desenvolvimento infantil a luz do Modelo de Construcao de Capacidades centrado na Familia
      Descrição: Projeto financiado pela FAPESP e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o presente estudo insere-se no campo da atenção integral ao Desenvolvimento Infantil (DI) de crianças de zero a três anos e no âmbito das políticas públicas de atenção à infância. Objetiva propor e analisar um Sistema piloto de Monitoramento do Desenvolvimento Infantil (SMDI), baseado no modelo de construção de capacidades centrado na família, adotado em Portugal. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa e do tipo pesquisa-ação, organizada em 5 etapas. A primeira etapa refere-se à identificação de indicadores de monitoramento e atenção intersetorial ao DI e a detecção de problemas de desenvolvimento da criança. A segunda configura-se na aplicação de um roteiro de questões com equipes de profissionais atuantes nas áreas de saúde, educação e assistência social, nos municípios que compõem a Regional de São Carlos do Programa São Paulo pela Primeirissima Infância (SPPI). Será selecionado um desses municípios, que melhor atenda aos indicadores elencados, para a efetivação da terceira e quarta etapas, que consistem na formação e acompanhamento da equipe e famílias para o SMDI, baseado no modelo de construção de capacidades centrado na família. Participarão, selecionados por meio de um plano amostral, profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social e famílias de crianças de zero a três anos com risco para problemas no desenvolvimento, pertencentes ao município selecionado. A quinta e última etapa tratará da avaliação e incorporação do SMDI junto ao público-alvo. Espera-se que o estudo traga contribuições para a construção de capacidades na atenção ao DI com enfoque intersetorial, e que, ao adotar protocolos e expertises utilizados em outros países, possa trazer ao estado de São Paulo e Brasil, contribuições para a ampliação das ações e divulgação científica de uma abordagem em DI com base na valorização da corresponsabilização na atenção à criança.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Patrícia Carla de Souza Della Barba - Coordenador / Joaquim, Regina H. Torkomian - Integrante / Gerusa Ferreira Lourenço - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 6 / Número de orientações: 3
      Membro: Patricia Carla de Souza Della Barba.
      Descrição: Projeto financiado pela FAPESP e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o presente estudo insere-se no campo da atenção integral ao Desenvolvimento Infantil (DI) de crianças de zero a três anos e no âmbito das políticas públicas de atenção à infância. Objetiva propor e analisar um Sistema piloto de Monitoramento do Desenvolvimento Infantil (SMDI), baseado no modelo de construção de capacidades centrado na família, adotado em Portugal. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa e do tipo pesquisa-ação, organizada em 5 etapas. A primeira etapa refere-se à identificação de indicadores de monitoramento e atenção intersetorial ao DI e a detecção de problemas de desenvolvimento da criança. A segunda configura-se na aplicação de um roteiro de questões com equipes de profissionais atuantes nas áreas de saúde, educação e assistência social, nos municípios que compõem a Regional de São Carlos do Programa São Paulo pela Primeirissima Infância (SPPI). Será selecionado um desses municípios, que melhor atenda aos indicadores elencados, para a efetivação da terceira e quarta etapas, que consistem na formação e acompanhamento da equipe e famílias para o SMDI, baseado no modelo de construção de capacidades centrado na família. Participarão, selecionados por meio de um plano amostral, profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social e famílias de crianças de zero a três anos com risco para problemas no desenvolvimento, pertencentes ao município selecionado. A quinta e última etapa tratará da avaliação e incorporação do SMDI junto ao público-alvo. Espera-se que o estudo traga contribuições para a construção de capacidades na atenção ao DI com enfoque intersetorial, e que, ao adotar protocolos e expertises utilizados em outros países, possa trazer ao estado de São Paulo e Brasil, contribuições para a ampliação das ações e divulgação científica de uma abordagem em DI com base na valorização da corresponsabilização na atenção à criança.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Gerusa Ferreira Lourenço - Integrante / Regina Helena Vitalle Torkomian Joaquim - Integrante / patricia carla de souza della barba - Coordenador.
      Membro: Gerusa Ferreira Lourenco.
    4. 2013-2015. Programas de atencao ao desenvolvimento infantil em creches: identificacao e difusao das boas praticas no estado de Sao Paulo
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa contemplado pelo edital FAPESP-Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, para o biênio de 2013-2015. O objetivo da pesquisa é identificar, analisar e difundir boas práticas de promoção ao desenvolvimento de crianças em creches na faixa etária entre 0 a 3 anos desenvolvidas no Estado de São Paulo. Tais práticas devem ter como premissa o emprego de conhecimentos sobre desenvolvimento infantil por educadores nos programas de creche e ainda contemplar o envolvimento de pais e comunidades na perspectiva da intersetorialidade dos serviços ofertados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Patrícia Carla de Souza Della Barba - Integrante / Cláudia Maria Simões Martinez - Coordenador / Cristina Hayashi - Integrante / Joaquim, Regina H. Torkomian - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Patricia Carla de Souza Della Barba.
      Descrição: este projeto recebeu apoio da FAPESP.#10;Com base nas investigações e levantamentos teóricos realizados pelos integrantes do grupo de pesquisa do CNPQ “Promoção do Desenvolvimento Infantil nos contextos familiar e da escola” e nas experiências práticas, observamos a presença de “boas práticas de vigilância do desenvolvimento na primeira infância” nos serviços de algumas cidades no estado de São Paulo. O objetivo da presente pesquisa é identificar, analisar e difundir boas práticas de promoção ao desenvolvimento de crianças em creches na faixa etária entre 0 a 3 anos desenvolvidas no Estado de São Paulo. Tais práticas devem ter como premissa o emprego de conhecimentos sobre desenvolvimento infantil por educadores nos programas de creche e ainda contemplar o envolvimento de pais e comunidades na perspectiva da intersetorialidade dos serviços ofertados. A pesquisa está organizada em 4 etapas. A primeira etapa refere-se à revisão da literatura nacional e internacional a fim de atualizar as bases teóricas do estudo e auxiliar na discussão dos resultados obtidos. A segunda configura-se na identificação e seleção dos indicadores e dimensões responsáveis pela classificação de um dos municípios (São Carlos), pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), como “boas práticas na infância” no contexto das creches. A terceira consiste na identificação dos municípios do estado de São Paulo, selecionados por meio de um plano amostral, contemplando cidades de pequeno, médio e grande porte (total de 645) para aplicação dos referidos indicadores selecionados na etapa II. A quarta e última etapa, tratará da descrição e sistematização detalhada das experiências de prática bem sucedidas. Os produtos gerados pela investigação compreendem: o mapeamento das boas práticas na perspectiva intersetorial na primeira infância no estado de SP; uma análise das práticas de acordo com o perfil dos municípios estudados; e a constituição de um banco de dados e site sobre os programas de atenção à crianças. Acredita-se que a identificação de tais práticas e forte envolvimento em ações de sistematizações destas experiências poderão levar à difusão e adoção das mesmas em diversos locais do país, resguardando-se as possibilidades de adaptações das propostas, em cada local e ainda subsidiar reflexões sobre as políticas públicas para a primeira infância no país.#10;A pesquisa teve a participação da Profª. Drª. Anne Marie Fontaine da Universidade do Porto/FPCE -PT, a qual contribuiu por meio de consultorias na análise quantitativa dos dados. Além disso, a referida pesquisadora foi autora de um artigo produzido a partir dos resultados gerados na investigação. A Fapesp apoiou o deslocamento da coordenadora para reuniões de trabalho na Universidade do Porto - PT, momento em que foram apresentados os resultados parciais em evento científico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Claudia Maria Simões Martinez - Coordenador / Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim - Integrante / DELLA BARBA, P. C. S. - Integrante / Maria Cristina Piumbato Innocentinni Hayashi - Integrante / Anne Marie Fontaine - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Claudia Maria Simoes Martinez.
    5. 2010-2017. FORMACAO E CAPACITACAO DE PROFISSIONAIS DA SAUDE
      Descrição: Objetivo: desenvolvimento de pesquisas sobre a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento docente, em contextos inovadores de aprendizagem; pesquisar sobre os processos de educação permanente e de avaliação de programas de cursos da área de saúde. Inclui projetos de pesquisa com enfoque nos currículos de Terapia Ocupacional, com proposta de contribuir de forma científica e prática para a discussão de currículos inovadores para a terapia ocupacional, inclusive contribuindo para a formulação de princípios metodológicos para novos currículos desta área e de áreas da saúde afins.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (6) . Integrantes: Patrícia Carla de Souza Della Barba - Coordenador / Cristiane M.D. Brito - Integrante / Joaquim, Regina H. Torkomian - Integrante / Cardoso, Paula Tatiana - Integrante / Roseli Ferreira da Silva - Integrante / Aline Guerra Aquilante - Integrante / Cristiane Peres - Integrante / Camila Paulo - Integrante / Tais Quevedo Marcolino - Integrante / Daiana Ferraz - Integrante / Samuel Roosevelt Campos dos Reis - Integrante / Monica Paschoal - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 4
      Membro: Patricia Carla de Souza Della Barba.
    6. 2009-Atual. TERAPIA OCUPACIONAL E ATENCAO INTEGRAL A INFANCIA
      Descrição: Desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à atenção integral à infância: na PRIMEIRA LINHA DE PESQUISA pretende produzir conhecimentos em Terapia Ocupacional sobre o desenvolvimento infantil típico e atípico; vigilância do desenvolvimento infantil e detecção de riscos e possibilidades nos contextos de saúde e educação infantil; modelos de Intervenção Precoce na Infância, especialmente o modelo de construção de capacidades centrado na família. Busca, a partir das pesquisas, formar profissionais envolvidos com a atenção integral à criança e a elaboração de procedimentos de intervenção no contexto natural. Na SEGUNDA LINHA DE PESQUISA pretende produzir conhecimentos em Terapia Ocupacional junto a crianças com deficiência. Envolve estudos sobre intervenções de Terapia Ocupacional com crianças com desenvolvimento atípico, ocupações que compõem seu cotidiano e engajamento de crianças com deficiência nas mesmas; inclusão de crianças com deficiência em ambientes educacionais; necessidades familiares de crianças e adolescentes com deficiência; formação de profissionais que compõem os serviços de atenção integral à criança e desenvolvimento de técnicas. OBS: inclui outros projetos de pesquisa envolvendo o tema. Tem atuado na integração ensino-pesquisa-extensão; oferta de disciplinas de graduação e pós-graduação; formação de pesquisadores nos níveis de graduação e pós-graduação. Participa em editais públicos de fomento à pesquisa científica (MEC, CAPES, CNPq; FAPESP).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (11) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (7) . Integrantes: Patrícia Carla de Souza Della Barba - Coordenador / Ana Célia Nunes - Integrante / Vanessa Melo Barros - Integrante / Andréa PS Jurdi - Integrante / Bruna Ricci Marini - Integrante / Érika de Aquino Marques Luiz - Integrante / Raquel Cristina Pinheiro - Integrante / Daniela Bitencourt Santos - Integrante / Patricia Raquel Fernandes - Integrante / Luciana Agnelli Martinez - Integrante / Tassia Lopes de Azevedo - Integrante / Natalina Ferreira - Integrante / Larissa Vendramini Nucci - Integrante / Maysa Marinho Antunes - Integrante / DÉBORA RIBEIRO DA SILVA CAMPOS FOLHA - Integrante / Taila Mariane Oliveira Carlos - Integrante / Thayla Caroline da Silva - Integrante / Daffini Henrique Oliveira - Integrante / Gabriela Maria Bráz - Integrante / Ana Cláudia Moron Betti - Integrante / Mariana Ferrari - Integrante / Isabela Resende - Integrante / Ketlin Cristina Ferreira - Integrante / Carina Sousa Elias - Integrante / Maria Izabel Alves Felix da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / PIBIC/CNPQ - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T A: 25 / Número de orientações: 29
      Membro: Patricia Carla de Souza Della Barba.
    7. 2008-2010. Transtornos do Desenvolvimento da Coordenacao em criancas: as possibilidades de intervencao da Terapia Ocupacional
      Descrição: projeto aprovado com bolsa do Programa de Apoio ao Docente Recém Doutor. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Patrícia Carla de Souza Della Barba - Coordenador / Erika Papa Mazer - Integrante / Alves, Larissa - Integrante. Financiador(es): PROPQ - UFSCAR - PIARD - Bolsa. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Patricia Carla de Souza Della Barba.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. prêmio da área de Humanidades - trabalho de pesquisa apresentado, XXVI Jornadas de Jovenes Investigadores AUGM.. 2018.
      Membro: Patrícia Carla de Souza Della Barba.
    2. Melhor trabalho na modalidade poster - A Intervenção Precoce e as contribuições teórico-práticas para a Terapia Ocupacional, 6o. Simpósio de Terapia Ocupacional de Marília - SP.. 2016.
      Membro: Patrícia Carla de Souza Della Barba.
    3. Menção Honrosa ao projeto ?Formação de agentes comunitários de saúde para a saúde na primeira infância", Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP - Destaques das Atividades de Extensão.. 2015.
      Membro: Patrícia Carla de Souza Della Barba.
    4. Melhor trabalho na modalidade poster - 2o. lugar - Impacto de uma formação de mães usuárias de unidades de saúde sobre o cuidado integral à criança, Escola de Enfermagem da USP.. 2015.
      Membro: Patrícia Carla de Souza Della Barba.
    5. Melhor trabalho na modalidade Poster, XVIII Semana de Estudos em Terapia Ocupacional da UFSCar e I Simpósio de Trabalhos de Iniciação Cien.. 2014.
      Membro: Patrícia Carla de Souza Della Barba.
    6. Prêmio Profª Marianna Augusto, I Simpósio do Grupo de Estudo em Puericultura - UNIFESP.. 2010.
      Membro: Patrícia Carla de Souza Della Barba.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (67)
    1. Early Childhood Intervention Conference. BRAZILIAN CHILD DEVELOPMENT MONITORING: ANALYSIS OF A PROFESSIONAL TRAINING BASED ON FAMILY-CENTERED CAPACITY BUILDING MODEL. 2018. (Congresso).
    2. Early Childhood Intervention Conference. THE TRANSCULTURAL ADAPTATION PROCESS OF THE SCALE "EVALUACIÓN DE LAS NECESIDADES FAMILIARES" FOR BRAZIL. 2018. (Congresso).
    3. Early Childhood Intervention Conference. AGES AND STAGES QUESTIONNAIRES BRAZIL MONITORING THE DEVELOPMENT OF CHILDREN FROM 5 TO 50 MONTHS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION. 2018. (Congresso).
    4. II Encontro do Laboratório de Atividade e Desenvolvimento e I Encontro de Pesquisadores da Linha de Pesquisa 1 - Promoção do Desenvolvimento Humano nos Contextos de Vida Diária - PPGTO/UFSCar.Produção Científica do LAD - IC/TCC. 2018. (Encontro).
    5. II Encuentro Internacional de Actualización e Investigación em Atención Temprana y desarrollo infantil: Prácticas recomendadas. 2018. (Encontro).
    6. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial. INTERVENÇÃO PRECOCE E A VULNERABILIDADE DAS FAMÍLIAS: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E ALEMANHA. 2018. (Congresso).
    7. VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial. O modelo de construção de capacidades centrado nas famílias na Intervenção Precoce: resultados preliminares de um grupo de pesquisa. 2018. (Congresso).
    8. Addressing and Supporting Family and Child Wellbeing | Pelo Bem-estar da Criança e da Família. Advances in Monitoring Child Development in Brazil, in the Perspective of Intersectoriality. 2017. (Congresso).
    9. I Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em questão.Indicadores de monitoramento e atenção intersetorial e integral ao desenvolvimento infantil. 2017. (Seminário).
    10. ASQ AROUND THE WORLD The 2nd Invitational Symposium of International ASQ Researchers.Empowerment of Parents? Knowledge about the Development of their Children Using the ASQ. 2016. (Simpósio).
    11. II Seminário de pesquisas sobre Desenvolvimento Infantil. 2016. (Seminário).
    12. International Society on Early Intervention Conference - Children?s Rights and Early Intervention. Ages and Stages Questionnaires: A Tool to Empower Parent?s Knowledge in Brazil. 2016. (Congresso).
    13. International Society on Early Intervention Conference - Children?s Rights and Early Intervention. Dialogues on Early Intervention Between Portugal and Brazil - (Brazil). 2016. (Congresso).
    14. VI Simpósio de Terapia Ocupacional.Avanços nos estudos em Intervenção Precoce. 2016. (Simpósio).
    15. XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional ?.DESENVOLVIMENTO TÍPICO E ATÍPICO NA INFÂNCIA E PESQUISA EM TERAPIA OCUPACIONAL. 2016. (Seminário).
    16. XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional ?.MAPEAMENTO DOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS RELACIONADOS À TERAPIA OCUPACIONAL: UMA ANÁLISE COM BASE NO QUALIS CAPES. 2016. (Encontro).
    17. 17th European Conference on Developmental Psychology - ECDP. Use of Ages and Stages Questionnaire - ASQ-Brazil for children with 30 to 60 months of age, by early childhood educators (ECE) in child care centers. 2015. (Congresso).
    18. Simpósio Internacional Saúde Mental e primeira infância: a visita domiciliar como instrumento de cuidado.Intervenção Precoce: a experiência de Portugal. 2015. (Simpósio).
    19. Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference. Seed Project: early intervention and guidance in Occupational Therapy. 2014. (Congresso).
    20. II Congreso Internacional sobre Familias Y Discapacidad. 2014. (Congresso).
    21. III Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional.TERAPIA OCUPACIONAL EM PEDIATRIA: AMPLIANDO E CONSTITUINDO PESQUISA. 2014. (Seminário).
    22. III Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional.GRUPO DE ESTUDOS: IDENTIFICAÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE O TRANSTORNO DE DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO. 2014. (Seminário).
    23. IV Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância. 2014. (Simpósio).
    24. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial. Intervenção Precoce em Portugal e no Brasil: clarificação nacional e internacional sobre práticas profissionais. 2014. (Congresso).
    25. XVIII Semana de Estudos em Terapia Ocupacional da UFSCar.Atuação da Terapia Ocupacional no campo da Educação. 2014. (Simpósio).
    26. 10th. International Conference on Developmental Coordination. An application guidelines manual for parents of children from 5-8 years on DCD. 2013. (Congresso).
    27. 10th. International Conference on Developmental Coordination. Application of DCDQ with children aged 5-8 years: reality of São Carlos/Brazil. 2013. (Congresso).
    28. Primeiríssima infância: promovendo debates e reflexões acerca do desenvolvimento infantil.O papel da família e a deficiência no desenvolvimento infantil. 2013. (Seminário).
    29. 7o. Congresso Nacional de Terapia Ocupacional. A PERCEPÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL QUANTO AO BRINCAR DE SEUS FILHOS NO CONTEXTO DA TERAPIA OCUPACIONAL. 2012. (Congresso).
    30. 7o. Congresso Nacional de Terapia Ocupacional. FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE TERAPIA OCUPACIONAL PARA A INSERÇÃO E PRÁTICA NO CONTEXTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO BRASIL: A VISÃO DO DOCENTE. 2012. (Congresso).
    31. 7o. Congresso Nacional de Terapia Ocupacional. Formação de alunos de graduação em Terapia Ocupacional e de Agentes Comunitários de Saúde para a promoção de ações de vigilância do desenvolvimento infantil em Unidades de Saúde da Família: avaliação do processo. Projeto de pesquisa financiado pelo C. 2012. (Congresso).
    32. 7o. Congresso Nacional de Terapia Ocupacional. TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO: IDENTIFICAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA PAIS DE CRIANÇAS DO 1º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. (Congresso).
    33. II Simpósio Internacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional.A PERCEPÇÃO DE PAIS DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL QUANTO AO BRINCAR DE SEUS FILHOS NO CONTEXTO DA TERAPIA OCUPACIONAL. 2012. (Simpósio).
    34. XIII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional II Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional.TERAPIA OCUPACIONAL EM PEDIATRIA: AMPLIANDO E CONSTITUINDO PESQUISA. 2012. (Encontro).
    35. Seminário Nacional do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde. 2011. (Seminário).
    36. VI Encontro Latino-Americano de Escolas e Docentes de Terapia Ocupacional.PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: DESAFIOS DE UM CURRÍCULO INTEGRADO. 2011. (Encontro).
    37. V Seminário do Ensino de Graduação da UFSCar. 2011. (Seminário).
    38. XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional. Interfaces do ensino de graduação com as políticas públicas e as oportunidades de trabalho profissional. 2011. (Congresso).
    39. Congresso Internacional PBL 2010. Vivência em cenários reais na formação do estudante de Terapia Ocupacional: algumas reflexões do facilitador; Motivação de alunos de graduação em Terapia Ocupacional no processo de aprender a aprender. 2010. (Congresso).
    40. Curso Modelo Lúdico na Terapia Ocupacional. 2010. (Encontro).
    41. I Simpósio do Grupo de Puericultura - UNIFESP.Identificação do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em crisnças pré escolares: elaboração, aplicação de um protocolo de atuação da terapia ocupacional. 2010. (Simpósio).
    42. I Simpósio Internacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. 2010. (Simpósio).
    43. IV Workshop Internacional de Desenvolvimento Infantil. 2010. (Simpósio).
    44. O DIA D DA EDUCAÇÃO INFANTIL ? audiência pública.DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2010. (Encontro).
    45. XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional.O potencial do grupo de reflexão da prática profissional para a formação de estudantes de graduação em Terapia Ocupacional. 2010. (Encontro).
    46. XV International Congress of the World Federation of Occupational Therapists. Identification and risk factors in children: contribution of occupational therapy for the prevention of disorders in development of children with a history of preterm birth. 2010. (Congresso).
    47. XVI Semana de Estudos de Terapia Ocupacional: Atuação da Terapia Ocupacional - Identidade na Diversidade..A INSERÇÃO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS NA REDE-ESCOLA.. 2010. (Outra).
    48. capacitação para aplicação dos pressupostos teóricos do currículo por competência na Terapia Ocupacional. 2009. (Oficina).
    49. capacitação para atuação na clínica ampliada em saúde. 2009. (Oficina).
    50. capacitação para facilitação em pequeno grupo da unidade de prática do currículo por competências. 2009. (Encontro).
    51. capacitação pedagógica para o papel do facilitador nas metodologias ativas. 2009. (Oficina).
    52. Encontro de pesquisa.Transtornos do Desenvolvimento da Coordenação em crianças: a prematuridade como fator de risco e as possibilidades de intervenção da Terapia Ocupacional. 2009. (Encontro).
    53. Encontro de Pesquisa - Linha de Pesquisa Avaliação do desenvolvimento Infantil. 2009. (Encontro).
    54. Grupo de Trabalho "A formação dos profisionais de saúde - Terapia Ocupacional". 2009. (Oficina).
    55. grupo de trabalho para a oficina de validação da prática profissional da Terapia Ocupacional. 2009. (Oficina).
    56. II Forum de Terapia Ocupacional do Hospital das Clínicas da Fac. Medicina da USP.encontro com os autores de livros. 2009. (Encontro).
    57. III Seminário de Inovações Pedagógicas no Ensino de Graduação da UFSCAR. 2009. (Seminário).
    58. I Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional.mmmm. 2009. (Seminário).
    59. IV Conferência Municipal de Saúde. 2009. (Outra).
    60. Oficina "Possibilidades e limites do Problem-Based Learning - PBL". 2009. (Oficina).
    61. Encontro de Coordenadores de Ensino à Distância em Educação Especial - MEC/SEESP. 2008. (Encontro).
    62. III Congresso Brasileiro de Educação Especial. Consultoria colaborativa e inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: um relato da contribuição da Terapia Ocupacional. 2008. (Congresso).
    63. II Jornada SUS: Modelo de Atenção à saúde em São Carlos - avanços e desafios nos 20 anos do SUS. 2008. (Encontro).
    64. I Jornada de Terapia Ocupacional - Atuação no âmbito primário de atenção à saúde.Programa de Puericultura Multidisciplinar- uma experiência na UBS. 2008. (Encontro).
    65. IV COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE.SAÚDE PREVENTIVA: UMA VISÃO MULTIDISCIPLINAR. 2008. (Outra).
    66. Simpósio: Currículos inovadores na formação de profissionais de saúde. 2008. (Simpósio).
    67. XI Encontro Nacional de Docentes em Terapia Ocupacional.-. 2008. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (11)
    1. DELLA BARBA, P. C. S.. 1o. Seminário do grupo de pesquisa Terapia Ocupacional e Atenção Integral à Infância. 2019. (Outro).. . 0.
    2. DELLA BARBA, P. C. S.. Diálogos sobre a Intervenção Precoce Brasil-Portugal. 2017. (Outro).. . 0.
    3. DELLA BARBA, P. C. S.. I Conferência Regional de Cuidados Integralizados para a Primeira Infância. 2017. (Outro).. . 0.
    4. DELLA BARBA, P. C. S.; Joaquim, Regina H. Torkomian. Quinta Semana do Bebê de São Carlos. 2015. Outro
    5. DELLA BARBA, P. C. S.; GARCIA, M. G. ; SANTOS, D. B.. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA DE FAMÍLIAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2015. Outro
    6. FIGUEIREDO, M. ; DELLA BARBA, P. C. S. ; Joaquim, Regina H. Torkomian ; LOURENCO, G. P.. 25 anos do Laboratório de Atividade e Desenvolvimento - LAD/DTO. 2015. Outro
    7. DELLA BARBA, P. C. S.; Joaquim, Regina H. Torkomian. Terceira Semana do Bebê de São Carlos. 2013. Outro
    8. DELLA BARBA, P. C. S.; Joaquim, Regina H. Torkomian. Segunda Semana do Bebê de São Carlos. 2012. Outro
    9. DELLA BARBA, P. C. S.; Joaquim, Regina H. Torkomian. Primeira Semana do Bebê de São Carlos. 2011. Outro
    10. DELLA BARBA, P. C. S.. I Forum da Terapia Ocupacional: Trajetórias e Perspectivas na Atenção Básica no municipio de São Carlos. 2011. (Outro).. . 0.
    11. DELLA BARBA, P. C. S.; Brito, CMD ; Joaquim, Regina H. Torkomian ; Nicolau, SM. Construção do perfil de competência do terapeuta ocupacional. 2010. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (18)
    • Patrícia Carla de Souza Della Barba ⇔ Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim (23.0)
      1. FIGUEIREDO, MIRELA DE OLIVEIRA ; ZAMBULIM, MARIANA CRISTINA ; EMMEL, MARIA LUISA GUILLAUMON ; FORNERETO, ALANA DE PAIVA NOGUEIRA ; Lourenço, Gerusa Ferreira ; JOAQUIM, REGINA HELENA VITALE TORKOMIAN ; BARBA, PATRICIA DELLA. Terapia Ocupacional: uma profissão relacionada ao feminino. História, Ciências, Saúde-Manguinhos. v. 25, p. 115-126, issn: 1678-4758, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Joaquim, Regina H. Torkomian ; El Katib, U ; DELLA BARBA, P. C. S.. A INTEGRAÇÃO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNAS DE TERAPIA OCUPACIONAL E O CUIDADO DE MÃES DE BEBÊS DE RISCO NA HOSPITALIZAÇÃO. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. v. 24, p. 397-402, issn: 0104-4931, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BARBA, PATRICIA CARLA DE SOUZA DELLA; GONÇALVES, ALINE ; ANICETO, BARBARA ; RIZZO, IARA CRISTINA ; CRIPPA, JOYCE NUNES ; LOURENÇO, MARIANE CRISTINA ; SANTOS, NATHALIA ABREU DOS ; NISHIAMA, THAIS TIEME ; JOIA, ANDRESSA FERNANDA ; PINHEIRO, RAQUEL CRISTINA ; MARINI, BRUNA PEREIRA RICCI ; MARTINEZ, CLAUDIA MARIA SIMÕES ; JOAQUIM, REGINA HELENA VITALE TORKOMIAN. Avaliação de atividade de ensino, pesquisa e extensão em vigilância do desenvolvimento infantil: a perspectiva de graduandos em terapia ocupacional. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. v. 26, p. 274-280, issn: 1415-9104, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. DELLA BARBA, P. C. S.; Silva, RF ; Joaquim, Regina H. Torkomian ; Brito, CMD. Formação inovadora na Graduação em Terapia Ocupacional. Interface (Botucatu. Impresso). v. 16, p. 829-842, issn: 1414-3283, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. Joaquim, Regina H. Torkomian (Org.) ; DELLA BARBA, P. C. S. (Org.) ; ALBUQUERQUE, I. (Org.). Desenvolvimento da criança de zero a seis anos e a terapia ocupacional. 1 ed. São Carlos: EduFSCar, 2015. v. 1, p. 56.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. DELLA BARBA, P. C. S.; Joaquim, Regina H. Torkomian. A FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL: O DESAFIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS. Em: Pereira, Elisabete M. Aguiar; Celari, Gabriela; Grassi-Kassisse, Dora Maria. (Org.). Experiências no ensino superior. 1ed.Campinas. : FE/UNICAMP. 2011.v. 1, p. 1.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. Joaquim, Regina H. Torkomian ; DELLA BARBA, P. C. S.. A UNIDADE DE PRÁTICA PROFISSIONAL NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCar: UM DESAFIO A SEUS ATORES. Em: Pereira, Elisabete M. Aguiar; Celani, Gabriela ; Grassi-Kassisse, Dora Maria. (Org.). Experiências no ensino superior.. 1ed.Campinas. : FE/UNICAMP. 2011.v. 1, p. 10.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. DELLA BARBA, P. C. S.; Joaquim, Regina H. Torkomian. A vigilância do desenvolvimento e a intervenção precoce: ações fundamentais para a promoção do desenvolvimento na primeira infância. 6a. 6ª Semana do Bebê Promovendo a Infância Legal: do brincar à garantia de direitos, São Carlos, p. 14-15, 11 jun. 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. DELLA BARBA, P. C. S.; Joaquim, Regina H. Torkomian. Desenvolvimento da criança de zero a dezoito meses: possibilidade de identificação de riscos. 5a. 5ª Semana do Bebê Primeiríssima Infância: 100% inclusiva, São Carlos, p. 2-2, 14 jun. 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. DELLA BARBA, P. C. S.; Joaquim, Regina H. Torkomian. A importância da formação de educadores de creche e estudantes de graduação em terapia ocupacional para a vigilância do desenvolvimento infantil. 5a. 5ª Semana do Bebê Primeiríssima Infância: 100% inclusiva, São Carlos, p. 13-13, 14 jun. 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. Joaquim, Regina H. Torkomian ; ALBUQUERQUE, I. ; DELLA BARBA, P. C. S.. O Brincar e o Desenvolvimento Infantil. 3a. Semana do bebê cuidar da infância: Amor pra toda vida, São Carlos SP, p. 9-9, 15 jun. 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. Joaquim, Regina H. Torkomian ; DELLA BARBA, P. C. S.. A importância das relações familiares nos primeiros meses.. 1a. Semana do Bebê de São Carlos, São Carlos, SP, 13 jun. 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. DELLA BARBA, P. C. S.; Joaquim, Regina H. Torkomian ; Santos, AF. Formação de Alunos de Graduação em Terapia Ocupacional e de Agentes Comunitários de Saúde para a Promoção de Ações de Vigilãncia do Desenvolvimento Infantil na Atenção Básica em Saúde. Em: 2ème Séminaire International Transdisciplinaire de Clinique et Recherche sur le bébé: competences du bébe et intervencion précoce, 2011, Paris. Annales du 2ème Séminaire International Transdisciplinaire de Clinique et Recherche sur le bébé: competences du bébe et intervencion précoce. Paris - França: Instituto Langage/LSCP/Centre Alfred Binet, p. 31-32, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. DELLA BARBA, P. C. S.; NUCCI, L. V. ; SERRANO, A. M. S. P. H. ; LOURENCO, G. F. ; Joaquim, Regina H. Torkomian ; SILVA, T. C.. Advances in Monitoring Child Development in Brazil, in the Perspective of Intersectoriality. Em: Addressing and Supporting Family and Child Wellbeing | Pelo Bem-estar da Criança e da Família, 2017, Braga - Portugal. Abstracts Book - Addressing and Supporting Family and Child Wellbeing. Lisboa: Fundação Brazelton-Gomes Pedro, v. 1, p. 58-59, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. LOURENÇO, G. F. ; CID, M. F. B. ; BARBA, Patricia Carla S. Della ; MARCOLINO, Tais Quevedo ; Silva, Carla Regina ; MATSUKURA, T. S. ; JOAQUIM, Regina Helena V. T. REFORMULAÇÃO CURRICULAR 2015 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCAR. Em: XV Encontro de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória. Anais do XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. Vitória: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 24, p. 245-245, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. ANICETO, B. ; MARTINEZ, C. M. S. ; MARINI, B. P. R. ; RIZZO’, I. C. ; BARBA, P. C. S. D. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; PINHEIRO ; HAYASHI, M. C. P. I.. Identificação e Difusão de boas práticas em creches no Estado de São Paulo. Em: XVIII Semana de Estudos em Terapia Ocupacional da UFSCar e I Simpósio de Trabalhos de Conclusão de Curso e Iniciação Científica de Terapia Ocupacional da UFSCar, 2014, São Carlos. Anais da XVIII Semana de Estudos em Terapia Ocupacional da UFSCar e I Simpósio de Trabalhos de Conclusão de Curso e Iniciação Científica de Terapia Ocupacional da UFSCar. São Carlos, v. 1, p. 151-151, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. DELLA BARBA, P. C. S.; Joaquim, Regina H. Torkomian. Terapia Ocupacional em pediatria: ampliando e constituindo pesquisa. Em: III SNPTO - SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM TERAPIA OCUPACIONAL, 2014, João Pessoa. Anais do III SNPTO - SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM TERAPIA OCUPACIONAL. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 22, p. 20-20, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. DELLA BARBA, P. C. S.; Joaquim, Regina H. Torkomian ; JOIA, A. F. ; PELISSARI, D. C. ; LOPES, J. F. ; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões. Child Development from zero to six years: role of Occupational Therapy. Em: 1st International Early Childhood Intervention Conference. Portuguese National Early Intervention Association. Eurlyaid Annual Conference, 2012, Braga. Anais do1st International Early Childhood Intervention Conference, v. 1, p. 87-87, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. EMMEL, M. L. G. ; MARTINEZ, C. M. S. ; CRUZ, D. M. C. ; OISHI, J. ; PFEIFER, L. I. ; BARBA, P. C. S. D. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; MATSUKURA, THELMA SIMÕES. Terapia Ocupacional: Processos do Desenvolvimento, Atividade Humana e Tecnologias em Saúde. Em: XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional II Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2012, Rio de Janeiro. Anais do XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional II Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 20, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. DELLA BARBA, P. C. S.; Joaquim, Regina H. Torkomian ; JOIA, A. F. ; MARINI, B.P.R. ; PELISSARI, D. C. ; LOPES, J. F.. Desenvolvimento da criança de zero a seis anos: Atuação da Terapia Ocupacional. Em: II Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacioanl, 2012, Rio de Janeiro. Anais do XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional II Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 20, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. Joaquim, Regina H. Torkomian ; DELLA BARBA, P. C. S.. Terapia Ocupacional em Pediatria: ampliando possibilidades de Pesquisa. Em: XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional II Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2012, Rio de Janeiro. Anais do XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional II Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 20, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. MARCOLINO, T. Q. ; LOURENCO, G. F. ; Silva, CR ; Joaquim, Regina H. Torkomian ; DELLA BARBA, P. C. S. ; Cid, MFB. As metodologias Ativas de Aprendizagem funcionam para a gente? A experiência do curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação
      23. DELLA BARBA, P. C. S.; Joaquim, Regina H. Torkomian ; JOIA, A. F. ; MARINI, B.P.R. ; PELISSARI, D. C. ; LOPES, J. F.. DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE ZERO A SEIS ANOS: ATUAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL. 2012. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ACIEPE
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Patrícia Carla de Souza Della Barba ⇔ Claudia Maria Simões Martinez (14.0)
      1. Pinheiro, RC ; GAGLIARDO, H. G. ; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões ; SANTOS, J. L. ; DELLA BARBA, P. C. S.. ESTUDO COMPARATIVO DO DESEMPENHO VISO MOTOR E MOTOR GLOBAL DE GÊMEOS PRÉ-TERMO NA IDADE ESCOLAR. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social,. v. 3, p. 126-133, issn: 2318-8413, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BARBA, PATRICIA CARLA DE SOUZA DELLA; GONÇALVES, ALINE ; ANICETO, BARBARA ; RIZZO, IARA CRISTINA ; CRIPPA, JOYCE NUNES ; LOURENÇO, MARIANE CRISTINA ; SANTOS, NATHALIA ABREU DOS ; NISHIAMA, THAIS TIEME ; JOIA, ANDRESSA FERNANDA ; PINHEIRO, RAQUEL CRISTINA ; MARINI, BRUNA PEREIRA RICCI ; MARTINEZ, CLAUDIA MARIA SIMÕES ; JOAQUIM, REGINA HELENA VITALE TORKOMIAN. Avaliação de atividade de ensino, pesquisa e extensão em vigilância do desenvolvimento infantil: a perspectiva de graduandos em terapia ocupacional. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. v. 26, p. 274-280, issn: 1415-9104, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CAMPOS, LAYS CLÉRIA BATISTA ; BARBA, PATRÍCIA CARLA DE SOUZA DELLA ; MARTINEZ, CLAUDIA MARIA SIMÕES. A formação do Terapeuta Ocupacional com ênfase na atenção básica em saúde: o ponto de vista de docentes. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. v. 24, p. 9-17, issn: 1415-9103, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. DELLA BARBA, P. C. S.; Joaquim, Regina H. Torkomian ; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões ; JOIA, A. F. ; MARINI, B.P.R. ; PELISSARI, D. C. ; LOPES, J. F. ; CORONADO, N. B.. Ações conjuntas entre professores da educação infantil e alunos de terapia ocupacional: relato de experiência. Temas sobre Desenvolvimento. v. 19, p. 120-124, issn: 0103-7749, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. JOIA, A. F. ; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões ; DELLA BARBA, P. C. S. ; SANCHES, R. L.. TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO NA LITERATURA BRASILEIRA EM TERAPIA OCUPACIONAL. Temas sobre Desenvolvimento. v. 19, p. 168-175, issn: 0103-7749, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. MANZINI, M. G. ; Moreschi, CI ; Almeida, MA ; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões ; DELLA BARBA, P. C. S.. Capacitação do familiar na confecção de uma prancha de comunicação alternativa para uma criança com paralisia cerebral. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial, p. 6301-6315, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. DELLA BARBA, P. C. ; MARTINEZ, C. M. S.. Motivação de Alunos de Graduação em Terapia Ocupacional no Processo de Aprender a Aprender. Em: Congresso Internacional PBL 2010 - Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias Ativas de Aprendizagem, v. R0231-, p. 1-8, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. SOARES, L. B. T. ; Hayashi, Massao ; Hayasshi, MC ; MARTINEZ, C. M. ; DELLA BARBA, P. C. S.. Inclusão educacional do deficiente visual no Brasil: contribuições da Terapia Ocupacional na formação de professores da educação infantil na modalidade à distância. Em: Encontro do Mercosul de Pesquisadores de cursos de educação a distância em educação especial ? MEC, p. 1-10, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. ANICETO, B. ; MARTINEZ, C. M. S. ; MARINI, B. P. R. ; RIZZO’, I. C. ; BARBA, P. C. S. D. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; PINHEIRO ; HAYASHI, M. C. P. I.. Identificação e Difusão de boas práticas em creches no Estado de São Paulo. Em: XVIII Semana de Estudos em Terapia Ocupacional da UFSCar e I Simpósio de Trabalhos de Conclusão de Curso e Iniciação Científica de Terapia Ocupacional da UFSCar, 2014, São Carlos. Anais da XVIII Semana de Estudos em Terapia Ocupacional da UFSCar e I Simpósio de Trabalhos de Conclusão de Curso e Iniciação Científica de Terapia Ocupacional da UFSCar. São Carlos, v. 1, p. 151-151, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. DELLA BARBA, P. C. S.; Joaquim, Regina H. Torkomian ; JOIA, A. F. ; PELISSARI, D. C. ; LOPES, J. F. ; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões. Child Development from zero to six years: role of Occupational Therapy. Em: 1st International Early Childhood Intervention Conference. Portuguese National Early Intervention Association. Eurlyaid Annual Conference, 2012, Braga. Anais do1st International Early Childhood Intervention Conference, v. 1, p. 87-87, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. EMMEL, M. L. G. ; MARTINEZ, C. M. S. ; CRUZ, D. M. C. ; OISHI, J. ; PFEIFER, L. I. ; BARBA, P. C. S. D. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; MATSUKURA, THELMA SIMÕES. Terapia Ocupacional: Processos do Desenvolvimento, Atividade Humana e Tecnologias em Saúde. Em: XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional II Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2012, Rio de Janeiro. Anais do XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional II Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 20, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. DELLA BARBA, P. C. S.; LOPES, J. F. ; JOIA, A. F. ; MANZINI, M. G. ; ASSIS, C. P.. ATENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL JUNTO A CRIANÇAS COM SEQUELAS NEUROLÓGICAS E DISFUNÇÕES FÍSICAS. Em: II Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional e XIII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional,, 2012, Rio de Janeiro. do II Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional XIII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. DELLA BARBA, P. C. S.; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões. O currículo por competências na Terapia Ocupacional: reflexões preliminares. I. Em: XI congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, 2009, Fortaleza-CE. XI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, Fortaleza, CE, Anais. Fortaleza, CE : Associação Cearense de Terapia Ocupacional, v. CD., 2009, 2009.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. MARTINEZ, C. M. S.; DELLA BARBA, P. C. ; PINTO, Bruna Teixeira. Identification and risk factors in children: contribution of occupational therapy for the prevention of disorders in development of children with a history of preterm birth. 2010. Apresentação de Trabalho/Comunicação

    • Patrícia Carla de Souza Della Barba ⇔ Gerusa Ferreira Lourenço (9.0)
      1. FIGUEIREDO, MIRELA DE OLIVEIRA ; ZAMBULIM, MARIANA CRISTINA ; EMMEL, MARIA LUISA GUILLAUMON ; FORNERETO, ALANA DE PAIVA NOGUEIRA ; Lourenço, Gerusa Ferreira ; JOAQUIM, REGINA HELENA VITALE TORKOMIAN ; BARBA, PATRICIA DELLA. Terapia Ocupacional: uma profissão relacionada ao feminino. História, Ciências, Saúde-Manguinhos. v. 25, p. 115-126, issn: 1678-4758, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. NUCCI, L. V. ; LOURENCO, G. F. ; DELLA BARBA, P. C. S.. LEGISLAÇÕES E DOCUMENTOS BRASILEIROS SOBRE A ATENÇÃO À CRIANÇA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O MONITORAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (INVEP). v. 8, p. 4-20, issn: 0874-9620, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BARBA, P. C. S. D. ; LUIZ, E. A. M. ; PINHEIRO, R. C. ; LOURENÇO, G. F.. Prevalence of Developmental Coordination Disorder signs in children 5 to 14 years in São Carlos. MOTRICIDADE (SANTA MARIA DA FEIRA). v. 13, p. 22-30, issn: 1646-107X, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CRIPPA, J. ; GONCALVES, A. G. ; DELLA BARBA, P. C. S. ; LOURENCO, G. F.. O ACESSO DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL AOS RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PERCEPÇÃO DOS CUIDADORES. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 4, p. 73-86, issn: 2358-8845, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MARCOLINO, Tais Quevedo ; LOURENÇO, G. F. ; SILVA, Carla Regina ; JOAQUIM, Regina Helena V. T ; BARBA, Patricia Carla S. Della ; CID, M. F. B.. AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM FUNCIONAM PARA A GENTE? A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCAR. Em: III CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO ? CONEGRAD UFSCAR - 2017, v. 1, p. 608-615, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SILVA, T. C. ; LOURENCO, G. F. ; DELLA BARBA, P. C. S.. Práticas intersetoriais de monitoramento do desenvolvimento infantil em uma região do estado de São Paulo. Em: XIV Jornada de educação inclusiva e II Congresso Internacional de educação especial e inclusiva, 2018, Marília. Anais da Jornada de educação especial Marília. Marília: UNESP, v. 1, p. 1006-1006, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. DELLA BARBA, P. C. S.; NUCCI, L. V. ; SERRANO, A. M. S. P. H. ; LOURENCO, G. F. ; Joaquim, Regina H. Torkomian ; SILVA, T. C.. Advances in Monitoring Child Development in Brazil, in the Perspective of Intersectoriality. Em: Addressing and Supporting Family and Child Wellbeing | Pelo Bem-estar da Criança e da Família, 2017, Braga - Portugal. Abstracts Book - Addressing and Supporting Family and Child Wellbeing. Lisboa: Fundação Brazelton-Gomes Pedro, v. 1, p. 58-59, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. LOURENÇO, G. F. ; CID, M. F. B. ; BARBA, Patricia Carla S. Della ; MARCOLINO, Tais Quevedo ; Silva, Carla Regina ; MATSUKURA, T. S. ; JOAQUIM, Regina Helena V. T. REFORMULAÇÃO CURRICULAR 2015 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCAR. Em: XV Encontro de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória. Anais do XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. Vitória: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 24, p. 245-245, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. JOAQUIM, R. H. V. T. ; DELLA BARBA, P. C. S. D. ; LOURENCO, G. F. ; SANTOS, CLAUDIA ALINE VALENTE ; MARTINEZ, C. M. S. ; EMMEL, M. L. G. ; FIGUEIREDO, M. O. ; MARTINEZ, L. B. A. ; BOMBARDA, TATIANA BARBIERI. Laboratório de Atividade e Desenvolvimento - LAD/UFSCar: 25 anos de construções científicas. Em: XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória - ES. Cadernos de Terapia Ocupacional - suplemento especial. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional, v. 24, p. 47-47, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Patrícia Carla de Souza Della Barba ⇔ Daniel Marinho Cezar da Cruz (5.0)
      1. FOLHA, O. A. A. C. ; CRUZ, D. M. C. ; EMMEL, MARIA LUÍSA GUILLAUMON ; FOLHA, D. R. C. ; BARBA, P. C. S. D.. Caracterização de publicações científicas sobre terapia ocupacional em periódicos não específicos da profissão no período de 2004 a 2015. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. v. 27, p. 1-13, issn: 2526-8910, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Cardoso, Paula Tatiana ; CRUZ, D. M. C. ; DELLA BARBA, P. C. S.. METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: POTENCIAL DOS GRUPOS REFLEXIVOS DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social. v. 3, p. 151-158, issn: 2318-8413, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Cardoso, Paula Tatiana ; CRUZ, D. M. C. ; DELLA BARBA, P. C. S.. Active Methodologies and Training of occupational therapists. Em: 9th COTEC Congress of Occupational Therapy, 2012, Estocolmo. 9th COTEC Congress of Occupational Therapy, v. 1, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Cardoso, Paula Tatiana ; CRUZ, D. M. C. ; DELLA BARBA, P. C. S.. Metodologias atividades de aprendizagem: o potencial dos Grupos Reflexivos da Prática na formação de terapeutas ocupacionais. Em: : XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional, 2011, São Paulo. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional UFSCar, v. 19, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. BARBA, Patricia.C.S ; JOAQUIM, Regina H.V.T ; BRITO, Cristiane M.D. ; RIBEIRO, E.C.O ; CRUZ, D. M. C.. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PERFIL DE COMPETÊNCIA DO TERAPEUTA OCUPACIONAL A SER FORMADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Em: XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional, 2011, São Paulo. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional UFSCar, v. 19, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Patrícia Carla de Souza Della Barba ⇔ Stella Maris Nicolau (4.0)
      1. SILVA, C. R. ; CID, M. F. B. ; BARBA, P. C. S. D. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; NICOLAU, S. M. ; KHATIB, U. E.. Projeto Político Pedagógico do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos: desafios de um curriculo integrado. Em: XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional, 2011, São Paulo. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. São Carlos: Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, v. 19, p. 26-26, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BASSI, B. G. C. ; RANGEL, B. R. ; FARIA, C. B. ; Brito, Cristiane ; GIOVANNETTI, G. ; TAHAN, J. ; BARBA, P. C. S. D. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; NICOLAU, STELLA MARIS ; MARCOLINO, T. Q.. A construção da Rede-Escola de cuidados à saúde: apontamentos sobre a experiência do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos na atenção básica. Em: XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional, 2010, Curitiba. Anais do XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional.. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 18, p. 81-81, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BASSI, B. G. C. ; RANGEL, B. R. ; FARIA, C. B. ; Brito, Cristiane ; GIOVANNETTI, G. ; TAHAN, J. ; BARBA, P. C. S. D. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; NICOLAU, S. M. ; MARCOLINO, T. Q.. A construção da Rede-Escola de cuidados à saúde: apontamentos sobre a experiência do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos na atenção básica. 2010. Apresentação de Trabalho/Outra
      4. Brito, Cristiane ; BARBA, P. C. S. D. ; CARRIJO, D. C. M. ; NICOLAU, S. M. ; SOARES, L. B. T.. Experiências de Terapia Ocupacional na Atenção Básica. 2009. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Patrícia Carla de Souza Della Barba ⇔ Cristiane Miryam Drumond de Brito (3.0)
      1. DELLA BARBA, Patricia C. S. ; JOAQUIM, Regina H. V. T. ; BRITO, C.M.D. ; NICOLAU, S. M. ; CARDOSO, Paula T. ; TAHAN, Jennifer.. O potencial do grupo de reflexão da prática profissional para a formação de estudantes de graduação em Terapia Ocupacional. Em: XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional, 2010, Curitiba. Anais do XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional.. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 18, p. 62-62, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BASSI, B. G. C. ; RANGEL, B. R. ; FARIA, C. B. ; Brito, Cristiane ; GIOVANNETTI, G. ; TAHAN, J. ; BARBA, P. C. S. D. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; NICOLAU, STELLA MARIS ; MARCOLINO, T. Q.. A construção da Rede-Escola de cuidados à saúde: apontamentos sobre a experiência do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos na atenção básica. Em: XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional, 2010, Curitiba. Anais do XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional.. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 18, p. 81-81, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. BASSI, B. G. C. ; RANGEL, B. R. ; FARIA, C. B. ; Brito, Cristiane ; GIOVANNETTI, G. ; TAHAN, J. ; BARBA, P. C. S. D. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; NICOLAU, S. M. ; MARCOLINO, T. Q.. A construção da Rede-Escola de cuidados à saúde: apontamentos sobre a experiência do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos na atenção básica. 2010. Apresentação de Trabalho/Outra

    • Patrícia Carla de Souza Della Barba ⇔ Carla Regina Silva (2.0)
      1. MARCOLINO, Tais Quevedo ; LOURENÇO, G. F. ; SILVA, Carla Regina ; JOAQUIM, Regina Helena V. T ; BARBA, Patricia Carla S. Della ; CID, M. F. B.. AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM FUNCIONAM PARA A GENTE? A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCAR. Em: III CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO ? CONEGRAD UFSCAR - 2017, v. 1, p. 608-615, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LOURENÇO, G. F. ; CID, M. F. B. ; BARBA, Patricia Carla S. Della ; MARCOLINO, Tais Quevedo ; Silva, Carla Regina ; MATSUKURA, T. S. ; JOAQUIM, Regina Helena V. T. REFORMULAÇÃO CURRICULAR 2015 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCAR. Em: XV Encontro de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória. Anais do XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. Vitória: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 24, p. 245-245, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Patrícia Carla de Souza Della Barba ⇔ Mirela de Oliveira Figueiredo (2.0)
      1. FIGUEIREDO, MIRELA DE OLIVEIRA ; ZAMBULIM, MARIANA CRISTINA ; EMMEL, MARIA LUISA GUILLAUMON ; FORNERETO, ALANA DE PAIVA NOGUEIRA ; Lourenço, Gerusa Ferreira ; JOAQUIM, REGINA HELENA VITALE TORKOMIAN ; BARBA, PATRICIA DELLA. Terapia Ocupacional: uma profissão relacionada ao feminino. História, Ciências, Saúde-Manguinhos. v. 25, p. 115-126, issn: 1678-4758, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. DELLA BARBA, P. C. S.; BARROS, V. M. ; FIGUEIREDO, M. ; MARTINEZ, L. A.. Formação em vigilância do desenvolvimento infantil na atenção primária à saúde. Revista Brasileira de Iniciação Científica. v. 4, p. 36-54, issn: 2359-232X, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Patrícia Carla de Souza Della Barba ⇔ Alana de Paiva Nogueira Fornereto Gozzi (1.0)
      1. FIGUEIREDO, MIRELA DE OLIVEIRA ; ZAMBULIM, MARIANA CRISTINA ; EMMEL, MARIA LUISA GUILLAUMON ; FORNERETO, ALANA DE PAIVA NOGUEIRA ; Lourenço, Gerusa Ferreira ; JOAQUIM, REGINA HELENA VITALE TORKOMIAN ; BARBA, PATRICIA DELLA. Terapia Ocupacional: uma profissão relacionada ao feminino. História, Ciências, Saúde-Manguinhos. v. 25, p. 115-126, issn: 1678-4758, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Patrícia Carla de Souza Della Barba ⇔ Claudia Aline Valente Santos (1.0)
      1. JOAQUIM, R. H. V. T. ; DELLA BARBA, P. C. S. D. ; LOURENCO, G. F. ; SANTOS, CLAUDIA ALINE VALENTE ; MARTINEZ, C. M. S. ; EMMEL, M. L. G. ; FIGUEIREDO, M. O. ; MARTINEZ, L. B. A. ; BOMBARDA, TATIANA BARBIERI. Laboratório de Atividade e Desenvolvimento - LAD/UFSCar: 25 anos de construções científicas. Em: XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória - ES. Cadernos de Terapia Ocupacional - suplemento especial. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional, v. 24, p. 47-47, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Patrícia Carla de Souza Della Barba ⇔ Isabela Aparecida de Oliveira Lussi (1.0)
      1. DELLA BARBA, P. C. S. parecerista ad hoc dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. 2016.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Patrícia Carla de Souza Della Barba ⇔ Luciana Bolzan Agnelli Martinez (1.0)
      1. DELLA BARBA, P. C. S.; BARROS, V. M. ; FIGUEIREDO, M. ; MARTINEZ, L. A.. Formação em vigilância do desenvolvimento infantil na atenção primária à saúde. Revista Brasileira de Iniciação Científica. v. 4, p. 36-54, issn: 2359-232X, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Patrícia Carla de Souza Della Barba ⇔ Maria Fernanda Barboza Cid (1.0)
      1. LOURENÇO, G. F. ; CID, M. F. B. ; BARBA, Patricia Carla S. Della ; MARCOLINO, Tais Quevedo ; Silva, Carla Regina ; MATSUKURA, T. S. ; JOAQUIM, Regina Helena V. T. REFORMULAÇÃO CURRICULAR 2015 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCAR. Em: XV Encontro de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória. Anais do XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. Vitória: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 24, p. 245-245, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Patrícia Carla de Souza Della Barba ⇔ Maria Luísa Guillaumon Emmel (1.0)
      1. NUNES, F. B. S. ; FIGUEIREDO, MIRELA DE OLIVEIRA ; BARBA, P. D. ; EMMEL, M. L. G.. Retratos do cotidiano de meninos de cinco e seis anos: a atividade de brincar. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. v. 21, p. 275-287, issn: 0104-4931, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Patrícia Carla de Souza Della Barba ⇔ Marina Silveira Palhares (1.0)
      1. PALHARES, M. S.; MARTINEZ, C. M. S.. Inclusão Educacional do Deficiente Visual: baixa visão e cegueira na educação infantil. 2008. Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CDROM
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Patrícia Carla de Souza Della Barba ⇔ Taís Quevedo Marcolino (1.0)
      1. LOURENÇO, G. F. ; CID, M. F. B. ; BARBA, Patricia Carla S. Della ; MARCOLINO, Tais Quevedo ; Silva, Carla Regina ; MATSUKURA, T. S. ; JOAQUIM, Regina Helena V. T. REFORMULAÇÃO CURRICULAR 2015 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA UFSCAR. Em: XV Encontro de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória. Anais do XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. Vitória: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 24, p. 245-245, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Patrícia Carla de Souza Della Barba ⇔ Tatiana Barbieri Bombarda (1.0)
      1. JOAQUIM, R. H. V. T. ; DELLA BARBA, P. C. S. D. ; LOURENCO, G. F. ; SANTOS, CLAUDIA ALINE VALENTE ; MARTINEZ, C. M. S. ; EMMEL, M. L. G. ; FIGUEIREDO, M. O. ; MARTINEZ, L. B. A. ; BOMBARDA, TATIANA BARBIERI. Laboratório de Atividade e Desenvolvimento - LAD/UFSCar: 25 anos de construções científicas. Em: XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2016, Vitória - ES. Cadernos de Terapia Ocupacional - suplemento especial. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional, v. 24, p. 47-47, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Patrícia Carla de Souza Della Barba ⇔ Thelma Simões Matsukura (1.0)
      1. EMMEL, M. L. G. ; MARTINEZ, C. M. S. ; CRUZ, D. M. C. ; OISHI, J. ; PFEIFER, L. I. ; BARBA, P. C. S. D. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; MATSUKURA, THELMA SIMÕES. Terapia Ocupacional: Processos do Desenvolvimento, Atividade Humana e Tecnologias em Saúde. Em: XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional II Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2012, Rio de Janeiro. Anais do XII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional II Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. São Carlos: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 20, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 12/10/2020 22:12:34