Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Fabiana Cia

Psicóloga (2003), mestre (2005) e doutora (2009) em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação Especial, Educação Infantil e Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação infantil, envolvimento parental, fatores de risco, desenvolvimento infantil, brincar, intervenção precoce e formação de professores. Realizou estágio em Pesquisa no Centro de Psicologia Diferencial da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, sob orientação da Profa. Dra. Anne Marie Fontaine. Atualmente, é professora Adjunta III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5999108571365402 (21/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Rodovia Washington Luís, Km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33519358 Ramal: 9460
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2016-Atual. Relacao familia e escola: propostas de intervencao com familias e professores de pre-escolares incluidos
      Descrição: A relação família e escola é um dos principais aspectos para se ter uma inclusão mais efetiva, do pré-escolar com deficiência. No entanto, muitas vezes, pais e professores não sabem como estabelecer uma relação positiva, o que gera distanciamento entre os mesmos. Diante disso, o presente projeto de pesquisa tem por objetivos: (a) Comparar a relação família e escola e as características familiares, entre famílias de crianças com desenvolvimento típico, com problemas de comportamento/dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento atípico; (b) Descrever as características familiares de crianças com síndrome de Down; (c) Comparar as características maternas e paternas de diferentes grupos de mães e pais de pré-escolares com deficiência; (d) Implementar e avaliar intervenção com professores sobre as características familiares e para estreitar a relação família e escola; (e) implementar e avaliar intervenção com famílias de pré-escolares com deficiência para maximizar a estimulação infantil dos filhos e (e) revisar trabalhos sobre a temática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Fabiana Cia - Coordenador / Carolina Severino Lopes da Costa - Integrante / Laura Borges - Integrante / Danielli Silva Gualda - Integrante / Tassia Lopes de Azevedo - Integrante / Cariza de Cássia Spinazola - Integrante / Michelle Roberta Pavão - Integrante / Maria Alice de Araújo Braga - Integrante. Número de orientações: 6
      Membro: Fabiana Cia.
    2. 2013-2015. Caracteristicas familiares e relacao familia e escola de pre-escolares publico alvo da educacao especial (processo numero: 409277/2013-4)
      Descrição: Diante da importância de conhecer as características das famílias de crianças PAEE e da opinião de pais e professores de crianças pré-escolares incluídas, para estreitar a relação família e escola, assim como as lacunas quanto ao conhecimento de estratégias que favorecem essa relação e quanto às expectativas de pais e professores sobre o papel de cada um no processo educativo da criança, os objetivos deste estudo são: (a) Descrever quais são os recursos, as necessidades, a estimulação recebida no ambiente familiar, o nível de estresse, o nível de empoderamento e o suporte social das famílias de crianças pré-escolares público alvo da educação especial; (b) Descrever como pais e professores de crianças pré-escolares avaliam a relação entre a família e a escola, considerando especificamente o processo de inclusão; (c) Comparar as características familiares de pais de crianças público alvo da educação especial com diferentes faixas etárias; (d) Relacionar a relação família e escola com as características familiares; (e) Implementar e avaliar intervenção com pais sobre as características familiares e para estreitar a relação família e escola; (e) Implementar e avaliar intervenção com professores para estreitar a relação família e escola.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Fabiana Cia - Coordenador / Carolina Severino Lopes da Costa - Integrante / Aline Costa Fantinato - Integrante / Laura Borges - Integrante / Danielli Silva Gualda - Integrante / Tassia Lopes de Azevedo - Integrante / Cariza de Cássia Spinazola - Integrante / Crislaine Aparecida Spinazola - Integrante / Michelle Roberta Pavão - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 6
      Membro: Fabiana Cia.
      Descrição: Diante da importância de conhecer as características das famílias de crianças PAEE e da opinião de pais e professores de crianças pré-escolares incluídas, para estreitar a relação família e escola, assim como as lacunas quanto ao conhecimento de estratégias que favorecem essa relação e quanto às expectativas de pais e professores sobre o papel de cada um no processo educativo da criança, os objetivos deste estudo são: (a) Descrever quais são os recursos, as necessidades, a estimulação recebida no ambiente familiar, o nível de estresse, o nível de empoderamento e o suporte social das famílias de crianças pré-escolares público alvo da educação especial; (b) Descrever como pais e professores de crianças pré-escolares avaliam a relação entre a família e a escola, considerando especificamente o processo de inclusão; (c) Comparar as características familiares de pais de crianças público alvo da educação especial com diferentes faixas etárias; (d) Relacionar a relação família e escola com as características familiares; (e) Implementar e avaliar intervenção com pais sobre as características familiares e para estreitar a relação família e escola; (e) Implementar e avaliar intervenção com professores para estreitar a relação família e escola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carolina Severino Lopes da Costa - Integrante / Fabiana Cia - Coordenador / Aline Costa Fantinato - Integrante / Laura Borges - Integrante / Danielli Silva Gualda - Integrante / Roberta Karoline Golçalves Rodrigues - Integrante / Aline Cristina de Souza - Integrante / Tassia Lopes de Azevedo - Integrante / Ana Elisa Millan - Integrante / Cariza de Cássia Spinazola - Integrante / Rebeca Augusto - Integrante / Laura Knauft - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Carolina Severino Lopes da Costa.
    3. 2011-2013. RELACAO FAMILIA-ESCOLA E IDENTIFICACAO DOS RECURSOS E DAS NECESSIDADES DOS PAIS DE PRE-ESCOLARES INCLUIDOS (processo numero: 401601/2011-0)
      Descrição: O projeto visa contribuir com a área da Educação Especial, especificamente no que diz respeito à Intervenção Precoce e a Educação Infantil, demonstrando a importância da relação família e escolar e oferecendo estratégias (a partir dos dados coletados), de como as pré-escolas poderiam estreitar a relação com os pais de crianças incluídas, considerando o que as famílias têm de recursos e quais as suas principais necessidades. Assim, este projeto possui dois objetivos: (a) Descrever como pais e professores de crianças pré-escolares avaliam a relação entre a família e a escola, considerando especificamente o processo de inclusão e (b) Descrever quais são os recursos e as necessidades das famílias de crianças pré-escolares incluídas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fabiana Cia - Coordenador / Aline Costa Fantinato - Integrante / Laura Borges - Integrante / Danielli Silva Gualda - Integrante / Roberta Karoline Golçalves Rodrigues - Integrante / Aline Bianca Saladini - Integrante / Aline Cristina de Souza - Integrante / Silvany Ellen Risuenho Brasil - Integrante / Ana Elisa Millan - Integrante / Débora Lucila Carlos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 18 / Número de orientações: 11
      Membro: Fabiana Cia.
    4. 2011-2013. Intervencao focada na familia: Impactos no desenvolvimento de criancas pre-escolares com necessidades educacionais (processo numero: 2011/509284)
      Descrição: Considerando a importância da participação das famílias nos programas de intervenção precoce, o presente projeto tem por objetivos: (a) avaliar a eficácia de um programa de intervenção com pais de crianças com NEE, baseado no modelo de consultoria colaborativa, sobre os recursos, o nível de estresse, as necessidades, a adequação da estimulação e o nível de empoderamento dos pais e (b) relacionar as variáveis familiares. Serão participantes da pesquisa aproximadamente 20 pais e/ou mães e/ou responsáveis e seus filhos com necessidades educacionais especiais, na faixa etária de um a três anos. A coleta de dados ocorrerá no Laboratório de Ensino de Educação Especial, da Universidade Federal de São Carlos. O programa de intervenção terá aproximadamente 12 sessões semanais, de 120 minutos de duração, sendo estruturado em duas partes: (a) práticas parentais e desenvolvimento infantil e (b) temáticas de interesse dos pais. Todas as sessões serão filmadas. Para responder aos objetivos, antes e após o programa de intervenção, os pais responderão aos seguintes instrumentos: Questionário de recursos e estresse, Questionário sobre as necessidades das famílias, Inventário EC-Home e Escala de empoderamento familiar. Com os dados qualitativos obtidos pelas filmagens, serão feitas análises de conteúdo. Para comparar os resultados no pré-teste e no pós-teste será utilizado o teste de MANOVA e para investigar a relação entre as variáveis parentais será utilizado o teste de correlação de Pearson.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Fabiana Cia - Coordenador / Tassia Lopes de Azevedo - Integrante / Luciana Stoppa dos Santos - Integrante / Cariza de Cássia Spinazola - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação Maria Cecília Souto Vidigal - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
      Membro: Fabiana Cia.
    5. 2010-2013. Praticas pedagogicas e formacao de professores: Avaliando a inclusao da crianca pre-escolar
      Descrição: Considerando que muitos professores pré-escolares não têm uma formação que lhes permitem conhecer as diferentes fases do desenvolvimento, assim como planejar estratégias de ensino e aprendizagem e de interações sociais, de acordo com os pressupostos da inclusão, propõem-se três frentes de trabalho. A primeira envolve o desenvolvimento de atividades práticas (estimulação precoce com as crianças incluídas e ensino colaborativa com os professores). A segunda envolve a análise das práticas pedagógicas dos professores pré-escolares em relação aos alunos incluídos e dos professores de salas de recursos multifuncionais. A terceira se caracteriza por intervenções em grupo com professores, principalmente no que se refere ao brincar e a construção de brinquedos. Este projeto ocorrerá em pré-escolas municipais e/ou filantrópicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Fabiana Cia - Coordenador / Roberta Karoline Golçalves Rodrigues - Integrante / Alissa Mayumi Shimokozono - Integrante / Gabriela Ebert Oliveira - Integrante / Mariana Fiori Carvalho da Silva Souza - Integrante / MICHELLI DUTRA PASTORELLO - Integrante / CASSIANA BUCK DIAS - Integrante / Ana Luiza Ferrari Silva - Integrante / Débora L. Carlos - Integrante / Aline Cristina de Souza - Integrante. Número de produções C, T A: 11 / Número de orientações: 3
      Membro: Fabiana Cia.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Professora Homenageada, 3a. Turma do Curso de Licenciatura em Educação Especial da UFSCar.. 2015.
      Membro: Fabiana Cia.
    2. Professora homenageada, 8a. turma de Psicologia da Fundação Hermínio Ometto.. 2011.
      Membro: Fabiana Cia.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (48)
    1. Becoming visible: comparing inclusive anda special education polices. 2015. (Outra).
    2. 12º Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial.Mudanças de Concepções de Professores de Pré Escolares Público Alvo da Educação Especial sobre Relação Família e Escola, após um Programa de Intervenção. 2014. (Outra).
    3. 12º Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial.Habilidades Sociais Educativas e Potencial de Abuso do Pai: Correlações com Comportamentos de Pré Escolares. 2014. (Outra).
    4. 12º Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial.Perspectiva Familiar do Atendimento Educacional Especializado para Pré Escolares. 2014. (Outra).
    5. 12º Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial.Identificação e Comparação dos Recursos e Estresse em Famílias de Crianças Público Alvo da Educação Especial em Idade Pré Escolar. 2014. (Outra).
    6. 12º Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial.Comparação da Relação Família Escola Segundo a Opinião de Familiares de Pré Escolares Público Alvo da Educação Especial com Diferentes Tipos de Escolarização. 2014. (Outra).
    7. 12º Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial.Variáveis do Relacionamento Conjugal e Habilidades Sociais Educativas Paternas: Possíveis Fatores de Risco e Proteção ao Desenvolvimento Infantil. 2014. (Outra).
    8. 12º Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial.Opinião de Diretoras Pré Escolares sobre a Importância da Família para o Desenvolvimento Infantil e Comportamentos dos Pais que Podem Auxiliar o Desenvolvimento dos Filhos. 2014. (Outra).
    9. 12º Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial.Comparando a Opinião de Pais e professores sobre Comportamento de Pré Escolares. 2014. (Outra).
    10. 7º Congresso de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Brinquedoteca para Todos: avaliação de um curso de formação. 2014. (Congresso).
    11. 7º Congresso de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Bem Estar e Qualidade da Estimulação: comparando famílias de crianças público alvo da educação especial de zero a três anos e de quatro a seis anos. 2014. (Congresso).
    12. 7º Congresso de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Programa de Intervenção: família e inclusão - como aproximar os pais da escola. 2014. (Congresso).
    13. 7º Congresso de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Relação Família e Escola no Contexto da Inclusão: opinião de diretores pré escolares. 2014. (Congresso).
    14. 7º Congresso de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Observatório Nacional de Educação Especial: indicadores educacionais no Estado de São Paulo. 2014. (Congresso).
    15. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Concepções de Profissionais Pré Escolares sobre Família, sua Importância e Contribuições para o Desenvolvimento Infantil. 2014. (Congresso).
    16. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Escolarização, Rotina e Necessidades de Crianças Público alvo da Educação Especial: opinião de seus familiares. 2014. (Congresso).
    17. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado: aspectos da formação do professor que atua na sala de recursos multifuncional. 2014. (Congresso).
    18. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Parceria Pais, Professores e Diretores na Inclusão Pré Escolar. 2014. (Congresso).
    19. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Relação entre Profissionais Pré Escolares e Familiares de Alunos PAEE Durante um Programa de Intervenção. 2014. (Congresso).
    20. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Centro de Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil: comparando a atuação de dois professores. 2014. (Congresso).
    21. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Comparação da Opinião de Familiares de Pré Escolares Público Alvo da Educação Especial sobre Relação Família - Escola. 2014. (Congresso).
    22. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Recursos Familiares: comparação de famílias de crianças com deficiência matriculadas em diferentes contextos escolares. 2014. (Congresso).
    23. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Relacionamento Conjugal e Potencial de Abuso do Pai: possíveis fatores de risco ao desenvolvimento de pré escolares. 2014. (Congresso).
    24. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Caracterização de Famílias de Crianças com Deficiência de Zero - Três e de Quatro - Seis Anos de Idade. 2014. (Congresso).
    25. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado: aspectos da avaliação dos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais. 2014. (Congresso).
    26. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Aspectos da Organização e Funcionamento do Atendimento Educacional Especializado: um estudo em larga escala. 2014. (Congresso).
    27. VII Congresso Multidisciplinar em Educação Especial. Família de pessoas com necessidades educacionais especiais. 2013. (Congresso).
    28. VIII Congresso Ibero-americano de Educação.PAIS E ESCOLA NA INCLUSÃO PRÉ-ESCOLAR: A VISÃO DE PROFESSORES. 2013. (Encontro).
    29. 35 Reunião Anual da Anped. 2012. (Outra).
    30. II Congresso Paulista de Extensão. Curso de formação docente " Relação família e escola no contexto da inclusão": Avaliação e descrição. 2012. (Congresso).
    31. II Encontro do Observatório Nacional de Educação Especial. 2012. (Encontro).
    32. II Reunião de trabalho do Observatório Paulista de Educação Especial. 2012. (Encontro).
    33. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. Necessidades e recursos de famílias de crianças pré-escolares incluídas. 2012. (Congresso).
    34. XI Jornada de Educação Especial.Relação família e escola no contexto da inclusão e as estratégias de promover essa relação: Opinião dos professores pré-escolares. 2012. (Outra).
    35. XVI Endipe.Curso de formação docente ACIEPE "Brinquedoteca para todos": Avaliação e descrição. 2012. (Encontro).
    36. 10o. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Observatório Nacional de Educação Especial: Constituição de uma rede de pesquisa. 2011. (Encontro).
    37. 1a. Reunião de Trabalho do Observatório Paulista de Educação. 2011. (Outra).
    38. 34a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais: O retrato de uma realidade. 2011. (Outra).
    39. I Encontro do Observatório Nacional de Educação Especial. 2011. (Encontro).
    40. VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. A ACIEPE Brinquedoteca para todos como espaço de formação docente. 2011. (Congresso).
    41. VI Encontro Iberoamericano de Educação.Análise das relações entre os professores das salas de recursos multifuncionais, os professores regulares e os familiares de pré-escolares incluídos. 2011. (Encontro).
    42. VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial. 2011. (Seminário).
    43. X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Intervenção com professores em uma escola especial: Mediando o processo ensino-aprendizagem. 2011. (Congresso).
    44. 10a. Jornada de Educação Especial - Educação Especial e o uso das tecnologias da informação e comunicações em práticas pedagógicas inclusivas.Comportamentos maternos e desempenho acadêmico: Comparando mães separadas e mães casadasComportamentos maternos e desempenho acadêmico: Comparando mães separadas e mães casadas. 2010. (Outra).
    45. III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Intervenção educativa com o pai: Planejamento e execução. 2010. (Congresso).
    46. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. Intervenção precoce no espaço da brinquedoteca: Mediando a relação professor criança no brincar. 2010. (Congresso).
    47. XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Equilíbrio trabalho-família: tendências atuais, questões metodológicas e sucessos na intervenção. 2010. (Encontro).
    48. XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Melhorando o desempenho acadêmico de crianças da 1a. e 2a. séries: Impactos a curto e longo prazo de intervenção com pais e mães. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. CIA, F.. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2014. (Congresso).. . 0.
    2. CIA, F.. III Semana do Curso de Licenciatura em Educação Especial. 2013. (Congresso).. . 0.
    3. CIA, F.. V Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2012. (Congresso).. . 0.
    4. CIA, F.. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2010. (Congresso).. . 0.
    5. CIA, F.. II Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2005. (Congresso).. . 0.
    6. CIA, F.. I Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2003. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Fabiana Cia ⇔ Eniceia Goncalves Mendes (35.0)
      1. PASIAN, MARA SILVIA ; Mendes, Enicéia Gonçalves ; CIA, Fabiana. ASPECTOS DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM ESTUDO EM LARGA ESCALA. EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO). v. 33, p. 1-18, issn: 0102-4698, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PASIAN, M. S. ; MENDES, E. G. ; CIA, F.. Atendimento educacional especializado: Aspectos da formação do professor. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso). v. 47, p. 964-981, issn: 0100-1573, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. AZEVEDO, TÁSSIA LOPES DE ; CIA, Fabiana ; SPINAZOLA, CARIZA DE CÁSSIA ; Mendes, Enicéia Gonçalves. AVALIAÇÃO DAS MÃES DE CRIANÇAS PEQUENAS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SOBRE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO. Revista Brasileira de Educação Especial. v. 21, p. 377-394, issn: 1413-6538, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. PASIAN, Mara Sílvia ; MENDES, E. G. ; CIA, Fabiana. O funcionamento pedagógico nas salas de recursos multifuncionais: uma revisão de trabalhos em eventos científicos. Cadernos da FUCAMP - v. eletrônica. v. 12, p. 18-27, issn: 1678-1244, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MENDES, E. G.; CIA, Fabiana. Constituição de uma Rede Colaborativa de Pesquisa: o Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP). Ciências Humanas e Sociais em Revista. v. 34, p. 13-29, issn: 2177-756X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. MENDES, ENICÉIA G.; CIA, F. (Org.) ; D´AFFONSECA, Sabrina Mazo (Org.). Inclusão escolar e a avaliação do público alvo da educação especial. 1 ed. Marília: MM, 2015. v. 1, p. 520.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. Enicéia Gonçalves Mendes; FABIANA, CIA (Org.) ; CABRAL, Leonardo S. A. (Org.). Inclusão escolar e os desafios para a formação de professores em educação especial. 1 ed. Marília: MM, 2015. v. 1, p. 530.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. Mendes, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana (Org.) ; VALADAO, G. T. (Org.). Inclusão Escolar em Foco: Organização e Funcionamento do AA tendimento Educacional Especializado. 1 ed. Marília: MM, 2015. v. 1, p. 520.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. Mendes, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana. O observatório nacional de educação especial. Em: Enicéia Gonçalves Mendes; Fabiana Cia. (Org.). Inclusão escolar e o atendimento educacional - Série Observatório Nacional de Educação Especial - Volume 1. 1ed.Marília. : Marquezini Manzini. 2014.v. 1, p. 15-28.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. MENDES, E. G.; CIA, Fabiana. ONEESP: um observatório nacional para a comunidade da de educação especial. Em: Enicéia Gonçalves Mendes; Maria Amélia Almeida. (Org.). A pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões: Teoria, política e formação. 1ed.Marília. : Editora da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2012.v. 1, p. 363-382.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. Mendes, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana ; DUARTE, M.. Introdução. Em: Enicéia Gonçalves Mendes; Maria Amélia Almeida. (Org.). Das margens ao centro: Perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. 1ed.Araraquara. : Junqueira Marin. 2010.v. 1, p. 9-15.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. MENDES, E. G.; CIA, Fabiana. National Observatory on Special Education: network study about inclusion in Brazil. Em: Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference, v. 1, p. 567-571, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. SANTOS, Vivian ; Mendes, Enicéia Gonçalves ; FABIANA, CIA. A formação dos docentes do atendimento educacional especializado nos municípios do estado de São Paulo do ONEESP: Análise dos microdados dos anos de 2011 e 2012. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores - XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de educadores, v. 1, p. 8334-8345, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. AZEVEDO, T. L. ; SPINAZOLA, C. C. ; CIA, Fabiana ; Mendes, Enicéia Gonçalves. Descrição dos relatos de mães de crianças público alvo da educação especial em um programa de intervenção precoce. Em: VII Encontro de Educação Especial e Inclusão: mudanças para a escola e sociedade, v. 1, p. 1-12, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. SPINAZOLA, C. C. ; AZEVEDO, T. L. ; CIA, Fabiana ; Mendes, Enicéia Gonçalves. Famílias de crianças público alvo da educação especial: Descrição da estimulação no ambiente familiar. Em: VII Encontro de Educação Especial e Inclusão: mudanças para a escola e sociedade, v. 1, p. 1-10, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. SPINAZOLA, C. C. ; AZEVEDO, T. L. ; CIA, Fabiana ; Mendes, Enicéia Gonçalves. Relação entre o nível de estresse, as necessidades e a estimulação familiar em famílias de crianças público alvo da educação especial. Em: VII Encontro de Educação Especial e Inclusão: mudanças para a escola e sociedade, v. 1, p. 1-12, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. AZEVEDO, T. L. ; SPINAZOLA, C. C. ; CIA, Fabiana ; Enicéia Gonçalves Mendes. Impactos de um programa de intervenção para pais de crianças com deficiência ou autismo: Avaliação das variáveis familiares. Em: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Educação Especial, v. 1, p. 2231-2244, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. SPINAZOLA, C. C. ; AZEVEDO, T. L. ; CIA, Fabiana ; Enicéia Gonçalves Mendes. Estresse versus necessidades de famílias de crianças público alvo da educação especial: Uma análise de possíveis relações. Em: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, v. 1, p. 2038-2052, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. SPINAZOLA, C. C. ; AZEVEDO, T. L. ; CIA, Fabiana ; Enicéia Gonçalves Mendes. Estresse, estimulação, necessidades e empoderamento: Correlação entre variáveis familiares de famílias de crianças público alvo da educação especial. Em: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, v. 1, p. 2053-2066, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. SANTOS, Vivian ; RIPARI, Rebeca ; SILVA, Erika Rímoli Mota ; Enicéia Gonçalves Mendes ; CIA, Fabiana. Observatório nacional de educação especial (ONEESP): A formação de professores a partir da perspectiva dos participantes de um grupo focal. Em: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Educação Especial, v. 1, p. 2486-2499, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. pacco, Aline Ferreira Rodrigues ; aragon, Carmelina Aparecida ; Enicéia Gonçalves Mendes ; CIA, Fabiana. Funcionamento do atendimento educacional especializado (AEE) em um município do interior paulista. Em: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Educação Especial, v. 1, p. 3290-2398, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. PASIAN, M. S. ; SANTOS, Vivian ; MENDES, E. G. ; CIA, Fabiana. Observatório Nacional de educação especial: Dialogando com a literatura sobre atendimento educacional especializado. Em: VII Encontro de Educação Especial e Inclusão: mudanças para a escola e sociedade, v. 1, p. 1-12, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      23. VELTRONE, A.A. ; MENDES, E. G. ; CIA, F.. Análise da legislação brasileira sobre avaliação e educação especial. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, v. 1, p. 1119-1130, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      24. SPINAZOLA, C. C. ; AZEVEDO, T. L. ; CIA, Fabiana ; Mendes, Enicéia Gonçalves. Família de crianças com necessidades educacionais especiais: Identificação da estimulação infantil no ambiente familiar. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, v. 1, p. 9094-9107, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      25. CASTRO, Sabrina ; VELTRONE, Aline A. ; RABELO, L. C. C. ; Mendes, Enicéia Gonçalves ; CIA, Fabiana. O atendimento educacional especializado (AEE) nas políticas públicas brasileiras: Funcionamento, formação de professores e avaliação. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, v. 1, p. 3212-3226, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      26. PASIAN, Mara Sílvia ; Mendes, Enicéia Gonçalves ; CIA, Fabiana ; RODRIGUES, R. K. G. ; FREITAS, L. H.. O funcionamento pedagógico nas salas de recursos multifuncionais: Revisão de trabalhos em eventos científicos. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, v. 1, p. 1993-2005, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      27. Mendes, Enicéia Gonçalves; CIA, Fabiana ; VELTRONE, Aline A. ; CASTRO, Sabrina ; BOTURA, R. R.. Observatório nacional de educação especial: Constituição de uma rede de pesquisa. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, v. 1, p. 9200-9214, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      28. VELTRONE, Aline A. ; STABILE, C. C. G. ; Mendes, Enicéia Gonçalves ; CIA, Fabiana. Revisão de trabalhos em eventos científicos sobre avaliação e atendimento educacional especializado. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, v. 1, p. 1770-1781, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      29. GOUVEIA, D. F. ; CASTRO, Sabrina ; MILANESI, J. B. ; Mendes, Enicéia Gonçalves ; CIA, Fabiana. Revisão de trabalhos em eventos científicos sobre formação de professores e atendimento educacional especializado (AEE). Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial, v. 1, p. 5781-5793, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      30. VALADAO, G. T. ; FABIANA, CIA ; Mendes, Enicéia Gonçalves. Producción científica brasileña acerca de adaptación curricular individualizada. Em: Congreso Internacional Educación y Pedagogía Especial y del Segundo Simposio de Educación Primaria, v. 1, p. 1-19, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      31. MENDES, E. G.; CIA, Fabiana. Observatório Nacional de Educação Especial: Constituição de uma rede de pesquisa. Em: 10o. Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, v. 1, p. 1-13, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      32. Mendes, Enicéia Gonçalves; FABIANA, CIA ; D'AFFONSECA, Sabrina Mazo ; SILVA, Esther ; aragon, Carmelina Aparecida ; RIPARI, Rebeca. Avaliação do público alvo em educação especial na visão dos professores das salas de recursos multifuncionais. Em: III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade, 2013, Almada. Anais do III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade, v. 1, p. 1-2, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      33. FABIANA, CIA ; SANTOS, L. S. ; SPINAZOLA, C. C. ; AZEVEDO, T. L. ; Mendes, Enicéia Gonçalves. Necessidades e estresse de famílias de crianças pequenas público alvo da educação especial: Possíveis relações. Em: III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade, 2013, Almada. Anais do III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade, v. 1, p. 1-1, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      34. FABIANA, CIA ; AZEVEDO, T. L. ; SPINAZOLA, C. C. ; Mendes, Enicéia Gonçalves. Programa de intervenção precoce com mães de crianças de zero a três anos público alvo da educação especial: Impactos sobre o nível de empoderamento e as necessidades familiares. Em: III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade, 2013, Almada. Anais do III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade, v. 1, p. 1-2, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      35. PASIAN, M. S. ; Mendes, Enicéia Gonçalves ; FABIANA, CIA. Observatório Nacional de educação especial: Análise da literatura brasileira sobre atendimento educacional especializado. Em: III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade, 2013, Almada. Anais do III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade, v. 1, p. 1-1, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Fabiana Cia ⇔ Márcia Duarte Galvani (6.0)
      1. BATISTA, B. R. ; DUARTE, M. ; CIA, F.. A interação entre as pessoas com síndrome de Down e seus irmãos: um estudo exploratório. Ciência & Saúde Coletiva (Online). v. 21, p. 3091-3099, issn: 1678-4561, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; Cia, Fabiana. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais. Teoria e Prática da Educação. v. 15, p. 20-24, issn: 1415-837X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SOUZA, A.C. ; CIA, F. ; Duarte, M.. Adaptação curricular junto ao processo de inclusão: um estudo de caso. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, v. 1, p. 1742-1754, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. BRAZ, A. ; DUARTE, M. ; CIA, F.. Na escola - adaptação do conteúdo de ciências para o aluno síndrome de Down: Um relato das ações do PIBID do curso de Licenciatura em Educação Especial. Em: V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial, v. 1, p. 6969-6980, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; Cia, Fabiana. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais: o retrato de uma realidade. Em: 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em EducaçãoAnped, v. 1, p. 1-6, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. Duarte, Marcia ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; Cia, Fabiana. O atendimento educacional especializado na opinião de professores regulares. Em: 6º Encontro Iberoamericano dxe educação, 2011, Araraquara - SP. Anais do 6º Encontro Iberoamericano dxe educação. Araraquara, v. 6, p. 1-1, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Fabiana Cia ⇔ Elizabeth Joan Barham (5.0)
      1. DAFFONSECA, S. M. ; CIA, Fabiana ; BARHAM, E.J.. Trabalhadora feliz, mãe feliz? Condições de trabalho que influenciam na vida familiar. Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso). v. 32, p. 14568-14583, issn: 0103-7013, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CIA, Fabiana ; BARHAM, E.J.. Como se tornar um pai presente: Impactos de um grupo de pais. Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso). v. 32, p. 139-150, issn: 0103-7013, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CIA, Fabiana ; Barham, Elizabeth Joan. Intervenção com pais: Impactos em curto e longo prazo no comportamento infantil. Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso). v. 31, p. 215-226, issn: 0103-7013, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. CIA, Fabiana ; Barham, Elizabeth Joan ; FONTAINE, ANNE MARIE GERMAINE VICTORINE. Desempenho acadêmico e autoconceito de escolares: Contribuições do envolvimento paterno. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso). v. 29, p. 461-470, issn: 0103-166X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. CIA, F.; BARHAM, E. J. ; FONTAINE, A. M. G. V.. Impactos de uma intervenção com pais: o desempenho acadêmico e comportamento das crianças na escola. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso). v. 23, p. 187-197, issn: 0102-7972, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Fabiana Cia ⇔ Juliane Aparecida de Paula Perez Campos (3.0)
      1. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; Cia, Fabiana. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais. Teoria e Prática da Educação. v. 15, p. 20-24, issn: 1415-837X, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; Cia, Fabiana. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais: o retrato de uma realidade. Em: 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em EducaçãoAnped, v. 1, p. 1-6, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Duarte, Marcia ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; Cia, Fabiana. O atendimento educacional especializado na opinião de professores regulares. Em: 6º Encontro Iberoamericano dxe educação, 2011, Araraquara - SP. Anais do 6º Encontro Iberoamericano dxe educação. Araraquara, v. 6, p. 1-1, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




Data de processamento: 24/11/2017 12:06:50