Relatório de produção acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizado em 21/11/2017

Marcia Duarte Galvani

Graduada em Educação Especial, com habilitação em Deficiência Mental (1999), pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM). Especialista em Educação Especial pela mesma Universidade (1999). Mestre (2003) e Doutora (2008) em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara-SP (UNESP). Atualmente, é professora Adjunta 4 do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar). Tem experiência na área de Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: síndrome de Down, adaptação e acomodação do currículo escolar, prática pedagógica e formação de professores. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6866106661255961 (20/11/2017)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2010-2017
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia. Rodovia Washington Luís, Km 235 Monjolinho 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 676 Telefone: (16) 33519358 Ramal: 9358 URL da Homepage: www.ufscar.com.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2017-Atual. Impactos do PIBID sobre atuacao de professores egressos do curso de licenciatura em Educacao Especial
      Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) destaca-se por oportunizar experiências de docência aos alunos dos cursos de licenciaturas, além disso tem como finalidade melhorar a qualidade da educação básica. Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa foi identificar os impactos que PIBID da UFSCar /subprojeto do curso de licenciatura em Educação Especial tem ou teve sobre a prática docente e atuação profissional na percepção de educadores especiais em seus anos iniciais de carreira. Os objetivos específicos são: descrever as práticas docentes dos egressos do curso de licenciatura em Educação Especial participantes e não participantes do PIBID que atuam como professores de educação especial e verificar os desafios e superações relatadas nos anos iniciais de carreira profissional. Participaram da pesquisa 13 egressos do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que foram divididos em dois grupos, sendo o G1 formado por 7 egressos que participaram do PIBID e o G2 formado por 6 egressos que não participaram do PIBID. O estudo caracterizou-se como descritivo e o instrumento utilizado para coleta de dados consistiu em um questionário com perguntas abertas. O procedimento de coleta foi por meio do contato com os coordenadores do curso de Licenciatura em Educação especial, assim como os coordenadores do PIBID/ subprojeto do curso de Licenciatura em Educação Especial da UFSCar. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, no qual os dados foram desmembrados em unidades de conteúdo e categorização.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Duarte Galvani - Coordenador / Cariza de Cássia Spinazola - Integrante.
      Membro: Marcia Duarte Galvani.
    2. 2017-Atual. Adaptacao do curriculo regular e ensino colaborativo curricular para o apoio a inclusao escolar dos alunos com deficiencia intelectual
      Descrição: Considerando que faltam aspectos básicos para garantir não apenas o acesso, mas a permanência e a apropriação de conhecimentos escolares dos alunos com deficiência intelectual, matriculados na escola regular, o presente projeto tem por objetivos: (a) caracterizar e analisar se a prática pedagógica implementada pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental abrange adaptação do currículo regular para alunos com deficiência intelectual; (b) elaborar e aplicar propostas de adaptação de atividades dos conteúdos curriculares para o aluno com deficiência intelectual; (d) Avaliar na visão dos professores a aplicabilidade do registro de adaptação curricular. Serão participantes da pesquisa professores que atuam no ensino regular professores da Educação Especial que atuam de forma colaborativa com alunos com deficiência matriculados na Educação Básica. A coleta de dados em escolas da Educação Básica, localizadas em municípios de pequeno e médio porte do interior do estado de São Paulo. A metodologia de trabalho que este estudo pauta-se em fundamentos teóricos-metodológicos da pesquisa colaborativa, que visa contribuir para formação continuada dos professores, reflexões das práticas pedagógicas e produção do conhecimento. Para coleta de dados serão utilizados instrumentos como: roteiro de entrevista semiestruturada, roteiros de observações e diário de campo. Os dados serão analisados por meio da análise de conteúdo categorial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Duarte Galvani - Coordenador / Larissa Guadagnini - Integrante / Samuel Vinente da Silva Junior - Integrante / Joice Daiane Muniz - Integrante / Thereza Makibara Ribeiro - Integrante / Natália Fernandes Flores - Integrante. Número de orientações: 5
      Membro: Marcia Duarte Galvani.
    3. 2015-2016. Professores da rede regular e da educacao especial: concepcoes a respeito da sala de recursos multifuncionais
      Descrição: Descrição: Baseada na implementação das salas de recursos multifuncionais nas escolas de ensino fundamental, assim como a atuação dos professores do ensino comum e dos professores da educação especial frente ao aluno público alvo da educação especial, os objetivos deste estudo serão: (a) analisar quais os critérios utilizados pelos professores da sala de aula comum ao encaminhar os alunos para sala de recursos multifuncionais; (b) analisar como é realizada a avaliação dos alunos que são encaminhados para sala de recursos, na concepção dos professores da educação especial e, (c) relacionar as concepções dos professores da sala de aula comum com as concepções dos professores da sala de recursos multifuncionais, a respeito dos alunos público alvo da educação especial, em relação: práticas docentes; a organização e funcionamento da escola e os relacionamentos interpessoais. .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Duarte Galvani - Coordenador / Danielli Silva Gualda - Integrante.
      Membro: Marcia Duarte Galvani.
    4. 2015-2016. Qualidade de vida de adultos com sindrome de Down na percepcao destas pessoas e de seus pais
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivos: (a) conhecer e analisar a opinião de adultos com síndrome de Down em relação a sua qualidade de vida e a opinião dos pais a esse mesmo respeito e (c) caracterizar a sobrecarga gerada na vida de seus pais pelo cuidar das pessoas com síndrome de Down. Serão participantes da pesquisa aproximadamente 10 adultos com síndrome de Down com idade entre 25 a 40 anos de idade e seus respectivos pais. O projeto de pesquisa está em fase de avaliação pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de São Carlos. A coleta de dados junto aos participantes ocorrerá em uma Associação de pessoas com síndrome de Down, localizada em um município do interior do estado de São Paulo. Os participantes irão responder a um roteiro semiestruturado de entrevista que permite conhecer a opinião de adultos com síndrome de Down e de seus pais em relação a sua qualidade de vida, bem como caracterizar a sobrecarga gerada na vida de seus pais, pelo cuidar das pessoas com síndrome de Down. Por meio dos instrumentos elaborados para coleta dos dados serão obtidos dados qualitativos, no qual serão realizadas análise de conteúdo, em que participarão dois juízes para verificar a confiabilidade das categorias elaboradas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Márcia Duarte Galvani - Coordenador / Polyane Gabrielle de Freitas - Integrante / Patricia Zutião - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Marcia Duarte Galvani.
    5. 2014-2016. Ensino colaborativo e adaptacao curricular para o apoio a inclusao escolar: praticas colaborativas entre os professores
      Descrição: Considerando que faltam aspectos básicos para garantir não apenas o acesso, mas a permanência e a apropriação de conhecimentos escolares dos alunos com deficiência, matriculados na escola regular, o presente projeto tem por objetivos: (a) analisar as concepções do professor que atua no ensino regular e o professor da Educação Especial a respeito do ensino colaborativo e da adaptação Curricular para o apoio à inclusão escolar do aluno com deficiência na Educação Básica; (b) descrever e analisar as práticas colaborativas entre os professores em atendimento ao aluno com deficiência, tendo em vista o ensino dos conteúdos curriculares; (c) elaborar, aplicar e avaliar uma proposta de adaptação curricular em conjunto com o professor regente do ensino regular e o professor de Educação Especial. Serão participantes da pesquisa aproximadamente 10 professores que atuam no ensino regular e três professores da Educação Especial que atuam de forma colaborativa com alunos com deficiência matriculados na Educação Básica. A coleta de dados ocorrerá em aproximadamente 3 escolas da Educação Básica, localizada em um município de médio porte do interior do estado de São Paulo. A metodologia de trabalho que este estudo pauta-se em fundamentos teóricos-metodológicos da pesquisa colaborativa, que visa contribuir para formação continuada dos professores, reflexões das práticas pedagógicas e produção do conhecimento. Para isto, serão realizadas reuniões coordenadas com os professores e pesquisadora. Estão previstos dez encontros de reuniões coordenadas e seguirão um cronograma de atividades. Para coleta de dados serão utilizados cinco instrumentos: roteiro de entrevista semiestruturada inicial, roteiro de observações, roteiro de reuniões coordenadas, diário de campo e roteiro de entrevista semiestruturada final. Os dados serão analisados por meio de elaboração de categorias temáticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Márcia Duarte Galvani - Coordenador / Larissa Guadagnini - Integrante / Melina Thaís da Silva - Integrante / Danielli Silva Gualda - Integrante / Samuel Vinente da Silva Junior - Integrante / Joice Daiane Muniz - Integrante / Thereza Makibara Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 7
      Membro: Marcia Duarte Galvani.
    6. 2012-2014. Estrategias e Praticas Pedagogicas na escolarizacao de alunos com deficiencia na Educacao Basica
      Descrição: Considerando que a adaptação curricular quebra a barreira do padrão, auxiliando o currículo oficial, na busca de um caminho para nortear a prática pedagógica, a partir de um planejamento desenvolvido pelos professores da Educação Especial em colaboração com os professores da classe regular, propõem-se três frentes de trabalho: A primeira envolve compreender e analisar as práticas curriculares da escola e do trabalho de parceria dos professores do ensino regular e da educação especial em relação aos alunos com deficiência intelectual. A segunda envolve analisar se há e como estão sendo realizadas as adaptações curriculares para aprendizagem dos conteúdos dos alunos com deficiência incluídos no espaço escolar. A terceira se caracteriza por intervenções em grupo com professores, principalmente no que se refere à elaboração e avaliação de estratégias e adaptações dos conteúdos das disciplinas escolares. Este projeto ocorrerá em escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio das redes municipal e estadual de ensino.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Márcia Duarte Galvani - Coordenador / Larissa Guadagnini - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 4
      Membro: Marcia Duarte Galvani.
    7. 2011-2013. Formacao de professores na perspectiva da educacao inclusiva: analise do curriculo dos cursos de licenciatura
      Descrição: O projeto tem como questão central a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura na perspectiva da educação inclusiva. Essa investigação assume importância na atualidade tendo em vista o atual panorama da escola brasileira orientada pelos pressupostos da educação inclusiva, a expansão no número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais nos contextos comuns de ensino e as atuais políticas de formação de professores as quais recomendam que os cursos de licenciatura assegurem a aquisição dos saberes necessários para a efetiva atuação na educação inclusiva. Frente a essa realidade esta pesquisa tem como objetivo: Analisar os currículos dos cursos de licenciaturas específicas das Universidades Públicas, estaduais e federais, localizadas no Estado de São Paulo, visando identificar aspectos de reorganização dos mesmos em relação às políticas educacionais de formação de professores para a educação inclusiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Márcia Duarte Galvani - Integrante / Juliane Aparecida de paula Perez Campos - Integrante / Cristina Cinto Araújo Pedroso - Coordenador.
      Membro: Marcia Duarte Galvani.
      Descrição: O projeto tem como questão central a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura na perspectiva da educação inclusiva. Essa investigação assume importância na atualidade tendo em vista o atual panorama da escola brasileira orientada pelos pressupostos da educação inclusiva, a expansão no número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais nos contextos comuns de ensino e as atuais políticas de formação de professores as quais recomendam que os cursos de licenciatura assegurem a aquisição dos saberes necessários para a efetiva atuação na educação inclusiva. Frente a essa realidade esta pesquisa tem como objetivo: Analisar os currículos dos cursos de licenciaturas específicas das Universidades Públicas, estaduais e federais, localizadas no Estado de São Paulo, visando identificar aspectos de reorganização dos mesmos em relação às políticas educacionais de formação de professores para a educação inclusiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos - Integrante / Marcia Duarte - Integrante / Cristina Cinto Araújo Pedroso - Coordenador.
      Membro: Juliane Aparecida de Paula Perez Campos.
    8. 2011-Atual. Aspectos do desenvolvimento de Jovens e Adultos com sindrome de Down
      Descrição: Diante da importância de conhecer aspectos da personalidade, social e emocional de jovens e adultos com síndrome de Down e da opinião dos familiares dessas pessoas em relação a essas fases, os objetivos deste estudo são: (a) Analisar aspectos do desenvolvimento da personalidade de jovens e adultos com síndrome de Down, considerando especificamente o autoconceito, a autoestima e a busca da identidade pessoal e social; (b) Descrever como os jovens e adultos com síndrome de Down avaliam a expectativa em relação ao futuro, considerando especificamente família e trabalho; (c) Descrever e analisar como os jovens e adultos com síndrome de Down se percebem e quais sentimentos têm em relação à síndrome; (d) Implementar e avaliar intervenção com jovens e adultos com síndrome de Down para que sem a necessidade de mediação, pautem, debatam e provoquem reflexão na sociedade sobre os seus deveres e direitos (cidadania); Identificar e analisar a experiência de avós de crianças com síndrome de Down, acerca do cotidiano, das práticas de apoio e do impacto da notícia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Márcia Duarte Galvani - Coordenador / Letícia Delponte Biffi - Integrante / Jaqueline Oppi - Integrante. Número de produções C, T A: 2 / Número de orientações: 3
      Membro: Marcia Duarte Galvani.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (30)
      1. VII Congresso Brasileiro em Educação Especial. Qualidade de Vida e síndrome de Down: uma análise das pesquisas. 2016. (Congresso).
      2. Congresso Internacional de Educação. Demandas do atual Plano Nacional de Educação para o Atendimento Educacional Especializado. 2015. (Congresso).
      3. Encontro Regional sobre Violência contra Pessoas com deficiência.A importância do Trabalho em Rede no Enfrentamento à Violência e Violações de Direitos. 2015. (Encontro).
      4. 1º Seminário PIBID/Educação Especial/UFSM.Contribuições do PIBID para os processos de formação de professores em Educação Especial. 2014. (Seminário).
      5. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores. O PIBID DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A VIVÊNCIA DE ESTUDANTES BOLSISTAS. 2014. (Congresso).
      6. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores. AS CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO COLABORATIVO DO PIBID DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. 2014. (Congresso).
      7. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Família de pessoas público alvo da Educação Especial. 2014. (Congresso).
      8. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Práticas de inclusão escolar na educação básica. 2014. (Congresso).
      9. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. Os desafios da Educação Inclusiva no Ensino Fundamental. 2014. (Congresso).
      10. 3º Simpósio Internacional de Síndrome de Down. 2013. (Simpósio).
      11. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Interação entre irmãos com síndrome de Down e desenvolvimento típico. 2013. (Congresso).
      12. 2° Congresso Paulista de Extensão Universitária e 1° Congresso de Extensão Universitária da UNIFESP,. Jovens e Adultos com Síndrome de Down: O Direito à Participação Social. 2012. (Congresso).
      13. 35ª Reunião Anual da ANPED. 2012. (Outra).
      14. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. O PIBID DA licenciatura em Educação Especial: reflexões sobre experiências vividaS EM TEMPOS DE INCLUSÃO. 2012. (Congresso).
      15. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. Reorganização do Ensino em Tempos de Inclusão. 2012. (Congresso).
      16. VI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. O PIBID DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UFSCAR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA VIVIDA EM UMA ESCOLA ESTADUAL. 2012. (Congresso).
      17. XI Jornada de Educação Especial.Inclusão escolar e adaptações curriculares: um relato de estágio. 2012. (Outra).
      18. XIV Jornada Pedagógica PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: contexto, análise crítica, perspectivas e proposições.PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE A INCLUSÃO E ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN: AS PRODUÇÕES DE 1994 A 2011. 2012. (Outra).
      19. 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação Anped. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais: o retrato de uma realidade. 2011. (Congresso).
      20. 6° Encontro Iberoamericano de Educação.Concepções e Práticas dos Professores no Processo de Inclusão Escolar de Alunos com Síndrome de Down. 2011. (Encontro).
      21. 9ª Jornada Científica e Tecnológica da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.?Ou Isto Ou Aquilo?: Trabalhando o Conceito de Diversidade Com Poemas Em Uma Sala De 1º Ano do Ensino Fundamental. 2011. (Outra).
      22. III Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente - CISCA. Jovens com síndrome de Down: o Direito à Participação Social. 2011. (Congresso).
      23. IX Evento de Educação em Química.SÍNDROME DE DOWN:UM ESTUDO SOBRE ADAPTAÇÕES NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO. 2011. (Seminário).
      24. VI Encontro de Educação Especial. 2011. (Encontro).
      25. VI Seminário Nacional de Pesquisa Em Educação Especial: Prática Pedagógica na Educação Especial: Mutiplicidade no Atendimento Educacional Especializado.ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA: UMA PARCERIA POSSÍVEL?. 2011. (Seminário).
      26. V Seminário do Ensino de Graduação da UFSCAR - " Novos alunos: que Universidade?". 2011. (Seminário).
      27. 10ª Jornada de Educação Especial e uso das Tecnologias da Informação e comunicação em práticas pedagógicas inclusivas.A inclusão do aluno com síndrome de Down: um estudo sobre a situação escolar no Ensino Fundamental e Médio da cidade Araraquara- SP. 2010. (Outra).
      28. 33ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2010. (Outra).
      29. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Questões Curriculares em Educação Especial: os diferentes sentidos das acomodações, adaptações e adequações. 2010. (Congresso).
      30. V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. um es. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (12)
      1. DUARTE, M.. 1º Seminário PIBID da Educação Especial/UFSCar. 2015. (Outro).. . 0.
      2. DUARTE, M.. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2014. (Congresso).. . 0.
      3. DUARTE, M.; CAMPOS, J. A. P. P. ; SILVA, A. L. F. ; GUADAGNINI, L. ; SILVA, M. T.. II Coloquio sobre trabalho pedagógico da Educação Especial: a escolarização de crianças jovens e adultos com deficiência intelectual. 2014. Outro
      4. DUARTE, M.; CAMPOS, J. A. P. P. ; GUADAGNINI, L.. I Colóquio sobre o Trabalho Pedagógico na Educação Especial: Desafios na Escolarização de Alunos com deficiência intelectual. 2013. Outro
      5. DUARTE, M.. III Semana do Curso de Licenciatura em Educação Especial: Diferentes Perspectivas. 2013. (Outro).. . 0.
      6. DUARTE, M.; BRAZ, A. ; SANTOS, C. C.. 2º Colóquio sobre o Trabalho Pedagógico na Educação Especial: Desafios na Escolarização de Alunos com síndrome de Down. 2012. Outro
      7. DUARTE, M.; CAMPOS, J. A. P.. II Semana do Curso de Licenciatura em Educação Especial. 2012. Outro
      8. DUARTE, M.. I Semana da Licenciatura em Educação Especial. 2011. (Outro).. . 0.
      9. DUARTE, M.. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2010. (Congresso).. . 0.
      10. DUARTE, M.. VI Encontro de Educação Especial: estudos, debates e vivências deficiência: perspectivas de prevenção, inclusão e formação de professores. 2006. (Outro).. . 0.
      11. DUARTE, M.. VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2004. (Outro).. . 0.
      12. DUARTE, M.. 4° Encontro de Pais, profissionais e Surdocegos da Região Sul. 2000. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Márcia Duarte Galvani ⇔ Juliane Aparecida de Paula Perez Campos (23.0)
        1. PORTA, W. C. S. ; GUADAGNINI, L. ; TRAVAGIN, K. C. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. Perfil dos estudos feitos sobre adaptação curricular no âmbito da escola regular. Revista Educação Especial (Online). v. 29, p. 215-231, issn: 1808-270X, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BATISTA, B. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. 'PIBID da educação especial: uma experiência de adaptação de atividades para apoio a inclusão escolar'.. Educação em Revista (Online). v. 17, p. 73-84, issn: 2236-5192, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. BERTAO, T. S. P. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. O PIBID da licenciatura em educação especial: reflexões sobre a experiência vivida por uma bolsista.. Ensino e Pesquisa (União da Vitória). v. 13, p. 127-138, issn: 1676-1030, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; VILARONGA, C.A.R.. Experiências do PIBID da licenciatura em educação especial da UFSCAR. Polyphonia: Revista de Educação Básica do Cepae (UFG). v. 25, p. 65-78, issn: 2236-0513, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. PEDROSO, CRISTINA CINTO ARAUJO ; CAMPOS, JULIANE APARECIDA DE PAULA PEREZ ; DUARTE, MÁRCIA. Formação de professores e educação inclusiva: análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura. Educacao Unisinos (Online). v. 17, p. 40-47, issn: 2177-6210, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; Cia, Fabiana. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais. Teoria e Prática da Educação. v. 15, p. 20-24, issn: 1415-837X, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia. O aluno com deficiência na EJA: reflexões sobre o atendimento educacional especializado a partir do relato de uma professora da educação especial. Cadernos de Educação Especial (Cessou em 2003. Cont. ISSN 1808-270X Revista Educação Especial (Impresso)). v. 24, p. 271-283, issn: 0103-0000, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. CAMPOS, J A de Paula Perez; DUARTE, M.. Alunos com deficiência na escola: interações com os colegas de turma ao longo dos anos escolares. Em: CAIADO, K. R. M.. (Org.). (Org.). Trajetórias escolares de alunos com deficiência. 1ed.São Carlos. : Edufscar. 2013.v. 1, p. 165-184.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. KHALED, A. P. A. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; DUARTE, M.. PIBID Educação Especial/UFSCAR e o trabalho colaborativo: relato de uma experiência. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), p. 1-9, 2016.
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        10. LEVY, E. T. S. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; DUARTE, M.. Trajetória de iniciação à docência: um caminho progressivamente colaborativo e inclusivo. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), p. 1-13, 2016.
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        11. BERTAO, T. S. P. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. A Educação Especial no Programa Institucional De Bolsa De Iniciação À Docência: As Adaptações Curriculares. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (IX ENPEE), v. 1, p. 1-11, 2014.
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        12. BERNARDO, F. ; GOMES, F. C. ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; DUARTE, M. ; CARVALHO, D. C. M.. Desenvolvimento do trabalho colaborativo no ensino de conceitos matemáticos por meio de experiência no PIBID. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial., v. 1, p. 1-14, 2014.
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        13. BATISTA, B. ; DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. Adaptações curriculares para o aluno com síndrome de Down a partir do trabalho colaborativo. Em: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (IX ENPEE), v. 1, p. 1-11, 2014.
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        14. DUARTE, M. ; CAMPOS, J A de Paula Perez. O PIBID da licenciatura em educação especial: algumas reflexões sobre a vivência de estudantes bolsistas. Em: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores - Por uma revolução no campo da formação de professores, p. 1-13, 2014.
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      • Márcia Duarte Galvani ⇔ Fabiana Cia (6.0)
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        2. CAMPOS, J A de Paula Perez; Duarte, Marcia ; Cia, Fabiana. A prática pedagógica de professores do ensino regular junto aos alunos com necessidades educacionais especiais. Teoria e Prática da Educação. v. 15, p. 20-24, issn: 1415-837X, 2012.
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        6. Duarte, Marcia ; CAMPOS, J A de Paula Perez ; Cia, Fabiana. O atendimento educacional especializado na opinião de professores regulares. Em: 6º Encontro Iberoamericano dxe educação, 2011, Araraquara - SP. Anais do 6º Encontro Iberoamericano dxe educação. Araraquara, v. 6, p. 1-1, 2011.
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      • Márcia Duarte Galvani ⇔ Cleonice Maria Tomazzetti (1.0)
        1. RIBEIRO, T. M. ; GUADAGNINI, L. ; DUARTE, M. ; TOMAZZETTI, C. M.. Práticas pedagógicas de adaptação curricular na sala comum da rede regular de ensino - See more at: https://proceedings.galoa.com.br/cbee7/trabalhos/praticas pedagogicas de adaptacao curricular na sala comum da rede regular de ensino. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE), v. VII, p. 01-10, 2016.
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      • Márcia Duarte Galvani ⇔ José Carlos Rothen (1.0)
        1. CAMPOS, J. A. P. ; VILARONGA, C. A. R. ; DUARTE, M.. O PIBID da Licencitura em Educação Especial da Ufscar: Algumas reflexões sobre a experiência vivida em uma escola estadual. Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula. 1ed.Araraquara -SP. Em: SILVA, Flávio Caetano da. (Org.). Políticas públicas em educação: gestão educacional e democratização em Hortolândia - São Paulo. 1ed.São Paulo. : JunqueiraMarin Editores. 2012.v. 1, p. 004084-004094.
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      • Márcia Duarte Galvani ⇔ Maria Amelia Almeida (1.0)
        1. SANTOS, V. ; PEREIRA, C. S. ; ZOREL, P. E. ; COSTA, A. B. ; ALMEIDA, M. A. ; DUARTE, M.. Meios de acesso à literatura para pessoas com cegueira: Braille ou Áudio-livro?. Revista Educação Especial (Online). v. 29, p. 337, issn: 1984-686X, 2016.
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    Data de processamento: 24/11/2017 12:06:53